sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Um Guia Simples Sobre SERPs

A Simple Guide to the SERPs

As SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) são as listas que você vê toda vez que faz uma busca em um mecanismo de pesquisa.

Para a maioria de nós (63%, mais 90% das pesquisas mobile), esse mecanismo de pesquisa será o Google, então, se o seu site se sai bem nas SERPs do Google, você terá muito tráfego orgânico.

Quando se trata de marketing digital, o tráfego orgânico é algo como o Santo Graal. Por quê? Pois, ao contrário da publicidade paga, em que você paga para que vejam seu conteúdo, os cliques orgânicos = cliques gratuitos.

No entanto, as SERPs não são tão diretas quanto costumavam ser e, existem várias formas pelas quais elas podem influenciar a quantidade de tráfego orgânico que você recebe.

Então, vamos dar uma olhada em algumas das diferentes formas de tráfego, como as SERPs as afetam e como você pode fazer seu site ser notado nas SERPs.

Quais Tipos de Resultados da SERP Existem?

Quando você olhar uma SERP do Google ou uma página de resultados de qualquer outro mecanismo de pesquisa, vai ver dois tipos de resultados: orgânicos e pagos.

SERP organic example
SERP organic example

Os resultados na caixa vermelha são os listados pagos e, todos os verdes são orgânicos. Cada um tem seus pontos positivos e negativos, e sua influência nas SERPs

Resultados de Pesquisa Pagos 

O Google AdWords permite que os sites apareçam no topo das SERPs para as palavras-chave escolhidas, e eles pagam ao Google sempre que alguém clica no anúncio deles.

Esses resultados aparecem no topo e final da SERP e contém a palavra “Anúncio” escrita em negrito, próximo à URL.

Como pode perceber pela sua proeminência no topo da SERP, esses anúncios podem desempenhar um papel crucial para se conseguir tráfego direcionado para o seu site, e as campanhas de publicidade paga, são frequentemente feitas em conjunto com a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

Resultados Orgânicos de Pesquisa

Nosso exemplo de termo de pesquisa, “software de CRM”, mostrado acima, mostra as várias maneiras pelas quais um site pode conseguir tráfego orgânico das SERPs.

Estamos todos acostumados com a listagem orgânica tradicional, com título e meta descrição, mas o Google adicionou mais recursos de SERP nos últimos anos. Esses recursos, como o Featured Snippet e o Knowledge Pack que você vê no exemplo, podem impactar o tráfego orgânico de forma significativa.

Enquanto os anúncios pagos são uma maneira rápida de chegar ao topo das páginas de resultados (os maiores licitantes geralmente vencem), a competição por resultados orgânicos é feroz e mais complicada.

No entanto, se você aprender como colocar suas páginas no Featured Snippet das SERPs e entender como conquistar os cliques das pessoas, verá muito mais tráfego orgânico.

Como o SEO se Encaixa?

A SERP é onde a grande maioria do trabalho duro de um SEO se mostra. O SEO é responsável por garantir que seu site apareça nas SERPs, receba sua parte dos cliques e garantir que os usuários encontrem o que procuram assim que clicarem no seu site.

As SERPs e SEO estão intrinsecamente ligados. Os passos que você executa nessa área são a chave para construir tráfego orgânico e atingir suas metas de tráfego.

Com frequência, as pessoas escutam sobre SEO e acham que é muito complicado. Mas é um processo, e passos simples de SEO podem levá-lo ao topo dos resultados.

Você pode alcançar as primeiras posições nas SERPs, e pode construir um volume significante de tráfego orgânico; você só precisa ser consistente com seu SEO e seguir os passos certos.

Pequenas Mudanças nos Resultados da SERP Fazem uma Grande Diferença no Seu Tráfego

O principal objetivo do Google e de outros mecanismos de pesquisa é fornecer ao usuário os resultados perfeitos de busca. Para isso, o Google usa algoritmos que empregam centenas de fatores diferentes, para determinar os melhores resultados de pesquisa possíveis para cada pessoa.

Esse nível de personalização significa que as SERPs podem variar bastante. Veja alguns dos aspectos principais das SERPs que podem impactar seu tráfego orgânico.

Ranqueando na Primeira Página

Quando você chega a uma página de resultados, você vai para a página dois? Ou você analisa rapidamente os primeiros resultados para ver qual o ajudará?

Em raras ocasiões, podemos clicar na segunda página para ver o que está lá, mas a maioria de nós escolhe entre os resultados principais e, é por isso que existe uma grande queda de tráfego entre a página um e a página dois das SERPs.

Na primeira página, as listagens recebem 88,7% de todos os cliques, deixando todas as outras páginas lutando pelos 11,3% restantes. Essa diferença só mostra a importância de se ranquear na primeira página — a maioria das pessoas nunca chega à página dois.

Nem Todas as Posições são Criadas da Mesma Forma

Então, você está pensando: “Isso é ótimo, se eu chegar na primeira página, tudo estará resolvido”.

Infelizmente, não é o caso.

Embora chegar à primeira página da SERP seja um ótimo começo, é apenas uma parte do desafio. Há uma grande variação entre a taxa de cliques (CTR = número de cliques dividido pelo número de vezes que sua listagem é exibida) para os três primeiros resultados e a CTR para os que estão mais abaixo. Essas posições influenciam seu tráfego orgânico.

Veja como a CTR funciona para cada posição na SERP:

  1. 23,3%
  2. 20,5%
  3. 13,3%
  4. 8,7%
  5. 6,3%
  6. 4,7%
  7. 3,8%
  8. 3,1%
  9. 2,7%
  10. 2,3%

Você pode ter alcançado a primeira página, mas há claramente um grande incentivo para chegar ao topo.

Quais Aspectos da SERP Podem Prejudicar seu Tráfego Orgânico?

Na última seção, mencionamos que 88,7% dos cliques vão para a primeira página de resultados, mas isso não significa que 88,7% de todas as pesquisas vão para listagens orgânicas.

Apenas 41,45% das pesquisas acabam em um clique orgânico.

Quais são os principais obstáculos para conseguir mais tráfego orgânico?

Tráfego Pago

Anúncios pagos têm destaque nas SERPs, então não é surpresa que eles atraiam muitos cliques. Esse tráfego é significativo, mas, na verdade, representa apenas 3,58% de todos os cliques.

Isso acontece porque os anúncios pagos não aparecem para todos os termos de busca.

Geralmente, existem três tipos de pesquisas: informativa, de navegação e transacional. Os anunciantes pagam por cada clique e querem um bom retorno do investimento, então eles tendem a se concentrar em termos de pesquisa transacional, com a maior intenção do comprador.

Embora ainda seja possível conseguir cliques orgânicos para esses termos de pesquisa transacional, é uma boa ideia usar o Ubersuggest para descobrir quais termos de pesquisa têm mais chances de ter uma alta quantidade de cliques pagos.

Se você observar o custo por clique (CPC) das suas palavras-chave, poderá ver quais delas provavelmente serão dominadas por anúncios. Como você pode ver nos resultados abaixo, “ferramentas de CRM” tem um CPC alto, o que significa que provavelmente muitas pessoas estão competindo por ela, e há uma probabilidade maior de você competir com anúncios.

ubersuggest paid costs

Ainda é possível receber cliques orgânicos desses termos de pesquisa, mas você se arrisca a ser empurrado para baixo na página pelos anúncios pagos.

Essa pesquisa por “como usar software de CRM” é um ótimo exemplo. Não existem resultados orgânicos antes da dobra, além de um vídeo, o que significa que você precisa rolar para baixo antes de ver qualquer listagem orgânica tradicional.

how to use CRM software SERP example

Para se sair bem nas SERPs, você precisa estar bem concentrado na sua pesquisa de palavras-chave, para encontrar os termos com uma possibilidade real de ganhar uma posição de destaque na SERP.

Pesquisas Sem Clique

O Google e outros mecanismos de pesquisa estão sempre trabalhando para criar uma melhor experiência de busca para seus usuários. Uma forma de fazer isso foi introduzindo recursos na SERP, como Featured Snippets e Knowledge Panels, dando às pessoas acesso rápido às informações básicas.

Nesta pesquisa por “por que usar CRM”, podemos ver o poder do featured snippet:

CRM purpose SERP example featured snippet

Com o Featured Snippet, o Google deu ao usuário uma resposta superficial, sem que ele precise clicar em um link. Isso significa que mesmo que a Salesforce tenha ganhado o snippet, e o SuperOffice tenha a primeira listagem orgânica tradicional, nenhum dos dois recebeu o clique. É uma pesquisa sem clique porque o usuário pode ler o Snippet.

É claro, muitas pessoas vão ficar curiosas o suficiente para clicar no Salesforce ou SuperOffice para saber mais, mas a curiosidade de alguns usuários será satisfeita pelo Featured Snippet. Pesquisas sem clique representam cerca de 49% de todas as pesquisas. 

Como Usar a SERP para Conseguir Mais Tráfego Orgânico?

Apesar da concorrência com os anúncios pagos e do número de pesquisas sem cliques, ainda há tráfego orgânico mais do que suficiente. No entanto, você precisa saber como usar as SERPs a seu favor.

Cada SERP tem seu líder, e esses caras trabalham duro para manter essa posição, por isso, você precisa trabalhar duro para derrubá-los.

Então, como fazer isso?

A grande vantagem do SEO é que você tem controle total sobre o conteúdo que publica e como aparece na SERP. Se você usar isso com sabedoria, poderá aumentar significativamente seu CTR e influenciar positivamente seu tráfego orgânico. Veja como.

Produza Conteúdo Relevante e de Alta Qualidade

O Google quer fornecer aos usuários as respostas mais relevantes para suas buscas. Para ranquear mais alto, sua página tem que cumprir duas coisas essenciais. A primeira, deve ser relevante para a busca e, a segunda, deve ser conteúdo de alta qualidade.

Se você não está atingindo esses dois objetivos, o Google não tem motivo para colocá-lo na primeira página, porque você não está ajudando os pesquisadores a atingir seus objetivos.

É nesse elemento que sua pesquisa de palavras-chave entra em cena, para te ajudar a descobrir exatamente o que seu público quer ver. Quando você sabe o que seu público-alvo procura, pode fornecer o conteúdo relevante que atrai as pessoas para seu site.

Quanto mais pessoas clicarem no seu site e engajarem com o conteúdo, mais os mecanismos de pesquisa vão recompensá-lo por ajudá-los a realizar seu trabalho.

Faça Suas Listagens se Destacarem

Você tem o controle total de como suas listagens aparecem na SERP. Você pode editar seu título, meta descrição e usar outros aspectos como dados estruturados. Então, use essa oportunidade para se destacar na multidão.

Se você ranqueia em terceiro lugar para um termo de busca, então as primeiras listagens têm uma vantagem sobre você. Mas, você pode contornar isso ao criar um título e descrição mais engajante e relevante. (O Google normalmente usa o título e descrição escolhido pela página, mas às vezes os modifica.) Sua listagem está lá fora competindo por cliques, então trate-a como um anúncio e trabalhe para atrair os usuários.

Consiga Esses Recursos da SERP

O Google vai continuar usando esses recursos “extras” da SERP, então é melhor aceitar e se certificar de que seu site está sendo exibido neles.

Os recursos da SERP podem levar a uma porcentagem maior de pesquisas sem cliques, mas também podem levar a CTRs muito mais altos quando você ganha eles. O Hubspot descobriu que os sites que aparecem nos featured snippets têm uma taxa de cliques muito mais alta.

Os Featured Snippets, Knowledge Panels, Local Packs, Shopping Results: todos eles se destacam e atraem os usuários. Se você conseguir esses recursos, terá uma excelente oportunidade de aumentar seu tráfego orgânico.

Se você está seguindo as boas práticas de SEO, tem uma chance sólida de conseguir esses recursos da SERP, mas você também pode seguir alguns passos específicos para aumentar suas chances de conseguir recursos, como a inclusão em um snippet.

Conclusão

Uma SERP é simplesmente a página de resultados que os usuários veem quando digitam uma pesquisa no Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. Contudo, ela tem o poder de te ajudar a desbloquear o potencial total do seu site.

Embora pareçam complicados, existem passos tangíveis que você pode seguir para ranquear bem nas SERPs e conseguir o tráfego orgânico que deseja. Enquanto os mecanismos de pesquisa estão sempre mudando as SERPs, o SEO e um conteúdo relevante e de alta qualidade, podem te ajudar a ficar no topo.

Agora que você entende bem o que são as SERPs, é hora de começar a otimizar seu SEO para ajudar seu site a atingir seus objetivos.

Quais objetivos você conseguirá alcançar tendo mais tráfego orgânico?

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