Frases de marketing podem ser poderosos instrumentos de inspiração, principalmente naqueles dias em que nós nos sentimentos meio desmotivados.
Está tudo bem se for assim.
Todo mundo que trabalha com marketing tem seus momentos de “tela azul” de vez em quando.
Foi pensando nisso que preparei este post recheado de citações para dar uma boa injeção de ânimo em suas estratégias.
São 101 frases de marketing de todo tipo para você usar e se inspirar.
Está preparado para clarear as ideias?
Então, vamos lá!
20 Frases de marketing digital
1. “O melhor tipo de marketing é aquele que não parece marketing.” – Tom Fishburne, cartunista especialista em marketing digital
Esqueça a forma antiga de fazer marketing: ofereça soluções.
2. “Empresas que costumavam usar a mídia para entregar informações, agora tornaram-se a mídia, elas próprias” – Andrew Nachison, escritor
Afinal, nunca foi tão fácil se aproximar do cliente.
3. “Há 10 anos a efetividade do marketing era dependente do peso da sua carteira. Hoje, a efetividade do marketing é dependente do tamanho do seu cérebro.” – Brian Halligan, cofundador e CEO da Hubspot
Se, antes, dependíamos da grande mídia para aumentar o alcance da marca, agora, dependemos de boas ideias.
4. “Pare de vender. Comece a ajudar.” – Zig Ziglar, escritor e vendedor
Alguém mais pensou em marketing de conteúdo?
Se você oferece a solução para um problema, a venda é consequência.
5. “Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais uma pessoa do que uma recomendação de um amigo de confiança. Uma referência de confiança é o Santo Graal da propaganda.” – Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook
Trate seu cliente como gostaria de ser tratado e ele ficará tão contente que vai começar a falar para todo mundo o quanto sua marca é especial.
6. “Não é trabalho de SEO fazer um porco começar a voar. É trabalho de SEO fazer uma reengenharia genética no site para torná-lo uma águia.” – Bruce Clay, agência de SEO
As técnicas de otimização de um site não fazem milagres, mas certamente produzem resultados incríveis para fazê-lo deslanchar.
7. “A melhor maneira de persuadir as pessoas é com os ouvidos – ouvindo a elas.” – Dean Rusk, ex-Secretário de Estado dos Estados Unidos.
Quanto mais você deixa seu cliente falar, mais você entende do próprio negócio e apresenta soluções assertivas a ele.
8. “De forma crescente, o marketing de massa está se tornando uma massa de nichos.” – Chris Anderson, físico e escritor
Qualidade acima de quantidade.
9. “Quando criar conteúdo, seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet.” – Andy Crestodina, cofundador e diretor de estratégia da Orbit Media
Faça com que o leitor sinta que o conteúdo foi escrito especialmente para ele.
10. “O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” – Marcus Sheridan, presidente do The Sales Lion
Venda soluções.
11. Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.” – Andrew Davis, diretor e produtor de cinema
Um conteúdo atrativo, muitas vezes, vai de encontro às necessidades do cliente que nem mesmo ele conhece ainda.
12. “Busca, um elemento de marketing que não existia há uma década, se mostra hoje a mais eficiente e barata maneira das empresas atraírem clientes em potencial.” – John Battelle, político britânico
Basta contar com as ferramentas certas, planejamento e boas ideias.
13. “Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los” – Philip Kotler, reconhecido como o pai do marketing moderno
É preciso ir além das expectativas do próprio cliente.
14. “Repórteres e editores usam a Internet para procurar histórias, pessoas e empresas interessantes. Eles vão te encontrar?” – David Meerman Scott, estrategista de marketing
O que você tem feito para se destacar? O que torna a sua empresa única?
15. “Marketing de conteúdo é um compromisso, não uma campanha.” – Jon Buscall, fotógrafo
E é por isso que ele não se parece com o marketing tradicional.
16. “O bom marketing faz com que a empresa pareça esperta. O ótimo marketing faz com que o consumidor pareça esperto.” – Joe Cherno
O consumidor é o centro de tudo.
17. O objetivo do marketing é entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se ajusta a ele e se vende sozinho.” – Peter Drucker, escritor e professor
De novo: está vendo como um bom marketing não se parece com a visão conservadora de marketing?
18. “Faça aquilo que você faz tão bem que eles vão desejar ver novamente e trazer seus amigos.” – Walt Disney, cofundador da The Walt Disney Company
E não há melhor publicidade do que aquela feita pelo cliente.
19. “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado” – Bill Gates, empresário e cofundador da Microsoft
Portanto, escute-os.
20. “Se você deixar os clientes insatisfeitos no mundo real, eles vão contar para 6 amigos. Se você fizer a mesma coisa no mundo digital, cada um deles vai contar para 6 mil contatos.” – Jeff Bezos, CEO da Amazon
No mundo digital, o limite é o céu.
5 Frases de inbound marketing
21. “Uma maneira simples de vender algo a um cliente no futuro é pedir sua permissão com antecedência.” – Seth Godin, escritor e CEO de uma das primeiras companhias de marketing online, a Yoyodyne
E se ele cede o e-mail para você, a permissão é concedida com sucesso.
22. “Não importa qual é a sua primeira ação nas mídias sociais, eu começaria por um blog.” – Chris Brogan, fundador da New Marketing Labs
O blog é o primeiro passo para a geração de leads.
23. “O inbound é um estilo de marketing que foca na otimização do seu negócio para não correr atrás de clientes”, Eric Apesteguy – fundador da agência Aotopo
Ao gerar conteúdo de qualidade, o próprio cliente se identifica e vai de encontro à empresa.
24. “Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar.” – Rand Fishkin, especialista em SEO
Inbound marketing é o caminho.
25 .“Se você perguntar a um funcionário do Google como ranquear melhor, a resposta sempre é: crie um conteúdo excelente.” – Marie Haynes, especialista em algoritmos do buscador
Combine-o com SEO e terá resultados realmente incríveis.
10 Frases de marketing em redes sociais
26. “Muitas coisas pequenas se tornaram grandes pelo uso correto de divulgação” – Mark Twain, escritor norte-americano
E nada como as redes sociais para ajudar neste processo.
27. “É um diálogo, não um monólogo. Social media é mais como um telefone do que como uma televisão.” – Amy Jo Martin, fundadora da Digital Royalty
A principal vantagem das redes sociais é a possibilidade de dar voz aos clientes.
28. “As mídias sociais são sobre sociologia e psicologia mais do que tecnologia.” – Brian Solis, especialista em marketing, cultura e tecnologia
Porque são, acima de tudo, sobre relacionamentos.
29. Não use social media para impressionar as pessoas, use para impactá-las.” – Dave Willis, pastor
Apresente soluções, resolva problemas. Seja útil.
30. “As mídias sociais não transformam seus negócios durante a noite. Pode levar meses para ver qualquer crescimento real ou resultados mensuráveis.” – Jenn Herman, palestrante e consultora de social media
Quando plantamos uma semente, ela não amanhece flor, concorda?
31. “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.” – John Jantsch, consultor de marketing para pequenas empresas
Capriche na produção de conteúdos memoráveis.
32. “Por trás de todo tuíte, compartilhamento e compra, existe uma pessoa. Se importe mais com a pessoa do que com o compartilhamento.” – Shafqat Islam, CEO e Cofundador da NewsCred Tweet
Use as redes sociais com sabedoria. Elas não estão lá para você bombardear propaganda sobre seu produtos.
33. “Conteúdo é fogo, Mídias Sociais são gasolina” – Jay Baer, fundador da empresa Convince de consultoria de marketing digital.
E um depende do outro para aquecer suas vendas.
34. ”As mídias sociais são muito mais sobre Sociologia e Psicologia do que Tecnologia.” – Brian Solis, analista digital
Porque se sustentam por meio do relacionamento humano.
35. Mobile não é o futuro, é o agora. Encontre seus clientes no ambiente de escolha deles e não no ambiente que é mais confortável para você.” – Cyndie Shaffstall, escritora
Saia da zona de conforto. A concorrência já o fez.
8 Frases de marketing sobre inovação e criatividade
36. “Se você não está falhando de vez em quando, é um sinal de que você não está fazendo nada de inovador.” – Woody Allen, ator e cineasta
E de que outra forma conseguimos enxergar oportunidade para fazer diferente?
37. Não dá pra só repetir o que é passado. Se você só repetir você vira robô. E, se você virar robô, você compete com robôs.” – Murilo Gun, fundador da Keep Learning School
Robôs são substituíveis. A sua criatividade, jamais.
38. “A receita de bolo funciona cada vez menos. É importante os negócios elaborarem um planejamento de conteúdo personalizado.” – André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais
A receita de bolo pode até não dar errado.
Mas quando você acrescenta um ingrediente especial, sabendo que vai agradar quem provar, essa pessoa nunca mais vai querer saber de outra confeitaria.
39. Não continue fazendo aquilo que você sempre fez só porque é fácil de fazer.” -I an Minnis, especialista em marketing
Pegar o atalho nunca foi motivo sinônimo de triunfo.
40. “Inovação requer mais que dinheiro, requer ousadia.” – Fernando Kimura, palestrante
Não tenha medo de fazer diferente.
41. “A inovação é o que distingue um líder de um seguidor.” – Steve Jobs, cofundador da Apple
Faça além do feijão com arroz.
42. “Se você contar sua ideia para 10 pessoas e 9 delas falarem que você está maluco, provavelmente, você está fazendo algo inovador!” – Nolan Bushnell, empreendedor e escritor
Toda grande criação nasceu de uma ideia aparentemente absurda.
43. “Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não tirar os projetos do papel, somente os desocupados teriam sucesso.” – Flávio Augusto da Silva, empresário e escritor
Para de se autossabotar.
10 Frases de marketing sobre análise de dados
44. “Pare de contar fãs, seguidores e assinantes como tampas de garrafa. Ao invés disso, pense sobre o que você espera conseguir e como a comunidade realmente se importa sobre o que você está fazendo.” – Âmbar Naslund, especialista em marketing digital.
Cuidado com as métricas de vaidade!
45. Clientes não ligam sobre suas métricas de vaidade. Pergunte a eles ‘como posso te ajudar?” – Kristina Halvorson, CEO e Fundadora da Brain Traffic Tweet
Clientes importam e estão cansados de ser mais um número estatístico.
Sua empresa tem muito a aprender com eles.
46. “Web analytics é um extintor de incêndio. Seu site está pegando fogo e fazendo você queimar dinheiro.” – Melin Mann, escritor e podcaster
O web analytics ajuda a prever resultados.
47. “Analisar seus dados de Web Analytics é como ir à academia: a não ser que você faça regularmente, nem vale a pena fazer. Você só vai ficar frustrado em como a última sessão teve pouco impacto.” – Brian Clifton, estrategista de resultados
O trabalho deve ser contínuo.
48. “Tenha em mente que Web Analytics são ferramentas – não fins. Elas não podem te dizer porque os visitantes se comportam da forma como se comportam ou quais melhorias você deve fazer.” – Brian Clifton
Elas são o caminho – as soluções dependem de você.
49. “Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados.” – Dan Zarrella, cientista das Mídias Sociais da HubSpot
Assim, fica difícil descobrir onde vamos chegar.
50. ”Comece com empatia. Continue com utilidade. Melhore com análise. Otimize com amor.” – Jonathon Colman, estrategista de UX
Resumindo: humanize todo o processo.
51. “O que você não pode medir, você não pode gerenciar.” – Peter Drucker, escritor considerado pai da administração moderna
E o que você não pode gerenciar, você não pode tocar para frente.
52. ”Tenha certeza que você está sempre testando. Nunca se dê por satisfeito com seu funil de marketing mesmo quando estiver acima das expectativas.” – Stuart Davidson, consultor da IDEO.org
Em outras palavras: não se acomode.
53. “Arrisque e continue testando, porque o que funciona hoje não funcionará amanhã, mas o que funcionou ontem pode funcionar de novo” – Amrita Sahasrabudhe, especialista e palestrante sobre marketing digital
Parar de testar não pode ser uma opção.
7 Frases de marketing empresarial
54. “Toda empresa é uma empresa de serviços. Você não é uma empresa de químicos. Você é um companhia de serviços químicos. A sua prestação de serviços faz os seus clientes sorrirem?” – Philip Kotler
O foco é sempre o cliente.
55. “Procure ser um homem de valor, não um homem de sucesso.” – Albert Einsten, físico autor da teoria da relatividade
E existe uma boa diferença entre os dois.
56. “O departamento de vendas não é a empresa toda, mas toda a empresa deveria ser o departamento de vendas.” – Philip Kotler
Vista a camisa.
57. “Eu gosto do impossível. Lá, a concorrência é menor” – Walt Disney
Quem escolhe o caminho mais fácil, jamais se destaca.
58. “Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo” – Platão, filósofo grego
A primeira mudança deve começar por dentro.
59. “Questionar quem deve ser o chefe, é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar.” – Henry Ford, fundador da Ford Motor Company
Acima de tudo, liderar bem é um talento.
60. “As empresas pobres ignoram os seus concorrentes, as empresas médias imitam os seus concorrentes e as empresas vencedoras guiam os seus concorrentes.” – Philip Kotler
Está pronto para liderar?
Mais 41 frases sobre marketing para você se inspirar
61. “O que ajuda as pessoas, ajuda as empresas.” – Leo Burnett.
62. “Marketing tradicional e publicidade dizem para o mundo que você é um rockstar. Marketing de conteúdo mostra para o mundo que você é um.” – Robert Rose, Head de estratégia do Content Marketing Institute.
63. “É um crime a gente parar de se relacionar com quem já comprou de nós.” – Fábio Prado, especialista em mídia.
64. ”Faça do seu cliente o herói das suas histórias.” – Ann Handley, escritora.
65. “A agência ou o cara do marketing não são uma bola de cristal que você contratou. Ou vocês trabalham juntos, ou não dá.” – Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre.
66. “Em vez de despejar dados, fatos e características, embale isso tudo em uma história que vai criar empatia e relacionamento.” – Rafael Rez, palestrante.
67. “Marketing não é mágica, há uma ciência por trás.” – Dan Zarrela, escritor e especialista em social media.
68. “Se a Internet fosse de fato um lugar, estaria começando a parecer cada vez menos uma biblioteca e cada vez mais um rio.” – Peter da Vanzo, empreendedor digital.
69. “Marketing não é sobre sua agência ganhar prêmios. É sobre sua empresa ganhar negócios.” – David Meerman Scott, estrategista de marketing online.
70. “O objetivo das redes sociais é transformar os clientes em voluntários de um exército de Marketing.” – Jay Baer, escritor e estrategista de marketing.
71. “Uma marca não é mais o que nós dizemos que é, e sim o que os consumidores dizem uns aos outros sobre o que ela é.” – Scott Cook, empresário bilionário.
72. “As grandes oportunidades acontecem quando ninguém acredita. O timing é agora.” – Ricardo Amorim, economista.
73. “Você não precisa de um milhão de inscritos para vender; você precisa dos inscritos certos.” – Camilo Coutinho, estrategista digital.
74. “Não adicione mais conteúdo se esse conteúdo não for adicionar mais valor.” – Michael Grass, Editor executivo do Route Fifty. Tweet.
75. “Blogging não é publicar o máximo que você puder. É publicar da forma mais inteligente possível.” – Jon Morrow CEO da SmartBlogger Tweet.
76. “Você precisa começar com a premissa básica de que é obrigatório saber o que a concorrência está fazendo.” – Guy Kawasaki
77. “As pessoas querem aprender antes de comprar, ser educadas ao invés de ouvir discursos.” – Brian Clark, Fundador e CEO da Rainmaker Digital Tweet.
78. “A coisa mais importante é prever onde os clientes vão e parar na frente deles.” – Philip Kotler.
79. “Converse de verdade com seus clientes. Use a linguagem que eles usam. Fale sobre as coisas que eles falam. Nunca alimente um leão com salada.” – Jay Acunzo, Vice-presidente da NextView Tweet.
80. “Construção de um negócio é saber fazer algo para se orgulhar, é criar algo que vai fazer uma diferença real na vida de outras pessoas” – Richard Bronson, empresário.
81. “A chave do Branding (construção de marca), especialmente para as pequenas empresas, é se concentrar em um número limitado de áreas do setor e desenvolver uma maior experiência nestas áreas.” – Philip Kotler.
82. “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.” – Winston Churchill.
83. “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.” – Bill Gates.
84. “Fazer promessas e cumpri-las é uma ótima maneira de construir uma marca.” – Seth Godin.
85. “As pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.” – Maya Angelou, escritora.
86. “A gente sempre quer a recompensa, saber onde vai chegar, a ponto de querer tanta resposta que esquece de fazer. As etapas do caminho são fundamentais.” – Gustavo Kuerten, o Guga, empresário e ex-tenista brasileiro.
87. “Quantas coisas simples você deixou de fazer por achar que são óbvias demais?” – Flaubi Farias, content marketer.
88. “Sempre existe espaço para histórias que transportam as pessoas para outros lugares.” – J.K Rowling, autora da série de livros Harry Potter.
89. “Conteúdo é a ponte emocional e informacional entre cliente e negócio.” – Jay Baer, Presidente da Convince & Convert.
90. “Não tenha medo de ser criativo e experimental com seu marketing.” – Mike Volpe, CMO da Hubspot.
91. “Ser o primeiro é fácil. Difícil é ser relevante.” – Gustavo Zanotto, Diretor de Inteligência Digital da Izimob.
92. “Contar histórias sempre foi parte do trabalho de marketing, mas nunca antes havia sido tão crucial para a continuidade do sucesso de uma empresa.” – Brian Honigman, consultor de marketing de conteúdo e CEO da Honigman Media.
93. “E lembre-se: se não for relevante, é só barulho” – Jason Miller, Global Content Marketing Leader do LinkedIn.
94. “Independente da questão moral, desonestidade na publicidade se provou nada lucrativo.” – Leo Burnett, empresário e publicitário.
95. “Se o conteúdo é rei, a conversão é a rainha.” – John Munsell. escritor.
96. “Não tenha tanta certeza sobre alguma coisa que isso te impeça de ter algo ainda melhor.” – Manuela Lenzi, gerente de Partner Marketing na Resultados Digitais.
97.“Um dos call-to-action que pior convertem é o “Fale conosco”. Se é o que seu site usa, mude-o o mais rápido possível.” – Brian Halligan, executivo e autor americano.
98. “Para ser bem sucedido e crescer as vendas da sua empresa você precisa encaixar o marketing da sua empresa com a forma que seus prospects aprendem e compram seus produtos.” – Brian Halligan.
99. “Um site tenta entregar só três tipos de resultados: aumentar vendas, reduzir custos ou melhorar a satisfação/lealdade do cliente. Só isso. Três coisas simples. Tudo o que você faz no seu site deve contribuir nesses três resultados.” – Avinash Kaushik, escritor indiano.
100. “Se a Internet fosse de fato um lugar, estaria começando a parecer cada vez menos uma biblioteca e cada vez mais um rio.” – Peter da Vanzo.
101. “Empresas de sucesso são empresas que aprendem. Elas obtêm feedback do mercado, fazem auditorias, avaliam resultados e efetuam correções destinadas à melhoria do desempenho.” – Philip Kotler.
Conclusão
O segredo para desenvolver um bom marketing digital está nas ideias.
Mas nem sempre é possível explorá-las como gostaríamos – às vezes, falta um pouco de inspiração.
A boa notícia é que o mundo dos negócios está cheio de mestres que podem nos dar aquele empurrãozinho na hora de gerar os tão esperados insights.
Por isso, não se esqueça de salvar esse post nos seus favoritos para dar uma espiada quando se sentir desmotivado, combinado?
Afinal, sempre existe uma boa lição que podemos aprender com quem realmente entende do assunto.
Agora, me conta: o que achou das frases que escolhi para você?
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