Perder um ou mais dentes pode ser traumático para algumas pessoas, mas com a evolução da odontologia, existem opções que englobam a estética, qualidade e durabilidade com implantes e próteses para atender aos mais diferentes tipos de casos.
As duas técnicas têm o mesmo objetivo, substituir dentes perdidos. Mas o implante é uma estrutura de titânio cirurgicamente introduzida na região do maxilar. Esse procedimento faz a substituição de raízes que foram perdidas com a extração ou a queda de dentes.
Já as próteses, que podem ser removíveis ou fixas, são estruturas cuja função é restabelecer a função mastigatória e estética e caracteriza pela parte visível do tratamento. As próteses podem estar fixadas em implantes, como é o caso da prótese protocolo, ou serem removíveis, como ocorre com a dentadura.
+Leia também: Cuidados odontológicos na UTI reduzem risco de morte durante internação
As indicações e especificações de cada tipo variam – por isso é tão importante buscar um profissional qualificado para indicar o que é melhor para o seu sorriso.
O tratamento reabilitador com implantes dentários vai muito além da reposição do dente perdido, e de um público específico. Qualquer paciente acima dos 18 que esteja insatisfeito com seu sorriso pode conversar com o odontologista sobre o assunto.
Quais são os tipos de próteses?
Existem vários tipos de prótese dentária no mercado, mas a prótese protocolo, a técnica de carga imediata, a prótese sobre implante unitárias e as lâminas de porcelana são as mais procuradas.
- Prótese protocolo: ela pode ser colocada tanto na maxila (parte superior da boca) como na mandíbula (parte inferior). Fica fixada aos implantes e é uma ótima solução para quem perdeu todos os dentes e deseja fixá-los novamente, deixando de lado a dentadura.
O protocolo oferece segurança e estabilidade aos pacientes e segurança para mastigar qualquer tipo de alimento.
- Carga imediata: é ideal para a recuperação do sorriso de forma rápida e segura. Foi criada para devolver os dentes perdidos no menor tempo, com colocação em até 72 horas, e para devolver a mastigação completa.
No momento de instalação, há um travamento mínimo para que esse implante possa receber os dentes de forma imediata. O que possibilita a execução dessa técnica em relação à convencional é o planejamento prévio e a qualidade óssea do paciente para reabilitar proteticamente esses implantes.
- Prótese sobre implante: é utilizada quando há necessidade de repor um ou mais dentes na boca. Ela é fixada sobre o pino de titânio e confeccionada em porcelana, material altamente estético e resistente.
Com durabilidade e estabilidade de cor, a prótese promove conforto para o paciente durante a mastigação, sem sofrer alterações em sua cor com o passar dos anos.
BUSCA DE MEDICAMENTOS
Consulte remédios com os melhores preços
- Lâminas de porcelana: para os pacientes insatisfeitos com o sorriso e que sofrem com dentes desalinhados ou com coloração alterada, ele pode recorrer às lâminas de porcelana (conhecidas também como facetas ou lentes de contato dental).
Um tratamento moderno que possibilita à pessoa ter os dentes da maneira que sempre sonhou. A técnica é feita através de um planejamento virtual.
Em resumo, a reabilitação com próteses devolve todos os dentes de forma prática, segura e com materiais de alta qualidade, que devolvem uma estética agradável. O importante é ser bem orientado.
*Adriele Cristina de Freitas Stein é implantologista e franqueada da Oral Sin, uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas.
Prótese dentária: quem pode usar e quais são os principais tipos Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário