Quer ter mais tempo para se dedicar às estratégias de marketing de seu negócio?
Quer deixar as tarefas chatas e repetitivas de lado?
Então, conheça tudo que a automatização de marketing pode fazer por você!
Quando se fala em automatização de marketing, a primeira coisa que vem na cabeça de muita gente são as ferramentas de automação de marketing como RD Station, Hubspot e Mailchimp.
Elas são realmente recursos fantásticos para qualquer empresa.
Quem quer atrair interessados em seu negócio, captar leads, nutri-los com e-mails segmentados com conteúdo do seu interesse e, ao longo de um processo de relacionamento, convertê-los em clientes, não pode deixar de usar as ferramentas de automação de marketing.
Mas isso é tudo que o marketing faz?
É claro que o marketing automatizado vai muito além do inbound marketing e do marketing de conteúdo. Trata-se de uma área complexa da gestão empresarial que inclui diversas outras táticas e estratégias para captar, conquistar e fidelizar clientes.
Confira como a automatização de marketing pode ajudar você a pensar mais e trabalhar menos, em áreas importantes da gestão de marketing.
A importância do marketing automatizado para a sua estratégia
Antes de começarmos a falar de como começar a automatizar as suas tarefas de marketing para otimizar o seu tempo e facilitar as suas análises, a primeira coisa que precisamos diferenciar é automação de marketing do marketing automatizado.
Automação de marketing
A automação de marketing é mais focada em fluxos de e-mails e na criação de conteúdos. Para isso, faz uso conjunto das seguintes estratégias e ferramentas:
- Google Analytics;
- Técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
- Marketing de conteúdo;
- Plataformas para publicação de blogs, como o WordPress;
- Softwares de disparo de e-mail marketing segmentado;
- Páginas de captura de leads, as chamadas Landing Pages;
- Formulários de captura de informações sobre visitantes de sites e blogs;
- Ferramentas específicas de Automação de Marketing (que contam com algumas das técnicas e ferramentas descritas acima, dependendo da ferramenta escolhida).
Já o marketing automatizado, vai além disso. Seu escopo é mais amplo e abrangente. Vamos falar mais dele logo abaixo.
Marketing Automatizado
O marketing automatizado engloba qualquer atividade ligada ao marketing que conte com ajuda da tecnologia para ter seu processo de realização de tarefas automatizado.
Bem, o que queremos dizer com isso, afinal?
Você deve levar em conta que, ao contrário do que a maioria pensa, automatização de processos não significa exclusivamente substituir tarefas manuais por automáticas.
Na verdade, o grande benefício proporcionado pela automatização (seja no marketing ou em qualquer outra área dos negócios) é contar com informações estruturadas, confiáveis e seguras sobre seus processos de trabalho.
E não nos referimos apenas a dados do mercado, sobre perfis de clientes ou metas de vendas.
As vantagens da automatização vão muito além disso
Por quê?
Porque ao automatizar processos você sabe, por exemplo:
- Quantos e-mails são enviados em média para um lead antes que ele converta uma venda;
- Ou quantos minutos, em média, seu atendente de SAC leva para solucionar um chamado de forma satisfatória;
- Mais ainda: qual o nível de satisfação de seus clientes internos em relação ao suporte técnico;
- Ou ainda: Quanto tempo o marketing leva para planejar, criar e colocar no ar uma campanha de mídia eletrônica, na TV e no rádio, e qual o ROI aferido, depois de seu término.
Portanto, você pode analisar dados sobre sua eficiência e produtividade em seus processos internos de marketing.
Assim, conseguirá determinar os famosos KPI (Indicadores-chave de performance – Key Performance Indicators, em inglês). E tem acesso à eles em tempo real. Podendo, dessa forma, saber se seus processos estão entregando o valor que sua empresa necessita e os clientes finais exigem.
Melhoria contínua e marketing automatizado
Percebendo que a performance está insuficiente, é possível aos gestores de marketing ajustar os processos, em busca de melhorias, evitando-se desperdícios, gargalos e atrasos.
Depois das mudanças efetivadas nos processos, continua-se monitorando os KPI em tempo real, para que se confirme se as mudanças surtiram os efeitos desejados ou não.
Caso não tenham sido satisfatórias, novo estudo de melhorias é realizado. E assim continuamente, melhorando o processo cada vez mais.
Portanto, o marketing automatizado deve englobar duas características principais:
- Substituir tarefas manuais por automáticas (não necessariamente todas!)
- Fornecer KPI em tempo real para permitir a análise e melhoria dos processos
Nesse contexto, podemos dizer que a automação de marketing é apenas uma parte do marketing automatizado. Uma das mais usadas e conhecidas ferramentas dessa área, no entanto, está longe de ser a única estrela dessa constelação.
Veja, a seguir, alguns exemplos de como usar o marketing automatizado em seu dia a dia.
Você vai perceber que se tratam de hábitos simples e fáceis de serem replicados em seu negócio.
Depois de conhecê-los, por que você não experimenta? Vai notar que já poderia estar se beneficiando disso há muito tempo. E mais: muitas das ferramentas usadas são gratuitas!
Comunicação interna
Para conquistar seu público-alvo, as empresas quebram a cabeça criando campanhas de comunicação com o público externo.
Mas para que isso funcione, antes, é preciso que as equipes responsáveis por essas estratégias se comuniquem muito bem.
E a troca desenfreada de e-mails ou realizar incontáveis e intermináveis reuniões presenciais já deixou de ser suficiente para isso. E faz tempo!
Por isso, algumas ferramentas de comunicação devem fazer parte do seu repertório de automatização de marketing.
A revolução Slack
Ok, o Slack já não é mais novidade. Mas o que é o Slack para que tenha revolucionado a maneira como as empresa se comunicam nas empresas a ponto de alguns terem acreditado que acabaria com os e-mails?
O Slack é um grande integrador de canais de comunicação e de ferramentas de colaboração.
É uma espécie de hub onde os integrantes de equipes podem se comunicar com agilidade e empregando as mais diversas mídias.
Só o fato de não ter que sair de um uma ferramenta para se logar em outra, já diminui muito as interrupções entre tarefas.
Você envia mensagens de texto, bate papo, faz ligações de voz e imagem, videoconferências, troca arquivos e pode pesquisar tudo isso depois, com muita facilidade.
Isso sem falar nas integrações com outras ferramentas.
A troca de e-mails não vai acabar? Não, parece que não. Mas, com certeza, diminuiu muito com a chegada do Slack.
Drives compartilhados
Salvar arquivos no servidor da empresa é outra atividade que tem os dias contados.
Sua equipe de marketing não precisa mais decifrar caminhos complexos entre pastas obscuras para achar aquele layout de campanha ou seu planejamento.
Está tudo na nuvem, fácil de achar e acessível remotamente, de onde você estiver. Ah! E se você usar o Slack, pode até integrar com o Google Drive por exemplo. Tudo automatizado!
Gerenciamento de campanhas
Não podemos falar em automatização de marketing sem falar em ferramentas de gerenciamento de campanhas.
Antes de prosseguir, é importante deixar claro que automatização não significa apenas trocar tarefas manuais por automáticas.
Uma das grandes vantagens da automatização é que ela armazena dados importantes sobre a performance de seu negócio.
Assim, você sabe o que está sendo feito no tempo adequado e da maneira certa. E caso não esteja, pode melhorar seus processos, para que eles fiquem cada vez mais ágeis, eficientes e produtivos.
E com a automatização de marketing não é diferente.
Ferramentas de gestão de projetos baseadas na metodologia kanban agile são bastante indicadas para a automatização de marketing.
Algumas das mais usadas são Trello, Jira e Asana.
Dê uma olhada neste tutorial que mostra rapidamente como usar o Trello para gerenciar um projeto:
Pesquisas de marketing
Outra importante ferramenta de automatização de marketing são as pesquisas digitais, feitas online.
Essas plataformas de pesquisas automatizadas permitem alcançar públicos distantes e uma grande quantidade de respondentes por uma fração do custo de uma pesquisa tradicional.
Com certeza você você já ouviu falar de algumas delas, como SurveyMonkey, Typeform, Google Forms e MindMiners.
E se essas pesquisas usarem uma metodologia estatística adequada, com segmentação do público e outros recursos, os resultados são extremamente precisos.
Confira como fazer esse tipo de pesquisa, neste vídeo:
Automatização de tarefas repetitivas: chega de perder tempo com elas!
Citamos três tipos de ferramentas que podem ajudar na automatização de marketing. Mas e se você pudesse integrar essas ferramentas e fazê-las trabalhar juntas?
Por exemplo: se toda vez que um cliente escrevesse seu e-mail em um formulário, ele automaticamente fosse enviado para uma lista de disparo de sua ferramenta de e-mail marketing?
Ou se a cada nova tarefa criada em seu ferramenta de projetos, uma mensagem fosse enviada para um canal do Slack?
Para isso, são usadas as chamadas APIs. Protocolos da internet que permitem que softwares baseados na nuvem troquem informações entre si.
Esse tipo de automatização diminui a sua necessidade de perder tempo com tarefa chatas e repetitivas, reservando esse período para se dedicar às estratégias de suas campanhas.
Esse é um dos grandes benefícios de usar a tecnologia para a automatização de marketing.
Que tal começar a usar agora mesmo?
Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.
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