Todo mundo conhece o Stories do Instagram, mas você sabe como funciona o Facebook Stories?
Depois que o Snapchat recusou a proposta de compra do dono do Facebook, Mark Zuckerberg incluiu uma funcionalidade daquele aplicativo nas suas principais mídia sociais.
Primeiro, foi o Instagram, e depois o WhatsApp.
Por fim, a maior rede social do mundo recebeu a adição, mostrando que o formato de história veio para ficar.
Mas o que essa ferramenta proporciona ao usuário?
E por que ela é uma oportunidade para as organizações?
Se você tem essa dúvida e quer incorporar esse recurso ao marketing da sua empresa, este é o seu dia de sorte.
No artigo de hoje, vou contar tudo que você precisa saber sobre o Facebook Stories e como usar essa funcionalidade.
Vamos nessa?
Acompanhe comigo.
O que é o Facebook Stories?
O Facebook Stories é uma funcionalidade presente no Facebook para desktop e dispositivos móveis que imita o recurso de mesmo nome do Instagram.
No formato de histórias, o usuário adiciona fotos, imagens e vídeos que podem ser vistos por seus seguidores.
Com um detalhe essencial: o conteúdo desaparece 24 horas depois da publicação.
Há alguns anos, ninguém poderia imaginar que o modelo faria tanto sucesso.
A ideia do “sumiço” do material parecia absurda para alguns especialistas.
Mas a verdade é que, enquanto as fotos do álbum que aparecem no feed mostram momentos realmente importantes, as dos Stories trazem instantes mais casuais.
No Facebook Stories, fotos de um lanche ou um presente ganham espaço.
Esse tipo de publicação é perfeitamente cabível no formato, que apresenta uma alternativa conhecida como “micromomento”.
Ou seja, aqui a perenidade é dispensada.
E com um clique, o usuário que está vendo as histórias pode pular, retroceder, rever ou interagir com o conteúdo.
A interação é uma das principais características dos Stories e traz formatos de engajamento que vão além de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Existem recursos como enquetes, respostas, figurinhas, GIFs, filtros e muitos outros gadgets inovadores.
Esse formato é um grande fenômeno no Instagram, plataforma pertencente ao mesmo grupo do Facebook.
Para se ter uma ideia, são mais de 500 milhões de usuários (2019) do Instagram utilizando o recurso todos os dias.
Os dados são do próprio aplicativo.
Assim, é natural que pessoas e empresas utilizem a ferramenta para se aproximar de seus seguidores também no Facebook.
E como anda a utilização do Facebook Stories?
Será que está avançando como no Instagram?
Bom, o que eu direi agora pode surpreendê-lo.
O Facebook Stories tem os mesmos 500 milhões de usuários diários (2019), conforme apuração do TechCrunch.
É um número bastante significativo, ainda mais se levarmos em conta que representa quase um terço dos mais de 1,5 bilhão de usuários ativos no Facebook.
E que no primeiro bimestre de 2018 a aderência ao recurso atingia apenas 150 milhões de pessoas.
Ou seja, diferentemente do que pensavam muitos especialistas, o público aderiu à funcionalidade.
Isso significa que deixar de marcar presença no Facebook Stories pode representar a perda de muitas oportunidades.
As principais características do Facebook Stories
Embora já tenha uma trajetória longa na escala de tempo da internet, o Facebook Stories ainda é uma novidade para muita gente.
Várias pessoas ainda têm dúvidas sobre tudo que se pode ser feito por meio da plataforma, então, decidi elencar algumas das principais características.
Conheça, a seguir, alguns dos atributos do Facebook Stories.
É semelhante ao Instagram Stories
Não dá pra negar: o Facebook Stories é muito semelhante ao Instagram Stories.
E nem poderia ser diferente.
Com o sucesso da ferramenta, é previsível que os dados sobre preferência do usuário e tecnologia criada seja utilizada em ambas as aplicações.
Há alguns filtros exclusivos e outras pequenas diferenças, mas no geral, o recurso é idêntico no Instagram e no Facebook.
Isso pode ser considerado uma vantagem, já que a maioria dos usuários e profissionais já estão acostumados a utilizar as histórias.
Outro benefício é a integração entre as plataformas.
Ao criar um post para o Instagram Stories, o mesmo conteúdo pode ser reproduzido simultaneamente no Facebook Stories.
Os vídeos podem ter até 20 segundos de duração
O tempo de duração do vídeo no Facebook Stories é um pouco diferente das demais plataformas.
Enquanto o Instagram e o Snapchat permitem vídeos de até 15 e 10 segundos, respectivamente, o Facebook abre espaço para até 20 segundos.
Mesmo que a diferença não seja tão ampla, é possível contar histórias mais longas para a sua audiência e variar o formato de publicação.
Tem filtros e efeitos exclusivos
Embora a migração de filtros e efeitos do Facebook e Instagram ocorra com regularidade, há alguns recursos que são exclusivos de cada plataforma.
Portanto, vale a pena conferir as atualizações dos aplicativos para ter uma gama ainda mais vasta de possibilidades na hora de criar Stories.
Permite salvar histórias no seu celular
O Facebook Stories pode ser gravado diretamente do aplicativo e também permite que o conteúdo seja salvo no rolo da câmera.
Para isso, basta selecionar o ícone de “seta para baixo” depois de criado o material, exatamente como nos Stories do Instagram.
Oferece a opção de compartilhamento direto
Outra razão para utilizar o Facebook Stories é o compartilhamento direto.
Às vezes, você deseja enviar um conteúdo para uma pessoa ou grupo de pessoas específico.
Nesse caso, basta selecionar os amigos que você deseja que recebam a história.
Você consegue saber quem viu a sua história
Você também pode saber quem visualizou a sua publicação no Facebook Stories.
Se esse for o seu objetivo, toque na história e selecione o ícone de olho no canto inferior da tela.
A lista apresentada se refere às pessoas que já viram o post.
É possível realizar transmissões ao vivo
Os vídeos ao vivo são uma febre.
Com o aumento da velocidade de conexões móveis, os momentos são compartilhados mesmo sem acesso à internet fixa.
Os live videos, conhecidos como lives, contam com comentários e reações sociais em tempo real e são ótimos para cobrir eventos e dividir instantes especiais com os seus seguidores.
Como usar o Facebook Stories: tudo que você precisa saber
Agora que você já sabe como funciona o Facebook Stories, é chegada a hora de partir para a prática.
Abaixo, descubra como acessar as principais funcionalidades do aplicativo.
Como adicionar fotos e vídeos
Para adicionar fotos e vídeos no Facebook Stories, abra o aplicativo do Facebook em seu dispositivo e clique no ícone de câmera localizado na parte superior esquerda.
Depois, tire a foto ou clique na miniatura do lado direito inferior da tela para enviar um arquivo da galeria do celular.
Caso prefira gravar um vídeo na hora, posicione o dedo na parte inferior da tela e role para a direita, chegando à aba “vídeo”.
Clique no botão branco no centro para iniciar a gravação.
Como apagar stories
Para apagar Stories do Facebook, clique sobre a sua própria foto no topo do feed de notícias no aplicativo (ou no canto superior direito no desktop).
Você verá as suas histórias postadas como se fosse um seguidor.
Vá até o conteúdo que deseja apagar, clique no sinal de reticências e selecione “excluir foto”.
Como baixar os stories
Para baixar o conteúdo do Facebook Stories, clique sobre a sua foto na aba dedicada aos Stories e espere chegar até o post desejado.
A seguir, clique no botão de reticências e selecione “salvar foto”.
Como saber quem viu seus stories
Para saber quem viu o seu Stories no Facebook, clique sobre a sua foto na repartição dos Stories no app ou navegador.
A seguir, clique no ícone de olho localizado no canto esquerdo inferior da tela, e a lista de pessoas que já visualizaram a publicação aparecerá.
Como colocar link no stories
Diferentemente do Instagram, onde você precisa ter uma quantidade considerável de seguidores para criar links de saída, no Facebook Stories isso é possível para qualquer pessoa.
Se quiser fazer isso, abra o aplicativo do Facebook e redija uma atualização de status.
Atenção: para criar links clicáveis, você não pode utilizar o caminho tradicional de publicação de stories.
Escreva o seu update no local indicado pela frase “No que você está pensando?” e copie e cole a URL desejada.
A seguir, clique em “compartilhar” e selecione a opção “seu story”.
Assim, quando as pessoas clicarem nele, serão levadas à página externa de sua preferência.
Como compartilhar stories do Instagram no Facebook
Para compartilhar Stories do Instagram no Facebook, você terá que vincular as contas.
Acesse o Instagram e vá até a aba referente ao seu perfil.
Depois, toque no ícone de menu localizado no canto superior direito da tela.
A seguir, selecione “configurações”, “contas” e finalmente “contas vinculadas”.
Opte pelo ícone do Facebook, insira seus dados, e a integração estará pronta.
Como postar stories no Facebook pelo computador
Também é possível enviar fotos e vídeos pelo desktop.
Para isso, acesse www.facebook.com, faça o login e clique em “criar publicação” no topo do seu feed de notícias.
Depois, marque a opção “seu story”, faça upload do arquivo e clique em “compartilhar”.
Um detalhe interessante é que, dessa maneira, você também pode publicar atualizações em texto.
Para tal, apenas digite a atualização na caixa com os dizeres “no que você está pensando?” e compartilhar normalmente.
Como criar uma enquete e usar outros recursos no Facebook Stories
Para criar uma enquete no Facebook Stories, realize o processo normal de publicação de imagens.
Depois, antes de compartilhá-la, clique no ícone de figurinha no topo da tela.
Serão abertas diversas funcionalidades, incluindo as enquetes.
Outros recursos interessantes são a localização, hora, temperatura, GIFs, música, sentimento, emojis e figurinhas.
Você também pode criar um desenho livre clicando no ícone de linha no canto superior direito da tela.
Para adicionar efeitos, clique em “efeitos” no canto inferior esquerdo e navegue entre as abas para encontrar um que seja de seu agrado.
Usando o Facebook Stories para empresas
O Facebook Stories também é um grande aliado dos negócios.
Afinal de contas, todos sabemos que o alcance orgânico das fanpages vem caindo drasticamente há um bom tempo.
As histórias são uma ótima alternativa não apenas para driblar a concorrência, mas também por terem um local privilegiado no feed de notícias do usuário.
No aplicativo, são localizadas no topo.
Já no navegador, se encontram no canto superior direito da tela.
Em ambas as situações, destacam-se aos olhos de quem está navegando.
Mas não é apenas isso que torna essa ferramenta tão importante.
Há outras vantagens das histórias que merecem a atenção de quem está avaliando a adoção desse recurso.
5 benefícios do Facebook Stories para sua empresa
Os principais benefícios do Facebook Stories para negócios são:
1. Personalização
O Facebook Stories permite um alto nível de personalização de conteúdo.
As pessoas que checam esses status se aproximam muito do interlocutor, o que é um ótimo meio para estabelecer e estreitar o relacionamento com seu público.
2. Urgência
Como os Stories desaparecem após 24 horas a partir da publicação, as pessoas sentem a necessidade de visualizá-los.
Cada segundo passado pode representar a última chance de visualizar a postagem.
Esse sentimento de urgência faz com que o usuário se sinta instigado a clicar.
3. Sequência
Como o próprio nome diz, o Stories é uma ótima maneira para contar histórias.
Por isso, uma das maiores vantagens são as publicações sequenciais.
Elas podem ser criadas em diferentes horários e datas, gerando uma necessidade de continuidade no consumidor.
4. Frequência
Quando existe uma frequência de postagens relevantes, o usuário tende a continuar a consumir o conteúdo publicado nos Stories.
Como o foco são os micromomentos, não há uma limitação tão grande quanto no feed de notícias, por exemplo.
Portanto, aproveite essa peculiaridade do formato.
5. Interação
O Stories também permite que o usuário interaja com o conteúdo publicado.
Por meio das mensagens diretas e figurinhas, o estímulo à participação pode gerar bons resultados para o administrador.
Nesse caso, vale a pena utilizar todos os recursos disponíveis para estabelecer vínculos mais profundos com o público.
5 Dicas para você usar o Facebook Stories na sua estratégia de marketing
Agora você provavelmente está se perguntando como usar o Facebook Stories em sua estratégia de marketing, não é mesmo?
Então, aqui vão algumas dicas exclusivas para extrair o máximo potencial da funcionalidade.
1. Compartilhe o seu dia a dia
Foi-se o tempo em que as pessoas enxergavam as marcas como meras logomarcas.
No mundo digital, os usuários querem conhecer os rostos por trás de suas empresas favoritas.
Compartilhar momentos do cotidiano da empresa é uma ótima maneira para gerar empatia e fazer com que os consumidores se aproximem do negócio.
2. Eduque o mercado
Conteúdos educativos funcionam muito bem no Stories do Facebook.
Você pode ensinar, mesmo em conteúdos mais curtos, sobre qualquer coisa que resolva problemas da sua persona.
Quando as pessoas se sentem gratas, a tendência é que se aproximem ainda mais da sua marca, o que produz benefícios permanentes.
3. Promova produtos e serviços
Você também pode usar o Facebook Stories para realizar vendas.
As promoções são um ótimo método, já que se aproveitam do efeito de emergência das histórias.
Mostre ao mundo os benefícios dos itens que vende ou do serviço que presta.
Ao contrário de outros tipos de mídia, o Stories comporta bem o formato de anúncios, já que são curtos.
4. Estimule o conteúdo gerado pelos seguidores
O conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content, ou UGC) deve ser estimulado em estratégias de social media.
Principalmente no Stories, onde o compartilhamento é facilitado.
Peça aos seus seguidores para que marquem o seu perfil e compartilhe os momentos para otimizar o alcance.
Isso pode acarretar em uma cadeia de posts que trabalharão organicamente a imagem da sua marca.
5. Leve o público para outros canais
Um recurso incrível do Facebook Stories para o marketing é a possibilidade de levar a audiência de uma plataforma para a outra.
Essa característica ajuda muito na condução do público ao longo do funil de vendas e na jornada do cliente.
Um story pode levar o usuário do Facebook para um webinar, para um post no blog, para o download de um e-book e para quaisquer outros caminhos que sua trilha permitir.
Então, tenha sempre em mente que o Facebook Stories não é a única ferramenta de marketing, e sim uma peça dentro de uma estratégia robusta.
Conclusão
O Facebook Stories tem muito a oferecer para sua estratégia de marketing.
Como um recurso valioso da maior rede social do mundo, gera várias oportunidades tanto para usuários, quanto para empresas.
Como vimos, é importante encará-lo como uma peça no quebra-cabeças do marketing de sua empresa.
Trata-se de uma ferramenta fabulosa para gerar engajamento, promover interações e conduzir o usuário ao longo da jornada do cliente.
Também é uma ótima alternativa para alcançar pessoas que não aderiram aos apps mais populares no que se refere às histórias, como o Instagram e o Snapchat.
Lembre-se: mesmo que o Facebook Stories não tenha tanto impacto no início, sua utilização pode gerar resultados muito significativos no médio e longo prazos.
Eu espero que este texto seja útil para suas ações digitais e possa trazer novas ideias e conceitos a você e às pessoas que fazem parte da sua equipe.
Agora é a sua vez de participar: como você usa ou pretende utilizar os recursos das histórias no marketing?
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