Embora tenha DNA do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica, o cambuci é pouco conhecido pela população. Mas a empresa AgroAsmussen deseja mudar o cenário ofertando produtos à base do fruto. Um dos lançamentos é uma geleia orgânica de cambuci, banana e mel, que pode ser comprada pelo site da marca.
Segundo a nutricionista Neiva Souza, da VP Centro de Nutrição Funcional, em São Paulo, a combinação de diferentes frutas em uma receita, como a geleia, pode ser interessante. “Dessa forma, a preparação fica mais natural”, analisa. Ela também observa que o mel é uma opção mais saudável do que o açúcar de cana ou adoçantes, já que carrega nutrientes vantajosos para o nosso organismo.
“Contudo, deve-se avaliar individualmente possíveis restrições, como em caso de diabetes, alergias e intolerâncias”, pondera.
Cambuci, a estrela do pote
“Valorizar os alimentos nativos, seja in natura ou como ingrediente de preparações, é muito importante para ampliar o conhecimento sobre frutas e vegetais não convencionais”, avalia Neiva.
Para a especialista, esse processo tende a estimular o cultivo sustentável e favorecer o conhecimento e a aquisição desses alimentos pela população, que, por sua vez, passa a experimentar os benefícios associados a seus nutrientes e compostos bioativos. Ou seja, a saúde sai ganhando.
“O cambuci, no caso, apresenta vitamina C e compostos fenólicos”, cita Neiva. “Eles exercem ações antioxidante e anti-inflamatória, ajudando o organismo a se defender de várias doenças, incluindo as que acometem coração, fígado, intestino e cérebro”, lista a nutricionista. Esses compostos ainda seriam vantajosos contra a obesidade e o envelhecimento precoce.
Cabe lembrar que a AgroAsmussen oferece outros produtos à base do cambuci, como chutney, xarope e caramelo, além do próprio fruto congelado.
Geleia de cambuci chega ao mercado Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário