Se um visitante entra no seu site e deseja falar contigo, qual é a primeira coisa que ele procura?
Sua página de contato.
Essa é a página do seu site que converte visitantes em compradores.
As páginas de contato estão entre os recursos mais subutilizados e incompreendidos da internet.
Algumas empresas nem sequer as usam e, aquelas que usam, costumam deixar essas páginas tão importantes em segundo plano durante projetos de revisão de sites.
Mas isso acaba hoje.
Vou compartilhar aqui um plano passo a passo que você pode seguir para traçar estratégias e revisar essa tão subestimada página. Vou usar vários exemplos para despertar sua criatividade.
Vamos começar.
O Que é uma Página de Contato?
Pense na página de contato como uma espécie de cartão de visita digital. Claro, ela é curta e concisa. Mas se alguém quiser entrar em contato com você, vai usar essa página para fazer isso.
As páginas de contato geralmente são agrupadas com outros recursos essenciais do site, como:
- Página Sobre: use este recurso para explicar a história, os objetivos e a direção da sua empresa. Se alguém quiser saber como você se tornou um líder em seu mercado, esses dados estarão aqui.
- Página de Ajuda: os clientes que estão com dúvidas sobre algum produto ou serviço, recorrem a esta página para obter as respostas.
- Página de Carreiras: os candidatos a empregos precisam de um espaço privado e protegido para saber mais sobre as oportunidades em aberto.
Uma página de contato é diferente, porque nela você precisa mostrar às pessoas como entrar em contato contigo.
Sua página também deve incorporar sua marca e atrair os cliques. Em muitos sites, a página de contato é a mais atrativa. As melhores, geralmente contêm alguma proposta de valor, mesmo quando não há muito texto.
Você Precisa de uma Página de Contato?
De forma alguma você deve ignorar a página de contato, até porque, ela representa um sinal de confiança. Ao compartilhar informações de localização e destacar seu telefone e email, você está demonstrando aos consumidores mais cautelosos que eles podem entrar em contato contigo a qualquer momento.
Lembrando que confiança e transparência são pilares importantes no marketing. As páginas de contato iniciam esse processo.
Cinco Elementos-Chave da Página de Contato
Certo, você sabe que precisa de uma página de contato, mas, afinal… o que colocar nela? Vença esse bloqueio criativo e siga esta receita para o sucesso.
Uma página de contato que converte, contém estas informações fundamentais:
- Nome da sua empresa: aqui é sem rodeios. Coloque o nome completo da sua empresa.
- Seu endereço físico: essa parte pode ser um pouco complicada para empresas com vários endereços. Os mapas geralmente resolvem esse problema — entre outros — em um minuto. Se você for compartilhar apenas um endereço, use aquele associado à sede da empresa.
- Um mapa da sua localização: o Google Maps tem um poder imenso para os profissionais de marketing. Quando os clientes sabem onde você está, mesmo que estejam usando um dispositivo móvel, suas taxas de conversão podem disparar. Aumente esse poder incluindo um mapa do Google na sua página de contato.
- Suas informações de contato: inclua um número de telefone, endereço de email e um formulário de coleta rápida de dados. Os clientes precisam de muitos CTAs. Ah, e não se esqueça de colocar um CAPTCHA para barrar qualquer spam.
- Links para páginas relevantes: se você perceber que os clientes estão tendo muitas dúvidas sobre o produto, leve-os à página de ajuda. Se você tiver muitos candidatos a emprego, destaque a página de carreiras.
Não sobrecarregue a página com muitos detalhes e dados. Use essa lista para deixar as coisas limpas e simplificadas.
Crie o Formulário de Contato Perfeito
Se você busca uma maneira de agilizar as conversas com os clientes, os formulários são essenciais. Se você criar formulários da forma correta, encaminhar perguntas será moleza.
Seu formulário pode incluir vários campos, como:
- Nome
- Endereço
- Cliente atual (seu nome)
- Dúvida
- Endereço de email
- Número de telefone
Bom, você pode se sentir tentado a adicionar todos esses campos ao seu formulário. Quanto mais dados você tiver, melhor, certo?
Nem sempre.
Quando os clientes se deparam com um mar de perguntas, eles tendem a sair do link. As taxas de preenchimento do formulário e os campos adicionados estão inversamente relacionados.
Para manter essas taxas de conversão altas e proporcionar uma excelente experiência ao usuário, faça apenas perguntas fundamentais.
10 Ótimos Exemplos de Página de Contato
Bom, acho que já falei bastante sobre o que deve e o que não deve aparecer na página de contato.
Estas dez empresas abaixo, ensinam lições que qualquer pessoa pode aplicar.
Simples e Descomplicada: Scorpion
A Scorpion oferece serviços de marketing na Internet para escritórios de advocacia, hospitais, franquias e muito mais. A empresa mostra habilidades de design robustas em todas as outras páginas do site. Mas esta, em especial, é notável por sua simplicidade.
Os clientes respondem a uma pergunta simples em um menu suspenso. A resposta os direciona para um segundo formulário.
E, caso os clientes não queiram preencher o formulário, eles podem ligar para o número que está no canto superior direito da tela ou visitar um dos três locais listados na parte inferior da página.
Promessa da Marca Primeiro: BarkBox
Um serviço de assinatura para cães felizes pede a foto de um cachorro na página de contato — e, claro, o cachorro tem que parecer feliz. A BarkBox acertou em cheio nisso.
Os clientes têm três opções de contato diferentes abaixo dessa imagem grandona. Eles podem pesquisar FAQs, iniciar um chat ao vivo ou enviar um email. É uma interface simples e descomplicada, feita para pessoas que são apaixonadas por cães, mas vivem ocupadas.
Personalidade Bem Definida: Kick Point
Esta empresa de marketing canadense abre a página “Sobre” com um tom bem comunicativo.
Conforme você vai rolando a página, essa voz inteligente continua falando. Ao chegar ao final dela, você sabe exatamente como esses funcionários falam e escrevem.
Esse tom inteligente não impede uma comunicação clara. Perceba que o texto informou o endereço da empresa, o endereço de email, o número de telefone e muito mais.
Comunicação de Crise: Powell’s Books
A Powell’s coloca a comunicação com o cliente em primeiro plano nesta página de contato. Eles destacam uma informação importante sobre atrasos nos envios. Ao continuar rolando, você chegará nos endereços de email e números de telefone.
Normalmente, a conversão das páginas de contato é curta. Mas você pode quebrar as regras quando o inesperado acontecer.
Imagens Impressionantes: Parker Lee
As pessoas contratam o Parker Lee para projetar logotipos, sites e outros elementos de marca. Ele dá prova dessas habilidades nesta página de contato visualmente cativante. A página começa com uma declaração de posicionamento da marca, mas, ao rolar para baixo, você logo vai além disso.
Um formulário simples com apenas quatro campos aparece e um mapa inteligente completa a página.
Os Formulários Fazem o Trabalho: Six Leaf Design
Esta empresa enfatiza as vendas em sua página de contato. Um formulário de três campos, com um pequeno questionário de múltipla escolha, oferece aos clientes em potencial uma cotação de preço.
Um botão azul para clientes ansiosos leva-os diretamente a uma consulta de 20 minutos. Para empresas que desejam enfatizar a geração de leads, este é um modelo inteligente a seguir.
Rostos Amigáveis: Byte
Com quem os clientes vão falar quando entrarem em contato? A Byte responde a essa pergunta colocando fotos de seus consultores, prontos para prestar atendimento às pessoas.
Escolha entre vários formatos de contato, como mensagem de texto, mensagem no Facebook e email. Como a página é bem minimalista, há bastante espaço em branco entre as informações.
Foto do Produto: Freshly
A Freshly fornece o serviço de entrega de kits de refeição e, a foto de um produto atraente ocupa metade da sua página de contato. Colocar o produto em primeiro lugar pode atrair os clientes para uma compra.
A caixa de contato é a parte mais inteligente. Os clientes podem bater papo, ligar, enviar mensagens de texto ou ir direto para o email.
Essa é uma interface simples e amigável que coloca o produto em destaque.
Domínio de Vários Locais: Wendy’s
Como você faz para facilitar as consultas quando os clientes têm dezenas de locais para escolher? A rede de restaurantes Wendy’s lida com essa questão colocando um botão “Encontre o Wendy’s” no topo da página.
Os clientes que possuem dúvidas, podem enviar mensagens de texto ou ligar para um número que está escrito bem grande e em negrito. É quase impossível passar despercebido. Um formulário curto e inteligente completa a página.
Curta e Cativante: A Minha Própria
Eu coloquei as melhores práticas na página de contato do meu site. Eu uso um menu suspenso para direcionar as perguntas e peço aos clientes que preencham apenas três campos.
Eu mantenho as cores da minha marca nesta página para lembrar meus visitantes de que eles ainda estão no meu site.
Além disso, eu também linko as minhas principais redes sociais para que as pessoas possam me seguir. Meu formulário de contato de consultoria de marketing digital é semelhante: curto e cativante; eu peço apenas as informações que preciso saber.
Página de Contato: O Que Fazer e O Que Não Fazer
Bom, nós vimos vários exemplos de páginas que convertem e eu compartilhei algumas dicas que você pode colocar em prática agora mesmo.
Mas há mais coisa para aprender.
Ao trabalhar em sua página de contato, certifique-se de:
- Ser um bom jornalista. Destaque as informações importantes primeiro. Seus visitantes estão lá para se conectar com você, então, facilite as coisas para eles e forneça uma experiência de usuário excepcional.
- Promover sua página como um profissional. Coloque um link para a sua página em sua assinatura de email e vincule-o às suas redes sociais. Faça com que os clientes saibam que você está interessado em uma conexão.
- Linkar sua página. Os clientes procuram no canto superior direito da página os links de contato. Certifique-se de que cada página do seu site esteja se conectando com essa página tão importante.
Quando você for criar sua página de contato, evite coisas como:
- Design desordenado. Não encha todo o espaço da página com um monte de gráficos, piadas ou parágrafos. Respeite o motivo pelo qual seus consumidores estão lá — entrar em contato com você.
- Excesso de confiança. Faça testes A/B para encontrar o design que seus clientes desejam. Não confie demais em suas proezas de design — você pode se surpreender com o que funciona!
- Uma mentalidade focada no desktop. Teste seu site em dispositivos móveis. Experimente os campos do formulário. Muitos clientes irão visitar seu site através de um celular; certifique-se de que sua experiência seja boa.
Leva tempo para criar uma página de contato que gera conversão. Não tenha medo de desacelerar, testar e voltar à estaca zero. O que você não pode fazer é se dar ao luxo de errar em uma parte tão essencial do seu site.
Conclusão
Sua página de contato é um dos ativos mais importantes do seu site. É aqui que as pessoas vêm quando querem falar contigo, então, torne essa comunicação o mais rápida e fácil possível.
Crie-a com confiança e observe as taxas de conversão. Se você não conseguir a resposta desejada, não tenha medo de mudá-la!
Com a medida certa de experimentação e vigilância, você pode desenvolver a página de contato perfeita para seus clientes, sua empresa e sua comunidade.
A sua página de contato atual está deixando a desejar? O que você pode melhorar nela para que seja mais efetiva?
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