sexta-feira, 8 de maio de 2020

Intestino em chamas: as doenças inflamatórias intestinais

Doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Acredita-se que pelo menos 5 milhões de pessoas no mundo são afetadas pelas doenças inflamatórias intestinais (DIIs). Mas como lidar com esses problemas pra lá de incômodos (e que podem levar a consequências sérias), especialmente em um país como o Brasil? É o que falaremos neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE.

O gastroenterologista Flavio Steinwurz, presidente da Organização Pan-americana de Crohn e Colite, é o nosso convidado da vez. Entre outras coisas, ele destaca o desafio do diagnóstico. Os sintomas das doenças inflamatórias intestinais podem se confundir com os de outros males, como a síndrome do intestino irritável. No nosso país, demora-se cinco anos, em média, para confirmar a presença da doença de Crohn ou da retocolite ulcerativa.

Mas, afinal, quais são os sintomas? E por que as DIIs são ligadas a um risco maior de problemas cardiovasculares? A gente conta tudo para você. Abordaremos também os tratamentos dessas encrencas (a boa notícia é que eles evoluíram bastante).

Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.


Intestino em chamas: as doenças inflamatórias intestinais Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário