Nascido no 13 de maio de 1883, o médico grego Georgios Papanikolaou é celebrado até hoje por ter desenvolvido um método que revolucionou o câncer de colo de útero. Trata-se do exame de papanicolau.
Ao contrário do que se pensa, esse teste não visa originalmente realizar o diagnóstico precoce, embora também ajude nesse sentido. O que Papanikolaou desenvolveu foi uma forma de enxergar alterações pré-cancerosas nas células do colo do útero, que podem se converter em um tumor maligno com o tempo.
Com essa informação, o profissional de saúde consegue remover essas unidades defeituosas e impedir o surgimento da enfermidade. Portanto, o papanicolau na verdade ajuda a evitar esse tipo de câncer – o que é inclusive melhor do que pegá-lo nos primeiros passos, não é mesmo?
E, claro, o exame também aponta o dedo para células que já são cancerosas. Mas, para fechar o diagnóstico da enfermidade, outros exames são necessários.
Em homenagem à data, compilamos seis conteúdos fundamentais para quem deseja conhecer mais a invenção de Georgios Papanikolaou, que morreu em 1962. E, acima disso, para se prevenir do câncer de colo de útero, um problema que seria praticamente eliminado do planeta caso a gente combatesse adequadamente o HPV:
- O que é o exame de papanicolau em detalhes e quando fazer
- Fatos que toda mulher precisa saber sobre esse método
- Teste de HPV, a técnica que pode “substituir” o papanicolau
- Quem pode tomar a vacina do HPV na rede pública
- As 9 perguntas que toda mulher deve fazer ao ginecologista
- Um documentário emocionante sobre os exames de câncer de colo de útero
A invenção de Georgios Papanikolaou que revolucionou o câncer Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário