Se você tem o seu próprio negócio ou já pensou em empreender, provavelmente, já ouviu falar da Fórmula de Lançamento, de Érico Rocha.
Ambos, estratégia e pessoa, são referências no ramo de marketing digital no Brasil.
Isso, é claro, tem um motivo: as excelentes estratégias de inbound marketing, redes sociais e links patrocinados por ele utilizados.
Considerado a maior autoridade em lançamentos digitais no país, não é incomum se deparar com seu nome ou rosto pelos confins da web ao pesquisar sobre o tema.
E, é claro, a maioria das referências é associada ao seu produto mais valioso.
Mas, afinal, o que é a Fórmula de Lançamento?
Como funciona o programa e a estratégias?
O investimento vale a pena?
Se você tem essas ou outras dúvidas, não se preocupe.
No texto de hoje, ensinarei tudo que é necessário sobre o treinamento que atrai milhares de pessoas na internet.
Continue a leitura e saiba como usar a Fórmula de Lançamento em seus negócios, sua história e muito mais.
O que é Fórmula de Lançamento?
Fórmula de Lançamento (também conhecida como FL) é o nome dado ao programa de treinamento em vídeos online ministrado por Érico Rocha.
A ideia por trás é bem simples: aumentar as vendas de produtos ou criar um negócio digital do zero.
Em outras palavras, uma metodologia de vendas que mostra a empreendedores a escalar negócios por meio do marketing digital e de relacionamento em períodos sazonais.
Combinados, tais elementos pretendem cumprir uma promessa: fazer um “6 em 7”.
Essa é outra expressão que se popularizou na web.
Basicamente, significa ter um faturamento de 6 dígitos (a partir de R$ 100 mil em 7 dias).
Ou seja, realizar as vendas referentes a um ano em apenas uma semana.
Uma proposta ousada, não é mesmo?
Essa é uma das razões pelas quais é tão comentada.
Se, por um lado, existem pessoas que realmente alcançaram tais números e rasgam elogios ao sistema da FL, outras criticam sua estrutura e a chamam de “esquema de pirâmide”.
No próprio site do professor, ele adverte: “Assim como a matrícula em uma academia, não basta ter uma técnica que funcione. Implica em trabalho duro, histórico pessoal, experiência, foco, integridade e persistência”.
Em outras palavras, não há garantias.
A maior força do programa consiste em ensinar às pessoas que as ações voltadas às vendas não se iniciam no dia do lançamento.
Pelo contrário, esse evento é apenas uma data para otimizar as vendas.
A divulgação começa muito, muito antes.
Vale lembrar que, para Érico, o termo “lançamento” não é atribuído somente à estreia das vendas do produto, mas a toda e qualquer ação que visa impulsionar as vendas.
Então, não há problema algum em utilizar a estratégia várias vezes ao ano.
Segundo o guru, por meio da criação de conteúdo e a instauração de um clima de emergência, é possível realizar lançamentos de sucesso ou multiplicar as vendas em um curto período de tempo.
Com isso, os esforços têm foco no faturamento sazonal, período em que o fluxo de trabalho e a arrecadação são multiplicados.
Quando resumida para facilitar a compreensão, podemos dizer que Fórmula de Lançamento trata de um conjunto de técnicas para capturar e-mails de consumidores, gerar relacionamentos e vender pela internet.
A história da Fórmula de Lançamento
A ideia da Fórmula de Lançamento é baseada nos procedimentos criados por Jeff Walker, com algumas adaptações para o Brasil.
Referência de marketing nos EUA desde os anos 1990, Walker é autor de diversos livros e professor do curso original, Product Launch Formula.
Naquela época, Érico (formado em Ciência da Computação) morava em Londres e sequer sonhava em ser um empreendedor.
Trabalhava desenvolvendo sistemas e no banco JPMorgan.
Por conta da proximidade com o setor, investia alguns de seus recursos no mercado financeiro.
Ele tinha uma boa vida e ganhava cerca de 180 mil libras anuais, valor mais que suficiente para assegurar os gastos pessoais e familiares.
A vida de Érico começou a mudar quando criou um site sobre leilões no mercado imobiliários.
A investida foi um fracasso, mas o fez perceber que não sabia vender pela internet.
Até que conheceu o Product Launch Formula, de Jeff Walker.
Ele contratou o serviço, pelo qual pagou 5 mil dólares.
O investimento parece ter valido a pena, já que em seu primeiro lançamento, arrecadou 100 mil reais em sete dias.
Tamanho sucesso fez com que Rocha entrasse em contato com seu mentor e adquirisse o licenciamento do curso no Brasil.
Surgia assim o Fórmula de Lançamento, um método de vendas baseado em geração de autoridade, criação de conteúdo e relacionamento reais com os consumidores.
Considerado como uma vertente do funil de vendas, traz à tona os principais canais digitais (site, blog, mídias sociais, e-mail e anúncios) para acumular ganhos em períodos específicos.
A FL agrega uma série de fundamentos que, alinhados, prometem resultados permanentes.
No curso, o aluno aprende sobre técnicas e recursos como:
- Atração de visitantes
- Gatilhos mentais
- Geração de leads
- Marketing de Afiliados
- Marketing de Conteúdo
- Mapas mentais
- Eventos
- Landing Pages.
Ou seja, reúne várias estratégias digitais voltadas à aproximação com o consumidor.
Como consequência, é criada uma relação de confiança.
Quando realizados os lançamentos, os clientes confiam na pessoa, na marca e têm grandes chances de fechar o negócio.
Quem é Érico Rocha?
Érico Rocha é o importador da Fórmula de Lançamento para o Brasil.
Um antigo desenvolvedor de sistemas, que decidiu largar sua bem-sucedida carreira na Inglaterra para empreender.
Foi assim que mudou a sua vida.
Em seu primeiro lançamento, faturou mais de R$ 100 mil.
A seguir, criou seu próprio curso para ensinar pequenos empreendedores brasileiros a seguirem o mesmo caminho.
Hoje, Rocha tem uma grande penetração no mercado nacional, considerado o tutor de figuras conhecidas, como Mairo Vergara e Tatiana Gebrael.
Como a Fórmula de Lançamento funciona na prática?
Processos, teorias e análises.
Todos esses componentes são essenciais.
Mas, em algum momento, temos que nos perguntar: afinal, como a Fórmula de Lançamento funciona na prática?
Essa não é uma resposta tão simples quanto parece.
Afinal, Rocha desenvolveu uma série de modelos de lançamento.
Há o lançamento relâmpago, o afiliado, a semente, o perpétuo, o interno e o espartano.
Cada um deles tem características únicas.
No entanto, seguem três fases principais, sobre as quais falarei a seguir.
Relacionamento
Nessa etapa, o foco é no relacionamento com os potenciais compradores.
Ou seja, gerar interações, engajamento e fazer com que o seu nome ou empresa façam parte do cotidiano do usuário.
Para isso, um dos mais importantes fatores é ensinar para ser reconhecido.
Como efeito colateral, temos a geração de autoridade.
Essa é a receita perfeita para o sucesso de um lançamento: relações duradouras e confiança do público.
Lançamento
Nessa etapa, é efetivamente realizado o lançamento do produto.
Isso quer dizer que é oferecido por um prazo determinado.
“Mas Neil, não seria melhor se eu vendesse o ano todo?”, você deve estar se perguntando.
Essa talvez seja a grande sacada da FL.
A oferta limitada causa sensações de escassez e emergência, o que estimula a compra imediata.
Esse é um dos principais gatilhos mentais aplicados por Érico Rocha.
Entrega
Já a fase da entrega se refere ao pós-vendas.
Fatores como suporte, atendimento, sucesso do cliente e outros elementos que tomam conta da fidelização são aqui incluídos.
A produção de conteúdo não cessa, pois os relacionamento devem ser permanentes.
O objetivo é fazer com que as pessoas comprem novamente o mesmo ou outro produto, renovem assinaturas ou realizem upgrades.
Com isso, há o aumento da receita recorrente e uma melhor preparação para o próximo lançamento.
Quais os benefícios prometidos?
De acordo com o Érico e alguns de seus clientes, a Fórmula de Lançamento é responsável por gerar benefícios incalculáveis aos alunos.
Entretanto, há a promessa de que, pelo menos, três deles sejam alcançados durante as aulas.
A seguir, vamos conhecê-los.
Criação e aprimoramento do produto
Uma das grandes vantagens da filosofia da Fórmula de Lançamento é que não é necessário ter um negócio.
As ideias podem ser desenvolvidas a partir das aulas e o feedback da audiência.
Mas, caso você já tenha um produto em mãos, há também a possibilidade de aprimorá-lo.
Construção de autoridade e valor
Se você observar as pessoas que são defensoras árduas da FL, notará algo em comum entre elas.
Todas são observadas como referências em seu mercado.
O que quero dizer é que o curso ensina, também, o indivíduo a trabalhar a sua imagem de autoridade no assunto.
Por si só, isso já reduz o ciclo de vendas.
Ao aliar pessoa, marca e produto, os consumidores passam a enxergá-lo como um único elemento.
E é muito mais fácil trabalhar o marketing pessoal, principalmente por meio de vídeos e outros formatos de conteúdo educativo.
A percepção do público sobre alguém é um valioso diferencial exaltado na Fórmula de Lançamento.
Um ano de vendas em uma semana
Érico Rocha é um defensor ferrenho da metodologia de Jeff Walker.
Isso tem uma razão muito simples: ele a usou e alcançou o resultado esperado.
Isso quer dizer, em números, que conseguiu alcançar o famigerado “6 em 7”.
Ou seja, chegou a ganhos superiores a 6 dígitos (100 mil reais) em apenas uma semana.
Precisamos admitir, esses são números muito interessantes para o mercado.
Esse é o principal benefício prometido.
Todas as estratégias digitais, ferramentas de vendas e planejamento são voltadas a esse objetivo.
Evento ao vivo
Visando estimular o networking, os alunos do curso têm a chance de participar de um evento ao vivo.
Nele, outros empreendedores em situação semelhante, além de figuras importantes do mercado, se reúnem para trocar experiências e fazer networking.
Para quem é o Fórmula de Lançamento?
De acordo com o site da Fórmula de Lançamento, existem duas categorias de pessoas para quem ela se destina.
São elas:
- O empreendedor: indivíduo cuja principal fonte de renda é o seu negócio.
- O aspirante a empreendedor: indivíduo que não empreende ou cuja principal fonte de renda não é o seu negócio.
Em termos simples, podemos dizer que a FL é voltada a quem quer melhorar os resultados da empresa ou iniciar o próprio negócio.
Funciona de verdade?
Então, chegamos ao veredito.
Afinal, a Fórmula de Lançamento realmente funciona?
É difícil responder de maneira direta, já que existem tanto casos de sucesso quanto de fracassos.
Uma coisa é certa: as informações e o conhecimento adquirido têm o potencial para transformar e impulsionar negócios.
No entanto, o número de variáveis é grande e incluem fatores técnicos, humanos e procedimentos.
Por isso, é necessário colocar tudo na ponta do lápis.
Em seu plano de negócios, identifique os pontos fortes e fracos, defina os objetivos e prazos.
Depois, procure opiniões sobre pessoas que experimentaram na internet e especule se a FL pode sanar suas dores.
Como visto, o método funcionou com diversos negócios a nível nacional e internacional.
Mas isso não quer dizer que vá funcionar com você.
Portanto, o ideal é agir com consciência, já que o investimento pode representar uma boa parcela dos ganhos de pequenos empreendedores.
Quanto custa a fórmula de lançamento?
De acordo com o site oficial da Fórmula de Lançamento, o investimento para ter acesso às aulas oferece diferentes condições.
São elas:
- À vista por meio de transferência bancária ou cartão de crédito (Total: R$ 5.997,00 )
- Parcelado em 7 vezes de R$ 997,00 no cartão de crédito (Total: R$ 6.979,00)
- Parcelado em 12 vezes de R$ 625,00 no cartão de crédito (Total: R$ 7.500,00)
Conclusão
A Fórmula de Lançamento é alvo de diversos olhares, dos mais seguros aos desconfiados.
O fato é que as estratégias digitais têm um grande potencial, e o que Érico faz é montar uma funcionalidade lógica para estimular o consumo.
Apesar disso, não é um caminho fácil.
No texto de hoje, você aprendeu o que é, como funciona e os principais benefícios da Fórmula de Lançamento.
Eu espero que as informações aqui contidas ajudem você a tomar a sua decisão.
Se ficou alguma dúvida, por favor deixe-a nos comentários.
Você já utiliza a Fórmula de Lançamento? Qual sua opinião sobre ela?
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