Saas, do inglês Software as a Service, é a oferta de software como serviço. Assim são chamadas as empresas que disponibilizam aplicações pela internet para a realização das mais variadas tarefas, de forma remota, seja pelo computador ou por dispositivos móveis.
Contratar e cancelar serviços a qualquer momento nunca foi tão fácil. E o principal responsável por isso é o tal do SaaS (Software as a Service) – Software como Serviço.
Uma verdadeira revolução no modelo de consumo dos usuários e na forma com a qual as marcas disponibilizam as suas soluções .
Muitas empresas das quais você é cliente são SaaS desde a essência. E, com isso, aproveitam os benefícios para elevar receitas e reduzir custos.
Ficou curioso para saber quais são elas? Dropbox, Google Drive, Netflix, Pipefy e até mesmo conversores online.
Descubra como funciona o SaaS e os benefícios dele para o seu negócio neste artigo.
O que são empresas SaaS?
São chamadas de empresas SaaS aquelas que oferecem aos clientes a facilidade usar aplicativos pela internet. Isto é, como um serviço.
A principal vantagem é que, para ter acesso a eles, não é preciso instalar ou atualizar softwares.
Uma aplicação online pode ser usada de maneira simples e remota, bastando apenas uma conexão ativa com a internet.
Como surgiu o SaaS?
O Software como Serviço surgiu da necessidade de respostas cada vez mais imediatas no dia a dia.
Uma evolução dos antigos programas que precisavam ser instalados a partir de CDs – você era nascido nessa época?
A principal revolução causada pelo SaaS é que ele transforma produtos em serviços.
E torna muito mais fácil, interessante e prático o uso de softwares.
Não precisam mais ser instalados a partir de CDs, já que são acessados remotamente, baseados em nuvem.
Como funciona?
Já se foi o tempo em que era preciso comprar licenças, instalar e atualizar softwares.
Com o SaaS, tudo acontece online, seja em instalações locais ou via browser.
Ele funciona a partir do pagamento de uma solução como serviço e não como licença.
Ao contrário dos CDs de antigamente, é o fornecedor quem disponibiliza o sistema.
Então, o usuário não precisa se preocupar com instalações, atualizações e renovações de licenças.
Tudo isso fica sob responsabilidade dos fornecedores.
Pense no exemplo da Netflix: ela oferece um serviço confiável e seguro para milhares de usuários.
Cada cliente tem sua conta protegida e sabe que ninguém vai acessar suas informações pessoais, ainda que todos façam parte de uma mesma plataforma.
Ou seja, o SaaS oferece serviços para vários clientes e, ao mesmo tempo, com segurança individual.
Quais são as diferenças entre empresas SaaS e softwares convencionais?
Para que entenda melhor: a principal diferença entre empresas SaaS e softwares convencionais é o local da hospedagem dos dados.
No modelo convencional, o software precisava ser instalado no computador da empresa contratante.
Já no SaaS, pode ser acessado através de um navegador na internet, pois os dados ficam salvos em nuvem.
Então, é muito mais vantajoso tanto para o usuário quanto para a empresa.
Não requer instalação e pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada um.
7 vantagens em adotar SaaS para sua empresa
Podendo ser usada tanto pela empresa quanto pelo cliente, o SaaS traz várias vantagens para qualquer negócio.
Confira as principais delas:
1. Custos iniciais reduzidos
Gastar horrores com licença, manutenção e infraestrutura de TI são práticas empresariais que ficaram no passado.
Com o uso do SaaS, as aplicações podem ser acessadas por meio de qualquer dispositivo, seja desktop ou smartphone.
Você só precisa baixar o app ou se cadastrar no site do software e se conectar à internet para isso.
2. Acesso em qualquer lugar
Estou sendo repetitivo, mas é isso mesmo: tudo o que sua empresa precisa para usar um SaaS é estar conectada à internet.
Todos os dados do Software como Serviço ficam armazenados na nuvem.
Então, você pode acessá-los através de qualquer computador ou dispositivo móvel.
E nada é perdido, ao contrário de softwares convencionais que poderiam ser prejudicados pela falha de computadores ou smartphones.
3. Opções customizáveis
A qualquer momento, sua empresa pode comprar pacotes adicionais ou customizar o serviço para aumentar ainda mais a sua eficiência.
4. Atualizações automáticas
Com o SaaS, as atualizações e manutenções dos serviços são agilizadas, já que acontecem automaticamente.
Afinal, os programas já estão hospedados na internet.
Isso ajuda a aumentar, inclusive, a satisfação do cliente final sem que o trabalho manual dos desenvolvedores seja maior.
Já viveu o drama de ter que esperar um técnico ir até o escritório para fazer uma manutenção de software?
Então, você sabe bem o desperdício de tempo e os prejuízos comuns ao uso de softwares convencionais.
É algo que não acontece quando sua empresa usa o SaaS.
Pode até ser que surjam problemas de execução de software, mas a assistência é remota.
Então, você economiza tempo e tem acesso a soluções de um jeito bem mais eficaz do que antes.
5. Integrações com outros sistemas
A maioria dos provedores de SaaS oferecem integrações com outros sistemas.
Através do acesso a API’s (Interfaces de Programação de Aplicativo), você pode complementar a experiência do seu software com outros recursos.
Assim, pode fazer um gerenciamento contínuo dos requisitos que precisa para atender à demanda que possui.
6. Pacotes variados
Sua empresa pode oferecer pacotes variados com diferentes funções ao cliente.
Então, ele consegue escolher aquele que possui um melhor custo-benefício em relação ao orçamento.
Para mudar de pacote, basta fazer um upgrade.
7. Pague apenas pelo que usar
A principal vantagem de usar SaaS é a precificação: sua empresa ou cliente paga apenas pelo que for usado.
Ou seja, não deve mais pagar pela licença de um pacote, mas usar o que realmente precisa.
Então, tem total liberdade para usar o serviço pelo tempo que achar conveniente.
O mesmo vale para quando quiser cancelar sua assinatura.
Como os consumidores pagam pela assinatura, sua empresa torna a receita previsível e sabe quanto terá em caixa todo mês.
Quais são os desafios envolvidos neste modelo?
Existem alguns desafios importantes quanto ao uso do modelo Software como Serviço pelas empresas.
Entre eles, estão a necessidade de ajuste de mercado e a redução da taxa de rejeição.
Também todo SaaS precisa ser bem segmentado para crescer rapidamente. E uma de suas principais barreiras nesse sentido é a retenção de clientes.
Mas existem soluções viáveis para superar esses desafios.
Uma delas é testar abordagens verticais de negócio ao invés de horizontais para dar mais velocidade aos testes e facilitar o entendimento do mercado.
Outra é criar um produto que gere valor para o cliente desde o início.
Como alcançar o sucesso com SaaS?
Separei algumas orientações para ajudar sua empresa a tornar a experiência do SaaS ainda mais proveitosa.
Vamos conferir?
Acompanhe a utilização do produto
Através do Software como Serviço, você tem acesso a informações e estatísticas sobre o uso do serviço pelos clientes.
Com isso em mãos, pode otimizar suas funcionalidades e enriquecer ainda mais a experiência deles na plataforma.
Não pare depois de adotar o SaaS
Embora elimine aquela trabalheira toda de instalar e fazer a manutenção do software, o SaaS não pode ser abandonado.
Depois de adotar o modelo, é importante continuar a pensar em formas de atrair e reter clientes.
Ou seja, incrementar constantemente as estratégias de marketing.
Evite ficar dependente de estratégias tradicionais
Tenha em mente que a tecnologia e o mercado evoluem a passos largos e que seu negócio precisa acompanhar essa evolução.
Então, desapegue das estratégias tradicionais.
Modifique seu serviço, suas funcionalidades e interações quando for preciso.
Obtenha feedback
Quem melhor do que os seus próprios clientes para mostrar o que pode ser melhorado no produto que oferece?
Perguntar como é a experiência deles e o que pode ser melhorado é uma forma poderosa de aprimorar seu software.
Se você usa SaaS como a Uber, por exemplo, sabe que volta e meia eles enviam e-mails e fazem pesquisas com os clientes.
A preocupação com o usuário foi a principal mola propulsora para torná-la a maior empresa de transporte do mundo.
Quais métricas podem ser utilizadas em um SaaS?
Acompanhar as métricas do SaaS é a melhor forma para compreender e otimizar serviços.
Então, aqui vão as principais delas:
Churn rate
É o índice de cancelamento.
Mostra quantos clientes cancelaram a assinatura do seu produto em um certo período de tempo.
LTV (Lifetime Value)
Leva em conta o valor que um cliente gasta com a sua solução ao longo de todo o relacionamento com a empresa.
Compreende também o potencial que ele tem para continuar a usar seus produtos e a se relacionar com seu negócio.
Arpa (Average Revenue per Account)
Pode parecer um instrumento musical, mas nada mais é do que a receita média gerada por um cliente.
MRR (Monthly Recurring Revenue)
Diferente da Arpa, a MRR é a receita mensal recorrente.
Ou seja, mostra o valor que você recebe e perde com base em suas previsões de ganhos.
CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
Mede o investimento necessário para conquistar um cliente ou, em outras palavras, quanto custa para que uma assinatura de SaaS seja confirmada.
Modelos de cobrança
Quer oferecer soluções SaaS para os clientes?
Então, pense bem sobre os modelos de cobrança que vai oferecer a eles.
Essa escolha pode impactar em suas vendas e, inclusive, na lucratividade do negócio.
Conheça os dois modelos de cobrança mais recomendáveis para evitar prejuízos:
Freemium
É uma mistura de free com premium: oferece funcionalidades gratuitas e outras pagas.
Tudo depende da necessidade do cliente que vai usar o produto.
Se ele quiser usar todas as aplicações, por exemplo, pode optar pela opção premium.
A grande sacada de se oferecer um SaaS freemium é dar aquela “degustação” do seu serviço para o público em potencial.
Self-service
A ideia do self-service é oferecer todas as informações possíveis sobre o seu serviço para que o usuário possa comprá-lo sozinho.
Isto é, sem a ajuda de um vendedor.
Uma boa prática, neste caso, é criar uma página explicando as principais vantagens de cada opção de plano de serviço.
E, claro, o que cada um inclui.
Exemplos de SaaS
O conceito de SaaS ainda parece abstrato na sua cabeça?
Fique tranquilo: selecionei alguns exemplos de empresas que estão se destacando com a oferta de Software como Serviço.
Veja só!
Adobe
Oferece diferentes serviços por assinatura dentro da Adobe Creative Cloud.
Netflix
Já soma mais de 40 milhões de usuários em todo o mundo, assistindo a seus conteúdos em streaming.
Salesforce
O CRM online mais usado e famoso do mundo também dispõe de soluções de software as a service.
Como é o cenário das empresas SaaS no Brasil?
Mas como é o mercado de Saas no país?
Para responder a essa pergunta, compilei os principais dados revelados pela primeira pesquisa sobre o mercado SaaS no Brasil: a Brazil SaaS Landscape 2017.
Vamos a eles?
- São Paulo é o estado que possui o maior número de empresas SaaS, com 47,8% delas
- 71% delas foram criadas com investimento próprio
- 67% possuem relação de LTV/CAC maior que 3
- 60% afirmam que recuperaram o CAC em menos de 6 meses
- 52% são adeptas do Inside Sales.
Os números comprovam o que você já deve estar imaginando: existe muito potencial para empresas SaaS no Brasil.
O desafio das organizações, no entanto, é avaliar como podem empoderar suas experiências.
Conclusão
Aplicações em nuvem, como o SaaS, vieram para revolucionar não só os negócios, mas a vida dos usuários.
Elas tornam tudo mais fácil, prático e rápido!
E nada mais justo do que poder, por exemplo, pagar pelo uso de um software e não pela licença envolvida.
Significa ganhar autonomia para contratar e cancelar serviços conforme quer e precisa.
Ou seja, empoderar ainda mais os usuários sobre o uso das ferramentas que necessitam.
Em âmbito empresarial, investir em soluções de cloud computing torna os negócios mais competitivos.
Com isso, podem se destacar ao entregar soluções com agilidade e eficiência em um mercado cada vez mais imediatista e exigente.
Como você pode ver, usar o SaaS na sua empresa é fazer mais por menos. Reduz custos, tempo e traz a modernização para dentro.
Pode parecer clichê ou exagero ao afirmar isso, mas as empresas que não se modernizarem correm o risco de se tornarem obsoletas.
Então, é preciso estar de olho nas necessidades do próprio negócio e de seus potenciais clientes para criar soluções inovadoras.
E você, já usou algum produto SaaS ou quer levar o Software como Serviço para o seu negócio? Compartilhe aqui nos comentários deste artigo a sua experiência com essa tendência que está revolucionando a distribuição de serviços.
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