Como a maior loja de e-commerce do mundo, a Amazon é uma plataforma que não deve ser ignorada pelos vendedores. Mas como você pode usar o SEO para fazer com que seus produtos se destaquem em um site que vende mais de 12 milhões de itens?
Bom, é mais fácil do que parece.
Isso porque a Amazon não é apenas uma plataforma de e-commerce. Ela é um mecanismo de pesquisa que possui seu próprio algoritmo, o A9.
Uma Breve Introdução ao SEO da Amazon
Assim como em outros mecanismos de pesquisa, você pode usar técnicas de SEO para impulsionar o ranking dos seus produtos. Você usa certas frases para aumentar sua capacidade de descoberta em pesquisas orgânicas, o que tende a aumentar as vendas na Amazon.
Aqui estão outras maneiras pelas quais a Amazon atua como um mecanismo de pesquisa:
- Os clientes fazem suas buscas digitando na barra de pesquisa.
- O algoritmo da Amazon apresenta o que considera os resultados mais relevantes.
- Se os resultados forem bons, os clientes não passarão da primeira página. Mas por quê? Porque eles já encontraram o que estavam procurando.
Tenha em mente que o objetivo da Amazon é vender coisas.
A Amazon quer conectar clientes e vendedores. Eles querem que as pessoas fiquem satisfeitas com os resultados da pesquisa, para que se tornem clientes fiéis.
Apesar de não haver nenhuma garantia para conseguir uma posição na primeira página na Amazon, será que você gostaria de estar na página 20? É impossível alcançar seu público-alvo dessa maneira.
Vamos descobrir como usar as palavras-chave para a otimização adequada de suas páginas de produtos.
Como Funcionam as Palavras-Chave no SEO da Amazon?
As palavras-chave da Amazon são os termos de pesquisa (palavras e frases) que as pessoas digitam na barra de pesquisa da Amazon.
Se você não incluir as palavras-chave certas:
- Seu público-alvo não vai te encontrar;
- Sua taxa de conversão vai despencar ladeira abaixo;
- Sua “descobertabilidade” vai cair.
Veja este exemplo:
Digamos que alguém está procurando uma frigideira. Neste caso, “frigideira” é a palavra-chave da Amazon. Se você é um vendedor e as anuncia como “frigideira para ovo”, vai acabar perdendo o seu público-alvo.
Mas nós podemos ir além disso. “Frigideira” é uma boa palavra-chave, mas pode não ser suficiente para atingir uma classificação na primeira página. Você sabe por quê?
Porque ela é muito abrangente.
É provável que os clientes estejam procurando mais do que apenas uma frigideira. Talvez, eles queiram uma frigideira com tampa, antiaderente ou de ferro fundido.
Felizmente, o algoritmo da Amazon entende isso. Sempre que você digita uma palavra-chave na barra de pesquisa, outras sugestões aparecem. A Amazon baseia suas sugestões em outros termos de pesquisa do cliente, como o Autocomplete do Google.
Por exemplo, se alguém pesquisa “frigideira”, a primeira sugestão que aparece é “frigideiras antiaderentes”.
Isso ocorre porque outros clientes costumam pesquisar panelas antiaderentes. E olha só, você acabou de encontrar outra palavra-chave.
Quanto mais palavras-chave relevantes você usar, melhores serão suas chances de alcançar sua base de clientes (claro, dentro de um limite razoável, mas vamos chegar lá).
O que aprendemos aqui?
- As palavras-chave da Amazon são termos de pesquisa.
- Para aumentar sua “descobertabilidade” na Amazon, você precisa incluir as palavras-chave certas em seus links de produtos.
- Alguns termos isolados são muito abrangentes.
- Incluir algumas palavras-chave específicas pode te ajudar a alcançar sua base de público.
Basicamente, pense nas palavras-chave da Amazon como mais uma ferramenta em seu arsenal de marketing digital. Depois de saber como usá-las, elas podem aumentar a popularidade da sua marca e, potencialmente, impulsionar suas vendas.
Há Algo que eu Não Deva Fazer no SEO da Amazon?
Há sim. Você não deve usar as famosas táticas “black hat”.
SEO Black hat é quando você tenta deliberadamente manipular o ranking da sua página usando estratégias totalmente antiéticas, tais como:
- Excesso de palavras-chave;
- Compra de links;
- Spam;
- Deixar comentários negativos nas páginas dos concorrentes para diminuir o ranking da página;
- K
Claro, você pode obter um impulso de curto prazo nos rankings se usar técnicas de SEO black hat, mas as desvantagens não valem a pena.
As estratégias de black hat violam os Termos de Serviço da Amazon. Se a plataforma pegar você manipulando os algoritmos, ela pode:
- Rebaixar sua posição nos resultados de pesquisa;
- Remover completamente os links dos seus produtos dos resultados de pesquisa;
- Suspender ou excluir permanentemente sua conta.
Eu acredito muito em seguir as práticas justas de SEO, também chamadas de “white hat”.
Se você quer resultados para o longo prazo, então sugiro que faça o mesmo.
Como Fazer as Palavras-Chave da Amazon Trabalharem para Você
Ao vender seus produtos na Amazon, você deve evitar o uso excessivo de palavras-chave, para melhorar a experiência do usuário e diminuir sua taxa de rejeição.
A taxa de rejeição mede quando alguém clica em seu link, dá uma olhada e sai rapidamente. Essa ação informa à Amazon que os usuários não estão encontrando o que procuram em seu produto. O resultado disso? Sua “descobertabilidade” cai e seu produto é menos mostrado nas SERPs da Amazon.
Abaixo está uma lista do que você precisa otimizar para evitar o excesso de palavras-chave e uma alta taxa de rejeição:
Título do Produto
Coloque sempre as palavras-chave mais importantes no título do produto. Se você estiver vendendo um aspirador de pó, certifique-se de que o termo “aspirador de pó” esteja no título.
O título deve incluir:
- O nome da marca do item (esta é uma palavra-chave super importante, inclusive);
- Uma descrição do que é o item, como “aspirador de pó”, por exemplo;
- A cor e o tamanho do produto.
Não precisa exagerar — lembre-se, você não deve fazer uso excessivo de palavras-chave.
Palavras-Chave Back-end
Vamos ser sinceros… às vezes, os usuários digitam incorretamente os nomes dos produtos. Ou talvez, eles até queiram um produto como o seu, mas não usam a palavra-chave exata.
Claro, você quer que essas pessoas encontrem o seu produto, mas não pode incluir todas essas possíveis palavras-chave em seu título.
O que você pode fazer para garantir que as pessoas ainda vejam seu produto?
Basta colocar essas palavras-chave no “back-end” de sua conta do Seller Central.
São palavras-chave ‘ocultas’ adicionadas ao seu link quando você o cria. Você só tem cerca de 250 caracteres, então, use-os com sabedoria.
Marca
Às vezes, as pessoas procuram uma marca específica, como um jeans da Levi’s ou uma frigideira Lodge. Para os vendedores, isso significa que você deve incluir um nome de marca preciso na página do produto.
Dica bônus: mesmo que você seja um vendedor relativamente novo, pode aumentar a popularidade da sua marca entre seu público-alvo usando nomes de marca para os produtos que vende.
Lembre-se de digitar os nomes das marcas e produtos corretamente; você não vai querer que as pessoas percam os links de seus produtos porque os nomes estão incorretos.
Descrição do Produto
A descrição do produto é onde as palavras-chave da Amazon contam. Se suas descrições não convencerem as pessoas a comprar, elas logo sairão do link, o que pode diminuir a sua taxa de conversão.
Como você aproveita ao máximo esse espaço?
- Marcadores: use os marcadores na seção “detalhes técnicos”. Dessa forma, você está respondendo antecipadamente às perguntas frequentes, como “o que torna seu produto único?” ou “quais são os principais recursos do seu produto?”.
- Descrição do produto: escreva uma descrição concisa e rápida, incluindo algumas palavras-chave que você não usou no título. Fazendo isso, você está dizendo aos compradores por que eles devem colocar esse produto em seus carrinhos.
- Pesquisa: observe como os seus concorrentes escrevem suas descrições. Veja o que funciona e o que não funciona; e use o que você aprendeu nos seus links de produto.
Como Escolher as Palavras-Chave no SEO da Amazon
Bom, então você está pronto para anunciar seus produtos. Mas, como você encontra as palavras-chave certas? E como você identifica as palavras-chave mais importantes?
O que eu recomendo é isto aqui:
Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave da Amazon
As ferramentas de palavras-chave fazem o trabalho pesado por você. Elas puxam dados dos sites da Amazon e fornecem várias opções de palavras-chave. Tudo que você precisa para começar é uma única palavra-chave, bem como, o tipo de produto.
O Sonar é uma opção simples e amigável para te ajudar a começar — e é de uso gratuito. Você também pode verificar o Keyword Tool para a Amazon ou o Ubersuggest.
Barra de Pesquisa da Amazon
Não deixe de lado a própria barra de pesquisa da Amazon. Basta digitar o termo de pesquisa e ver quais sugestões aparecem. Você pode usar essas palavras-chave em seus links de produtos.
Produtos Similares
As pessoas que procuram um produto, geralmente buscam itens semelhantes. Portanto, dê uma olhada nas páginas do concorrente e veja quais itens os clientes compram com frequência em uma mesma transação. Você pode encontrar algumas ideias de palavras-chave.
Rankings do Google
Você tem uma loja virtual fora da Amazon? Então, verifique as palavras-chave populares no Google também.
Muita gente começa sua pesquisa de produtos no Google, então, por que não ter certeza de que você está atingindo seu SEO de todos os ângulos?
Novamente, ferramentas como o Ubersuggest podem ajudar na pesquisa de palavras-chave do Google. Assim como na barra de pesquisa da Amazon, você pode inserir termos de pesquisa e ver quais produtos aparecem. Esses dados vão te ajudar a descobrir quais palavras-chave rankeiam melhor para o seu produto no Google.
Como o PPC se Relaciona com o SEO da Amazon?
Quando o assunto é palavra-chave da Amazon, devemos falar de mais uma coisa: a listagem de produtos patrocinados.
A imagem abaixo mostra o topo dos resultados da pesquisa para o termo frigideiras — consegue ver a palavra “patrocinado” no canto inferior direito?
Isso significa que os vendedores pagaram para suas panelas Calphalon aparecerem no topo dos resultados da pesquisa.
Isso é conhecido como anúncio pago por clique (PPC).
O PPC permite que você apareça acima de outros anúncios de produtos. Sempre que alguém clica em seu link patrocinado, você paga uma taxa, mas obtém em troca um lugar privilegiado para uma palavra-chave específica.
Obviamente, não há garantia nenhuma de que os compradores clicarão no seu anúncio, o que acontece é que alguns vendedores usam essa técnica junto com suas estratégias de pesquisa orgânica.
Mas o PPC não é o foco deste artigo… isso é assunto para outra hora.
Entretanto, você deve saber que ele está disponível na Amazon, assim como em outros mecanismos de pesquisa, e que é responsável pelos anúncios de produtos patrocinados que você encontra nos resultados da pesquisa.
Conclusão
Compreender as palavras-chave e o SEO da Amazon é fundamental se você deseja ser um vendedor de sucesso na plataforma.
As ferramentas de palavras-chave da Amazon podem ajudar você a encontrar os principais termos para seus anúncios de produtos e são rápidas e fáceis de usar.
Você pode começar sempre pesquisando produtos como o seu e vendo quais palavras-chave e resultados aparecem.
Como está o desempenho dos seus anúncios de produtos na Amazon agora que estão otimizados para SEO?
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