As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, surge todo tipo de malabarismo para supostamente aproveitar as gostosuras sem engordar. Mas, se fosse para falar apenas uma coisa para você, eu diria: nem pense em usar aquele sistema de recompensa.
Funciona assim: “Bom, como tem a ceia, eu vou malhar bastante de manhã e ficar só na salada e fruta durante o dia. Aí posso comer o que quiser, sem culpa, à noite!”
Só que isso é um problema, porque a chance de exagero é enorme. Então essa recompensa nem funcionaria pra começo de conversa.
Leia também: Coma nozes o ano inteiro, não só no Natal
Depois que imagine como fica o nosso metabolismo com essa montanha russa de oferta alimentar, em que num momento comemos um monte, e em outro quase nada? É claro que ele vai desregular!
Além disso, quanto maior a culpa, mais severa será a compensação. Esse processo imita um sistema de punição pelo pecado cometido. Então sua relação com a comida também vai ficar complicada.
Pelo mesmo motivo, também não adianta querer compensar depois, com pensamentos do tipo: “Amanhã eu volto pra dieta e fico três horas na academia!”.
Agora algumas dicas para não exagerar, sem deixar de comer o que você gosta:
- Tem peru, tender e pernil? Coma uma fatia fina de cada.
- Tem maionese, farofa e arroz? Uma colher de sopa de cada.
- Coloque salada no prato.
- Se tiver doce, pegue uma porção pequena e complemente com as frutas de época, como a ameixa, uva e o pêssego.
- Coma devagar e saboreie todos os alimentos, para ter o máximo de prazer com quantidades moderadas.
Mas… e as bebidas alcoólicas? Se for beber, alterne com água, o que diminui o consumo. Se você colocar em um belo copo, com gelo e limão, fica bonito!
Temos que nos lembrar que, idealmente, a quantidade máxima de álcool recomendada é de duas doses para homem e uma para mulher. Uma dose equivale a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho.
Ótimas festas!
A alimentação durante as festas de fim de ano Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário