sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Limpeza dental com mais precisão e sem incômodo

O trauma de dentista está com os dias contados: a EMS, empresa suíça referência em odontologia, trouxe para o Brasil o protocolo GBT (Guided Biofilm Theraphy), um método de limpeza que não envolve dor e tem eficácia atestada.

Ele foca na remoção do biofilme (ou placa bacteriana), que é a base do tártaro e está por trás de cáries e doenças gengivais. Um dos destaques do GBT é o uso de micropartículas de eritritol, adoçante natural anticariogênico que remove impurezas sem impor desconfortos nem desgaste ao esmalte dentário — diferentemente do bicarbonato, empregado na higiene convencional.

“Além de ser mais confortável, a profilaxia com o GBT ainda ajuda a educar o paciente”, afirma o dentista Renato Trezza, especialista em odontologia estética e reabilitação.

+ Leia também: Sensibilidade nos dentes: como prevenir ou acabar com ela 

Passo a passo

O protocolo conta com oito etapas, mas resumimos para você!

Luz na sujeira
Para começar, o dentista bota em evidência a placa bacteriana aplicando um corante nos dentes. Assim ele também orienta como deve ser feita a higiene em casa.

Doce limpeza
O aparelho Airflow lança um jato de água morna e eritritol para limpar a região — dá para regular sua intensidade caso a caso. O eritritol remove a placa e pole os dentes.

Em profundidade
Caso existam bolsas periodontais — um dano da periodontite —, o dispositivo Periflow remove o biofilme sob a gengiva em profundidades maiores que 3 mm.

Retoque dental
Se o tártaro resiste, recorre-se ao Piezon No Pain, nova versão do aparelho odontológico ultrassom: ele emite ondas sonoras de alta frequência para limpar, mas agora sem dor.

Faxina concluída
Após a limpeza completa do biofilme, podem ficar visíveis problemas que passavam despercebidos. Daí o dentista indica tratamentos adequados.

Fontes: Cássio Volponi Carvalho, dentista e doutor em periodontia pela FOUSP; Gislaine Sachetti, gerente responsável pela EMS na América Latina.

 

 


Limpeza dental com mais precisão e sem incômodo Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário