Para começar, quem é Flavio Muniz?
Primeiramente quero agradecer a toda equipe do Neil Patel no Brasil pela oportunidade de troca de experiência, no Marketing Digital e também nas oportunidades para o setor 2020. Já estamos na metade do ano e sem dúvida, de um ano turbulento, com atualizações impactantes no Google e nas redes sociais.
Sou um ex-funcionário público que tinha muito medo de falar em público, muito curioso que me sentia triste, por fazer a mesma coisa todos os dias. Sabia que podia me libertar dos medos internos e fazer algo “meu”. Algo que me motivasse de verdade e me fizesse realizado pessoal e profissionalmente. Após 10 anos de marketing digital e mais de centenas de cursos e palestras ministrados pelo Brasil percebo que o mais importante é o relacionamento interpessoal . Seria muito difícil se não existissem pessoas que me ajudassem, que me empurrassem para frente, que me ensinassem algo novo e precioso. Para deixar um trabalho remunerado e de certa de forma “seguro” me sentindo acomodado, porém, infeliz foi necessário coragem e incentivo de algumas pessoas.
O sentimento de “estabilidade” falava muito forte, trocar o certo pelo duvidoso foi muito difícil. Você necessita de pessoas que te falem: – “Eu acredito em você , você é muito capaz, tente !”. E , o que me diz em pensar em subir em um palco e falar para centenas de pessoas? É necessário treino, prática diária para chegar na hora com o frio na barriga controlado. E novamente vêm um parente, um mentor, um coach, uma pessoa querida que te dá aquela palavra amiga e te empurra para frente. Sou professor, palestrante e especialista em Marketing de Relacionamento referencia na busca do Google. Convido a todos a dar um Google e me conhecer melhor.
1. Como você se interessou por marketing digital?
Há aproximadamente 20 anos, eu pensava colocar em prática tudo que já tinha vivido na web 2.0. Quando o Cadê?, o maior buscador do Brasil começou a perder força e dar espaço ao Google eu percebi que poderia aproveitar a oportunidade.
Comecei a estudar o Google, Sergey e Larry Page e como faria para “anunciar” no Google. Aprendi Adwrods na época, hoje Google Ads e me empolguei em poder aparecer no topo do “oráculo”. Para mim aquilo se tornará a coisa mais incrível que poderia acontecer. Aí lógico, precisava criar algo para “vender” no topo da busca do Google.
Anos de estudo, cursos e muita sala de aula , subi online, o primeiro site da Espalhando Marketing Digital. Eureca! Parecia a big ideia, a aquela ideia que vai mudar tudo, só que não. Eu simplesmente não tinha cliente nenhum. Passou o primeiro mês e nada, segundo e nada, seis meses e nada. Bateu o desespero. Aí surgiu a grande idéia, a inspiração de estudar como funcionava a busca “natural do Google”.
Como existiam sites posicionados no topo da primeira página sem pagar nada. Como aquelas empresas faziam isso? Como eu colocaria a Agência Espalhando no topo do Google para que os clientes que precisam divulgar seus produtos a encontrariam? Foi assim que eu me apaixonei por marketing digital. Pelas redes sociais. Pelo Google.
2. Como uma empresa tradicional pode começar no marketing digital?
Acredito que o início de uma empresa deve ser através da pesquisa e do estudo de viabilidade. Vamos pensar no off, em uma franquia. O empreendedor que compra uma franquia em um shopping ele precisa estudar se existe viabilidade daquele negócio acontecer. Aqui não estamos nem falando de lucro e sim de iniciar um novo negócio.
No Marketing Digital é a mesma coisa, uma empresa tradicional só terá sucesso se estudar bem onde está seu público. Ele está no Twitter? Ele está no Facebook? Ele está na rede social da moda, o Instagram? É possível que ele esteja em algumas dessas redes sociais. Mas certamente ele deve procurar pelo produto ou serviço da empresa no Google.
3. Qual a maior dificuldade que as empresas encontram na execução de uma estratégia de marketing digital?
O planejamento ainda é a maior dificuldade das empresas que iniciam no marketing digital. Sem o passo a passo das ações que serão executadas no digital é muito difícil obter lucro no longo prazo. A mídia paga pode trazer resultado imediato mas sem construção de autoridade, branding e como eu gosto de dizer, “fincar seus pilares no google” é mais difícil sobreviver no longo prazo.
O ideal é sempre analisar o que seu concorrente direto está fazendo, o que ele produz de conteúdo, o que ele tem para te ensinar. As vezes olhamos para o concorrente como se ele fosse um “vilão”. E na hora de planejar uma estratégia no digital, o concorrente é seu maior aliado. Ele te mostra o público, a segmentação, personas, palavras-chaves, tags, hashtags e muito mais. A internet no geral é muito democrática, portanto não é feio analisar a concorrência.
Portando três coisa driblam essa dificuldade: Disciplina, Estudo de Viabilidade e Planejamento.
4. Quais as ferramentas fundamentais para fazer marketing digital de qualidade?
Existem centenas que eu utilizo para ter insights e minhas análises. Acredito que as ferramentas nativas das próprias plataformas sejam as melhores e mais confiáveis. Pegando como exemplo o Google e o Facebook, as ferramentas nativas como Keyword Planner, Google Search Console, Power Editor no Facebook ads sejam as mais indicadas. Para fazer SEO, para planejar SEO eu utilizo muito a Ubersuggest aqui do Neil Patel Brasil. Me clareia a estratégia de SEO, tenho preferido ela às pagas.
5. Quais características fundamentais para um bom profissional de marketing digital?
Como um bom médico, um bom professor, um bom bombeiro ou um bom arquiteto tem que ter disciplina, resiliência e prática. Todo profissional de destaque é curioso, quer saber de todas as novidades e desafios que o digital nos impõe diariamente. Tudo muda e tudo se transforma o tempo todo no digital.
6. Quais as principais tendências, na sua opinião, em marketing digital para 2020?
As três principais tendências no marketing digital já estão acontecendo e serão muito mais fortes no ano que vêm. A primeira é a divulgação em massa através de vídeos. É nítida a propagação de vídeos de 5 a 45 segundos sendo veiculados nas redes sociais.
A explicação para o fenômeno dos vídeos é a virada do móbile para cima do desktop. As pessoas estão usando mais o celular do que o computador de mesa, e isso é um fato. Segundo Statista o celular já utilizado 49,7% no mundo todo para acessar a internet. Se uma imagem fala por mil palavras um vídeo então vale por mil imagens.
A segunda tendência são os micro influenciadores que se multiplicam a todo vapor. Quanto mais conteúdo de qualidade tivermos, mais empreendedores ajudando outros empreendedores a crescerem mais capital teremos girando em nossa economia. Entendo que os influenciadores ajudam a impactar mercados específicos, somam para o aumento de autoridade e faturamento.
E por fim e mais importante, o marketing de relacionamento. Sim, ele pode e deve ser introduzido em toda e qualquer estratégia no marketing digital. Quando estabelecemos uma conexão mais profunda com o cliente, quando sabemos mais sobre as necessidades deles, podemos surpreendê-los com novas experiências. O cliente satisfeito, fica mais tempo na sua empresa, credibilizando o longo prazo. O marketing de relacionamento é capaz de construir um elo tão forte entre você e seu cliente que nenhum concorrente será capaz de desfazer.
7. Se você pudesse dar uma dica para os nossos leitores, qual seria?
A maior dica de todas é me siga no Instagram @flymuniz rs. Brincadeira, a dica parece óbvia, mas fez todo o sentido na minha vida e na minha jornada no Marketing Digital. Não tente abraçar o mundo, o Google e as redes sociais, todas de uma só vez. Foque em uma, se torne especialista e construa autoridade. Se você conseguir prosperar com uma estratégia, apenas uma no marketing digital, as outras acabarão surgindo automaticamente com a sua audiência aumentando. Boa sorte e obrigado 😉
Jogo Rápido
-
SEO ou Mídia Paga?
- SEO para todos e mídia paga para e-commerces.
-
Facebook ou Instagram?
- Instagram Stories e Facebook Ads.
-
Youtube ou IGTV?
- Sem dúvida Youtube. Google 4ver!
-
Laptop ou Desktop?
- Nenhum dos dois, mobile. Façam tudo pensando no mobile, 2020 será o ano dele!
Flavio Muniz
Palestrante de Marketing Digital e CEO – Espalhando Marketing Digital
Flávio Muniz é Palestrante, Empreendedor e Profissional de Marketing e especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais, realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) eUCLA (Los Angeles). Viaja o Brasil ministrando Palestras para empresários, universitários e jovens sobre Marketing de Relacionamento, Digital e Político, tendo treinado e capacitado
milhares deles por onde passou.
The post Entrevista Com Flavio Muniz: 7 Perguntas Sobre Marketing Digital appeared first on Neil Patel.
Entrevista Com Flavio Muniz: 7 Perguntas Sobre Marketing Digital Publicado primeiro em
Nenhum comentário:
Postar um comentário