Por causa do aumento no número de casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o governador de São Paulo, João Dória, anunciou que academias de musculação deverão permanecer fechadas a partir do dia 23 de março, na região metropolitana da capital paulista. A suspensão permanece até o 30 de abril. Mas isso ajuda mesmo a conter o avanço da Covid-19, doença provocada por esse agente infeccioso?
“É uma boa medida de distanciamento social. Não é bom que tenhamos muitas pessoas ofegantes em um ambiente fechado, compartilhando os mesmos aparelhos”, argumenta o virologista Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Como se propaga por gotículas respiratórias e pode contaminar halteres, equipamentos e vestiários, o vírus de fato pode se aproveitar das salas de ginástica para se disseminar.
Em outras palavras, diante da pandemia, o ideal é evitarmos esses ambientes, inclusive em outras regiões do Brasil.
Mas Zanotto faz uma ponderação importantíssima: “Não podemos passar a impressão de que, durante um isolamento social, precisamos ficar sem fazer atividade física”. Ele sugere andar, caminhar ou mesmo correr sozinho, em um ambiente aberto, com sol. Exercitar-se em casa — eventualmente com apoio de aplicativos — é uma opção. Já a prática de esportes coletivos, em especial com torcida, pode favorecer a transmissão da enfermidade.
Até por que mexer o corpo com frequência é uma maneira de ajudar o próprio sistema imunológico a enfrentar infecções em geral, inclusive o novo coronavírus. “A atividade física regular e moderada auxilia no tráfego de anticorpos e de células imunes pelo corpo”, informa Ana Maria Caetano Faria, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais e representante da Sociedade Brasileira de Imunologia. “Além disso, ela contribui para a manutenção da atividade cardiovascular e respiratória, o que facilita a eliminação de bactérias das vias respiratórias”, completa.
A especialista ressalta ainda que suar a camisa ajuda a relaxar, o que é importante para preservar a saúde mental em tempos de uma pandemia como a do Sars-Cov-2. No mais, o excesso de estresse sabota as defesas do corpo.
Fechamento de shoppings por causa do novo coronavírus
Na mesma coletiva de imprensa, o governador de São Paulo determinou o fechamento de todos os shoppings a partir do dia 23 de março. Assim como com as academias, essa medida perdurará até o 30 de abril. A ideia é minimizar o contato entre as pessoas.
Mesmo antes da estratégia, alguns shoppings haviam anunciado uma restrição nos horários de funcionamento.
Coronavírus: vale a pena fechar academias para evitar a transmissão? Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário