De acordo com a Unbounce, metade das pessoas que clicam em seus anúncios têm mais probabilidade de fazer uma compra do que aquelas que vêm através de um link orgânico.
Isso é realmente surpreendente.
E, considerando os 600 milhões de dispositivos executando bloqueadores de anúncios, é mais fácil pensar que a publicidade não é tão efetiva. Só que o Google Ads comanda 73,1% da publicidade de pesquisa, cerca de US$ 40,3 bilhões. E, vamos ser sinceros, os anunciantes não gastariam tanto dinheiro em anúncios se eles não funcionassem.
Então, sim, os anúncios do Google são efetivos.
A grande dificuldade de muitas empresas, é na hora de escolher com qual agência de gerenciamento de Adwords trabalhar. Gerenciar o Google Ads exige muito tempo, esforço e energia. A maioria das empresas opta por terceirizar esse trabalho árduo para uma agência de PPC. Se você pretende fazer isso, precisa saber como escolher a agência certa para gerenciar seu Google Ads.
Você deve fazer o seguinte:
Conheça os Seus Objetivos e Resultados Esperados
O Google Ads é uma plataforma de resposta direta em que os clientes procuram o seu produto ou serviço. Para obter resultados lucrativos com suas campanhas do Google Ads, você precisará ter alvos concretos em mente. Em geral, as empresas focam em alguns objetivos específicos, como os que estão listados no site do Google:
- Obter mais ligações para sua empresa: use esse objetivo para marcar compromissos, agendar jobs, conseguir clientes via telefone ou fechar um negócio.
- Aumentar as visitas à sua loja: se você é uma empresa local, deve gerar tráfego físico para a sua loja por meio da campanha do Google Ads. Esse objetivo se baseia em gerar demanda offline.
- Direcionar as pessoas para o seu site: o objetivo universal, que se resume em enviar as pessoas a um site específico para que possam preencher um formulário, comprar seu produto, solicitar mais informações sobre seus serviços ou optar por participar de sua lista de mailing.
A finalidade de cada um deles é gerar receita; podemos considerar cada um dos exemplos acima como um lead. Ao contrário do SEO, em que os resultados exigem semanas ou meses de trabalho, o Google Ads é um canal de resposta direta. Um anúncio bem-sucedido gera uma ação imediata por parte dos pesquisadores.
Perceba que o foco está na ação.
Em seguida, você deve tornar seus objetivos ainda mais específicos. Isso depende de alguns fatores como seu orçamento, as palavras-chave escolhidas, os tipos de correspondência, etc. Por exemplo, se você tem uma empresa de serviços, sabe que precisará de uma determinada quantidade de leads. Isso significa que você precisará identificar detalhes como:
- Lance máximo de CPC (ou CPC máximo): é o máximo que você pode pagar para receber um clique sem perder dinheiro.
- Taxa de conversão: a maioria das pessoas conhece este aqui; é o número total de conversões dividido pelo número total de visitantes que você recebeu. Quantas conversões você precisa para ser lucrativo?
- CPA desejado: o custo médio de uma conversão.
- CPL desejado: o máximo que você pode gastar para adquirir um novo lead.
- Customer lifetime value: mede o valor total de um cliente ao longo do relacionamento.
Além dessas, existem outras métricas que você precisa monitorar, mas sua agência pode gerenciá-las para você e fornecer os relatórios necessários. Compartilhar esses números com sua agência facilita a configuração; você pode usá-los para definir seu orçamento diário/mensal, identificar campanhas lucrativas rapidamente ou definir metas para aumentar a lucratividade.
O ideal, é que você tenha uma ideia aproximada dos números de que precisa para ser lucrativo — o número de leads, vendas e clientes necessários por mês para que sua campanha seja autossustentável.
7 Características de uma Ótima Agência de Gerenciamento de Adwords
Abaixo estão algumas coisas que você deve considerar ao buscar uma agência de Adwords. Essas características são essenciais, e você pode usá-las para saber se as agências que você está encontrando são uma boa opção.
1. Certificação profissional
As agências que você está considerando devem ter o status de Google Partners. O próprio Google explica isso melhor, detalhando por que isso é tão importante para sua agência:
“Alcançar o status de parceiro significa que a empresa demonstrou habilidades e conhecimento sobre o Google Ads, atendeu aos requisitos de gastos com anúncios do Google, ajudou clientes e agências a aumentar a receita e manteve ou expandiu sua base de clientes. Com o status de parceiro, sua empresa tem acesso a diversos benefícios, como o selo do Google Partners, que pode ser exibido no seu site e em materiais de marketing”.
Se você procura uma agência para gerenciar o Google Ads em seu nome, esse selo é importante por diversos motivos. Isso mostra aos seus potenciais clientes que:
- Sua agência tem clientes o suficiente para atender aos requisitos de gastos do Google.
- Os clientes ativos estão obtendo um crescimento na receita e você está cumprindo suas promessas.
- Sua agência está crescendo (ou seja, mais clientes e receita).
- O Google certifica que você tem o conhecimento necessário para gerenciar as contas do Google Ads de seus clientes.
Se você está procurando uma indicação clara de que sua agência de marketing digital é legítima, foque nessa certificação. Além disso, verifique se cada um dos estrategistas de busca paga em sua conta é certificado individualmente. Você pode verificar o status de parceiro da sua agência com o Google nesta URL. A verificação fornecerá a você uma lista de produtos do Google para os quais sua agência recebeu certificação, o tipo de parceria e o número de escritórios certificados pelo Google. Se ela tiver um banner/emblema em seu site, você pode clicar em cima dele para verificar o status da sua agência com o Google.
Se você solicitou uma proposta, deverá receber links para as URLs de certificação de cada um dos estrategistas atribuídos à sua conta. A URL deve ser exibida no seguinte formato:
https://ift.tt/352mdXf
A certificação da agência deve mostrar um número de identificação, bem como as datas de conclusão e expiração. Esta é a aparência de uma certificação:
2. Você deve ficar com os ativos e o criativo
Algumas agências de PPC contam com um modelo de pagamento por lead. Usando esse modelo, elas geram tráfego para uma landing page ou advertorial que gera leads para seus clientes. A desvantagem desse modelo, é que os clientes não recebem as páginas de destino, o criativo ou os ativos que foram usados na produção da landing page principal.
Esse arranjo é ótimo para as agências, mas ruim para os clientes.
É bom para as agências, porque elas podem usar uma única landing page ou anúncio para vários clientes no mesmo setor. Claro, os clientes recebem os leads de que precisam, mas vão ficar sempre na dependência da agência, e, no final das contas, nunca saberão como fazer as coisas funcionarem por conta própria.
Mas sim, essa abordagem pode funcionar.
Se você só quer obter seus leads e não está interessado em criar seu próprio conteúdo, landing pages ou fazer seu próprio marketing futuramente, não há nada com que se preocupar. Além disso, se você não se incomoda em ficar amarrado com a mesma agência para o resto da vida, também não há problema algum.
Só que se você quiser fazer alguma alteração, talvez não consiga continuar obtendo os mesmos resultados surpreendentes que espera a longo prazo. Então, eu recomendo que você insista para que sua agência forneça os ativos e criativos que produziram exclusivamente para a sua empresa.
3. Transparência total da agência
O Google exige que as agências sejam transparentes com seus clientes. Isso é um requisito há algum tempo e é outro motivo pelo qual o Google Partner e as certificações individuais são tão importantes.
“Se você contratou outra empresa para gerenciar suas campanhas do AdWords, deve ter ciência sobre quanto do seu orçamento de publicidade (custo) foi gasto no AdWords, quantas vezes seus anúncios apareceram (impressões) e quantas vezes os usuários clicaram em seus anúncios (cliques). Incluiremos esses requisitos em nossos termos e contratos legais”.
O Google também menciona que quase todos os seus parceiros certificados já estão oferecendo essa transparência aos seus clientes. É importante destacar, que essa prática não é comum em agências não certificadas — a maioria delas, não fornecerá essas informações se os clientes não solicitarem.
Ao contratar uma agência, certifique-se de que terá acesso a todos os relatórios. Você também deve ter acesso às métricas, incluindo impressões, taxas de cliques, palavras-chave, estrutura de conta e grupo de anúncios, etc. Caso tenha dúvidas sobre onde ou como seu dinheiro está sendo gasto, você deve receber respostas diretas. Em todo caso, pergunte à sua agência sobre as informações que ela fornece aos clientes.
4. Contratos de curto prazo
Algumas agências fazem de tudo para prender você em um contrato de longo prazo (de 12 ou 24 meses, por exemplo); isso faz todo sentido se você considerar que leva bastante tempo e recursos para configurar e lançar uma nova conta de cliente. A maioria das agências de AdWords não ganha dinheiro com a conta antes de alguns meses de campanha.
Esse arranjo nem sempre é o melhor para os clientes, especialmente se a agência não cumprir com o combinado. Na verdade, o cliente deve ter o direito de entrar e sair quando quiser. Quando as agências focam em ter um bom desempenho para os clientes, o relacionamento é mais estável.
Algumas agências oferecem acordos mensais que são lucrativos. Como um meio-termo, você pode assinar um contrato inicial de três meses e depois mudar para um mensal. Mas tenha em mente que seja lá o que você negociar com sua agência, isso precisa ser benéfico para ambos os lados. Se você estiver insatisfeito com sua agência, deve estar livre para sair.
5. Um histórico comprovado e consistente
A agência que você contratar deve te fornecer referências e estudos de caso para validar sua expertise. Não deve haver dúvidas sobre a sua capacidade de ter um ótimo desempenho. Você deve obter os dados de que precisa para avaliar sua experiência e histórico adequadamente.
Não basta provar que você alcançou resultados incríveis para seus clientes. Você precisa mostrar que conseguiu fazer isso de forma consistente ao longo do tempo.
Peça à sua agência todas as informações necessárias para validar seu desempenho — referências, estudos de caso, dados de campanha anônimos e dados de antes e depois da campanha.
6. Processo e metodologia bem claros
Sua agência deve ter um processo estabelecido para gerenciar e manter sua conta. Eles devem estar aptos para te informar quando adicionam palavras-chave e criam novos anúncios, como definem e mantêm os orçamentos para palavras-chave e grupos de anúncios e os ajustes ou alterações que precisam fazer em vários mercados.
Eles também devem informar quais testes serão executados e como, e as métricas ou KPIs que usarão para validar o desempenho.
7. Otimização para conversões e receita
Não estou falando sobre a configuração de anúncios em sua conta. Estou falando sobre o foco da sua agência em aumentar a receita. Tem muita agência por aí que só foca em impressões ou cliques. Sua agência deve se concentrar em ajudar você a converter esses cliques em receita.
Isso significa que o foco da sua agência deve estar em:
- Mensagens de anúncios, a fim de melhorar o tempo, a segmentação e o posicionamento de seus anúncios.
- Otimização da taxa de conversão, para melhorar o desempenho da copy, das landing pages e das ofertas.
- Configuração de análises e relatórios, para monitorar o desempenho de palavras-chave, grupos de anúncios e landing pages.
- Testes A/B e multivariados, para melhorar o desempenho da campanha com base nos dados que você obtém das métricas.
O Google Ads é uma plataforma de resposta direta, portanto, otimizar para conversões e receita deve ser o foco principal de sua agência. Se o foco deles estiver em qualquer outra coisa, então não são uma boa opção.
Como Trabalhar com uma Agência de Adwords
Bom, esta é uma lista das coisas que sua agência precisará de você. Esses requisitos não são difíceis, mas exigem um certo esforço de sua parte.
- Confie na sua agência: sua agência precisa da sua confiança. Se você tem receio de ser passado para trás, observe-a atentamente no início do relacionamento. Após ver que eles são competentes e capazes de gerenciar sua campanha de maneira adequada, confie neles.
- Estabeleça metas quantificáveis: você precisa ter metas claras e mensuráveis. Se está buscando leads, estabeleça objetivos realistas no número que você deseja alcançar por dia/mês. Se você tiver uma taxa de conversão específica, deixe isso claro para sua agência. Você busca obter um determinado número de reservas? Faça os requisitos específicos.
- Estabilidade e foco: o estabelecimento de metas é importante, mas você deve evitar ficar sempre alterando suas metas e KPIs. Sua agência precisa de tempo para ganhar força. Seus gerentes de conta precisam de tempo para executar testes, analisar dados de desempenho e otimizar KPIs. Ficar sempre alterando os seus objetivos só vai retardar o progresso, e assim, você não consegue obter os resultados que deseja.
- Comprometa-se com a melhoria: se o seu site não consegue converter visitantes, o PPC vai ser uma perda de tempo e dinheiro. Isso significa que aplicar táticas como usabilidade do site e otimização de conversão, é essencial para melhorar o desempenho da sua campanha.
- Seja flexível com suas ofertas e preços: use e abuse das promoções, descontos, bônus ou incentivos para atrair a atenção dos compradores. Dê à sua agência a flexibilidade necessária para atrair o volume de visitantes de que você precisa. Deixe claro para a sua agência sobre o seu limite de orçamento e permita que eles trabalhem dentro dos parâmetros que você definiu.
- Crie bons produtos e serviços: se o seu produto ou serviço for péssimo, as conversões obviamente serão baixas. Se você está vendendo um produto que ninguém quer ou cujas pessoas não estão familiarizadas, o PPC não mudará muita coisa. Lembre-se de que a publicidade não pode salvar produtos horríveis. Esteja disposto a ter uma conversa franca sobre seus produtos e serviços com sua agência.
Dê à sua agência a permissão necessária para tomar decisões importantes em seu nome. Defina um ponto de contato claro para que os estrategistas de conta possam entrar em contato sempre que precisarem da sua ajuda. Além disso, explique suas expectativas e padrões de comunicação com antecedência.
Se você prefere uma comunicação semanal, informe a sua agência.
Como Encontrar a Agência Certa para Você
Você pode usar os Parceiros do Google Marketing Platform, o Diretório de Agências da HubSpot ou o Clutch.co para encontrar uma boa agência de gerenciamento de Adwords. Nós listamos algumas das melhores agências para facilitar as coisas para você.
1. NP Digital — A Melhor para Amentar Sua Receita
Minha agência, a NP Digital, é focada em conversões e receita. Muitas agências se concentram em cliques, mas nós focamos em gerar receita imediata para nossos clientes. Há uma infinidade de agências por aí trabalhando especificamente com anúncios PPC via Google ou Facebook, mas nós oferecemos suporte de A a Z para busca paga, cobrindo: paid media, paid search/shopping, paid social, Amazon e publicidade programática.
2. Adventure Media Group — A Melhor para Gerenciamento de AdWords Corporativo
O Adventure Media Group começou como uma empresa de treinamento para o Google AdWords. Depois, passou a oferecer serviços como agência, com foco específico no AdWords e no design de landing page. Eles cresceram rapidamente, mudando seu foco para gestão de Google Adwords para empresas.
3. Ignite Visibility — A Melhor em Termos de ROI
A Ignite Visibility lista WeddingWire, Tony Robbins e Mission Federal Credit Union como seus clientes. Seu modelo de agência é focado em retornos. Eles são uma agência completa de serviços, mas têm experiência para gerenciar campanhas de busca paga em vários canais, como redes sociais, rede de display e publicidade programática.
4. Disruptive — A Melhor para PPC com um Orçamento Maior (Mínimo de 10k)
A Disruptive concentra-se em algo que chama de relacionamentos baseados em resultados. A agência tem 152 funcionários e uma alta concentração de consultores de busca paga, algo incomum no setor. Ela foi listada como uma das principais agências por guias como Clutch.co, Upcity e outros. A Disruptive foca em marcas com orçamentos de PPC maiores.
5. Voy Media – A Melhor para Anúncios Multiplataforma
A Voy Media foca no crescimento do cliente por meio de publicidade paga. A agência se descreve como o canivete suíço da publicidade. Eles também são especialistas em Facebook Ads, portanto, são uma excelente opção para clientes que procuram otimizar seus gastos com publicidade e que também contam com a publicidade multicanal para crescer.
6. Megethos — A Melhor para Indústrias Técnicas
Ela está listada como a agência PPC número 1 na região de Phoenix. Eles oferecem aos clientes, gerenciamento de pesquisa paga e serviços de otimização de taxa de conversão, que são sustentados por seu modelo baseado em dados. Como agência, a Megethos se compromete em ser 100% transparente com os clientes. Eles são profissionais experientes em promover empresas de tecnologia, sejam elas SaaS, e-commerce, tecnologia ou transporte.
7. KlientBoost — A Melhor para Orçamentos Baixos
A KlientBoost tem um modelo de negócios único, que funciona bem com orçamentos baixos/iniciais. O PPC normalmente é um investimento caro, mas a KlientBoost pode fazer com que funcione de forma consistente para seus clientes. A agência deles faz um trabalho excelente com empresas pequenas ou locais.
8. WebMechanix — A Melhor para Empresas de Médio a Grande Porte
A WebMechanix é uma agência de marketing digital, baseada em performance para empresas de médio a grande porte. Eles são uma organização premiada e focada em publicidade paga. Além disso, a WebMechanix também oferece outros serviços de agência, mas se concentra principalmente em resultados mensuráveis e impacto financeiro para seus clientes.
9. Directive — A Melhor para Empresas SAAS
A Directive é uma agência de busca paga para empresas de software e SaaS. Eles descrevem seu trabalho como marketing de performance para software da próxima geração. O foco deles está no aumento de leads qualificados (MQLs) para seus clientes, ajudando suas equipes de vendas e marketing a atingir os números esperados.
10. JumpFly — A Melhor para Especialistas em PPC
A JumpFly é especializada em publicidade digital com foco em configurar e gerenciar contas de PPC para Google Ads, Microsoft Ads, Facebook e Amazon. Se você está procurando um especialista em PPC para trabalhar com sua equipe interna, a JumpFly pode ser uma boa opção.
Conclusão
Os cliques em seus anúncios de PPC têm maior probabilidade de resultar em vendas. Eu sei que parece surpreendente, mas a publicidade paga ainda é mais eficaz do que os links orgânicos, mesmo com o crescimento dos bloqueadores de anúncios.
Sim, o Google Ads funciona.
Mas o gerenciamento do AdWords é difícil, por isso, você precisa de uma agência. Use este post como um guia para escolher a agência certa para gerenciar seus anúncios do Google. Escolha com cuidado. Após encontrar a agência que atende às suas necessidades, forneça as ferramentas e os recursos necessários, para então, aumentar sua receita.
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