Não, não pretendemos proibir o consumo de carne vermelha. Mas o fato é que restringir o espaço desses alimentos no prato beneficia a saúde, segundo os estudos mais recentes. Além disso, essa atitude preserva o meio ambiente (mais até do que controlar a ingestão de outros tipos de carne). E é esse assunto controverso que abordaremos no podcast Detetives da SAÚDE.
Diretamente dos estúdios da Editora Abril, a nutricionista Lara Natacci, que tem mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, abordou as vantagens e os desafios de ingerir menos carne. Ela lembra que, em média, o brasileiro extrapola os limites recomendados. Mas reitera que não dá para trocar o bife por qualquer coisa – ou simplesmente comer menos, sob o risco de sofrer com déficit de nutrientes.
Já o engenheiro agrônomo Luís Fernando Pinto retrata o efeito da agropecuária no meio ambiente e como um menor consumo por parte da população nacional repercutiria aí. Gerente de políticas públicas do Imaflora, uma associação sem fins lucrativos que defende o uso sustentável dos recursos naturais, ele pondera que o modo dominante de cultivo de gado no Brasil é especialmente prejudicial para o ecossistema.
O bacana é que Luis Fernando Pinto aponta casos de fazendas do nosso país que praticamente zeraram a emissão de poluentes e o desmatamento com mudanças no seu modo de produção. Sim, isso é possível. Aliás, ele conversou com as jornalistas Thaís Manarini (que gosta de carne, mas está tentando comer menos) e Maria Tereza (que é vegetariana) diretamente de Piracicaba, no interior paulista. Dá até para ouvir os passarinhos!
Ao longo do episódio, você ainda vai saber se a moda de hambúrgueres à base de plantas, como o Futuro Burger, é saudável ou não. O episódio está imperdível!
Você pode escutar esse programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.
Por que devemos comer menos carne – podcast Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário