segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Canneloni bolonhesa

Utilizando um mesmo tipo de massa é possível fazer uma variedade de receitas diferenciadas e saborosas, as quais vão conquistar o paladar de todos que tiverem a oportunidade de experimentar.

cannelloni

Um prato que não é comumente consumido no Brasil, embora seus ingredientes estejam sempre presentes em outras receitas famosas, é o Canneloni.

Esta massa tem como base o mesmo tipo que é utilizado em lasanhas e, leva um recheio o qual demanda da criatividade do cozinheiro, se apresenta em formato de cone e pode ser a aposta ideal para cozinhar algo de aparência diferenciada, mas com sabores familiares.

Este prato combina com uma variedade de acompanhamentos, entretanto, um molho que fica muito saboroso e o qual é um dos favoritos de muita gente é o tradicional bolonhesa.

Com ingredientes acessíveis é possível fazer um prato incrível. Para preparar a massa de macarrão fresca, faz-se uso dos seguintes itens: 300 gramas de farinha de trigo; 3 ovos e sal a gosto.

Caso queira um maior número de porções resultantes, basta aumentar a receita, sempre respeitando a proporção de um para um. A cada 100 gramas de farinha que acrescentar, adicione também mais 1 ovo. Neste caso, atente-se também a corrigir a quantia de sal para que o sabor não fique sonso.

Para o molho, separe os seguintes ingredientes: 400 g de carne moída; 100 g de bacon picado em cubos; 1 cenoura picada; 1 cebola picada; 300 ml de molho de tomate; 125 g de queijo mozzarella; azeite de oliva a gosto; orégano a gosto; sal e pimenta do reino a gosto, queijo parmesão para gratinar.

A massa terá que descansar após ser sovada, portanto, comece o preparo por ela. Caso queira fazer alguns dias antes, também pode ser feito. Massas frescas duram por cerca de três dias, se conservadas em geladeira, e até três meses quando conservadas no congelador.

Comece o preparo por adicionar os ingredientes secos em um recipiente e mistura-los, a farinha e o sal. Organize-os no espaço formando um buraco ao centro, ou seja, como se fosse um vulcão e sua cratera.

Nesta cratera serão adicionados os ovos. Quebre-os em um local separado e misture-os, pondo-os em seguida no local designado. Misture todos os ingredientes, trazendo a farinha das bordas para o centro do recipiente de encontro aos ovos. Faça esse processo com um garfo ou com as mãos, fazendo uma espécie de pinça com os dedos e trabalhando a massa com suavidade.

Quando todos os ingredientes estiverem incorporados passe a sovar a massa, realizando esta etapa por cerca de dez minutos ou até que atinja o ponto ideal, no qual é lisa e homogênea, assim como não gruda mais no recipiente ou nas mãos.

Feito isso, cubra o recipiente com papel filme ou um pano de prato e deixe que descanse por cerca de meia hora. Este período de intervalo auxilia para que a massa se torne mais maleável na hora de abri-la.

Utilize este tempo e adiante o preparo do recheio, posteriormente reserve-o enquanto recorta a massa.

O molho começa por cortar em cubos os ingredientes que devem ser picados, em seguida coloque os legumes em uma panela aquecida com um fio de óleo e deixe que dourem, mexendo vez ou outra.

Assim que atingirem um ponto mais cozido, adicione os cubos de bacon e refogue este preparo. Feito isso, adicione também a carne moída e misture bem este conteúdo, deixando cozê-la por algum tempo, até que o tom da carne se altere indicando que ocorreu o processo de cozimento.

Feito isto, basta acrescentar o molho de tomate e misturar, temperando este preparo conforme achar necessário e deixando-o cozer em fogo baixo, com a panela destampada, por no mínimo meia hora. Desse modo, o molho ficará mais grosso.

Atente-se a mexer este conteúdo vez ou outra, enquanto ele segue cozendo, evitando que queime ou coza mais do que o ponto desejado. Assim que finalizar este preparo, reserve-o.

Uma vez que o recheio estiver pronto e o tempo de intervalo da massa estiver cumprido, volte sua atenção a ela. Enfarinhe uma superfície lisa, tal como uma bancada, tampo de mármore ou mesa, e utilize este espaço para abrir a massa.

Se tiver um cilindro próprio, utilize-o, mas caso contrário, abra-a com um rolo de macarrão. Será um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é igualmente saboroso.

Faça este processo até que a massa fique com uma espessura mediana, então a recorte em formato retangular. Não precisa ser muito grande, mas tem de ser o suficiente para enrolar a massa já recheada e fecha-la.

Com os retângulos feitos, distribua o recheio entre estes e os enrole. Feito isso, transfira estes preparos para uma forma ou refratário que possa ir ao forno, cubra com o molho e o queijo parmesão, e leve para assar.

Em pouco tempo e com ingredientes acessíveis é possível preparar um prato delicioso e diferenciado que irá agradar a todos com seus sabores tão familiares.

The post Canneloni bolonhesa appeared first on Preparato.

Canneloni bolonhesa Publicado primeiro em indústria de massas alimentícias


via Tumblr Canneloni bolonhesa

Canneloni bolonhesa Publicado primeiro em Desentupidora em Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário