Quais são os tipos de frases para vender produtos mais eficazes para você usar em uma negociação com o cliente?
Eu tenho uma resposta rápida: são aquelas que vão persuadi-lo a realizar a compra.
Ao menos na teoria, evidentemente, basta utilizar as palavras certas na hora exata para fazer com que o cliente jamais queira perder aquela oportunidade.
É claro que, na prática, nem sempre isso acontece da forma que você gostaria.
Mas vamos combinar que fica muito mais fácil quando você conhece frases que costumam funcionar bem entre os vendedores.
Entre as principais vantagens que você pode alcançar com esse tipo de estratégia estão a realização de mais vendas, o atingimento das metas, a simplificação do trabalho dos vendedores e a motivação dos profissionais com melhores resultados.
Ou seja, não tem por que não tentar.
Neste artigo, você não só vai conhecer as 11 melhores frases para vender produtos como também vai entender em quais momentos elas devem ser usadas para o sucesso da sua negociação.
Aproveite a leitura!
O que são frases para vender produtos?
O significado de frases para vender produtos é exatamente esse que você está imaginando: a utilização das palavras mais assertivas para convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é a melhor opção para ele.
É encontrar aquilo que seu consumidor quer ouvir, o que pode servir como um empurrãozinho para ele fechar a compra.
Mas é claro que essas frases não devem ser escolhidas de qualquer maneira.
Em primeiro lugar, elas precisam combinar com o seu público-alvo.
Ou como você acha que um cliente de perfil mais sério vai reagir a frases cheias de piadinhas? Sim, você vai perder a venda.
Então, o óbvio também precisa ser dito: conheça bem aquele que compra de você antes de pensar no que falar para ele em uma abordagem comercial.
Também se faz importante incluir as frases dentro de uma estratégia, com passos bem planejados para conduzir o cliente desde o primeiro contato até a compra.
Sem esquecer, ainda, que o uso dos gatilhos mentais é uma ótima alternativa.
Basicamente, são estímulos enviados ao cérebro que influenciam as nossas decisões.
Robert B. Cialdini escreveu o livro “As Armas da Persuasão”, um dos mais famosos sobre o tema.
Nele, cita seis dos mais efetivos gatilhos mentais: reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.
Eu também falo mais sobre o poder da persuasão neste artigo, que vale a pena conferir depois de concluir esta leitura.
Tudo isso vai ajudar você a olhar com outros olhos para as frases para vender produtos.
Inclusive, vai ver novas formas de utilizá-las em seu benefício.
Qual a vantagem de usar frases para vender produtos?
São diversos as razões para usar frases para vender produtos.
Quer ver algumas delas?
Aí vão:
- Conquistar mais vendas
- Facilitar o trabalho dos vendedores
- Motivar os vendedores com melhores resultados
- Utilizar uma estratégia simples e eficaz para o sucesso nas vendas.
E já que a motivação aparece na lista, preciso trazer dicas extras para você colocar esse projeto em prática.
Como usar frases motivacionais para vendedores
Além das frases para vender produtos, é interessante também que você se inspire em algumas passagens motivacionais com foco na equipe.
Utilizadas por vendedores de sucesso, elas são extremamente eficazes durante os eventos com os profissionais, mas também nas suas comunicações com o pessoal no dia a dia.
Se você é gerente de vendas ou lidera um time no setor, fique ligado!
“Sucesso é a combinação de fracassos, erros, começos errados, confusão, e da determinação de continuar tentando mesmo assim.”
Seu autor é Nick Leeson, ex-funcionário do banco de investimentos inglês Barings e conhecido como o responsável por “quebrar” a instituição.
Hoje, ele é CEO do time de futebol irlandês Galway United.
“Você não fecha uma venda. Você abre as portas de um relacionamento se quer construir um negócio duradouro e de sucesso.”
Essa é de Patricia Fripp, coaching, consultora e autora americana de livros como “Orador: segredos e estratégias para se conectar com qualquer público”, de 2010, e “Consiga o que você quer!”, de 1998.
“Ganhar não é a coisa mais importante do mundo. Mas querer ganhar é.”
Aqui vai a primeira colaboração de Vince Lombardi, o primeiro treinador campeão do Super Bowl, que chegou a vencer por duas vezes consecutivas com o Green Bay Packers, uma em 1967 e a outra em 1968.
“A diferença entre uma pessoa bem-sucedida e as outras não é a falta de força ou conhecimentos, mas sim de vontade.”
Novamente, Vince Lombardi.
“Se você não cuidar do seu cliente, o seu concorrente irá.”
Quem fala é Bob Hooey, facilitador, palestrante internacional e treinador de desenvolvimento de negócios com 29 anos de experiência em vendas, varejo, liderança, consultoria, fabricação, serviço de alimentação e gestão e associação.
Para você ter uma ideia da sua notoriedade, Bob chegou a ser nomeado o 48º orador do mundo a atingir o patamar de Orador Credenciado em nível profissional pela Toastmasters International.
“Falta de direção, não falta de tempo, é o problema. Todo mundo tem dias de 24 horas.”
O choque de realidade vem de Zig Ziglar, vendedor, orador motivacional e escritor americano de obras como “Criar filhos positivos num mundo negativo”, de 1995 e “Guia fácil do sucesso”, de 1999.
11 Frases para vender mais produtos e chamar atenção dos clientes
Depois dessa injeção de motivação, você está com a equipe animada para começar.
Então, fique de olho nas frases para vender produtos que seu time pode usar.
Se alguma delas não se encaixar no seu modelo de negócio, não tem problema. É só adaptar para se comunicar de forma assertiva com os clientes e vender mais.
1. “Se você antecipar o pedido do mês que vem, eu posso dar um ótimo desconto.”
Ao perceber que o cliente gostaria de obter uma vantagem financeira, você pode fazer o uso dessa frase e, assim, atender a sua expectativa, além de garantir a venda do mês seguinte.
2. “Se você comprar o produto, esse outro vem totalmente grátis.”
Aqui, você precisa deixar claro quais serão as vantagens em adquirir o produto gratuito.
Se ele não tiver algum benefício para o cliente, dificilmente, essa estratégia será assertiva.
Mas se o item de fato é vantajoso, então, pode ter certeza de que a venda é praticamente certa.
Fora que oferecer algo a mais sem custo algum faz com que o cliente se sinta especial, o que é muito eficaz para o sucesso da sua negociação.
Leia mais sobre esse tipo de estratégia no meu artigo sobre cross selling.
3. “Esse produto só possui algumas unidades disponíveis.”
Aqui, está o gatilho mental da escassez, um dos mais vantajosos no momento da venda.
E ele é ainda mais eficiente para produtos exclusivos, aqueles que só a sua empresa tem.
Se o item realmente tiver valor e importância para o seu cliente, pode ter certeza de que não vai querer perdê-lo.
Mas lembre-se de que a escassez precisa ser utilizada com integridade, ou seja, você não deve mentir durante a negociação.
Uma dica interessante é disponibilizar poucas unidades por um período e, depois de alguns meses, liberar mais algumas.
4. “O desconto é válido só até amanhã.”
Esse gatilho mental é chamado de urgência e é bastante válido para os clientes que querem uma vantagem financeira, mas ainda não têm certeza se devem ou não fazer a compra.
Tendo de fato interesse naquilo que está oferecendo, provavelmente, a decisão será em adquirir o item nas atuais condições, desde que pareçam mesmo vantajosas para ele.
5. “Se você não ficar satisfeito, devolveremos o seu dinheiro em XX dias.”
Oferecer uma garantia, como a devolução do dinheiro caso o cliente não fique satisfeito, é uma forma de deixá-lo mais seguro para fazer a compra, além de aumentar a sua confiança na empresa.
Isso porque a estratégia enfatiza mais o seu interesse em manter o cliente satisfeito do que a venda.
Ou seja, faz com aumente a sua confiabilidade no produto.
Não é por acaso que você vê muito esse tipo de abordagem em serviços por assinatura, como na oferta de serviços SaaS.
6. “Esse produto vai resolver seu problema.”
Antes de começar um diálogo com o seu cliente, é essencial que entenda exatamente a sua necessidade para ter a certeza de como o seu produto vai ajudá-lo.
Em seguida, faça o uso dessa frase e mostre para ele que, de fato, tem uma solução para o que precisa.
As chances de se identificar e realizar a compra serão bem maiores.
Este é um bom momento de relembrar você que a frase, isolada, pode não ter efeito algum. Mas se fizer parte de uma estratégia de persuasão, não tenho dúvidas de que dá resultado.
7. “Não tenho essa informação, mas vou descobrir agora mesmo.”
Nem sempre é um problema não saber responder a pergunta do seu cliente.
O problema maior acontece quando você não vai atrás da resposta.
E pode ter certeza de que mostrar interesse em entendê-lo e em oferecer todas as informações necessárias faz com que fique muito satisfeito com a sua postura e, de quebra, eleva a possibilidade de compra.
Afinal, a sua resposta pode ser justamente o que vai esclarecer tudo que ele precisava saber para adquirir o item.
8. “Ao comprar esse produto, você economizará XX.”
Mais uma vez, a ideia aqui é conquistar o consumidor pelo bolso.
Mostre tudo que o cliente vai ganhar (ou economizar) ao adquirir o seu produto, seja tempo, dinheiro ou produtividade, etc.
É claro que esse ganho vai depender daquilo que você oferece e do que é importante para ele.
Por isso, vale repetir, é essencial que entenda as suas necessidades antes de mostrar todas as vantagens do item.
Mas você sabe por que a frase em questão é tão importante?
Porque, dificilmente, as pessoas param para fazer essa análise.
Portanto, não espere que o cliente tenha a percepção dos ganhos com o seu produto.
9. “Entre esses dois produtos, qual se encaixa nas suas necessidades?”
É muito interessante que apresente mais de um produto ao cliente para que ele escolha o que possui todas as vantagens de que precisa.
Talvez aquele que atende à maioria não seja o ideal nessa negociação.
E você só vai saber ao se mostrar interessado em realmente solucionar aquilo que preocupa o consumidor.
10. “Você precisa de mais alguma coisa?”
É importante que depois de o cliente tomar a decisão de compra, você já conduza a conversa para a finalização da venda.
E essa frase é muito interessante para iniciar o fechamento.
Quem sabe dela não surja uma venda adicional?
11. “Para qual data você quer agendar a entrega?”
Essa pode ser a última frase, aquela que efetiva a venda e que finaliza a negociação.
Um bom momento de usá-la é quando o cliente está quase certo da compra, mas parece balançar diante de alguma objeção.
Com essa frase, você dá um passo à frente e transmite a ideia de que está seguro da decisão do consumidor.
Dicas Para Escrever Frases Que Vendem
Se você está se comunicando por e-mail ou mesmo WhatsApp com o seu cliente, também deve utilizar frases para vender produtos de maneira estratégica.
E talvez aqui o cuidado tenha que ser ainda maior.
Afinal, nem sempre aquilo que escrevemos é interpretado de forma como esperamos pela outra pessoa.
Veja algumas dicas:
Escreva de forma clara e objetiva
Você precisa escrever de forma simples e direta para que o cliente entenda exatamente o que está querendo dizer.
Sem a clareza necessária, o risco de ele interpretar as informações de maneira errada é grande, ao ponto até de colocar a sua venda a perder.
Tenha apenas atenção para a sua objetividade não sair com um tom de desinteresse ou antipatia.
Lembre-se de que a escrita é bem diferente da fala e, portanto, pode gerar uma série de interpretações, dependendo da forma como for conduzida.
Cuide também para não incluir mais informações do que deveria.
Isso pode fazer com que o cliente não leia a mensagem, em especial quando consideramos que, cada vez mais, as pessoas são bombardeadas com informações por todos os lados.
Tudo que elas precisam é de objetividade e foco por parte de qualquer vendedor.
“Menos é mais”
Como mencionado no tópico anterior, a objetividade e o foco durante a comunicação escrita são fundamentais para você atingir os seus objetivos.
Muita informação pode distorcer o entendimento do cliente.
E tenho certeza de que não é isso que você quer.
Faça uma pergunta provocativa
As perguntas provocativas possuem duas vantagens: levar as pessoas a pensar e fazer com que se sintam obrigadas a dar uma resposta.
Veja alguns exemplos:
- “O que fez você procurar a nossa empresa?”
- “O que preciso fazer para te convencer a comprar esse produto?”
- “Como se imagina com esse produto?”
Veja que todas as perguntas são diretas, levam o cliente a pensar e refletir e praticamente o obrigam a dar uma resposta imediata.
Elas são muito eficazes quando vocês já estão há algum tempo negociando, mas ele ainda possui algumas objeções em realizar a compra.
Personalize sua apresentação
Acredito que você já entendeu a importância de, primeiro, conhecer as necessidades do cliente para, depois, propor uma alternativa que solucione os seus problemas.
Isso significa que a sua apresentação escrita deve ser personalizada exclusivamente para ele, considerando as informações que já te passou.
E não se esqueça de mirar no quanto o seu produto pode resolver as suas dificuldades.
Fora que o ato de personalizar a apresentação mostra que a sua empresa tem interesse em compreendê-lo e ajudá-lo, algo muito eficiente no processo de negociação.
A personalização, aliás, é parte insubstituível de uma estratégia de relacionamento com o cliente.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu as melhores frases para vender produtos, aquelas que vão aproximar você do sucesso da sua negociação com o cliente.
A ideia é que utilize as palavras certas na hora certa para persuadi-lo a realizar a compra, ao ponto de sentir que estará praticamente desperdiçando uma oportunidade se não o fizer.
Uma das estratégias interessantes é usar os gatilhos mentais, que são estímulos enviados ao cérebro, capazes de influenciar as decisões.
Fora que os benefícios dessas frases são inúmeros, como conquistar mais vendas, facilitar o trabalho dos vendedores, motivá-los com melhores resultados e utilizar uma técnica simples e eficaz para o sucesso nas vendas.
Você também conheceu algumas frases ditas por experts em vendas e que podem ser extremamente eficazes para motivar o seu pessoal.
Quem diria que simples palavras poderiam fazer toda a diferença no seu negócio, não é mesmo?
Às vezes, as estratégias mais simples são as mais assertivas.
Então, qual das frases para vender produtos você já utilizou?
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