O crescimento dos índices de obesidade e da busca por soluções para emagrecer espelha o resultado da última pesquisa que fizemos com a nossa audiência.
Sete em cada dez participantes relataram já ter tomado um remédio para perder peso. O dado nos remete à matéria de capa da edição de fevereiro de VEJA SAÚDE, que discutiu a chegada de novos medicamentos, ainda mais potentes, para tratar a obesidade, e a permanência de velhos dilemas que dificultam e sabotam o controle efetivo do problema.
Um dos recados dados pelos especialistas entrevistados é: jamais faça uso de uma medicação para reduzir medidas sem orientação médica.
Outro ponto de atenção: comprimidos e injeções não operam milagres; é fundamental mudar hábitos e persistir no novo estilo de vida para que a gordura e os quilos perdidos não retornem.
Palavra do leitor
A reportagem de capa sobre obesidade [da última edição] ficou muito completa! A gordofobia e a cultura da dieta afastam as pessoas das práticas corporais. É preciso repensar o conceito de saúde. Parabéns, Ingrid Luisa!
Paula Costa Morais, via Instagram
Matéria absurda, Ingrid! Acho que você abordou do melhor jeito possível. Incrível como conjugou a parte científica e social da coisa! Parabéns!
Juan Simões, via Instagram
Trabalho com comunicação em obesidade há sete anos, e nunca vi uma reportagem tão completa, bem estruturada e que reúne, realmente e de forma imparcial, diferentes áreas e visões.
Ceres Battistelli, via WhatsApp
Parabéns pelo excelente trabalho. Uma pesquisa abrangente que possibilita uma visão completa da complexidade que está em volta da obesidade e da pessoa que vive com a doença.
Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), via Instagram
Duas novas colunas no site
Em primeira pessoa
Como sugere o nome do blog, ele abrigará relatos e reflexões de pessoas que vivenciam, na própria pele, desafios e vitórias no diagnóstico e no tratamento de doenças crônicas — das mais prevalentes às mais raras.
O espaço será coordenado pela CDD (Crônicos do Dia a Dia), uma entidade que nasceu para disseminar informação e debater melhores saídas e políticas públicas para o diagnóstico e o tratamento dos diversos problemas crônicos de saúde no Brasil.
Boca livre
A jornalista Patrícia Julianelli, que se especializou na cobertura de temas ligados a um estilo de vida saudável e tem passagens por emissoras de TV e revistas como a Runner’s World, passa a assinar uma coluna mensal no portal para falar sobre alimentação balanceada, atividade física, bem-estar e outros itens prescritos para vivermos mais e melhor.
Autora do livro Boca Livre (Arquipélago), Patrícia se une ao time para mostrar que uma rotina ativa e equilibrada é possível — e nem tão complicada.
Acompanhe nosso Instagram
Nosso canal traz conteúdos exclusivos
Todo santo dia tem posts e stories novos no perfil de VEJA SAÚDE no Instagram. Além de divulgarmos as matérias da revista e do site, publicamos dicas e informações exclusivas ali, além de vídeos de especialistas trazendo explicações didáticas sobre prevenção, detecção e tratamento de doenças, conselhos de alimentação e atividade física e sacadas para cuidar da saúde mental.
Conexão: você já tomou remédios para emagrecer? Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário