segunda-feira, 4 de setembro de 2023

O guia básico do skincare masculino

Já foi o tempo em que autocuidado era “coisa de mulher”. Hoje, o skincare está cada vez mais presente na vida dos homens, trazendo benefícios não só para a pele, mas para a saúde como um todo.

Em meio a tantas opções disponíveis no mercado, a dúvida que mais escuto nas consultas é: por onde começar?

Antes de qualquer indicação de marca ou princípio ativo, precisamos do básico. Daqueles poucos e bons produtos dos quais a pele realmente precisa.

Depois disso, aí sim podemos nos jogar nas infinitas possibilidades que a indústria oferece, escolhendo-as como tratamento complementar e opcional para os dias em que temos um tempinho extra, aquela vontade de fazer algo a mais.

+ Leia também: Orgasmo na rotina de skincare

Para escolher bem esses produtos, é essencial saber qual é o seu tipo de pele: oleosa, mista, normal ou seca. Quem tem a pele oleosa geralmente se queixa de excesso de brilho no rosto ao final do dia, e tende a desenvolver cravos e espinhas.

Continua após a publicidade

Quem tem a pele seca, pelo contrário, tem áreas de vermelhidão e descamação no rosto, principalmente no inverno. Na pele mista, temos oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas bochechas.

Agora, se você nunca se queixou de oleosidade ou ressecamento, e é uma daquelas pessoas que teve a “pele boa” a vida inteira, provavelmente você tem a pele normal.

+ Leia também: Na saúde, as aparências podem, sim, enganar

saude-homem-dermatologia-skincare-creme-facial
Para escolher bem os produtos, é essencial saber qual é o seu tipo de pele: oleosa, mista, normal ou secaFoto: Freepik/Divulgação
Continua após a publicidade

Feito isso, vamos aos três passos essenciais para uma rotina de skincare.

Passo 1: limpeza

A pele do rosto precisa ser higienizada com um produto adequado duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

É bem simples. Escolha um sabonete próprio para o seu tipo de pele (essa informação costuma estar bem clara no rótulo), espalhe por todo o rosto, evitando a área dos olhos, e enxágue bem.

Passo 2: hidratação

Depois de limpar a pele, vamos ao segundo passo, que é essencial mesmo se você tiver pele oleosa.

Continua após a publicidade

Novamente, as embalagens vão te ajudar. Peles mais ressecadas pedem produtos mais densos, com consistência cremosa, enquanto peles mais oleosas ou com acne precisam de produtos mais leves, com textura em sérum ou loção.

A hidratação deve ser feita de manhã e à noite.

Passo 3: fotoproteção

Essa etapa é feita de manhã, logo após a hidratação.

O uso de filtro solar é essencial para evitar o surgimento de câncer de pele e para retardar o aparecimento dos principais sinais do envelhecimento, como rugas, manchas e flacidez.

Continua após a publicidade

Esse é um hábito que deve ser mantido mesmo em dias nublados. Escolha uma opção indicada para o seu tipo de pele, e que tenha FPS a partir de 30. Aplique uma camada generosa em todo o rosto, pescoço e orelhas.

+ Leia também: Peeling de fenol: mitos e verdades

E as outras coisas?

É simples assim. O essencial para a pele se resume a três produtos: sabonete, hidratante e protetor solar.

Ah, mas e o ácido retinóico? E o glicólico? E a vitamina C? Isso fica para quando você já tiver integrado essa rotina mais básica ao seu dia-a-dia e quiser aprimorar seus cuidados com a pele.

Continua após a publicidade

Não estava fazendo skincare porque achava que era complicado demais? Agora você não tem mais desculpa. Hoje é um ótimo dia para começar!

*Aline Erthal é dermatologista graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora médica da área de dermatologia da Omens, plataforma que trata da saúde masculina.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

O guia básico do skincare masculino Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário