De acordo com a Investopedia, uma mentalidade de silo é “uma relutância em compartilhar informações com outros funcionários de diferentes divisões na mesma empresa… reduzindo a eficiência da organização.”
Em outras palavras, se pessoas e equipes diferentes na sua empresa não estão na mesma página sobre tudo que está acontecendo, elas podem acabar realizando um trabalho pior.
Os silos podem fazer sua empresa parecer menos inovadora e prejudicar o engajamento dos seus funcionários, resultando em baixa produtividade.
Eles também podem tornar o seu marketing menos eficaz.
O Que é o Siloing de Marketing?
Quando se trata de marketing, “trabalhar em silos” normalmente significa que todo mundo no departamento de marketing é reservado.
O pessoal do SEO só pensa em SEO, os designers só pensam no design, os desenvolvedores no desenvolvimento… deu para entender? Como silos reais, eles ficam separados e não interagem. Por que isso importa? Porque é ruim para os negócios.
Por Que os Silos de Marketing São Prejudiciais Para Seus Resultados?
Existem várias razões pelas quais os silos de marketing podem causar um efeito cascata no seu negócio, que vai além da comunicação ineficaz.
Os Silos Desperdiçam Tempo
Quando o seu marketing tem silos, sua equipe pode acabar acidentalmente desperdiçando muito tempo por não se coordenar entre si.
Imagine isso…
Você tem uma empresa que faz comida de cachorro e, o seu estrategista de marketing de conteúdo está tentando gerar algumas ideias de conteúdo sobre cuidados com animais de estimação para o seu blog. Ele vai até minha ferramenta de pesquisa de palavras-chave, Ubersuggest, para se inspirar:
Mas o que ele não percebe, é que a equipe de SEO já fez um monte de pesquisas sobre esse assunto na semana passada, e poderia facilmente tê-las compartilhado. Ninguém na equipe de SEO pensou em contar à equipe de marketing sobre sua pesquisa, e ninguém na equipe de marketing pensou em perguntar.
Por causa do siloing de marketing, o seu profissional de marketing de conteúdo passou o dia inteiro fazendo algo que já havia sido feito.
Veja outro exemplo:
Você tem um copywriter freelancer escrevendo para seu novo site e um especialista em UX trabalhando no design. Eles estão trabalhando separadamente.
Quando eles apresentam a você as entregas finais, nenhum texto cabe nos wireframes. Nada. Seu copywriter agora tem que refazer todo o trabalho, o que os irrita e te custa mais dinheiro.
Isso tudo poderia ter sido evitado se você tivesse simplesmente pedido que o copywriter e o especialista em UX trabalhassem em conjunto.
Os Silos Impedem Que Você Consiga os Melhores Resultados de Marketing
Além de desperdiçar tempo e dinheiro, o siloing de marketing impede que você consiga resultados incríveis.
Seus clientes esperam que seu marketing seja consistente em todos os canais — é como eles sabem que estão em um site legítimo da sua empresa. É por isso que é tão importante ter uma estratégia de marketing integrada. Se o seu departamento de marketing tem silos, suas campanhas — e até coisas básicas como escolha de fontes e cores — vão parecer inconstantes. Os silos também podem gerar situações confusas e oportunidades perdidas.
Por exemplo, digamos que você está lançando uma nova campanha de marketing de conteúdo. Sua equipe de conteúdo investe um monte de dinheiro contratando redatores, designers gráficos e videomakers freelancers para criar muitos conteúdos incríveis para o seu site.
E então…
Ninguém sabe o que aconteceu. O conteúdo é de altíssima qualidade e perfeitamente otimizado para SEO. Você está recebendo muito tráfego adicional, mas sem conversões. Por quê?
Acontece que o tom do conteúdo está todo errado. Foi escrito de uma forma que nenhum dos seus clientes ideais pode entender ou se identificar.
Sabe quem poderia ter te dito isso? As equipes de vendas e atendimento ao cliente. Afinal, eles conhecem seus clientes super bem.
Novamente, o siloing leva a uma falha de marketing.
(A propósito, se você está tentando conseguir mais conversões para seu site, existe mais do que apenas criar conteúdo. No vídeo abaixo, eu compartilho sete hacks legais que podem ajudar a melhorar sua taxa de conversão.)
Os Silos Desmotivam Seus Funcionários
Outra coisa terrível sobre o siloing de marketing é que isso desmotiva seus funcionários.
Veja como:
É fácil ficar animado com algo quando se vê o quadro geral. Mas quanto maior sua empresa se torna, mais distante cada indivíduo fica da missão geral dela — porque eles podem nem saber quem está tomando decisões, muito menos por quê.
Pense na maneira pela qual freelancers e consultores veem seus negócios. Eles são responsáveis por fazer tudo sozinhos, por isso, parece uma verdadeira vitória quando eles conseguem resultados.
O mesmo vale para equipes pequenas — quando algo vai bem, todo mundo comemora. As pessoas sentem que seu trabalho está fazendo a diferença.
Quando você administra uma empresa maior, é difícil manter essa dinâmica funcionando.
Suponha que sua pessoa de SEO fica sentada o dia todo copiando e colando palavras-chave em uma planilha, sem ver como isso afeta a estratégia de marketing da empresa. É provável que comecem a pensar que seu trabalho é inútil. Depois de um tempo, provavelmente começarão a procurar outras vagas. Perder talentos custa caro. Você não quer que seus melhores funcionários saiam devido a um problema fácil de ser resolvido, como o siloing de marketing.
Para funcionários de empresas médias e grandes, se reunir com colegas de trabalho para falar sobre ideias pode ser motivador, especialmente quando esses colegas não são os mesmos que veem todos os dias.
Faz com que todos sintam que estão trabalhando para os mesmos objetivos.
Como Saber Se o Seu Marketing Tem Silos
A esta altura, você deve estar bem convencido de que o siloing de marketing não é uma coisa boa: é algo que pode prejudicar seu negócio.
Mas como saber se você tem um problema de silo?
Quando você está “nas trincheiras” dia após dia, pode ser difícil dar um passo para trás e pensar sobre o que está acontecendo no nível macro na sua empresa. E se você está tomando as decisões de nível mais alto, pode não saber o que seus funcionários estão vivenciando.
Se você está preocupado com o siloing de marketing, observe se percebe alguma destas coisas:
Seus Funcionários de Marketing Não Conversam Entre Si
Você notou que seus funcionários conversam apenas com alguns de seus colegas de trabalho?
Talvez eles não saiam de suas mesas e conversem apenas com as pessoas que estão por perto. Ou talvez eles tenham um ou dois amigos no próprio departamento e não falam com mais ninguém.
Se isso é algo que percebeu na sua empresa, o siloing de marketing pode ser um problema para você.
Seus Profissionais de Marketing Não Entendem o Que Seus Colegas Estão Fazendo
Outra maneira de ver se seu departamento de marketing tem silos, é perguntar a seus profissionais de marketing o que os colegas de trabalho estão fazendo.
Pergunte aos designers no que a equipe de desenvolvimento está trabalhando. Veja se sua equipe de SEO sabe alguma coisa sobre anúncios pagos. Ou se seus profissionais de marketing de conteúdo estão trabalhando com o pessoal das mídias sociais, para escrever conteúdo consistente em todos os setores.
Se as pessoas continuarem respondendo “Não tenho ideia”, elas estão trabalhando em silos.
Sua Equipe de Marketing Não Trabalha Com Outras Equipes
Mesmo que seus profissionais de marketing sejam muito bons em trabalhar com outros membros da equipe de marketing, isso não significa que eles sejam bons em trabalhar com outras equipes.
Os profissionais de marketing precisam saber o que as outras equipes estão fazendo — mesmo quando o trabalho parece não ter relação.
Se sua equipe de marketing não entende sua empresa de uma perspectiva geral, eles podem cometer grandes erros que fazem suas campanhas de marketing fracassar.
Como Se Livrar dos Silos de Marketing Agora Mesmo
Digamos que você decidiu que sua empresa tem um problema com siloing de marketing. O que você deve fazer sobre isso?
Você precisa agir para resolver os silos.
Ao criar um plano para lidar com o siloing de marketing, a primeira coisa que você deve fazer é conversar com seus gerentes.
O siloing normalmente começa nos níveis mais altos de uma empresa. Se o seu departamento de marketing está dividido em várias equipes, reúna-se com os líderes das equipes separadamente para ver quais são seus objetivos.
Se os líderes das equipes não estão trabalhando juntos e seus objetivos parecem não se relacionar, isso é um problema. Você deve marcar uma reunião com eles para descobrir uma maneira de melhorar as coisas.
Veja algumas coisas que você pode incluir no seu plano para acabar com o siloing:
Tenha um Plano Mestre de Marketing
Ter um plano de marketing central que todos devem seguir, é essencial para sua empresa. Se você ainda não tem um, é por onde deve começar.
Se você tem administrado seu marketing de um jeito meio “loteria”, é hora de mudar e levar sua estratégia a sério.
O que isso significa? Bom, primeiro, você deve ter uma ou mais personas do comprador que mostram quem são seus clientes e quais seus interesses.
Depois, você precisa saber o que seus concorrentes estão fazendo. Faça uma análise da concorrência e tente entender o que eles estão fazendo que funciona e, como você pode usar essa informação para ultrapassá-los.
Mas não copie suas estratégias. Você não é o mesmo que seus concorrentes; em vez disso, você quer mostrar que é melhor. Veja mais sobre isso no meu vídeo abaixo:
Depois de resolver essas coisas, você pode criar um plano de marketing multicanal para ajudá-lo a conseguir os resultados que precisa.
Você deve definir seus objetivos principais e KPIs e certificar-se de que os está atingindo. Deixe claro que todos precisam estar envolvidos nesse processo.
Reúnam-se, Conversem e Treinem Juntos
Se você já tem um plano de marketing em vigor, mas ainda sente que está lidando com silos de marketing, como fazer com que todos na sua empresa participem como uma equipe coesa?
Se as pessoas na sua empresa não têm a visão geral, talvez seja porque não estão conversando o suficiente entre si.
Certifique-se de planejar reuniões regulares para o seu departamento de marketing, em que seus profissionais de marketing possam apresentar em que estão trabalhando e contar aos outros sobre suas vitórias e obstáculos. Até mesmo uma reunião semanal de 15 ou 30 minutos, pode fazer maravilhas para a conexão e comunicação da equipe.
Outra coisa a se observar é o software de colaboração que você está usando.
Se as pessoas estão divididas em grupos diferentes no seu software de chat interno ou ferramentas de gerenciamento de projeto, certifique-se de que alguns canais gerais da empresa também estejam abertos. Isso permitirá que todos falem uns com os outros.
Certifique-se de que todos os seus profissionais de marketing tenham acesso aos treinamentos, mesmo em áreas diferentes das deles. Talvez seus SEOs queiram aprender mais sobre desenvolvimento web, ou talvez seus desenvolvedores queiram saber mais sobre copywriting. Deixe eles aprenderem!
Treinar seus funcionários não apenas os ajuda a melhorar no trabalho, mas também mostra que você se preocupa em ajudá-los a avançar em suas carreiras — e torna-os mais engajados no trabalho.
Identifique e Lide com Problemas Culturais
Se você ainda não descobriu porque seus profissionais de marketing não estão trabalhando juntos, talvez sua empresa tenha um problema cultural.
Talvez um de seus gerentes tenha problemas para controlar seu temperamento e tenha um histórico de explodir com as pessoas. Todos tentam evitá-lo, então, a comunicação não funciona.
Ou talvez você esteja pagando ao seu líder de SEO o dobro do que paga ao seu chefe de marketing de conteúdo, e o profissional de marketing de conteúdo não está feliz com isso. Como o profissional de marketing de conteúdo se ressente do SEO, ele parou de conversar com ele e faz as coisas por conta própria.
Após identificar esses problemas, você pode lidar com eles.
Reestruture Sua Equipe de Marketing
Se você já tentou consertar problemas culturais e dar a seus profissionais de marketing mais oportunidades de se comunicar, mas ainda está tendo problemas, é hora de considerar tomar medidas mais significativas para lidar com seu siloing de marketing.
Talvez você precise de uma revisão completa do seu organograma.
Se você tiver várias equipes pequenas em silos, considere fundi-las em uma unidade maior com algumas “subunidades” diferentes.
Coloque essas equipes maiores juntas no escritório, para conversarem umas com as outras sobre seus projetos atuais.
Ou você pode manter a hierarquia que tem agora, mas mover as pessoas de uma maneira que as faça se sentirem menos isoladas.
Continue ao Longo do Tempo
Não importa o que você escolha fazer para lidar com o siloing de marketing, o mais importante é que você continue em frente.
Não faça uma “cruzada anti-silo” apenas por alguns meses e depois esqueça disso, deixando que as coisas voltem a ser como eram antes. Certifique-se de que seu compromisso seja permanente.
Conclusão
O siloing de marketing é uma das principais coisas que podem sabotar suas campanhas de marketing. Felizmente, quando você percebe que sua empresa tem um problema de silo, muitas vezes você pode lidar com ele rapidamente — desde que tenha um plano organizado.
Seus funcionários vão se sentir aliviados por você tomar a iniciativa. Eles vão se beneficiar com uma melhor comunicação entre os departamentos e funcionários individuais.
Eu esqueci de alguma maneira de lidar com o siloing de marketing? Me avise nos comentários.
The post Como o Siloing de Marketing Pode Estar Arruinando Seus Negócios appeared first on Neil Patel.
Como o Siloing de Marketing Pode Estar Arruinando Seus Negócios Publicado primeiro em
Nenhum comentário:
Postar um comentário