A busca por livros sobre empreendedorismo cresce a cada dia.
A tendência é clara e se relaciona diretamente ao crescimento de pessoas que exercem atividades empreendedoras no Brasil.
Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae,o número de empreendedores triplicou entre 2007 e 2017, de 14,6 milhões para 49,3 milhões.
Não resta dúvida que o brasileiro quer ter o próprio negócio, o que reflete na procura por conteúdo aprofundado a respeito do tema.
Se você é uma dessas pessoas, primeiramente receba os meus parabéns.
Além de ter a coragem de empreender no Brasil, está buscando conteúdo de qualidade para reforçar seu conhecimento e saltar na frente da concorrência.
E, para isso, você chegou ao lugar certo.
Nas próximas linhas, vou listar uma série de livros sobre empreendedorismo para quem deseja decolar em 2019.
Preparado para voar mais alto?
Siga a leitura.
Os 23 melhores livros sobre empreendedorismo
Empreender não é tarefa fácil.
A boa notícia é que qualquer um que se arrisque na iniciativa privada não precisa inventar a roda desde o início.
Existe muito conteúdo interessante na internet, além de uma literatura farta sobre o assunto.
Abaixo, confira os melhores livros sobre empreendedorismo para aprender com quem já alcançou o sucesso.
1. O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard
Brendon Burchard assina “O Mensageiro Milionário”, livro no qual relaciona o sucesso empresarial com bons hábitos de vida.
No texto, ele cita a importância de ensinar para se tornar um influenciador de sucesso, alinhando recursos on e offline para alçar voo.
O autor, um sobrevivente de um grave acidente de carro, é também um best-seller do New York Times, professor, podcaster e foi nomeado como um dos mais influentes líderes no campo do crescimento pessoal pela revista The Oprah Magazine.
2. Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferriss
Tim Ferriss foi demitido de seu primeiro emprego em uma sorveteria porque descobriu um meio de realizar todas as suas tarefas em um quarto do expediente e passava o restante do dia lendo quadrinhos.
A partir de então, decidiu empreender.
Utilizando o conceito de “novos ricos” (pessoas com recurso e tempo para fazer o que realmente amam), ensina técnicas que vão de automação a investimentos financeiros em “Trabalhe 4 Horas por Semana”.
O manuscrito fez tanto sucesso, que ficou quatro anos na lista de mais vendidos do New York Times e foi traduzido para mais de 40 idiomas.
3. Férias sem Fim – Bruno Picinini
Outro que defende a qualidade de vida para prosperar nos negócios, Bruno Picinini é o primeiro autor brasileiro nessa lista.
Ele é um dos mais consagrados nômades digitais brasileiros e utiliza apenas um notebook como escritório.
Seu livro, “Férias sem Fim”, trata exatamente sobre assuntos relacionados ao ganho de liberdade sem perder a produtividade.
Nele, o leitor tem acesso a dicas práticas e sugestões de mudanças de hábitos para conciliar negócios e vida pessoal.
4. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki
Um dos maiores nomes do ramo de finanças pessoais ao redor do mundo, Robert T. Kiyosaki é o homem por trás do livro “Pai Rico, Pai Pobre”.
O leitor aprende técnicas únicas sob uma perspectiva bastante peculiar, fora dos padrões normalmente empregados por empreendedores.
Baseado em sua experiência pessoal, Kiyosaki baseou seu aprendizado na vida de seus “dois pais”, o pobre (seu pai real) e o rico (pai de seu melhor amigo).
Uma das principais lições presentes no livro afirma que não é necessário ganhar muito para ser rico, mas fazer o dinheiro trabalhar por você.
5. Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill
Assessor pessoal de dois ex-presidentes americanos, Napoleon Hill tem as credenciais perfeitas para dar conselhos sobre realização pessoal.
Ele é o autor de “Quem Pensa Enriquece”, livro redigido em 1937, mas com grande prestígio ainda hoje.
Na obra, mostra o resultado de pesquisas realizadas com pessoas que conquistaram grandes fortunas.
De maneira didática, ensina um passo a passo sobre o autogerenciamento da vida pessoal para alcançar qualquer objetivo.
6. Geração de Valor 3 – Flávio Augusto da Silva
Fundador da Wise Up, um dos empreendimentos de maior sucesso no ensino de línguas no Brasil, Flávio Augusto Silva repassa boa parte de seus ensinamentos em “Geração de Valor 3”.
Ele criou a empresa do zero e, anos depois, foi indicado pela Forbes como um dos mais jovens brasileiros bilionários.
O terceiro volume é a continuação de uma sequência de mesmo nome.
Todos eles utilizam histórias e frases de impacto para mostrar que o sucesso financeiro não depende de uma grande formação, mas de hábitos e técnicas desenvolvidos empiricamente.
7. Hustle – Neil Patel
Eu gostaria de citar o meu próprio livro, criado em coautoria com Patrick Vlaskovits (criador do termo growth hacker) e Jonas Koffler (consultor e palestrante da SXSW).
Caso ache estranha a referência à minha própria obra, talvez você confie nos maiores jornais do mundo.
“Hustle” figurou entre os mais vendidos tanto no New York Times quanto no Los Angeles Times.
O livro traz diversas ideias voltadas ao crescimento pessoal e corporativo, além de verdades inovadoras desconhecidas por grande parte do público.
8. As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini
Professor de psicologia e marketing, Robert B. Cialdini alia duas das principais áreas do conhecimento para compreender o comportamento do consumidor.
O resultado de suas pesquisas está descrito em “As Armas da Persuasão”.
No livro, o autor esclarece a mente das pessoas, mostrando pontos-chave para convencer um potencial comprador a fechar o negócio.
Baseando-se em seis princípios psicológicos, desvenda o comportamento humano de maneira única, clarificando ao leitor o que leva alguém a dizer “sim”.
9. Marketing 4.0. Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler
O professor Philip Kotler é um dos maiores nomes do mundo do marketing há várias décadas.
Ele é autor de quase duas dezenas de livros sobre o tema, mas é em “Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital” que ele alia estratégias de marketing habituais e online.
De maneira lógica, como é de praxe, explica como a ascensão da internet modificou a maneira com a qual são realizadas as negociações.
O grande diferencial é sua análise baseada em fatores sociais e psicológicos, levando em consideração dados, pesquisas, as principais tendências tecnológicas e seus impactos.
10. De Zero a Um – Peter Thiel
Em “De Zero a Um”, Peter Thiel, um dos fundadores do Paypal, nos traz aos olhos conceitos inéditos muito interessantes.
Segundo ele, a matéria-prima do sucesso é a inovação.
Se você copia a ideia de alguém, provavelmente não será o próximo grande empreendedor de destaque no mundo dos negócios.
Com um olhar diferenciado, critica a competição, afirmando que a característica mais importante do ser humano é a inventividade.
Por seu livro, chegou a ser considerado por muitos como um dos pioneiros da nova economia mundial.
11. Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins
O best-seller de Jim Collins foi considerado pela revista Times como “um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos”.
Nome constante em fóruns sobre sustentabilidade e crescimento em empresas, avalia como empresas de diferentes nichos e tamanhos alcançam o sucesso financeiro.
Em “Empresas Feitas para Vencer”, o leitor tem a chance de conhecer métodos inovadores (e até mesmo polêmicos) para gerir companhias.
12. A Startup Enxuta – Eric Ries
“A Startup Enxuta” é um livro de Eric Ries, famoso empreendedor, blogueiro e escritor americano.
Depois de fundar seu próprio negócio (e falhar miseravelmente), ele desenvolveu uma tese e passou a atuar como consultar em outros tantos empreendimentos.
Isso mostra como os erros trazem a experiência necessária para acertar.
Ries é um dos grandes incentivadores do planejamento e pesquisa de mercado, elementos muitas vezes negligenciados por empresas embrionárias.
Em outras palavras, o foco deve ser o cliente e não em um lançamento realmente notável.
13. Sonho Grande – Cristiane Correa
Cristiane Correa tem muito do que se orgulhar.
Ela estudou a fundo as carreiras de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, três dos maiores empreendedores brasileiros em caráter mundial.
Com foco em resultados, redução de custos e equipes altamente qualificadas, a obra “Sonho Grande” revela os principais segredos utilizados pelos donos de marcas como Budweiser, Heinz e Burger King.
14. Meditações – Marco Aurélio
O imperador romano Marco Aurélio é lembrado como um governante extremamente bem-sucedido.
Sua série de livros conhecida como “Meditações” traz diversas reflexões que podem muito bem ser aplicadas no universo corporativo nos dias de hoje.
Entre muitos outros ensinamentos, ideais como o controle de ideias, emoções e habilidades se destacam em uma obra que transcende gerações.
15. Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Em “A Estratégia do Oceano Azul”, os professores e autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne ensinam sobre táticas utilizadas por empresas como Uber, Apple e YouTube.
Todas as conclusões são baseadas em estudos aplicados e analisados, e revelam que a luta por públicos abrangentes nem sempre é o melhor caminho para a prosperidade.
No cenário moderno, a segmentação e a lealdade dos consumidores tornam-se ativos cada vez mais valiosos.
O oceano vermelho corresponde a mercados muito explorados, cuja maior parcela já é dominada pelos concorrentes.
Em contrapartida, o oceano azul representa porções sem grandes opositores e pelos quais é muito mais fácil “nadar”.
16. Receita Previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler
Se você entrar em uma startup brasileira e citar o nome de Aaron Ross, é bem provável que faça bons amigos na empresa.
Ele adicionou mais de 100 milhões de dólares à Salesforce apenas por meio de uma mudança de método de prospecção.
Como?
É o que ele conta em “Receita Previsível”, livro que escreveu junto a Marylou Tyler.
Um dos pioneiros da cultura do Sucesso do Cliente, Ross se destaca entre os profissionais de nível executivo de grandes empresas brasileiras, como Rock Content e Samba Tech.
17. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano – Philip Kotler
Philip Kotler volta a figurar nessa lista com mais uma de suas análises sobre o presente e o futuro do marketing.
Em mais um livro voltado às tendências de acordo com uma análise sociológica do contexto, ele explica os motivos pelos quais as empresas precisam se adaptar aos valores e costumes do consumidor moderno.
Ao contrário de outras épocas, toda a comunicação corporativa deve ter foco em pessoas e contar com sua participação.
Ou seja, no atual cenário, o consumidor não é mais um agente passivo, mas um elemento que elabora produtos junto às marcas.
18. Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf
Em “Startup: Manual do Empreendedor”, Steve Blank e Bob Dorf levam o leitor a uma expedição pelo universo das empresas em fase inicial.
Com dicas práticas e exemplos reais, mostram como criar e desenvolver produtos focados nas necessidades e desejos do consumidor.
Em suma, é um guia sem muitos rodeios que mostra o segredo para o sucesso de empresas para startups que visam alcançar um modelo de negócios escalável.
19. Business Model Generation – Alex Osterwalder e Yves Pigneur
Você já se perguntou como serão os modelos de negócios do futuro?
É exatamente a essa dúvida que “Business Model Generation”, de Alex Osterwalder e Yves Pgneur, responde.
O livro é coautorado por mais de 470 profissionais e especialistas em planejamento de 45 países.
Trata-se de um manuscrito focado na inovação, que analisa metodologias e resultados de grandes players do mercado mundial, como 3M, Ericsson e Deloitte.
20. Como o Google Funciona – Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg
As pessoas utilizam o Google para resolver qualquer dúvida atualmente.
Em “Como o Google Funciona”, os autores Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg (antigos ocupantes de cargos de C-level) revelam alguns segredos de uma das maiores companhias do mundo.
Por meio do livro, o autor descobre qual é a metodologia de trabalho do Google, a escolha dos profissionais que integram sua equipe e como a inovação faz parte da rotina.
Para empreendedores que almejam crescimento, é um convite à criatividade.
21. A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone
O renomado jornalista da Bloomberg, Brad Stone, narra o nascimento da Amazon em “A Loja de Tudo”.
Contar essa história não seria possível sem a notável presença de Jeff Bezos, o idealizador da ideia.
Por meio de estratégias voltadas ao crescimento individual e coletivo, descobrimos o que tornou a startup em uma das maiores empresas do mundo.
O livro foi eleito o melhor do ramo de negócios pela Financial Times e figurou em altas posições nas listas do The Washington Post e Forbes.
É uma ótima oportunidade para aprender com quem tentou de tudo e conhece os atalhos para o sucesso no empreendedorismo.
22. O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas – Ben Horowitz
Em “O Lado Difícil Das Situações Difíceis”, Ben Horowitz mostra como não existem fórmulas preparadas para alcançar o sucesso.
Por isso, guia o leitor para o aprendizado na tomada de decisões.
Ele é um dos mais aclamados investidores do Vale do Silício, tendo fundado, comprado e gerido companhias grandes e pequenas.
Entre as dicas, o leitor encontrará até mesmo citações de rap, seu gênero musical favorito.
Podemos dizer que esse livro é uma conversa entre amigos, já que Horowitz faz questão de tratar tudo com bastante transparência, inclusive problemas que aparentam não ter solução.
23. O Empreendedor Viável – Uma mentoria para empresas na era da cultura startup – Carlos Matos e André Telles
“O Empreendedor Viável” é entregue ao público pelas mãos de Carlos Matos e André Telles.
Nesse livro, cujo foco é o mercado de startups brasileiro, os autores são adeptos à cultura do desenvolvimento pessoal.
Ou seja, afirmam que não há um grande mistério para o alcance do sucesso de empresas em estágio embrionário.
Basta investir em pessoas.
Eles também apresentam um conceito que chamam de Mínimo Empreendedor Viável, que consiste em oferecer ao investidor uma segurança mínima para garantir o retorno.
24. Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não – Carol S. Dweck
Um dos livros que inspiram Bill Gates, “Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não” é considerado um grande expoente entre as obras de empreendedorismo.
Nele, a expert em motivação e psicologia da personalidade, Carol S. Dweck, traz informações muito interessantes relacionadas ao comportamento humano.
Seus estudos mostram os motivos pelos quais certas pessoas são otimistas, outras pessimistas e também os aspectos que têm influência direta no trabalho, nos relacionamentos pessoais e nas atitudes cotidianas.
Certamente um livro que qualquer empreendedor de sucesso deveria ter na estante.
Conclusão
Os livros sobre empreendedorismo têm muito a nos ensinar.
Seus autores são empresários bem-sucedidos, especialistas nos mais diversificados ramos e mercados.
Aprender com quem já vivenciou as boas e más experiências é o mesmo que experimentar por si mesmo, mas sem correr riscos.
Sempre que pergunto a grandes CEOs e professores como trilharam os caminhos do sucesso, a resposta mais recorrente inclui muita leitura.
No fim, acredito que esse é o segredo que todas as pessoas citadas nessa lista levam consigo.
É o fim do mistério para empreendedores em estágio inicial ou que passam por problemas para desenvolverem seus negócios.
Agora, me responda: qual será a sua próxima leitura?
Deixe um comentário e compartilhe este artigo com seus amigos e colegas.
The post 23 Livros Sobre Empreendedorismo Que Todo Empresário Deve Ler appeared first on Neil Patel.
23 Livros Sobre Empreendedorismo Que Todo Empresário Deve Ler Publicado primeiro em
Nenhum comentário:
Postar um comentário