quarta-feira, 3 de março de 2021

Taboola Ads: Como Funciona e Quanto Custa Anunciar

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Se você acompanha as novidades do marketing digital, já deve ter ouvido falar em Taboola Ads.

Usando formatos de publicidade nativa, esses anúncios vêm despontando entre as opções para obter tráfego pago, ao lado de grandes players como Google Ads e Facebook Ads.

No caso da Taboola, as mensagens são mostradas ao público ao lado ou no final de postagens que já interessaram a ele, pois os anúncios são posicionados junto a conteúdos de publishers reconhecidos no mercado.

Quer saber mais sobre as oportunidades e como funciona o Taboola Ads? Então, continue lendo este artigo.

A partir de agora, vou desvendar os segredos dessa plataforma, incluindo dicas para publicar campanhas certeiras e potencializar sua estratégia de divulgação.

O que é Taboola?

Taboola é uma plataforma criada para anunciar através da descoberta de conteúdo e de native ads.

Ao criar uma conta, qualquer anunciante pode publicar uma campanha, entregando materiais segmentados para um público que já manifestou interesse por temas correlatos.

Se navega pela internet com frequência, é bem provável que você já tenha visto várias campanhas impulsionadas com o suporte do Taboola.

Geralmente, elas são marcadas como “Conteúdo Relacionado” ou “Promoted Links by Taboola”.

O que é publicidade nativa?

o que e publicidade nativa taboola

Publicidade nativa é aquela feita de um jeito tão sutil que não provoca estranhamento na audiência.

Em vez de usar a linguagem tradicional das propagandas – direta e cheia de verbos no imperativo -, a publicidade nativa segue a lógica de conteúdos informativos, despertando a curiosidade e o interesse de modo espontâneo.

Essa é a estratégia empregada pelo Taboola para aumentar o número de cliques nas campanhas que promove.

Como os native ads aparecem no final ou ao lado de uma notícia, artigo, vídeo ou outro conteúdo relevante para o aprendizado da audiência, o usuário que se interessa clica neles de maneira natural.

A dinâmica é parecida com o que ocorre quando você está navegando por um portal de notícias e consome diversos conteúdos ali, clicando no próximo texto, vídeo ou áudio conforme são mostrados.

Taboola x Outbrain

outbrain taboola

Assim como o Taboola, o Outbrain oferece oportunidades de anunciar através de publicação nativa, sem interrupções para o usuário.

A lógica adotada por esse concorrente é parecida, mas há diferenças no controle da qualidade dos anúncios promovidos, que serve para bloquear spams e conteúdos não relacionados.

No Taboola, o feedback da audiência é a maior arma para impedir a propagação desses materiais, enquanto o Outbrain aplica filtros antes que as campanhas sejam colocadas no ar.

Como funciona o Taboola?

como funciona taboola

De um jeito simples, o Taboola faz o “meio de campo” na comercialização de anúncios online, conectando anunciantes a publishers (produtores de conteúdo).

Assim que uma nova campanha é adicionada, o algoritmo da plataforma verifica os sites com conteúdo similar, que serão interessantes para o target do anunciante, e exibem os conteúdos ali.

Um dos formatos mais populares de exibição são os widgets de recomendação, que costumam ser inseridos na barra lateral ou no final dos materiais publicados em grandes sites.

A ideia é que eles sejam relacionados ao assunto abordado naquela página, a fim de atrair a audiência rumo ao site do anunciante.

Para Publishers

Entre os produtores de conteúdo selecionados pelo Taboola estão Estadão, Terra, MSN, IstoÉ e Catraca Livre – o que indica uma seleção criteriosa de publishers.

Esses sites e portais cedem espaço para a publicidade nativa em troca de monetização, recebendo uma porcentagem dos valores coletados cada vez que uma pessoa clica nos native ads do Taboola.

Para Anunciantes

Marcas de diferentes segmentos podem incrementar a estratégia de marketing digital com anúncios no Taboola.

E isso acontece por meio de um processo parecido com o do Google Ads.

É possível segmentar as campanhas, incluir formatos variados de conteúdo e definir os valores investidos de forma intuitiva.

Vou comentar mais sobre isso nos próximos tópicos.

Quanto custa anunciar no Taboola?

Antes de falar de valores, vale lembrar que a lógica de pagamento no Taboola se baseia em uma métrica chamada CPC, ou custo por clique.

Para quem ainda não conhece, é a mesma abordagem adotada por outras plataformas de tráfego pago, na qual o anunciante só é cobrado quando alguém clicar em sua publicidade.

Teoricamente, você pode criar campanhas ao custo de US$ 0,01, porque o Taboola não coloca limite para o investimento.

Porém, para a campanha ter uma performance razoável, a plataforma costuma indicar um CPC entre US$ 0,20 e US$ 0,70, dependendo dos objetivos, nicho, tempo de campanha, entre outros fatores.

5 Vantagens de anunciar no Taboola

5 vantagens de anunciar no taboola

Agora que você já sabe como funciona a plataforma, vamos aos principais benefícios dela para a sua estratégia.

Acompanhe boas razões para anunciar no Taboola Ads!

1. Grande exposição e segmentação de interesses

Como mencionei acima, os publishers parceiros do Taboola são grandes portais e sites, o que garante uma exposição considerável para sua marca.

Claro que as impressões também dependem do valor do CPC da sua campanha, sendo que os maiores conseguem mais visualizações.

Contudo, mesmo campanhas menores têm chances de obter uma boa performance, além da segmentação de interesses.

Um anúncio sobre produtos de pet shop, por exemplo, tende a aparecer junto a conteúdos ligados a esse universo.

2. Menor resistência do público

Campanhas pagas no Google ou nas redes sociais têm sua importância, porém, acabam perdendo cliques por se basearem em uma lógica de interrupção da experiência do usuário.

É o caso dos links patrocinados, que aparecem nas páginas de busca orgânica e, apesar de terem relação com a palavra-chave pesquisada, podem ser ignorados exatamente por tentarem vender um produto ou serviço de um jeito direto.

Por apresentarem informações relevantes sem interromper a jornada do cliente, os native ads enfrentam uma resistência menor por parte da audiência.

3. Garantia de uso da plataforma

O serviço ofertado pelo Taboola foi amplamente testado e aprovado por empresas de uma série de países, que seguem utilizando a plataforma para monetização ou impulsionamento de campanhas.

Para se ter uma ideia, os conteúdos inseridos no Taboola alcançam mais de 44% da população mundial.

4. Ferramenta pouco explorada de marketing e vendas

No Brasil, as opções de publicidade nativa ainda são pouco utilizadas dentro da estratégia de marketing digital das empresas.

Graças à baixa concorrência, você tem mais chances de se destacar.

5. Custo potencialmente mais baixo

Como não existe um valor mínimo para o CPC das campanhas, você provavelmente vai pagar menos e alcançar mais clientes.

Como anunciar no Taboola em 4 passos

como anunciar taboola 4 passos

Ficou interessado em aproveitar todas as vantagens do Taboola?

Pois chegou a hora de aprender o processo para publicar suas campanhas na plataforma.

Siga os passos abaixo e não terá grandes dificuldades, porque o Taboola é bastante intuitivo.

1. Criar a sua conta

Para se registrar na plataforma, acesse esta página e insira os dados solicitados.

Seu nome, empresa, e-mail corporativo e país são algumas informações requeridas para que você crie um perfil, adquirindo seu próprio login e senha.

Em seguida, será possível acessar o Taboola e publicar campanhas.

2. Selecione o conteúdo da campanha

Na plataforma, você irá inserir um ou mais conteúdos construídos previamente.

Pode ser um vídeo, artigo, lista com dicas, infográfico ou até uma landing page para que o usuário baixe material rico.

Escolha o conteúdo, insira um nome para sua campanha e siga em frente.

3. Segmente a sua campanha

A segmentação é muito importante para o sucesso da sua campanha, portanto, preencha cada espaço com cuidado.

Veja em quais países e plataformas ela deve ser exibida, optando por smartphones, computadores ou tablets.

Outro dado importante é o objetivo da sua campanha, que pode se enquadrar em compras online, engajamento para o site, instalação de aplicativo, geração de leads ou reconhecimento de marca.

Por fim, defina o CPC, um limite diário e mensal para os gastos com a divulgação dos native ads.

4. Preencha os dados de pagamento

A última etapa para colocar sua campanha no ar é inserir as informações de pagamento, preenchendo os campos com dados de um cartão de crédito e seu titular.

E pronto!

Sua campanha vai começar a aparecer nas páginas de publishers.

Dicas para melhorar seus anúncios do Taboola

dicas para melhorar seus anuncios taboola

Antes de criar sua primeira campanha, confira alguns insights que selecionei para aumentar as possibilidades de cliques nos anúncios nativos.

Crie um tom de mistério

Boa parte dos títulos que atraem cliques despertam a curiosidade das pessoas, concorda?

Por isso, apostar em um tom de mistério e incitar a curiosidade pela continuidade do anúncio é uma ideia interessante para suas campanhas no Taboola.

Quer ver como as frases ficam mais atraentes?

Então, vamos a um exemplo.

Avalie trocar a primeira pela segunda frase:

  • Produtos para uma dieta mais saudável
  • Quer emagrecer? Comece por esses alimentos básicos.

O que lhe parece?

Cite listas

Listas são um formato extremamente popular para conteúdos online, desde os primórdios da internet comercial.

Alguns fatores colaboram para esse sucesso, como o fato de despertarem a curiosidade, de fazerem promessas e as cumprirem ao entregar a quantidade prometida pelo título.

Pense no potencial de um anúncio que afirma algo assim:

  • 13 layouts modernos para o seu site
  • Top 10 melhores empresas para se trabalhar em 2021.

Inclusive, eu mesmo utilizei essa técnica em um dos tópicos acima: Como anunciar no Taboola em 4 passos.

Utilize formadores de opinião

A fim de fortalecer o potencial vendedor dos seus anúncios, os textos precisam de fundamentação e argumentos válidos.

Uma boa pedida para agregar esses fatores é citar a palavra de especialistas, formadores de opinião e inserir dados relacionados ao assunto.

Vale utilizar declarações no título dos textos, pesquisas, estudos, comparações e outras informações que adicionem credibilidade ao material.

Prefira um layout limpo

O layout ajuda (ou atrapalha) na visualização do seu anúncio, simplesmente porque ele interfere na aparência da mensagem.

Portanto, recomendo que você escolha um layout simples e limpo, que mostre as frases com clareza, ao mesmo tempo em que confere credibilidade às campanhas.

Tenha em mente que a aparência é o que vai atrair, em primeiro lugar, os clientes em potencial.

Só depois é que eles vão ler a mensagem.

Além do layout em si, preste atenção na imagem escolhida para seus native ads.

Você pode optar por uma foto que gere curiosidade, mas procure adequar a imagem ao que diz o texto.

Faça textos curtos

É verdade que o Taboola trabalha com publicidade nativa, mas ela não deixa de ser publicidade.

E uma das regras para anúncios é que sejam curtos e claros, a fim de impactar o público de forma instantânea para capturar a atenção da maior quantidade de pessoas possível.

Isso exige mensagens sucintas, formadas por um título interessante.

Quem quiser se aprofundar ou saber mais vai clicar no anúncio e será direcionado para sua página.

O importante, em um primeiro momento, é conseguir atrair o target – seu público-alvo.

Produza conteúdo de topo de funil

Quando uso a expressão topo de funil, estou me referindo ao funil de vendas, que também foi adaptado ao marketing digital.

Conforme essa famosa teoria, a jornada do cliente antes de fechar negócio inclui etapas que vão do reconhecimento de um problema até encontrar a solução no portfólio de uma empresa ou profissional.

Quanto mais o usuário avança, mais se aprofunda no funil de vendas, se aproximando da compra de um produto ou da contratação de um serviço.

Quem está no topo do funil, portanto, ainda não busca pela solução.

Normalmente, está se informando sobre um assunto no qual a sua marca pode ajudar em um futuro próximo.

Nesse estágio, faz sentido priorizar conteúdos informativos para que o usuário tenha uma primeira experiência positiva com a sua empresa.

Mais tarde, será possível nutrir esse lead até que ele esteja pronto para fechar negócio com você.

Teste a ferramenta de Smart Bid

Smart Bid é um mecanismo do próprio Taboola que faz uma previsão, com base em dados, para indicar o melhor valor do custo por clique (CPC) para sua campanha.

Contar com essa ferramenta vai te ajudar a definir o orçamento mais adequado aos anúncios, considerando seu objetivo e o tempo definido para cada campanha.

A plataforma também permite que você acompanhe a performance dos native ads, faça edições e mude as preferências, se desejar.

Monitore o desempenho das campanhas

Essa dica vale para qualquer estratégia de marketing digital de sucesso.

Assim como outras plataformas de anúncios online, o Taboola apresenta métricas que permitem acompanhar e medir a performance das mensagens publicadas, tais como o CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques, em português).

Esse indicador revela a relação entre número de visualizações e a quantidade de cliques nos anúncios, mostrando a eficiência das mensagens junto ao público-alvo.

Caso o CTR esteja abaixo do esperado, vale a pena repensar as características da campanha, observando desde o texto e o layout até os dados usados para segmentação.

A boa notícia é que dá para editar esses itens na própria plataforma Taboola, fazendo pequenos testes para adaptar seus native ads.

E por falar em testes, os do tipo AB são uma ótima tática para descobrir o que funciona melhor junto à sua audiência.

Quando as mensagens têm boa aderência junto ao público, o CPC acaba diminuindo, pois são necessárias menos visualizações para alcançar um número interessante de cliques.

Conclusão

Ao fim deste conteúdo, você está preparado para começar a desenvolver e publicar campanhas assertivas no Taboola Ads.

Ainda pouco explorado pelos anunciantes brasileiros, esse pode ser um campo para destacar sua marca, produtos e serviços a um custo relativamente baixo.

Lembre-se, sempre, de definir bem seu público-alvo e persona, construindo uma estratégia de marketing digital que direcione os seus anúncios nessa e em outras plataformas digitais.

Se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

Aproveite para contar sobre as suas expectativas e experiências com publicidade nativa.

Quais são os seus objetivos ao usar o Taboola Ads?

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