Você gostaria de dicas para saber como usar o Google Ads e assim dobrar a sua taxa de conversão? Isso é provavelmente uma pergunta tola – é claro que você quer. A maioria dos anunciantes inteligentes do AdWords está preocupada com duas coisas:
- O aumento da taxa de conversão
- Reduzir o custo por conversão
Todo o resto é secundário para esses dois objetivos principais. E até que sejam satisfatórios, nada mais realmente importa.
Para evitar o desperdício de tempo e dinheiro ao usar o Google Ads, preste atenção para os fatores que determinam o sucesso de longo prazo.
De acordo com Sitewit, os gastos com anúncios PPC aumentaram 12% no quarto trimestre de 2014 com relação ao ano anterior, e as empresas fazem uma média de US$ 2 para cada US$ 1 gasto em AdWords.
No entanto, investir seu dinheiro sem resultados apropriados machuca profundamente seu negócio. É por isso que você tem que ser mais esperto com suas campanhas. Profissionais de marketing PPC inteligentes conseguem os melhores resultados.
Caso você seja cético com relação à usar o Google Ads, porque você está com medo de perder dinheiro, você pode se consolar com o fato: Com base nos principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) de marketing, o AdWords ainda gera o maior ROI.
Neste artigo, você vai aprender dicas de como usar o Google Ads e melhorar a sua taxa de conversão. A lista abaixo funciona comprovadamente. Vamos começar:
Como Usar o Google Ads #1: A Engenharia Reversa da Jornada de Compra
A engenharia reversa é o processo de extração de conhecimento ou informações de design de qualquer coisa feita pelo homem e reproduzi-la com base na informação extraída. O processo envolve frequentemente desmontagem de algo (dispositivo mecânico, componentes electrônicos, programa de computador, ou biológico, químico ou matéria orgânica) e analisando os seus componentes e funcionamento em detalhes. – Engenharia DEXA
Como um novato, quando você encontrar um conceito particular, método ou estratégia que parece estar funcionando, não fique apenas animado com o resultado final. Em vez disso, você deve estudar o processo para que você possa implementá-lo.
Tenha em mente que há uma mudança na preocupação de necessidades para os consumidores online.
Por exemplo, quando você entender como construir uma lista de 1.000 assinantes de e-mail em 30 dias, não importa qual mercado você está – você pode simplesmente replicar o que você já conhece e obter os mesmos resultados.
Para ser um anunciante PPC inteligente, você tem que entender verdadeiramente no que você está se envolvendo. Qualquer canal de marketing que envolve gastar uma quantidade significativa de tempo ou dinheiro, antes que os resultados possam ser alcançados, precisa ser estudado, dissecado e analisado.
Um bom lugar para começar é a engenharia reversa da jornada de compra. Isto significa simplesmente que você deve considerar o resultado final que você deseja, em seguida, escolher suas palavras-chave, escrever a copy do anúncio, e ajustar sua landing page para alcançar o objetivo final.
Ser capaz de entender como seus clientes estão comprando, lhe dará uma vantagem em suas campanhas de AdWords. Por exemplo, o que acontece quando um cliente visita o seu site ou loja pela primeira vez? Você tem um caminho claro para eles seguirem?
Há cinco fases gerais no seu funil ou ciclo de compras do cliente. Em cada etapa, o seu cliente possui perguntas diferentes. Assim, cada anúncio de busca ou de exibição, deve conter elementos que apelam para os clientes em cada fase do ciclo.
Assim, por exemplo, se os seus clientes não sabem ainda qual o produto que iria ajudá-los a “estabelecer um grande apoio ao cliente”, seria ineficaz – se não completamente auto-destrutivo – incluir o nome do produto no título do anúncio.
Por outro lado, se sua marca é popular ou seu público-alvo já sabe como um sistema de help desk funciona, então não há problema em usar o nome do produto no título do anúncio.
A fim de motivar novos clientes e usuários a experimentar o seu novo software, não assuma que eles saibam o que seu produto faz. Você poderia lhes oferecer um desconto ou explicar o benefício do seu serviço, como no exemplo abaixo:
O objetivo de usar o método de engenharia reversa é converter seus visitantes em assinantes de e-mail, leads e clientes – mesmo se o objetivo principal deles não é clicar no seu anúncio.
Se os seus clientes já estão conscientes da solução que eles querem, mas ainda são muito céticos para comprar, a HubSpot recomenda que você use webinars sobre o produto, arquivos para download, estudos de caso, FAQs, análises de dados, vídeos de demonstração e testes gratuitos para persuadir as pessoas a se inscreverem na sua lista e conhecerem sua marca.
Em seu painel de controle do Google Analytics, você pode usar a guia “Comportamentos”, aquisição e conversão de fluxo, para entender melhor como as necessidades dos seus clientes potenciais podem mudar quando eles visitam seu site.
Na imagem acima, você pode ver que o número de novos visitantes excede o número de visitantes de retorno. Se o comportamento do seu público segue uma tendência semelhante, isso simplesmente sugere que a maioria de seus visitantes não conhecem sua marca ou produto antes de chegar ao seu site. Então, você tem que educá-los.
As necessidades do cliente podem mudar a qualquer momento. Por exemplo, um cliente potencial que nunca ouviu falar do seu produto pode clicar no anúncio e, em vez de apenas aprender sobre o seu produto, pode decidir ir em frente e comprá-lo.
Assim como você garante que seu funil atende a essas pessoas? Você vai enviar a eles o mesmo e-mail que todos os outros assinantes recebem? Uma solução melhor é segmentar a sua lista, e só entregar e-mails direcionados.
Como Usar o Google Ads #2: Use Remarketing Como Ferramenta de CRO
De acordo com AdReady, redirecionamento é a estratégia de anúncios de exibição mais eficaz de todas. Remarketing é uma forma eficaz de melhorar a sua CRO e ajuda a persuadir os visitantes indecisos para voltarem ao seu site.
Muitos anunciantes PPC nunca consideraram o uso de remarketing como uma ferramenta de otimização da taxa de conversão (CRO). Mas isso vai lhe poupar tempo e dinheiro também. Afinal, a maioria das pessoas não converte na primeira visita ao seu site. Na verdade, de acordo com Baymard, “70% dos compradores vão abandonar o carrinho de compras.”
Quando você utiliza remarketing, você está simplesmente mostrando os mesmos anúncios várias vezes para as pessoas que viram mais cedo. Dessa forma, você pode trazê-los de volta para seu site e aumentar as chances de que eles cliquem nos seus anúncios e comprem o seu produto.
De acordo com Larry Kim da WordStream, a conversão é geralmente elevada quando você está consistente com redirecionamento. Eles aconselham a ser agressivo, uma vez que as pessoas que você está visando já demonstraram interesse em seu anúncio ou, pelo menos, visitaram o seu site antes.
Redirecionar seus visitantes perdidos funciona em várias plataformas, não apenas no Google AdWords. Por exemplo, redirecionamento de e-mail ajudou a KLM Royal Dutch Airlines, a obter uma taxa de abertura de 34% e uma taxa de cliques 94% maior para suas mensagens direcionadas.
Como Usar o Google Ads #3: Teste o seu Design de Landing Page
Se você estiver usando métodos grátis para direcionar o tráfego ou executando uma campanha de publicidade do Google AdWords, você tem que fazer testes A/B nas suas landing pages. De acordo com SEOGadget, 44% das empresas usam teste A/B. Deveria ser 100%.
A copy (texto de vendas) do anúncio controla sua taxa de cliques, enquanto sua landing page influencia sua taxa de conversão. O design de sua landing page vai fazer toda a diferença na taxa de conversão da sua campanha.
Você tem que decidir qual gerador de leads que você vai usar. Muitos profissionais de marketing acreditam que webinars geram mais leads, mas testes podem te mostrar que os ebooks renderiam mais leads para você.
Quando a taxa de conversão da sua landing page é alta, você pode maximizar seus cliques e tráfego. Em vez de desperdiçar dinheiro com o Google AdWords, você verá a melhoria contínua.
Muitas organizações se beneficiaram com suas landing pages. De acordo com o Evento 360, o presidente Obama arrecadou um adicional de US$ 60 milhões utilizando testes A/B na sua landing page e outros elementos relacionados.
Cada elemento em sua landing page pode e deve ser testado. Por exemplo, você pode testar o posicionamento do CTA, forma e cor.
Cada uma das alterações que fizer vão levar a uma melhoria da taxa de conversão, como no exemplo acima, ou uma redução. Portanto, não há uma cor certa ou errada, e definitivamente não há regras universais a seguir. Em vez disso, você deve testar e seguir com o que funciona melhor para você.
Como Usar o Google Ads #4: Alinhar o Texto do Anúncio Com Landing Pages
Se você quer que a copy do anúncio no Google gere o máximo de cliques possível, você tem que alinhá-la com a sua landing page.
Em seu livro, Unleash the Power of Paid Search (Liberte o Poder da Busca Paga), o autor Melanie Mitchell diz que quando sua copy do anúncio se alinha com suas landing pages, seus cliques farão um impacto significativo, e melhorarão o índice de qualidade. Seis elementos, em particular, ajudam a aumentar seu índice de qualidade. Veja o quadro abaixo:
O índice de qualidade é importante, não só porque é um indicador-chave de desempenho da sua campanha de PPC passada, mas também porque é uma ótima maneira de prever o desempenho de suas campanhas futuras.
Seu índice de qualidade é o que o Google usa para medir o quão eficaz e eficiente são suas campanhas de PPC. Um alto índice de qualidade significa que sua copy do anúncio é relevante e atraente.
Mais importante, uma pontuação de qualidade mais elevada vai reduzir seus custos com publicidade, dar seus anúncios aumento na exposição e levar a um melhor posicionamento dos anúncios nas redes de busca e de exibição.
Seu trabalho é criar um caminho claro para a venda. A copy da sua landing page deve espelhar a copy dos seus anúncios.
Por exemplo, se você está vendendo um produto físico, você poderia simplesmente enviar tráfego de cliques para a página do produto, para que possam comprá-lo. Veja como 6pm faz isso para a Nine West Shoes:
O título “Queima de Estoque Nine West – Economize até 75% na Nine West Shoes” é altamente relevante para a landing page.
A URL no anúncio também contém a palavra-chave “Nine West,” o que é ótimo para melhorar a taxa de cliques. Quando o anúncio da busca acima é clicado, o usuário é levado diretamente para a loja Nine West, onde eles podem facilmente adquirir o produto.
Outro aspecto do alinhamento é o tema da palavra-chave. Por exemplo, se você está anunciando no Google AdWords para “ferramenta de monitoramento de mídia social”, em seguida, sua landing page deve ser “monitoramento de mídia social” ou uma landing page similar.
Se você enviar cliques para uma landing page de “dicas de marketing para mídia social,” não vai ter alinhamento. Seu CPC (custo por clique) continuará aumentando porque o tráfego do clique (clientes potenciais) não irão para uma página que está alinhada com o anúncio.
No entanto, olhe além das palavras-chave, porque no marketing de busca de hoje, a otimização para o usuário é o foco. Você tem que dar a eles a devida atenção, porque o índice de qualidade mede a experiência do usuário na landing page.
A Optimizely conduziu um experimento para descobrir se e em que medida o alinhamento da copy da landing page e dos anúncios ajudam a melhorar a taxa de conversão.
Controle: No controle, eles usaram o mesmo título na landing page: “Teste-o gratuitamente.” Eles foram enviados para a mesma landing page, não importando qual anúncio o usuário clicou.
Variação: Três páginas separadas foram criadas. Cada título da landing page era o mesmo da copy do anúncio. O objetivo era descobrir qual copy do anúncio teve desempenho tão bom quanto o resultado da landing page.
Então, por exemplo, se o usuário do Google ler o anúncio “Ferramenta de Teste A/B Número #1”, em seguida, o título da sua landing page correspondente será “Ferramenta de Teste A/B Número #1.” Se o usuário ler o anúncio “Ferramenta de Teste A/B Optimizely”, então, assim será o título da landing page.
Qual foi o impacto sobre o funil? Bem, no final do experimento, o anúncio de busca que tinha o mesmo título e copy da landing page superou aqueles sem esse alinhamento. Na verdade, a equipe Optimizely viu um aumento de 39,1% nas conversões de visitantes para leads, na variação com a mesma mensagem.
Outra razão importante porque você precisa alinhar sempre a copy do anúncio com a sua landing page correspondente é o fato de que ela reduz a taxa de rejeição.
Não há nenhum outro caminho: Os clientes potenciais não vão converter se a experiência depois de clicar no seu anúncio não é relevante para eles.
Veja este exemplo: na copy do anúncio abaixo, a palavra-chave alvo é “app construtor visual sem código.” Então, nós esperamos ver o mesmo título quando eu clico no link anúncio:
Mas aqui está a landing page que você ia ser direcionado:
A landing page e a copy/título do anúncio não estão alinhados. Os títulos são bastante diferentes. Um diz “app construtor visual sem código”, enquanto a landing page diz “App Construtor Lianja.” Os usuários podem até pensar que de alguma forma foram enviados para a página errada.
Vamos olhar para um segundo exemplo. A copy do anúncio abaixo tem como alvo “Desenvolvimento de Games para Dispositivos Móveis”:
Quando o anúncio é clicado, o usuário é enviado para a landing page a seguir:
O título é o mesmo (desenvolvimento de games para dispositivos móveis), tanto para o anúncio de busca, quanto para a landing page. Você também vê uma imagem relevante de um smartphone, que também se alinha com “dispositivos móveis”.
Tenha em mente que tudo que você faz para otimizar sua copy/título do anúncio para se alinhar com sua landing page é para o benefício dos seus usuários. Criar uma ótima experiência de usuário enquanto eles estão na sua página, vai aumentar seu índice de qualidade, reduzir o seu custo por conversão e aumentar sua receita.
Como Usar o Google Ads #5: Implementar as Melhores Práticas de Taxa de Cliques
Segundo o Google, “taxa de cliques é uma relação que mostra como muitas vezes as pessoas vêem e clicam nos seus anúncios.” Quanto mais as pessoas clicarem no anúncio e visitarem sua landing page, mais pessoas vão (espero) se converter em clientes. Portanto, a melhoria da taxa de cliques (click-through rate – CTR) do AdWords é mais importante do que a criação de vários anúncios.
Há certas coisas que você deve fazer para que seus anúncios sejam clicados. Vamos rever algumas delas em um segundo.
Primeiro, vamos olhar para algumas estatísticas. WordStream publicou recentemente uma pesquisa útil para benchmarking do marketing de busca paga. Eles descobriram que a taxa de conversão média para redes de busca no terceiro trimestre de 2012 foi de 5,63%.
De acordo com Larry Kim, para mercados competitivos, como marketing digital ou perda de peso, a média da taxa de cliques é de mais de 5%, especialmente quando os anúncios aparecem nas primeiras posições. Aqui estão as estatísticas de taxas de clique para quatro diferentes mercados competitivos:
De acordo com o Relatório de Impacto Econômico do Google, “empresas geram uma média de US$ 2 em receitas para cada US$ 1 que investem no AdWords.” Mas como você pode obter este tipo de resultado, se a sua taxa de cliques é baixa?
Você pode fazer mais dinheiro através da publicidade no Google AdWords, se você sabe o que está fazendo, mas você também tem que saber distinguir entre anúncios de busca do Google e redes de exibição. Uma sólida compreensão dessa distinção vai ajudar a alinhar os seus anúncios e criar uma copy mais atraente e clicável para o seu público-alvo.
“Rede de busca” refere-se a plataforma de anúncios do Google, que exibe anúncios baseados em texto, acima e à direita dos resultados orgânicos, nas páginas de resultados do motor de busca (SERPs). A rede de exibição, por outro lado, oferece anúncios baseados em imagens, tais como banners, para os usuários.
É importante entender o que diferencia redes de busca e de exibição, porque as taxas de cliques variam muito de uma rede para a outra.
Algumas das melhores práticas de taxa de cliques que você pode implementar hoje para diminuir o seu custo por conversão e aumentar suas vendas, são:
i). Use capitalização de títulos na copy do anúncio: Em vez de usar todas as letras minúsculas, capitalize o seu título e sua taxa de cliques vai melhorar. Veja como a capitalização de títulos foi aplicada no segundo anúncio do AdWords abaixo:
ii). Considere o funil de marketing: Você tem que direcionar as palavras corretas para ver os melhores resultados. Você tem que perguntar a si mesmo perguntas como “onde os membros do meu público-alvo estão no ciclo de compra?”
Se o seu público-alvo já sabe sobre o seu produto, não há necessidade de segmentar títulos de palavras-chave genéricas que dão uma visão geral ou introdução. É melhor para você para segmentar para palavras-chave que vão gerar renda.
Por exemplo, se seu público-alvo é composto por fotógrafos à procura de novos equipamentos, você pode segmentar palavras-chave que têm “intenção comercial”, como “comprar câmeras digitais” ou “onde comprar câmera filmadora digital.”
Lime Ricki Swimwear aumentou sua taxa de cliques no AdWords em mais de 23x, e quadruplicou sua taxa de conversão.
E no seu primeiro mês, QZZR também duplicou o tráfego do seu site, e aumentou as inscrições em mais de 90%.
Você pode conseguir este nível de resultado através da adoção das melhores práticas de conversão da taxa de cliques (CTR), como a inserção de palavras-chave de marca que mostram intenção comercial e orientar para o público certo.
Seu CTR pode ser melhorado aprimorando a copy, título e colocação do anúncio. Em poucas palavras, as coisas que afetam o CTR estão diretamente ligados à copy do anúncio, enquanto as conversões estão ligadas à landing page.
iii). Ser consciente do seu posicionamento de anúncio: Pessoas clicam em anúncios do Google, não importa onde eles estão posicionados. Mas quando seu anúncio é colocado em uma posição de vantagem, você vai ter um CTR mais elevado em seus anúncios.
Para palavras-chave com alta intenção comercial, quase ⅔ dos cliques vão para resultados patrocinados.
Se as palavras-chave da marca têm volumes de busca decentes, você pode querer criar uma campanha de AdWords para elas também.
De acordo com Optify, os primeiros anúncios de busca irão gerar um CTR de até 36,40%, enquanto que um anúncio da busca acima da dobra irá produzir um CTR de 19,50%.
Naturalmente, as pessoas que estão procurando por suas palavras-chave de marca (por exemplo, “ferramenta de SEO Moz”) estão dispostos a comprar ou pelo menos testar o seu software. Palavras-chave que não são da marca também vão gerar maior taxa de cliques quando forem altamente segmentadas .
E resultados patrocinados são responsáveis por 64,6% dos cliques, de acordo com Larry Kim da WordStream, para palavras-chave de alta intenção comercial.
Não confie na intuição ou suposições quando se trata da posição certa para seus anúncios. Você tem que testá-lo. Passe algum tempo avaliando o ROI de suas campanhas.
A frequência dos anúncios também é importante. Quanto mais vezes as pessoas vêem os anúncios, mais provável que elas irão clicar neles. Um recente estudo da Casale Media sobre “A ligação entre a posição do anúncio & performance”, relata que os anúncios mostrados cinco vezes ou mais são 12 a 14x mais eficazes do que os anúncios exibidos com menos frequência
iv). Testar diferentes tipos de correspondência: É mais fácil melhorar o CTR do seu anúncio quando você testa diferentes tipos de palavras-chave de correspondência. Por exemplo, palavras-chave e frases-chave de correspondência exata dão a você uma posição de liderança para seus anúncios.
Com os tipos de palavras-chave de correspondência ampla, você vai chegar a mais pessoas do que com as frases-chave e palavras-chave de correspondência exata. No entanto, a sua taxa de cliques será menor, porque a qualidade dos anúncios (no que se refere às palavras-chave) não estão intimamente ligadas com a intenção exata do usuário.
Portanto, a melhor abordagem é testar diferentes tipos de correspondência para as suas palavras-chave. Encontre um equilíbrio para estes tipos de correspondência em suas campanhas de anúncios. É uma boa maneira para aumentar as receitas, diz Avinash Kaushik.
Como Usar o Google Ads #6: Agrupar e Organizar Efetivamente Suas Palavras-Chave
Pode parecer uma tarefa difícil organizar suas campanhas de PPC do Google AdWords. Mas é uma necessidade, se você quiser aumentar suas chances de conseguir uma melhor taxa de conversão.
Da mesma forma, o agrupamento palavras-chave é uma tarefa importante por muitas razões:
Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer para agrupar e organizar efetivamente suas palavras-chave:
i). Estrutura eficaz: Pense em uma estrutura eficaz na hora de organizar suas campanhas de PPC. Em primeiro lugar, as campanhas têm certas características, como a estratégia de orçamento e licitação (por exemplo, custo por conversão), pela qual você pode classificá-las.
A campanha também pode ser rastreada por onde seus anúncios serão veiculados nas redes de exibição ou de busca.
Então, e sobre os grupos de anúncios? Pense neles como recipientes para suas campanhas. Em outras palavras, suas campanhas devem ser organizadas e armazenadas em grupos prontos para serem lançados. Seu grupo de anúncios gerencia seus anúncios e palavras-chave relacionadas.
As palavras-chave que são organizadas em cada grupo de anúncios devem ser todas relevantes para as outras, e os anúncios também devem estar intimamente relacionados com as palavras-chave. Finalmente, deve haver alguma congruência entre a landing page e ambos os anúncios e as palavras-chave que você está visando.
No entanto, a fim de acompanhar de forma eficaz os seus resultados, é melhor organizar suas contas em campanhas separadas. Isto é especialmente útil para os iniciantes em anúncios do Google AdWords.
ii). Apontar para pequenos grupos de anúncios: Certifique-se de que os seus grupos de anúncios são pequenos e direcionados.
Cada um dos seus grupos de anúncios deve ser focado em um determinado produto, oferta, modelo ou serviço – por exemplo, um grupo de anúncios para o seu webinar de treinamento. Simply Business UK fornece um sistema comprovado para a escolha de um novo grupo de anúncios ou de uma nova campanha:
Grupos de anúncios menores provavelmente vão resultar numa lista de palavras-chave mais relevantes para cada grupo de anúncios.
Isso faz com que seja mais fácil desenvolver os anúncios certos para cada grupo de anúncios. É mais fácil acompanhar os resultados para um pequeno grupo de anúncios, do que um grande. No entanto, certifique-se de que você tem pelo menos 4 anúncios em cada grupo de anúncios:
E é por isso que é importante criar grupos de anúncios que são fortemente focados em um determinado produto ou lista de palavras-chave – isso aumenta o CTR, e você pode facilmente acompanhar o desempenho de palavras-chave e outras métricas.
Aqui está um exemplo de um pequeno grupo de anúncios que está focado em palavras-chave que estão intimamente relacionadas.
iii). Experimentos com diferentes variações de anúncios: É importante criar diferentes variações de anúncios durante a configuração.
Estas variações acabam por revelar a melhor abordagem para o seu posicionamento de anúncio e rastreio de conversão.
Claro, se você quiser ver as suas conversões, você pode simplesmente clicar na guia conversões na aba “ferramentas e análise” do seu painel de controle do Google AdWords.
Como Usar o Google Ads #7: Integre Palavras-Chave Negativas
Cada vez que você estiver executando um anúncio do Google para a rede de busca, você tem que reconhecer que a maioria das consultas de busca não serão relevantes para a sua oferta. Palavras-chave negativas excluem que certos termos de busca acionem a exibição do seu anúncio, são um maneira inteligente de aumentar a sua taxa de conversão de anúncios e ajudar a superar este desafio.
Os Especialistas de Restauração de Emergência (ERS) integraram palavras-chave negativas nas suas campanhas do AdWords e no prazo de 3 meses, eles haviam gerado mais leads do que podiam suportar. Eles até mesmo tiveram que pausar os anúncios, porque eles estavam com as mãos cheias de novos negócios de clientes-alvo.
Vários estudos de casos e depoimentos provam que o uso de palavras-chave negativas é realmente um passo inteligente para aumentar a sua taxa de conversão e aumentar a receita.
De acordo com TechWyse, estas são algumas das palavras-chave negativas para incluir em sua campanha:
- grátis
- barato
- kijiji
- nua
- pelada
- torrents
- Youtube
- craigslist
- sexo
- ebay
- porno
- torrent
Por exemplo, se você está vendendo sapatos de corrida da Nike, você quer que os visitantes cliquem no seu anúncio, visitem a sua landing page ou loja, e – acima de tudo – comprem um par (ao menos).
Você certamente não quer que as pessoas procurando por “tênis Nike grátis” visitem sua loja – porque é óbvio que elas não querem comprar de você.
Assim, quando integrar as palavras-chave, adicione palavras-chave negativas para impedir que seu anúncio de busca mostre aos usuários que provavelmente não irão converter. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
Passo um: Entre na sua conta do Google AdWords. Clique na guia “Campanhas”, em seguida, clique no sinal [+] ao lado da aba “Nova lista de palavras-chave negativas”.
Passo dois: Adicione suas palavras-chave negativas no espaço fornecido.
Voltando ao exemplo anterior, se você adicionar “grátis” como palavra-chave negativa ao grupo de anúncios ou campanha para tênis de corrida Nike, seus anúncios de busca não irão aparecer quando as pessoas procurarem por sua palavra-chave do produto/alvo junto com a palavra “grátis. “
Mas palavras-chave negativas não se aplicam apenas a rede de anúncios de busca. Elas também se aplicam aos anúncios nas redes de exibição.
Se você incluir “grátis” à sua lista de palavras-chave negativas, é menos provável que seu anúncio apareça nas redes de exibição de um site onde o conteúdo corresponda à palavra-chave negativa. Por exemplo, se o título de um post é “3 maneiras simples de conseguir um tênis Nike Running grátis” o seu anúncio não será exibido nessa página.
Muitas empresas, profissionais de marketing e marketing digital estão se beneficiando do uso de palavras-chave negativas. Por exemplo, recentemente, Eureka SEM ajudou uma empresa de produtos de saúde a integrar palavras-chave negativas na sua campanha, aumentando o taxa de cliques de 0,97% para 1,33% e a taxa de conversão de 1,12% para 1,53%.
Então, basicamente, você se beneficia de palavras-chave negativas de três maneiras:
- O aumento da CTR
- Redução do CPC
- Aumento no ROI
Davek NY, uma empresa que vende guarda-chuvas super estilizados, tinha um desafio com a conversão de pessoas que visitam o seu site em clientes. Era necessário melhorar o ROI, porque as pessoas estavam vindo para o site, mas não compravam nada.
Davek integrou palavras-chave negativas nas suas campanhas e diminuiu o gasto com anúncios, aumentando simultaneamente o ROI.
Ele também reduziu o número de visitantes do site, porque a quantidade não é necessariamente importante quando você está executando uma campanha de anúncios paga. Qualidade de tráfego deve sempre ser seu foco principal.
Como Usar o Google Ads #8: Use Uma Abordagem Focada no Cliente
Nas Redes de Exibição do Google, você pode facilmente adicionar o público-alvo aos seus grupos de anúncios. Você não deve atingir a todos.
Estatísticas recentes descobriram que as Redes de Exibição do Google chegam a mais de 80% dos usuários de internet. Imagine receber uma pequena porcentagem desse enorme tráfego para seu site, especialmente quando eles são seus clientes ideais.
Em marketing de conteúdo, a regra nº 1 é conhecer seus clientes ideais e criar conteúdo em torno de seus desejos, necessidades e dificuldades.
Think With Google compartilhou recentemente um estudo de caso sobre como o AirBnB utilizou redes de exibição do Google para expandir seu alcance, tornando-se uma marca internacional e crescer suas listas para 80.000. Eles destinaram a clientes que viajam a negócios e lazer.
Antes de lançar a campanha de anúncios, também foram implementadas palavras-chave negativas para orientar as pessoas que não estão interessadas no serviço. Esta é uma ótima maneira de aumentar a taxa de conversão nas redes de exibição.
Marketing Land informa que você deve atingir um público com base em seus principais interesses e dados demográficos. Esses dois fatores definem quem é alguém e sua visão de mundo.
Se você estiver indo executar anúncios nas Redes de Exibição do Google, entenda que você precisa de 3 elementos para garantir o seu sucesso. Os seus anúncios precisam ter a mensagem certa, chegar à pessoa certa e no momento certo.
Rocket Clicks, uma empresa de marketing digital, sempre esteve na frente ao ajudar seus clientes a expandir anúncios PPC para as redes de exibição. Depois de atingir um tremendo sucesso com vários clientes, aqui está o segredo:
Conclusão
O Google AdWords é uma forma eficaz de obter tráfego para seu site de forma mais rápida. Se você não tem uma base sólida para esperar que suas páginas comecem a gerar leads orgânicos, você pode configurar um anúncio de PPC do Google AdWords e usá-lo para gerar leads de qualidade para o seu negócio.
Embora existam muitos indicadores que podem ser monitorados para avaliar a eficácia de suas campanhas, a taxa de conversão continua a ser o mais importante. Ela afeta não só a copy do anúncio, mas a landing page também.
Lembre-se que a criação de anúncios para ambas as redes de busca e de exibição é importante, porque ambos têm finalidades diferentes. Um não é melhor do que o outro. Seus objetivos devem definir qual é o método mais provável para produzir o resultado desejado.
As redes de busca são para resultados de resposta direta, enquanto que os anúncios da rede de exibição são mais ou menos para a construção da marca. Quando você usa redes de exibição, você precisa localizar os compradores no mercado, pois isso vai levar a uma maior taxa de cliques para os seus anúncios.
Há quanto tempo você tem usado o Google AdWords para gerar leads para o seu negócio? Compartilhe suas experiências e resultados até agora.
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