Contratar uma agência de marketing digital é uma boa opção para melhorar o posicionamento, engajamento e visibilidade da sua marca.
Esse tipo de empresa oferece serviços como produção de conteúdo para blogs, atuação em redes sociais, sites, mensuração de resultados e planejamento de mídia.
A contratação é uma medida particularmente interessante para pequenas empresas, que geralmente não têm setor de marketing interno.
Nesse caso, fica por conta da agência construir a melhor estratégia, elaborar os conteúdos com qualidade e impulsionar campanhas de anúncios de forma assertiva.
E o melhor é que, dessa forma, você tem acesso ao know-how de especialistas que entendem o que estão fazendo.
Neste guia, eu explico o que faz uma agência de marketing digital, quais são os prós e contras de contratar esses serviços e como escolher a melhor opção para a sua empresa.
Ficou interessado?
Então me acompanhe ao longo das próximas linhas.
O que uma agência de marketing digital faz?
Uma agência de marketing digital é uma empresa que executa projetos de clientes por meio de estratégia, mensuração de dados e planejamento.
Existem agências que oferecem diferentes tipos de serviço.
Enquanto umas fazem todo o marketing digital do cliente, desde a estratégia à mensuração de dados, outras oferecem serviços específicos, como conteúdos para blog, gerenciamento de redes sociais ou mídia paga, por exemplo.
Assim, é possível encontrar no mercado agências voltadas à performance, a conteúdos SEO, social media e inbound marketing - para mencionar apenas algumas.
O foco dessas agências é compreender as demandas e os objetivos do cliente, desenvolver ações e proporcionar resultados.
Para você ter uma ideia do potencial desse tipo de serviço, 49% das empresas ainda não têm estratégia de marketing digital bem definida, de acordo com a Smart Insights.
E as agências são capazes de suprir essa necessidade, inserindo empresas no ambiente digital de forma inteligente e planejada.
Em um artigo para o blog Hubspot, Lucy Alexander pontua que os melhores profissionais de marketing digital têm visão clara de como cada campanha dá suporte para as metas traçadas.
“São responsáveis por promover a conscientização da marca e gerar leads por meio de todos os canais digitais - gratuitos e pagos - que estão à disposição da empresa”, diz a autora.
Mas agora você pode estar se perguntando: afinal, quais são as atividades que uma agência de marketing digital pode fazer por mim?
A seguir, vou trazer alguns exemplos comuns para ilustrar melhor:
Desenvolvimento da estratégia digital
Muitas agências se dedicam à estratégia como um todo.
A partir dos objetivos organizacionais, elas definem a melhor estratégia para a empresa, seja para aumentar as vendas, seja para reforçar o engajamento com o público, por exemplo.
Desenvolvimento de sites
Outra atividade comum é o desenvolvimento de sites corporativos e blogs, sempre pensando nas melhores formas de a marca ser encontrada no Google.
Para isso, os sites são desenvolvidos com design responsivo, uso de palavras-chave, conteúdos otimizados para SEO e experiência de navegação satisfatória - pontos que demandam a expertise de especialistas.
Mídias sociais
É o planejamento de como a marca vai se posicionar nas redes para interagir com o consumidor.
Muitas agências se dedicam exclusivamente ao social media, elaborando postagens em diferentes ferramentas, direcionando campanhas de anúncios e monitorando os resultados.
Análise de métricas
Também existem agências especializadas na análise e implementação de indicadores-chave de performance, os KPIs, para avaliar a eficácia da estratégia de marketing adotada.
Assim, elas investigam diversas métricas, como custo de aquisição por cliente, retorno sobre investimento ou tempo médio de permanência no site, por exemplo.
Conteúdo SEO
Agências que atuam nesse segmento produzem conteúdos otimizados para SEO, aumentando as chances de o seu site ser encontrado pelos usuários durante uma busca no Google.
Por que contratar uma agência de marketing digital?
Existe uma razão simples para recorrer a uma agência: você precisa ter uma estratégia de marketing digital.
Mas convenhamos: nem todas as empresas contam com profissionais da área ou mesmo dispõem de tempo para criar o posicionamento digital, sobretudo os pequenos negócios.
Se esse é o seu caso, tome cuidado para não ignorar o marketing digital.
Afinal, hoje é pela internet que as marcas interagem com os consumidores e são capazes de criar engajamento.
Preste atenção a estes números: 79% das pessoas online estão no Facebook.
E 3 bilhões de pessoas estão nas redes sociais ao redor mundo, de acordo com este infográfico da Point Blank Digital.
Então, não há dúvidas de que a estratégia organizacional deve passar por esses ambientes online.
Mas se engana quem pensa que, para fazer marketing digital, basta ter uma página no Facebook, uma conta no Twitter ou postar um vídeo no YouTube.
“Uma estratégia eficiente requer um estudo detalhado das necessidades da empresa, dos canais de divulgação e, principalmente, do público que precisa ser atingido e conquistado”, diz o guia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No livro A Bíblia do Marketing Digital (Novatec, 2018), Cláudio Torres vai além, alertando que o marketing também diz respeito a vendas, atração de clientes, fidelização e parcerias de negócios.
“Utilizar efetivamente as tecnologias digitais como uma ferramenta de marketing significa partir para a ação, criando uma estratégia de marketing ativa, garantindo que ela seja executada e que seus resultados sejam efetivos”, afirma o autor.
Ou seja: é muita coisa para fazer, desde o planejamento à execução das ações.
Tudo isso requer tempo, dinheiro e, ainda mais importante, conhecimento da área.
Mas e quando você não tem mão de obra suficiente ou a expertise para fazer tudo isso?
Aí, é hora de contratar uma agência de marketing digital, o que significa que você está fazendo outsourcing desse serviço.
De acordo com uma pesquisa da Nova Escola de Marketing, 17,7% das empresas não têm profissionais qualificados em marketing digital.
As organizações com equipes reduzidas, de até três pessoas, optam pela contratação de diferentes tipos de agências:
- 72,2% contratam empresas para a criação de sites
- 10,3% para a gestão de redes sociais
- 5,9% para produção de conteúdos.
Quais as vantagens e desvantagens de contratar uma agência de marketing digital?
Bem, agora que você já sabe o que faz uma agência de marketing digital e as possibilidades que ela oferece, é hora de conhecer as vantagens e desvantagens dessa opção.
Por isso, na sequência, listei os principais prós e contras desse recurso para ajudar na tomada de decisão.
Vantagens
Os benefícios, sem dúvida, são bem relevantes.
Confira quais são os principais.
1. Contar com apoio especializado
O marketing digital sempre deve ser embasado em técnicas, dados, pesquisas e planejamento.
Por isso, a vantagem é contar com o know-how de quem entende do assunto para amplificar a potência da estratégia da sua empresa.
Geralmente, profissionais de agências já conhecem o que funciona ou não na prática, além de conhecerem as estratégias e tendências do mercado.
É diferente de você começar um planejamento do zero, sem ter a especialização necessária.
2. Se concentrar no core business
O core business é a parte central da sua empresa, composta pelas atividades essenciais para gerar lucratividade.
Contratar uma agência é uma forma de garantir que todos os seus colaboradores estarão concentrados nessas atividades e evitar a sobrecarga de trabalho.
3. Ter melhor custo-benefício
Deixar o marketing digital para uma agência sai mais barato do que montar um setor de marketing na empresa, principalmente se você tem uma empresa pequena.
Da mesma forma, designar profissionais internos para as atividades de marketing, além de demandar custos com treinamento, prejudica o ritmo de produção.
4. Aplicar o orçamento corretamente
Uma campanha de marketing digital completa também demanda a aplicação de dinheiro, não apenas para a mão de obra, mas para as campanhas pagas nas redes sociais.
Em um artigo para o site da agência CBO, Shane McGeorge pontua que, ao terceirizar o marketing, normalmente as empresas ficam responsáveis pelos gastos que a sua empresa tem com o Google, Facebook, Instagram e Twitter.
“As agências digitais são especialistas em gerenciar com eficácia seu orçamento de marketing digital, desenvolvendo ferramentas e processos com mais de cem clientes para tornar o processo mais eficiente”, diz.
Desvantagens
Nessa decisão, é bom considerar também os seguintes pontos:
1. Tempo de aprovação dos materiais
Os materiais de marketing costumam passar por idas e vindas até que estejam bem alinhados com os desejos da sua empresa.
Na prática, isso significa que você terá o material em um prazo maior – e nem sempre com a agilidade com a qual você contaria fazendo o serviço “em casa”.
2. Falta de conhecimento do dia a dia da empresa
Outra desvantagem é que os profissionais de agências não conhecem as dinâmicas e rotina da sua empresa.
Isso não é necessariamente um problema, mas pode fazer com que algumas novidades interessantes que ocorrem dentro da organização não sejam aproveitadas na estratégia de marketing.
3. Profissionais que não trabalham todos os dias para você
Como as agências atendem a diversos clientes, os profissionais não terão dedicação exclusiva à sua marca.
Mais uma vez, ressalto que isso não é um grande problema, desde que você escolha uma agência organizada e com alto nível de profissionalização e compromisso com as entregas.
Como escolher a melhor agência de marketing digital?
Está convencido de que uma agência de marketing digital é a melhor opção para você?
Então, fique atento às dicas que separei abaixo para acertar na contratação.
1. Defina o seu objetivo
Em primeiro lugar, você precisa saber qual é o seu objetivo organizacional.
Assim, fica mais fácil saber qual tipo de especialização a empresa precisa ter.
Se você quer aumentar o tráfego do site, por exemplo, vale buscar uma agência focada em SEO.
Mas se o seu objetivo é se relacionar com os clientes nas redes sociais, uma agência de social media é uma boa opção.
A partir de então, avalie os serviços oferecidos pelas agências, filtrando aquelas que estejam alinhadas com o que você busca.
2. Converse com a agência
Uma das etapas mais importantes nessa avaliação é a conversa, seja presencial ou por teleconferência.
Nesse diálogo, descubra se os interlocutores são as pessoas que irão atendê-lo e busque entender o verdadeiro grau de interesse da agência em se tornar sua fornecedora.
Aproveite para apresentar o seu case, mostrar quais são os desafios que você enfrenta e captar o máximo de insights que puder.
3. Avalie o tamanho da agência
Antes de escolher a agência de marketing digital, leve em conta a intensidade de dedicação que você espera dela.
Agências maiores têm capacidade produtiva ampliada, mas lidam com vários clientes ao mesmo tempo.
Já empresas menores têm menos capacidade produtiva, mas podem dar exclusividade ou destinar mais tempo para você, caso tenham poucos clientes.
4. Busque por cases de sucesso
Uma boa opção para verificar a confiabilidade e credibilidade da empresa é buscar pelos cases de sucesso que ela tem.
Quais outras empresas ela atende?
Quais foram os resultados obtidos no mercado?
Essa avaliação funciona como um termômetro que comprova a expertise da agência na área.
Também vale analisar materiais produzidos pela agência para outros clientes, a fim de comprovar a qualidade.
5. Analise o marketing digital da própria agência
Dê uma olhada nos canais de comunicação da agência para verificar de que maneira ela emprega o próprio marketing digital.
Avalie os conteúdos postados por ela blog e redes sociais, o posicionamento que adota, o engajamento que tem dos usuários e a usabilidade do site.
Esse já é um bom indicativo do serviço que ela presta.
Além disso, verifique se a agência tem certificações de marketing digital, prêmios ou parcerias, como a do Google Partners, por exemplo - esses fatores são sinais de credibilidade.
6. Considere o seu orçamento
Quanto você está disposto (ou pode) pagar pelo serviço de uma agência?
É óbvio que você só vai contratar uma agência que ofereça valores dentro do seu orçamento.
Mas a minha dica aqui é outra: compreenda o valor do marketing digital para a empresa.
Lembre-se de que uma estratégia bem elaborada converte e fideliza clientes, gera maior retorno sobre investimento (ROI) e aumenta a competitividade da marca no mercado.
Com isso em mente, priorize aquelas agências que farão o melhor uso da verba com a qual você conta.
Conclusão
Agora você já sabe quais são as atividades de uma agência de marketing digital, quais são as vantagens de contratar uma e como escolher a melhor empresa.
Então, é hora de iniciar a pesquisa de mercado, avaliando qual agência oferece o serviço e atendimento condizente com os seus objetivos.
Lembre-se de que, na verdade, não estou falando de um gasto a mais no seu orçamento, e sim de um investimento.
Não tenha dúvidas de que o marketing digital feito a partir de uma estratégia sólida e consistente pode levar mais pessoas para a sua marca e proporcionar um ganho significativo de resultados.
Ficou com alguma dúvida ou tem uma dica extra para escolher a agência de marketing digital?
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