A comunicação integrada é a solução ideal para transmitir sua mensagem em todos os canais – online e offline.
Já imaginou coordenar suas ações e campanhas na internet, televisão, mídias externas, imprensa e todos os meios possíveis com a mesma qualidade e eficiência?
Ao integrar seus canais de comunicação, você entrega uma experiência única ao consumidor e constrói uma marca sólida, que gera reconhecimento instantâneo.
Mas, para isso, é preciso planejar e articular cada esforço de comunicação, desde o e-mail marketing mais básico até as campanhas em mídias de massa.
É disso que se trata a comunicação integrada, que eu vou explicar em detalhes nos próximos tópicos.
No final, você vai aprender a estruturar um planejamento de comunicação e colocar em prática seus novos conhecimentos.
Então, continue lendo e aproveite para testar no seu negócio.
O que é comunicação integrada?
Comunicação integrada é um conjunto de ações e estratégias de comunicação perfeitamente alinhadas, capazes de agregar valor à marca e consolidar a imagem da empresa diante de seu público. Ao integrar seus canais de comunicação e conteúdos, a organização consegue unificar sua mensagem e fortalecer a relação com os consumidores.
Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, as empresas se viram diante de um cenário muito mais complexo, com vários meios de comunicação para gerenciar.
Se antes bastava planejar as campanhas com base no rádio, TV e revista, hoje a internet ampliou as formas de se comunicar com o público e promover a marca.
Assim, o conceito de comunicação integrada surgiu para articular os esforços de promoção e divulgação da empresa, unindo todos esses meios, veículos e canais online e offline.
De acordo com o Business Dictionary, esta é a definição mais próxima:
“Uma abordagem para atingir os objetivos de campanhas de marketing, por meio do uso coordenado de diferentes métodos promocionais que reforçam uns aos outros.”
Já a American Association of Advertising Agencies (4A’s) define comunicação integrada como:
“Um plano abrangente que avalia os papéis estratégicos de diferentes disciplinas da comunicação, tais como publicidade, relações públicas, vendas e promoção, a fim de combiná-las para oferecer clareza, consistência e o máximo de impacto.”
Ou seja: comunicação integrada são todos os esforços de comunicação combinados, de forma que a mensagem da empresa seja coerente em todas as mídias.
Do press release até o comercial de TV, passando pelo e-mail marketing e posts em redes sociais, o conteúdo deve ter o mesmo propósito e representar a identidade da marca.
Dessa forma, a organização consegue transmitir sua essência ao público e manter uma comunicação consistente, coerente e contínua.
Principais objetivos da comunicação integrada
A comunicação integrada se sustenta sobre três principais pilares: consistência, coerência e continuidade.
Vamos entender melhor o que significam esses objetivos.
1. Consistência
A consistência é a característica que garante a homogeneidade da comunicação, ou seja, a ausência de contradições.
Para que a comunicação integrada funcione, é preciso que todas as estratégias e conteúdos da empresa obedeçam uma linguagem padronizada e caminhem na mesma direção.
Desse modo, a organização pode construir uma marca consistente no mercado, que faça sentido para o consumidor e gere identificação com seus valores.
2. Coerência
A coerência representa o nexo e harmonia entre as informações, que são critérios fundamentais para unificar a mensagem da empresa.
Por exemplo, se um consumidor procura informações sobre um produto que você vende na internet, ele deve encontrar a mesma descrição em todos os canais da empresa – seja no site institucional, na conversa com um atendente via chat ou nos posts das redes sociais.
Da mesma forma, o discurso do atendimento deve ser coerente em todos os contatos, assim como os valores transmitidos nas campanhas publicitárias.
3. Continuidade
Já a continuidade é o que garante a dinâmica constante das comunicações da empresa, acompanhando a jornada de compra dos consumidores e as mudanças internas e externas.
Um exemplo clássico de comunicação contínua é o fluxo de e-mail marketing da empresa, que garante um relacionamento permanente com o consumidor e evolui conforme os clientes avançam pelo funil de vendas.
Assim, a continuidade está relacionada à frequência das mensagens que o consumidor recebe da empresa e à capacidade de manter um ritmo adequado em todos os canais.
4. Complementaridade
Por fim, a complementaridade representa a interdependência entre os diferentes meios e mensagens que a empresa utiliza.
Basicamente, todas as mídias devem se complementar e fazer ligações umas com as outras.
Por exemplo, uma publicação no Instagram pode direcionar o consumidor para o blog da empresa, para então chegar à central de relacionamento e eventualmente visitar uma loja física.
Em todos esses pontos de contato, o consumidor deve encontrar informações que se complementam, para garantir uma excelente experiência.
Juntas, a consistência, coerência, continuidade e complementaridade selam a comunicação integrada, criando o fluxo ideal de informações em perfeita sincronia.
Os 7 principais benefícios da comunicação integrada
A comunicação integrada traz benefícios que vão além da eficiência no marketing.
Confira as principais vantagens em utilizar essa abordagem.
1. Fortalecimento da marca
Um dos principais resultados da comunicação integrada é o fortalecimento da marca.
Basta pensar que se trata da personalidade da empresa, ou seja, a representação de seus valores e propósitos, que deve ficar marcada na lembrança do consumidor.
Quando as ações de comunicação são planejadas para funcionar em conjunto, o cliente recebe mensagens coerentes em todas as mídias e estreita sua relação com a empresa.
Assim, a marca se consolida na imaginação do público, transmitindo uma imagem fiel e consistente da empresa.
2. Eficiência nas estratégias de comunicação
A comunicação integrada também garante a eficiência nas estratégias e ações da empresa, pois facilita o atingimento dos objetivos de marketing.
Por exemplo, ao articular as ações de comunicação para o lançamento de um novo produto ou serviço em várias mídias, a empresa reforça sua mensagem em diferentes canais e amplia seu alcance e visibilidade.
Da mesma forma, se o objetivo é conquistar mais clientes, a experiência diferenciada que a comunicação integrada proporciona é fundamental para atrair o público-alvo e levar à decisão de compra.
3. Integração entre os colaboradores
Ao integrar a comunicação, a empresa também une suas diferentes áreas em torno de um objetivo comum.
Assim, as equipes de marketing, vendas, atendimento e outros setores se conectam para criar uma experiência única para o cliente, e, com isso, acabam estreitando suas relações.
Por isso, a comunicação integrada também tem efeitos positivos internamente, e não somente para o consumidor final.
4. Consolidação da cultura
Ainda falando sobre os benefícios internos, a comunicação integrada também tem o poder de consolidar a cultura organizacional.
Afinal, todos na empresa precisam falar a mesma língua e perseguir os mesmos objetivos, criando uma identidade única que contagia todos os colaboradores.
Além de encantar o consumidor, a mensagem da marca ainda ajuda a promover o engajamento entre os profissionais da sua empresa.
5. Economia de recursos
A comunicação integrada também favorece a economia e redução de custos, principalmente na verba de marketing.
Isso porque essa abordagem diversifica os canais e veículos utilizados pela empresa e permite uma distribuição mais inteligente dos recursos.
É o caso do marketing digital, por exemplo, que oferece várias opções de formatos e segmentações a um custo muito menor do que o das mídias de massa como a televisão.
Dessa forma, você consegue otimizar o budget e aproveitar melhor o potencial das mídias digitais na construção da estratégia de comunicação.
6. Aumento das vendas
A consequência natural de uma comunicação bem alinhada e integrada em todos os canais é o aumento nas vendas, graças à melhora no relacionamento com o cliente e na experiência de compra.
Obviamente, os consumidores preferem marcas que transmitem uma imagem forte e conquistam sua confiança com mensagens certeiras.
Ao integrar sua comunicação, você pode alcançar um posicionamento de marca exclusivo no mercado e sentir o resultado diretamente nas vendas.
7. Adaptabilidade às mudanças
Sabemos que a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças é fundamental para sobreviver e competir no mercado atual.
Com a comunicação integrada, você consegue mudar rapidamente a direção das estratégias, pois tem todas as ações e conteúdos da empresa unificadas e sob controle.
Assim, é muito mais fácil redirecionar seus esforços e garantir a coerência e consistência das novas mensagens que chegam ao consumidor.
Como fazer o planejamento de comunicação integrada
O planejamento de comunicação integrada serve como base para todas as estratégias e ações da sua marca.
Veja como fazer o seu em alguns passos.
1. Conheça muito bem seu público-alvo
O ponto de partida da comunicação integrada é conhecer a fundo todos os grupos que fazem parte do seu público-alvo.
Para isso, você pode usar a técnica das buyer personas e construir personagens que representem fielmente seus clientes ideais, tomando o cuidado de se basear em dados reais.
Quanto melhor você compreender seu público, mais eficiente será o seu plano de comunicação integrada, pois você saberá segmentar suas estratégias para as pessoas certas.
2. Defina e combine os objetivos de marketing e comunicação
A comunicação integrada une os objetivos de marketing e a comunicação no mesmo planejamento, como um passo fundamental para alinhar as estratégias.
Os objetivos de marketing, no caso, são mais voltados à questão estratégica do negócio, como aumentar o market share e alcançar um certo patamar de consciência de marca (brand awareness).
Já os objetivos de comunicação tratam da mensagem a ser transmitida, como associar um produto a um determinado status ou estilo de vida, ou posicionar a marca com um apelo mais inovador para o público jovem, por exemplo.
Ao combinar esses objetivos, você saberá exatamente aonde quer chegar com seu plano de comunicação integrada.
3. Crie estratégias de unificação
Com os objetivos traçados, você precisa traçar estratégias de comunicação integrada que direcionam as ações de modo geral, unificando sua mensagem em qualquer canal.
Isso significa elaborar um discurso único que embase todos os propósitos da empresa, que deve ser utilizado desde um simples e-mail marketing até campanhas publicitárias massivas.
Nesse caso, você terá que alinhar a comunicação nas áreas de marketing, vendas, relacionamento com o cliente, relações públicas, assessoria de imprensa e comunicação interna – ou seja, em todas as frentes de informação do seu negócio.
É claro que a conteúdo deverá ser adaptado à realidade de cada público e objetivo da campanha ou ação, mas é preciso ter uma essência única na raiz da sua mensagem.
Para uma estratégia mais abrangente, é interessante elaborar um manual de comunicação da empresa com a padronização da linguagem e abordagem.
4. Mapeie todos os canais de comunicação
O próximo passo é mapear todos os canais de comunicação que sua empresa utiliza e pretende utilizar.
Você deve incluir o website, peças de comunicação visual, mídias físicas, produções audiovisuais para TV, rádio, mídias sociais, ações de marketing digital e inbound marketing, aplicativos de mensagens e chat, etc.
Basicamente, qualquer ponto de contato da sua empresa com o público deve ser analisado e detalhado no planejamento.
5. Integre seus canais e estratégias
Com todos os canais de comunicação mapeados, você já pode partir para a tarefa mais importante: integrar todos sob uma única abordagem.
Podemos chamar essa estratégia de marketing omnichannel, que consiste em alinhar canais online e offline para entregar a melhor experiência do consumidor.
No caso, todas as ações e campanhas devem levar a mensagem essencial da marca, transmitindo a identidade da empresa com o máximo de coerência aos públicos.
Obviamente, cada canal de comunicação terá suas estratégias próprias, como no caso das táticas de marketing digital para a internet, planejamento de campanhas publicitárias e comunicação específica para o PDV.
Mas o discurso oficial da marca estará presente em todos os conteúdos produzidos, independentemente do formato e método utilizado.
Dessa forma, o cliente terá a mesma experiência de excelência ao entrar em contato com a marca, reconhecendo imediatamente sua personalidade nas diferentes comunicações.
6. Monitore de forma integrada
Por fim, também é importante que você defina métricas para monitorar de perto os resultados da comunicação integrada.
Ao invés de analisar os resultados dos canais isoladamente, você deve comparar e alinhar os indicadores de desempenho da comunicação.
Assim, você tem mais controle sobre o status da marca e os impactos da sua mensagem em diferentes mídias, e pode redirecionar suas estratégias a qualquer momento para melhorar sua reputação ou solucionar um problema de imagem.
De modo geral, a comunicação integrada é mais complexa de coordenar, mas também permite que você mude de rota com mais facilidade – afinal, todos os meios caminham juntos.
Conclusão
Entendeu como a comunicação integrada pode ajudar você a unificar a mensagem da sua empresa?
Com tantos canais e mídias disponíveis, não é fácil manter um discurso coerente e garantir uma experiência única para o consumidor.
Mas, se você for bem-sucedido na aplicação desse conceito, terá como recompensa a confiança dos clientes e uma reputação invejável, além do posicionamento ideal no mercado.
Por isso, eu recomendo a integração de canais como uma prioridade do marketing, para que a identidade da sua marca seja reforçada em todas as estratégias de comunicação.
Gostou do passo a passo para planejar sua comunicação integrada?
Então deixe um comentário contando como vai aplicar essa estratégia para se comunicar melhor com seu público.
Aguardo sua participação.
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