A publicidade é uma forma de comunicação estratégica que promove produtos, serviços e marcas por meio de mídias físicas e digitais. Com seus slogans geniais e anúncios impactantes, ela é capaz de aumentar as vendas, eternizar marcas e ditar tendências.
Publicidade ainda é a alma do negócio e isso é fácil de provar.
Só em 2018, os investimentos na área chegaram a R$ 7,67 bilhões no Brasil, segundo dados do Cenp (entidade de agências e veículos de comunicação).
Mas nem precisamos falar de números: basta olhar em volta para reconhecer a publicidade em todos os lugares.
Desde a infância, crescemos tendo nossos comerciais favoritos e vendo anúncios em todos os formatos.
Assim, a publicidade ultrapassou seus fins comerciais e se tornou parte da nossa cultura.
E isso é ainda mais valioso para as marcas que querem ser reconhecidas e impactar seu público.
Por isso, vale a pena revisar o conceito e conhecer melhor sua importância nos negócios.
Se você quer explorar todas as oportunidades da publicidade, este texto é seu ponto de partida.
Continue lendo e comece a se inspirar para a próxima campanha.
O que é publicidade
Publicidade é uma estratégia de divulgação e marketing que promove produtos, serviços e marcas por meio da comunicação em diferentes plataformas.
Só com essa frase inicial, você já pode perceber que a publicidade é um instrumento do marketing, e não o contrário.
Sua função é propagar mensagens para atender aos objetivos estratégicos da empresa, atingindo o público-alvo e impulsionando as vendas.
A palavra vem do latim publicus, que se refere a “tornar público”.
Por isso, a palavra-chave da publicidade é comunicar: emitir uma mensagem e fazer com que ela chegue perfeitamente até o receptor.
Daí a importância de criar campanhas memoráveis e comprar espaço nas mídias certas, unindo a estratégia à criatividade para alcançar resultados.
Um bom resultado, nesse caso, pode ser um aumento das vendas do produto ou serviço, aumento da participação de mercado ou mais visibilidade para a marca.
Tudo depende do objetivo e tipo de publicidade que está sendo criada.
Em todos os casos, essa ferramenta de comunicação poderosa é capaz de impulsionar as pessoas em direção aos interesses da empresa.
Publicidade e Propaganda: Qual a diferença?
Essa é uma das questões mais enigmáticas do marketing, e a resposta não é tão simples.
Originalmente, a propaganda é uma atividade associada à ideologia, que busca promover ideias, posições políticas e modelos de comportamento.
Já a publicidade pode ser classificada como uma propaganda comercial, pois está totalmente ligada ao mercado e às mídias, com o intuito de divulgar empresas e suas soluções.
Vou usar um exemplo para facilitar:
O famoso cartaz do Tio Sam, criado em 1870 para recrutar soldados norte-americanos para a Primeira Guerra Mundial, é uma propaganda clássica.
Outro exemplo são as propagandas políticas durante o período eleitoral.
Governos, movimentos sociais, partidos e instituições sempre utilizaram a propaganda para persuadir e influenciar pessoas – daí seu cunho ideológico.
Embora a publicidade utilize as mesmas técnicas de comunicação social, seus objetivos estão relacionados ao consumo e vendas.
Mas, com o avanço do mercado de comunicação no Brasil, a confusão entre os termos só aumentou.
Isso porque, obviamente, nós temos elementos de propaganda na publicidade, que passou a incorporar os aspectos persuasivos da ideologia para influenciar seu público.
Afinal, vender ideias e valores ao invés de produtos é mais eficaz para a construção das marcas de sucesso.
Logo, podemos dizer que há pontos de intersecção entre as duas formas de comunicação, que se complementam.
Se tiver dúvidas, siga a regra: publicidade para fins comerciais e propaganda para casos em que não há compras envolvidas.
Anúncios que fizeram história
Que tal se ambientar no universo da publicidade com alguns anúncios clássicos?
A seguir, uma seleção de campanhas que fizeram história.
“We can do it” – Westinghouse Electric
Você conhece a história do ícone feminista “We can do it!”?
A frase, que significa “Nós somos capazes!”, estampa o famoso cartaz da operária arregaçando as mangas com o bíceps à mostra.
A peça foi criada pelo publicitário J; Howard Miller em 1943, para a empresa Westinghouse Electric, com o objetivo de levantar o moral das trabalhadoras.
Na época, era preciso convocar as mulheres para as fábricas, já que os homens estavam lutando na Segunda Guerra Mundial.
E assim uma peça publicitária se transformou em símbolo cultural da força feminina.
“1984” – Apple
O clássico comercial que lançou o Macintosh foi inspirado na distopia futurista do livro 1984 (Companhia da Letras, 2009), de George Orwell.
O vídeo de um minuto foi dirigido por Ridley Scott e veiculado no dia 22 de janeiro de 1984.
O comercial mostra um jovem destruindo a marretadas uma tela com o Grande Irmão (personagem que representa o ditador), seguido do letreiro que antecipava o lançamento.
Dois dias depois, Steve Jobs apresentou o Mac como um computador pessoal revolucionário (e ele estava certo).
“United Colors of Benetton” – Benetton
A campanha de Oliviero Toscani para a marca de moda Benetton é outro marco histórico da propaganda.
Por meio de imagens impactantes, o fotógrafo usou o tema do racismo para promover a marca sem uma única peça de roupa.
Uma das peças mais famosas traz um bebê branco e outro negro interagindo sentados em seus penicos, simbolizando a “união das cores” que o slogan sugeria.
A ideia era provocar o diálogo com questões polêmicas e fixar uma imagem provocativa no imaginário do consumidor.
“Bombril tem 1001 utilidades” – Bombril (agência DPZ)
Inaugurando a publicidade das grandes agências com a DPZ, não podemos deixar de mencionar a campanha “Bombril tem 1001 utilidades”.
Quem não lembra do comercial de TV com o Garoto Bombril e a versatilidade absurda da esponja de aço?
Não à toa, Carlos Moreno entrou para o Guinness como garoto-propaganda que ficou mais tempo no ar.
E até hoje a Bombril preserva seu slogan “1001 utilidades”.
“Pipoca e Guaraná” – Guaraná Antarctica (agência DM9DDB)
O jingle “Pipoca e Guaraná” grudou na mente dos telespectadores em 1991, quando a DM9DBB lançou a campanha do Guaraná Antárctica.
O apelo foi tão forte, que criou o hábito de combinar lanches e refrigerantes em frente à TV.
Até hoje, vez ou outra, a marca usa o hit para relembrar suas origens.
“Mamíferos” – Parmalat (agência DM9DDB)
Outro acerto fenomenal da DM9DDB foi a campanha “Mamíferos” da Parmalat, que trazia crianças com fantasias de filhotes de animais.
O comercial original é de 1996, criado por Erh Ray e Nizan Guanaes e vencedor de diversos prêmios da publicidade brasileira.
Como resultado da campanha, a Parmalat se tornou líder de mercado e vendeu mais de 15 milhões de bichinhos de pelúcia.
“Red Bull Stratos” – Red Bull
O Red Bull Stratos foi um projeto ambicioso da Redbull para quebrar recordes nunca antes imaginados, lançado em 2012.
No caso, a marca levou o paraquedista austríaco Felix Baumgartner a dar o primeiro salto da estratosfera, a uma altitude de 39 km.
A façanha resultou em mais de 8 milhões de visualizações para a Redbull no YouTube e uma exposição impressionante da marca.
Nada como um recorde espacial para justificar o “Redbull te dá asas”.
Cotonetes – Johnson & Johnson
A Johnson & Johnson foi responsável por um dos garotos-propaganda mais carismáticos da TV: o simpático homem azul do comercial de 1978.
A peça foi produzida pela Start Anima, a mesma empresa responsável pelo “Aquarela”, da Faber Castell.
A campanha ganhou vários prêmios e transformou o cotonete em sinônimo de categoria do produto.
Nike – Craques da Copa
A lendária campanha da Nike com os Craques da Copa, lançada em 2002, na verdade se chamava “The Secret Tournament”.
No Brasil, o comercial ficou conhecido como “A Jaula”, por conta da quadra suspensa onde os jogadores disputavam partidas emocionantes.
Nomes como Roberto Carlos, Ronaldo, Luis Enrique e Luís Figo faziam parte dos times.
O sucesso foi tão estrondoso, que a Nike chegou a produzir os torneios na vida real, bem no ano do pentacampeonato brasileiro.
Coca-Cola – Anúncios natalinos
De quantos comerciais natalinos da Coca-Cola você se lembra?
Todo ano, a líder absoluta de mercado lança suas campanhas repletas de magia e fantasia para celebrar o Natal.
O primeiro anúncio foi veiculado em 1931, com a ilustração de um Papai Noel simpático tirando o gorro para se refrescar com uma Coca-Cola.
Mais de meio século depois, surgiram os famosos ursos polares que marcaram os anos 1990 na TV brasileira.
Inclusive, eles voltaram em 2018, em seu aniversário de 25 anos.
Pepsi – Gladiadoras
Para finalizar, a campanha “Gladiadoras” da Pepsi ousou ao trazer as divas do pop em uma superprodução digna de Hollywood.
Britney Spears, Pink e Beyoncé apareciam cantando o hino “We will rock you”, do Queen, em uma arena do Coliseu, vestidas como legítimas gladiadoras.
Com Enrique Iglesias no papel de imperador, a peça foi lançada em 2004 e disparou a relevância da marca no mercado.
Tipos de publicidade: Conheça os diferentes tipos de publicidade que existem
Agora vamos conhecer os principais tipos de publicidade, de acordo com seus objetivos.
Podemos destacar seis categorias.
Publicidade de produto
Naturalmente, a publicidade de produto tem como objetivo central promover um produto de uma empresa.
Existem inúmeras estratégias para apresentar esse produto como a melhor escolha do mercado, de acordo com seus diferenciais.
Por exemplo, você pode vender o produto pelas suas funcionalidades superiores, custo-benefício, status associado ou conceito.
Publicidade de serviços
A publicidade de serviços segue a mesma lógica, mas promove serviços e soluções.
Empresas como bancos, operadoras de telefonia, seguradoras e corretoras são alguns exemplos.
Publicidade Comparativa
Esse tipo de publicidade usa a comparação com a concorrência para convencer o consumidor a optar pelo produto ou serviço da empresa.
Um exemplo típico é a campanha “Experimenta”, da Nova Schin, que buscou provar sua superioridade em relação à Brahma “roubando” o garoto-propaganda Zeca Pagodinho.
Publicidade de Promoção
A publicidade de promoção é utilizada para impulsionar produtos, serviços e marcas, elevando seu status no mercado.
O termo remete a descontos, mas estou falando de promoção no geral.
Ou seja: o conceito engloba todas as ações promocionais e veiculações na televisão, internet, rádio e mídia impressa.
Publicidade enganosa e abusiva
O poder da publicidade para influenciar hábitos e comportamentos também pode ser usado de forma irresponsável.
É então que surge a publicidade enganosa e abusiva, que exagera as qualidades da oferta ou omite informações importantes para ludibriar o consumidor.
No Código de Defesa do Consumidor, está clara a proibição de qualquer atividade publicitária fraudulenta ou que induza o consumidor ao erro.
Além disso, a classe publicitária criou seu próprio conselho de autorregulamentação para fiscalizar a legalidade de suas práticas: o Conar.
Publicidade para crianças
A publicidade para crianças está no centro do debate atual sobre a regulamentação publicitária.
Isso porque as crianças ainda não têm a capacidade de distinguir o real do imaginário, e precisam ser protegidas de certas práticas publicitárias.
Hoje, esse tipo de anúncio deve seguir algumas regras específicas, como não utilizar personagens animados, não menosprezar hábitos saudáveis e não desmerecer pais e educadores.
Como funciona uma agência de publicidade
Quer saber como as agências de publicidade criam campanhas impactantes?
Veja como elas funcionam.
Atendimento
O atendimento publicitário é a área responsável por fazer a ponte entre agência e cliente.
Suas funções são coletar o briefing, aprovar peças e orçamentos, organizar alterações e mediar o relacionamento entre as duas partes.
Planejamento
O planejamento é a primeira parada do briefing, onde as informações são organizadas pelos planners e se transformam em campanhas e ações.
Essa área é integrada à pesquisa, que fornece informações como o perfil do público-alvo e do mercado de atuação.
É o momento da estratégia, que inclui a definição de objetivos e táticas, montagem do cronograma e sugestão de peças.
Redação
Com o esqueleto da campanha montado pelos planners, chega o momento do redator publicitário entrar em cena.
Esse profissional é responsável por transformar o conceito em textos , chamadas, títulos e roteiros persuasivos.
Os famosos slogans e sacadas geniais costumam surgir nessa área.
Para isso, utiliza várias técnicas de copywriting que despertam a curiosidade, tocam no emocional e geram conversões.
Há ainda a figura do redator planner, que une a estratégia do planejamento à arte das palavras.
Criação
Geralmente, o departamento de criação é composto por duplas de redatores e diretores de arte, que juntos dão vida às campanhas.
Na arte, os conceitos se materializam em KVs (keyvisuals), imagens, vídeos, ilustrações e outras formas de design e comunicação visual.
Mídia
Já o profissional de mídia é aquele que se relaciona com os veículos e conhece os melhores canais para cada estratégia.
Ele costuma atuar junto ao planejamento para ajudar na seleção das mídias de acordo com o briefing e orçamento.
Além disso, sua orientação é fundamental na hora de definir os formatos das peças.
Outra função do mídia é negociar os valores e comprar os espaços, gerenciando a verba da campanha juntamente com a produção.
A web nas agências de publicidade
Nossa era digital exigiu que as agências de publicidade se adaptassem, trazendo a web para o foco dos negócios.
Assim, surgiram as agências digitais, que contam com profissionais de mídia online, web design, programação, SEO e BI, por exemplo.
Algumas agências também atuam em “full service”, atendendo tanto off quanto on em campanhas integradas.
4 Motivos para você investir em publicidade nos negócios
O impacto da publicidade já deve estar claro, mas tenho mais alguns motivos para você investir com retorno certo.
Veja o que você pode conquistar.
Formação da opinião do público
A publicidade está em todo lugar, influenciando opiniões, despertando emoções e trazendo as marcas para o nosso dia a dia.
Com seu alcance amplo e conceitos poderosos, esse tipo de comunicação atinge nosso inconsciente e dita comportamentos, hábitos e valores.
Logo, a publicidade forma opinião e serve como referência cultural, para além de vender produtos.
Para as marcas, é a melhor estratégia possível para conquistar a mente e coração dos consumidores.
Publicidade de longo prazo
Não basta ter resultados imediatos com ações pontuais: é preciso ter consistência e trabalhar sua reputação em longo prazo.
A publicidade é perfeita para isso, pois abrange campanhas contínuas de lançamento, sustentação e oportunidade.
Além disso, garante sua presença em várias mídias em momentos estratégicos, construindo uma marca sólida e uma relação duradoura com o público.
Mensuração e crescimento constante
A publicidade também permite que você mensure resultados continuamente, por meio de métricas como audiência, alcance, frequência e cliques.
No digital, os relatórios são altamente precisos e mostram o ROI das campanhas e seu desempenho nos mínimos detalhes.
Assim, você pode aprimorar continuamente suas estratégias e crescer cada vez mais.
Geração de vendas com comunicação e persuasão
A mensagem persuasiva da publicidade continua sendo decisiva para alavancar as vendas.
Uma pesquisa da Clutch, realizada em 2017, mostra que os norte-americanos são expostos a mais de 10 mil anúncios todos os dias.
Dos pesquisados, 60% decidem comprar produtos depois de assistir a um comercial na TV, 45% depois de ver um anúncio impresso e 42% depois de acessar anúncios nas mídias sociais.
Ou seja: na hora de impulsionar as vendas, todas as mídias têm seu espaço.
Conclusão
Agora você está por dentro do universo da publicidade e seus bastidores – e já pode explorar todas as suas possibilidades.
Se as campanhas já estavam por toda a parte, com a internet esse alcance foi ampliado para o nível global.
Dos comerciais históricos aos anúncios digitais, a publicidade não parou de evoluir e transformou marcas em verdadeiras entidades.
Hoje, está presente no on, off e omnichannel, convergindo mídias e criando tendências.
Seja qual for o objetivo do seu negócio, a publicidade pode ajudar a atingi-lo.
Gostou de conhecer essa área mais a fundo?
Fiquei curioso: em quais mídias você investiria sua verba hoje?
Aguardo sua resposta.
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