Já ouviu falar em ROAS? E em ROI?
Se quer saber quais anúncios e canais geram mais retorno para o seu negócio, precisa se atentar a eles.
Embora pareçam montoeiras de letras sem sentido algum, cada um representa uma sigla importante para medir o sucesso de campanhas de marketing digital.
Comparam o investimento ao lucro, seja em anúncios online, e-mails, landing pages ou redes sociais.
Mas mesmo sendo muito parecidos, ROAS e ROI tem significados e objetivos diferentes.
Pode perceber até pelo grau de popularidade o quanto se diferenciam. ROI é bem mais conhecido do que ROAS, um conceito relativamente novo no universo do marketing e publicidade.
Ao longo deste artigo, explico quais são eles e te ensino também a calculá-los.
O que já posso antecipar é um bom motivo para que siga a leitura até o final: ao acompanhar as duas métricas, você descobre onde ganha ou perde dinheiro com suas campanhas e estratégias digitais.
Olha só o que você vai conferir por aqui:
- O que é ROAS?
- O que é ROI?
- Qual é a diferença entre ROI e ROAS?
- Como calcular o ROAS?
- Como o ROAS é aplicado à estratégia de marketing?
- 5 dicas para melhorar o ROAS rapidamente
Interessado? Então, é só seguir a leitura!
O que é ROAS (Return on Adversiting Spend)?
Quer entender quais as ações e os canais que mais valem a pena para o seu tipo de negócio? Com o Return on Adversiting Spend isso é possível.
ROAS significa Retorno Sobre o Investimento Publicitário em tradução livre do inglês. Portanto, se refere a gastos voltados à publicidade.
Assim, mede as receitas e os custos envolvidos (aportes realizados) sobre uma campanha publicitária.
É como se fosse uma espécie de ROI voltado especificamente para anúncios pagos.
E pode ser calculado por empresas de todos os portes, para que o gestor facilite a tomada de decisões sobre quais campanhas e canais melhor funcionam.
Apenas para que fique mais fácil entender, são considerados como gastos os custos diretamente relacionados à publicidade.
O que também inclui o salário dos profissionais envolvidos e aluguel de equipamentos, além do valor usado para divulgá-lo.
Com o cálculo do ROAS você pode entender quanto recebe para cada real que gasta em publicidade. Ou seja, é uma métrica bastante interessante para que avalie o pagamento por clique em campanhas online.
É algo que permite também a identificação dos lucros e investimentos realizados.
Ao descobrir o ROAS de uma campanha, você pode avaliar se os esforços deram o resultado esperado e também o que pode ser repetido ou descartado.
Uma forma inteligente, prática e fácil de entender como aplicar melhor os seus investimentos em marketing.
Confira alguns exemplos de canais que podem ser medidos pelo ROAS:
Ainda neste artigo, vou te mostrar como medir ROAS. Continue a leitura para continuar aprendendo sobre o assunto.
O que é ROI (Return on Investment)?
Já o ROI, velho conhecido dos profissionais de marketing, é o Retorno Sobre Investimento (Return on Investment, em inglês).
Mede os lucros em relação aos custos envolvidos (aplicações). Isto é, determina se o investimento realizado trouxe os resultados esperados ou não para a empresa em questão.
O que pode ser aplicado tanto a nível estratégico quanto a nível de um investimento específico.
Em outras palavras, faz com que a sua empresa entenda se está lucrando ou perdendo dinheiro com cada investimento que realiza.
Com o ROI, você pode entender melhor as fontes de lucro do seu negócio, os melhores canais de comunicação e se as suas campanhas de marketing são mesmo eficientes.
Para calcular o retorno sobre o investimento, você só precisa subtrair os custos das receitas e dividi-los pelos custos totais que você teve.
A fórmula do ROI funciona da seguinte forma:
- ROI = (Lucro / Custo) x 100
Vamos a um exemplo?
Então, imagine que sua empresa faturou R$ 100 mil em um ação e que o investimento inicial foi de R$ 10 mil.
Ao usar a fórmula, o retorno sobre o investimento é 9.
O que quer dizer que foi de 9 vezes o valor do investimento inicial.
Multiplicado por 100, revela uma porcentagem de 900% de retorno. Um sonho, um número que foge da realidade da imensa maioria das empresas, mas que vale como exemplo para entender o cálculo.
Quer saber onde pode aplicar o ROI?
Veja algumas estratégias que se beneficiam dele:
- Blog
- Campanhas de Google Ads
- Campanhas nas redes sociais
- E-mail marketing
- Marketing de conteúdo
- SEO
- Treinamento da equipe de vendas
Qual a diferença entre o ROAS e o ROI?
Mesmo sendo dois indicadores de desempenho dos resultados de uma campanha, quando falamos em ROAS e ROI, é preciso entender que cada um exerce uma função. Ou seja, na prática, eles são diferentes.
Enquanto o ROAS mede a eficácia dos anúncios, o ROI mensura o resultado de toda a estratégia envolvida.
Uma métrica é mais específica e outra mais ampla. Compreende?
Outra diferença notável é que o ROAS só leva em consideração os valores gastos com publicidade.
Já o ROI todos os demais custos, como água, energia elétrica e mão de obra.
No entanto, as duas métricas têm suas particularidades e, ao mesmo tempo, uma postura complementar à outra.
Quando são acompanhadas e analisadas juntas, permitem que seja estabelecida uma estratégia de marketing sustentável e com resultados muito mais consistentes.
É o que você quer para suas campanhas publicitárias?
Então, é hora de aprender a calcular o ROAS, a aplicá-lo à sua estratégia de marketing e a melhorar ainda mais o índice.
Vamos lá?
Como calcular o ROAS?
Para calcular o ROAS, você só precisa ter em mãos dados como receita e custos publicitários.
Tendo isso, use a fórmula ROAS, que é a seguinte:
- ROAS = (Retorno conseguido com os anúncios pagos / Custos publicitários envolvidos) x 100
Vamos a um exemplo.
Se a sua organização investe R$ 1.800 em anúncios no Google Ads em um mês e gera R$ 5.000 em vendas, o ROAS é de 2,78.
Isso quer dizer que a empresa conseguiu um retorno de R$ 2,78 para cada R$ 1,00 investido.
Um valor que, multiplicado por 100, resulta no percentual de 278%.
É bom? Ruim? Péssimo? Maravilhoso? Na verdade, depende.
Em termos gerais, ainda não existe um consenso sobre quanto deve medir um ROAS aceitável.
Isso porque é um valor que varia de empresa para empresa, sendo influenciado pelas margens de lucro e pela própria saúde financeira do negócio.
Mas, em todo caso, o mais recomendado é que fique sempre acima de 2.
Caso fique em 1, quer dizer que não tem ganho nem prejuízo.
Já se ficar abaixo de 1, acende o alerta vermelho: é sinal de que os anúncios estão dando mais prejuízo do que retorno financeiro. E nenhum negócio sobrevive dessa forma.
Como o cálculo do ROAS é simples, pode ser feito facilmente dentro do próprio Google Analytics.
Ao criar um relatório na plataforma, você pode usá-la como métrica de comparação ou métrica principal para analisar anúncios do Google Ads.
Como o ROAS é aplicado na estratégia de marketing?
O ROAS é aplicado na estratégia de marketing para demonstrar se os custos com publicidade fazem sentido.
Ou seja, se eles se justificam e dão ou não resultado.
Inclusive, é uma das melhores métricas para o formato publicitário.
Facilita a comparação do retorno trazido por diferentes campanhas e, assim, a tomada de decisão para entender se os gastos realmente compensam.
Dessa forma, ajuda a sua empresa a entender o quanto os seus anúncios estão ou não contribuindo para o sucesso das estratégias e objetivos de negócio.
O que permite otimizar, aumentar ou reduzir os aportes atuais, dependendo do cenário que for detectado.
Quer aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre a gestão da sua empresa?
Então, analise o contexto e também outros números e a relação do ROAS com eles. Explico melhor a seguir.
Em um e-commerce que apresenta baixa taxa de conversão do carrinho de compras, a receita é menor e isso influencia o ROAS.
O mesmo vale para outros indicadores-chave de performance (KPIs) como Customer Lifetime Value (CLV), ou Valor do Tempo de Vida do Cliente, e Custo por Aquisição do Cliente (CAC).
Um ROAS baixo pode parecer que os investimentos em marketing não estão valendo a pena.
Mas cuidado para não se enganar.
Se você analisar o quanto o consumidor está gastando, a realidade pode ser outra.
Portanto, analise sempre o contexto. Combinado?
5 dicas para melhorar seu ROAS rapidamente
Para não ficar no prejuízo, veja agora o que você pode fazer para melhorar o ROAS a partir das suas próximas campanhas publicitárias.
Separei cinco dicas valiosas para a sua estratégia.
Acompanhe!
1. Otimize seus anúncios para o mobile
Considerando que o mobile se tornou o principal meio com o qual os brasileiros se conectam à internet, é preciso priorizá-lo. É como dizem por aí: mobile first!
Os usuários visitam sites, fazem compras pelo celular e inclusive são impactados por anúncios.
Mas para que a experiência seja positiva, eles precisam estar adaptados para funcionar direitinho nesses aparelhos.
Então, leve em consideração os dispositivos móveis para fazer seus anúncios e, assim, poder obter o resultado esperado.
Para isso, pense em anúncios responsivos e nativos.
Assim, sua conversão tende a aumentar e o mesmo acontecerá com os resultados do ROAS.
Afinal, estarão adaptados para ser exibidos da melhor forma possível em dispositivos móveis.
2. Faça testes sempre que for possível
Para conhecer mais a fundo o público que deseja atingir com os anúncios e também melhorar os resultados de marketing e vendas, faça testes.
Ao variar canais, formatos, mensurar resultados e fazer testes A/B, você pode entender o que funciona melhor para o seu público.
É algo que vale tanto para uma foto em ângulo diferente quanto para um texto produzido com outras palavras ou detalhes.
Afinal, o que faz aumentar suas conversões e o que faz elas diminuírem?
Com os testes, você pode avaliar isso.
Assim, consegue concentrar os seus esforços no que está gerando maior retorno e para de seguir com as opções de anúncios publicitários que não estavam funcionando ou sendo vantajosos até então.
Isso também ajuda a elevar o índice ROAS.
3. Segmente os seus anúncios
Quando você segmenta os anúncios, automaticamente, aumenta as chances de atingir o público certo na hora mais adequada.
Ou seja, aquele que vai mesmo comprar os produtos ou serviços oferecidos pela publicidade em questão.
Isso melhora não só a aplicação de investimentos como o ROAS das suas campanhas publicitárias. Torna as chances de cliques e conversões incomparavelmente mais altas.
Portanto, dedique um bom tempo para estudar quem é o seu público-alvo e suas principais características.
4. Faça benchmarking para identificar oportunidades
Ao acompanhar o que os concorrentes têm feito, é possível encontrar meios de se diferenciar e criar anúncios ainda melhores.
Uma forma de prevenir erros e entender melhor as preferências do seu público-alvo.
Tudo isso serve como aprendizado para que possa otimizar as suas campanhas publicitárias cada vez mais.
5. Conheça sua persona para tornar a comunicação mais assertiva
Quando você sabe quem é sua persona, quais problemas ela tem, qual tom de voz ela usa, em quais canais está e também responde às necessidades dela, os resultados são muito melhores.
Torna a segmentação mais inteligente e impulsiona o seu ROAS.
Só para relembrar: personas são representações semi-fictícias do cliente ideal baseadas em dados reais.
Para fazer um estudo de personas, considere entrevistar clientes reais e montar um perfil de comprador com base nas características que a maior parte deles tiverem em comum.
Isso torna suas ações bem mais assertivas e direcionadas.
Conclusão
Como duas métricas que se complementam, é importante saber como calcular o ROAS e o ROI para poder avaliar a eficácia de suas campanhas e estratégias.
Isso contribui muito para que os seus esforços de marketing e de publicidade sejam sempre otimizados.
Afinal, ninguém quer criar anúncios para ter prejuízos financeiros, não é mesmo?
Com as dicas que compartilhei por aqui, agora, você sabe como evitar qualquer problema.
Enquanto o ROI dá um panorama do estado de saúde do seu negócio, o ROAS permite avaliar o desempenho dos anúncios e campanhas publicitários.
Diferente de métricas baseadas em custo, ROI e ROAS te mostram se o que vem gastando realmente vale a pena.
Bom saber, não é mesmo?
Assim, são reduzidos drasticamente os riscos de investimentos desperdiçados.
E você garante que o seu rico dinheirinho esteja indo para os lugares e também para as pessoas certas. Quer coisa melhor?
Só tende a melhorar a execução das suas estratégias de marketing digital.
O que achou deste artigo sobre ROAS? Ficou mais fácil agora saber como calcular essa importante métrica de retorno sobre campanhas publicitárias?
E, me conte: você costuma a acompanhar o ROI das suas estratégias de marketing digital? Compartilhe a sua opinião a respeito. Vamos conversar!
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