Você sabe como fazer um sorteio no Facebook?
Muitas pessoas me procuram para saber se essa ação é realmente efetiva e segura para gerar resultados para a empresa.
A maior rede social realiza atualizações na plataforma e nos termos de uso com frequência.
Com isso, a forma com a qual são aplicadas as mais diversas formas de promoção também muda.
A grande verdade é que o sorteio é uma maneira interessante de engajar usuários, mas precisa ser aplicado com consciência.
Foi por essa razão que decidi criar este artigo.
No texto de hoje, você aprenderá como fazer um sorteio no Facebook, quais são as regras e diretrizes e todas as informações para não errar na sua estratégia digital.
Então, continue a leitura para tirar o máximo proveito desse recurso.
Vamos lá?
Acompanhe comigo.
Por que fazer sorteios no Facebook?
Eu imagino que não seja necessário apresentar todas as vantagens do Facebook.
Mas caso você não saiba, trata-se da maior rede social do planeta, com mais de 2,41 bilhões de usuários ativos (Statista, 2019).
Ainda de acordo com o mesmo grupo de pesquisas, o Brasil é o quarto no número de usuários, com 120 milhões de cadastros.
Só isso já é suficiente para que você compreenda a importância do Facebook.
Os sorteios na plataforma abrem um grande leque de oportunidades para administradores de fanpages.
Por isso, é uma das mais valiosas ferramentas de marketing na rede social de Mark Zuckerberg.
A seguir, veja algumas razões pelas quais você deve utilizar essa funcionalidade.
Gera engajamento
Se o seu engajamento está em baixa, um sorteio pode reverter a situação.
Todo mundo adora receber presentes.
Sorteios nas redes sociais geralmente implicam em pequenas ações do usuário, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
Convenhamos, é um preço baixo a se pagar para ter a chance de ganhar um prêmio, não é mesmo?
Essas atividades geram interações e engajamento, uma das métricas mais importantes quando se trata de redes sociais.
Aumenta o alcance
O Facebook possui um algoritmo.
Ele é baseado no engajamento do usuário.
Ou seja, quanto mais interações, maior o alcance das publicações.
Como os sorteios exigem ações participativas, é um ótimo método para atingir um grande número de pessoas.
Claro, você sempre pode recorrer aos links patrocinados.
Mas isso exige investimento financeiro e otimização de campanhas, recursos que nem sempre estão disponíveis.
Sorteios, muitas vezes, geram resultados melhores com menor dispêndio de dinheiro.
Gera resultados permanentes
Se você souber utilizar o recurso, ele pode gerar resultados permanentes.
Aumentar o número de seguidores, gerar tráfego para o blog, coletar leads… Tudo isso é possível por meio de uma boa aplicação de sorteio.
É claro que será necessária a utilização de aplicações específicas, já que você dificilmente terá tempo ou recurso para fazer uma análise manual.
Mais à frente, neste texto, falarei sobre algumas das principais.
Fideliza seguidores
Ao realizar sorteios regulares, as pessoas passarão a segui-lo para participação.
Essa é uma boa maneira para manter os seguidores sempre atentos aos seus posts e aumentar sua fidelidade.
Lembre-se de selecionar prêmios que sejam relevantes para a sua persona, ou o desempenho pode cair.
Poupa tempo
Os sorteios no Facebook geralmente levam bastante tempo para planejamento, mas com a prática isso se torna rápido.
Depois de criado, você provavelmente não precisará mexer no post em questão.
A partir daí, será necessário apenas esperar pelos resultados.
Ao fim do prazo, utilize uma ferramenta para realizar o sorteio e indique quem são os ganhadores.
Ou seja, trata-se de uma ação simples com alta eficiência.
Múltiplos objetivos
Outra vantagem de criar sorteios no Facebook é que eles servem para os mais diferenciados objetivos de marketing.
Veja alguns exemplos:
- Divulgar produtos e serviços
- Aumentar o amor à marca
- Gerar leads
- Atrair fãs para a fanpage
- Otimizar o alcance
- Fidelizar seguidores
- Comemorar datas especiais.
Regulamento de sorteio no Facebook
Mas nem tudo são flores.
Você não pode simplesmente ter uma ideia e lançar um sorteio no Facebook.
Existem diversas regras e diretrizes que regulamentam a utilização do recurso.
Existem diversas ferramentas que facilitam a ação, já que se adaptam protocolo de uso.
De todo modo, é preciso saber algumas informações importantes antes de iniciar um sorteio na rede social.
Primeiro, que qualquer promoção precisa estar de acordo com a regras do SECAP (Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria).
Esse é o órgão vinculado ao Ministério da Economia que regulamenta qualquer tipo de promoção, garantindo ao civil a proteção contra fraudes.
De acordo com a secretaria, um sorteio se caracteriza como:
“Uma modalidade de distribuição gratuita de prêmios, na qual são distribuídos elementos sorteáveis, numerados em séries, que tem os contemplados definidos com base nos resultados da extração da Loteria Federal ou com a combinação de números desses resultados.
Os elementos sorteáveis devem ser distribuídos exclusivamente nos estabelecimentos das empresas autorizadas, sendo vedada a sua distribuição em logradouros e vias públicas.
Os elementos sorteáveis (cupons) devem ser emitidos na forma da Portaria do Ministério da Fazenda n.º 41, de 19 de fevereiro de 2008.”
Acatar as indicações do órgão regulamentador é muito importante para evitar imbróglios jurídicos.
No entanto, as informações contidas no site da secretaria são muito abrangentes.
Por isso, facilitarei o seu trabalho e direi o que é permitido ou não no sorteio do Facebook, incluindo regras gerais e da própria plataforma.
As ações a seguir são proibidas:
- Obrigar o participante a comentar para participar da promoção
- Obrigar o participante a compartilhar para participar da promoção
- Obrigar o participante a curtir para participar da promoção
- Obrigar o participante a curtir uma página para participar da promoção
- Obrigar o participante a assistir um vídeo para participar da promoção
- Obrigar o participante a clicar em um link para participar da promoção
- Obrigar o participante a realizar qualquer ação de interação com objetivo de manipular o algoritmo
- Solicitar curtidas em páginas de terceiros como critério de participação
- Solicitar check-in em um local como critério de participação
- Pedir para marcar um amigo para participar do sorteio
- Escolher por meio de critérios arbitrários o prêmio para o vencedor. Isso inclui elementos como “melhor frase”, “melhor texto” ou “melhor desenho”, por exemplo
- Divulgar os vencedores da promoção de maneira não-pública. O resultado deve ser divulgado no feed de notícia com nome e marcação do(s) ganhador(es).
Eu tenho certeza que você já viu milhares de promoções na plataforma com essas características, não é mesmo?
Isso acontece porque a fiscalização não é tão severa.
No entanto, é importante saber que há violação de regras ao aplicar essas ações no Facebook.
Para proteção da plataforma, que não quer seu nome vinculado aos sorteios, a marca divulgou um release de atualização recentemente.
Nele, explicou que qualquer sorteio deve deixar claro que não há apoio, administração ou patrocínio do Facebook.
Então, esse é um ponto a ser considerado.
Portanto, vale a pena manter-se atento a essa e às outras regras para se manter longe dos problemas.
Se você optar por utilizar esses modelos de sorteio, coloque sua conta em risco.
Texto para sorteio no Facebook
O texto para sorteio no Facebook deve conter algumas informações cruciais.
Primeiramente, todas as informações referentes à participação, divulgação e execução do sorteio devem ser muito claras.
O regulamento é um elemento essencial que não pode deixar margem para má interpretação.
Além disso, é preciso avisar ao usuário que, ao executar as ações solicitadas, ele aceita participar da promoção e está de acordo com os termos listados.
As diretrizes sobre pessoas que podem ou não participar também são importantes.
Se a promoção for local, por exemplo, especifique o raio de ação.
Caso se aplique somente ao território nacional, essa informação também precisa ficar clara.
O sorteio precisa, também, ser autenticado junto à SECAP.
O número da autorização deve estar contido no regulamento e em todas as peças de divulgação da promoção, como imagens, mensagens de e-mail e materiais gráficos.
Sorteio de comentários
O sorteio de comentários tem como característica a solicitação de envio de uma mensagem pública no próprio post.
Ele pode incluir ou não a marcação de amigos e fanpages.
Também pode solicitar a utilização de uma frase específica ou elementos criativos para estimular o engajamento.
Sorteio de compartilhamento
Outro método de sorteio solicita o compartilhamento do post por parte do usuário.
Nesse caso, o objetivo é aumentar o alcance da promoção e atingir um número maior de participantes.
Sorteio de compartilhar imagem
O sorteio de compartilhar imagem é exatamente igual ao de compartilhamento, mas possui apenas uma imagem.
Por conta disso, também pode ser utilizado no Instagram.
Sorteio em evento
O sorteio em evento é voltado somente às pessoas que indicaram interesse em participar.
Em outras palavras, é um método de divulgação do evento, já que o Facebook notifica os amigos do usuário sobre sua intenção.
Sorteio de curtir
Assim como os demais, o sorteio de curtir solicita uma ação individual do usuário.
Nesse caso, a curtida.
Também pode ser utilizado com outras reações sociais, como “amei”, “uau”, “grr”, “haha”, “uau” e “triste”.
Como fazer sorteio no Facebook
Para fazer um sorteio no Facebook, você precisa de uma ferramenta de auxílio.
Nesse caso, utilizarei a sorteie.me, uma das poucas aplicações que ainda são aceitas pela plataforma.
Para criar um sorteio no Facebook, siga os seguintes passos:
- Faça login no Facebook e acesse a página do aplicativo sorteie.me
- Clique no botão “usar aplicativo” localizado logo abaixo da imagem de capa
Na nova página aberta, selecione a opção “criar sorteios Facebook, Instagram e WhatsApp”
- Selecione uma das fanpages que você administra e clique em “criar primeira promoção”
- Na nova tela, escolha a opção “promoção para Facebook”
- Selecione a opção “tradicional”. Para criar sorteios via comentários, você precisará pagar pela ferramenta
- Defina os dados básicos, como data do sorteio e o título da promoção
- Selecione uma foto para o seu sorteio
- Crie uma descrição para o sorteio e elucide o regulamento
- Você pode exigir outras ações do usuário, como interações com o Instagram, YouTube ou outro site. Selecione as opções de sua preferência
- Determine a região do sorteio e opte pela exigência ou não do CPF do participante
- Clique em “salvar e ativar”.
Prontinho!
A sua promoção estará ativa na aba “sorteios” da sua fanpage.
O melhor de tudo é que os processos são automatizados e você não terá que recolher o nome dos participantes manualmente.
Você pode criar posts específicos direcionando os usuários diretamente a essa seção, mas não pode compartilhá-la diretamente no feed de usuários.
Para participar, os usuários precisarão clicar no botão “participar do sorteio” na página referida, na qual estarão presentes todas as regras do concurso.
Lembre-se que esse é um aplicativo autorizado pelo Facebook, então, atua conforme as diretrizes da plataforma.
Mais 3 Aplicativos para fazer sorteio no Facebook
Embora seja a minha recomendação, a sorteie.me não é a única alternativa para criar sorteios no Facebook.
Tenha em mente, também, que as regras e funcionalidades mudam constantemente.
Então, certifique-se de que a aplicação escolhida esteja atualizada para não correr o risco de ser punido pela plataforma.
Já existiram casos, inclusive, de fanpages que foram excluídas.
A seguir, outras opções de ferramentas interessantes para criar sorteios no Facebook.
Algumas delas possuem funcionalidades adicionais.
Outras apresentam outros formatos de sorteio.
O ideal é que você acesse as páginas e descubra qual se encaixa melhor nas suas ambições.
Conclusão
Realizar sorteios no Facebook é uma das ações mais buscadas na rede social.
Não há dúvidas sobre o seu potencial de engajamento, alcance e conversão.
Mas é preciso ter bastante cuidado, pois as regras para tal atividade são rigorosas.
E ninguém quer perder uma fanpage com todos os seguidores, posts e demais materiais, não é mesmo?
Por isso, fique bastante atento acerca das diretrizes de criação de sorteios no Facebook para evitar qualquer tipo de problema.
No texto de hoje, você aprendeu tudo que é necessário para criar promoções que aumentam as interações de seguidores na sua página corporativa.
Primeiro, compreendeu a importância do sorteio no Facebook e todo o potencial que essa ferramenta tem.
A seguir, descobriu uma série de objetivos que podem acompanhar esse tipo de ação.
E também viu que existe uma série de leis federais para criação de promoções.
Além disso, o próprio Facebook impõe restrições para que essas atividades não prejudiquem a experiência do usuário.
Por fim, teve acesso a um passo a passo sobre como criar um sorteio no Facebook e conheceu alguns aplicativos para auxiliá-lo nessa tarefa.
Se restou alguma dúvida, basta deixá-la nos comentários.
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