Ao contrário do que muitos pensam, estar apaixonado não é e nem deveria ser considerado um privilégio apenas dos jovens! Na velhice, se apaixonar é uma chance de ressignificar o amor e até de ter mais qualidade de vida.
Por mais que a sociedade ainda pense no envelhecimento de maneira negativa, é importante lembrar que a expectativa de vida aumentou bastante e já ultrapassamos os 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos em nosso país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A solidão nessa fase pode tomar conta de nós e trazer uma tristeza inimaginável. Portanto, se você se sente sozinho e precisando de companhia, este pode ser o momento para pensar em procurar alguém.
É preciso se desvencilhar de paradigmas para sermos mais felizes na velhice.
Como buscar companhia na terceira idade
No Brasil, a população acima de 50 anos procura 19% mais encontros on-line que outros países, sabia? Pode ser uma surpresa para você, mas é o que diz a pesquisa Google Global Senior Survey, de 2018.
Além de procurar por encontros em sites e aplicativos, outra boa ideia é fazer parte de grupos. É uma maneira de já encontrar pessoas que tenham gostos em comum com os seus!
+ Leia também: O que o hormônio do amor pode fazer pelo seu coração
Você pode, por exemplo, ir a clubes ou se envolver em atividades como xadrez, yoga, pilates… Existem ainda as reuniões religiosas, jogos, bares e até mesmo grupos que fazem viagens.
O importante é não ter medo e começar a se aventurar. Conhecer pessoas novas e criar laços é algo que pode mudar a nossa vida.
Mas, atenção! Sempre que você for marcar um encontro, avise amigos e familiares, escolha locais públicos, com movimento e não forneça informações pessoais para ninguém.
Por último, mas não menos importante, se o clima esquentar, utilize preservativos nas relações sexuais!
Vida sexual na terceira idade
Quando falamos em sexualidade com idosos, o assunto acaba sendo até tratado como tabu, mas não devemos nos deixar levar por este caminho tão arcaico.
Ao estarmos apaixonados, nosso corpo libera os hormônios em maior quantidade. Por isso, é normal sentir desejo e saudável manter relações sexuais.
Só que, quando uma pessoa consegue manter uma vida sexual ativa na terceira idade, é importante ter atenção redobrada, com acompanhamento de um geriatra, ginecologista ou urologista.
+ Leia também: O poder do amor: como ele pode influenciar a nossa saúde e a nossa vida?
Não são todos os idosos que possuem problemas como a impotência ou falta de líbido, mas é algo que pode acontecer.
Nos homens, há uma queda na testosterona e, nas mulheres, a chegada da menopausa causa uma queda no estrogênio, hormônios importantes para a manutenção do desempenho.
Porém, existem diversos tratamentos que podem garantir uma vida sexual normal e saudável em qualquer idade. Como falei, é necessário apenas ter um bom acompanhamento médico!
Benefícios do namoro na velhice
Você sabia que namorar faz bem para a saúde? Seja qual for a idade, o namoro estimula hormônios do prazer e da felicidade, como a serotonina e ocitocina, essenciais para a felicidade e combate ao estresse e a depressão.
Além disso, quando estamos apaixonados, sentimos nossa autoestima elevada. Para o idoso, isso é algo maravilhoso, pois cuidar da sua saúde física e da aparência é sinônimo de uma ótima autoestima, coisa que nos traz muita felicidade.
+ Leia também: 7 questões urgentes para debater o envelhecimento no Brasil
É muito importante ter autoestima após os 60 anos.
Algumas pessoas idosas passam até a se exercitar para ficar em forma, o que é perfeito para evitar e combater doenças cardiovasculares. A atividade física também previne e ajuda a tratar problemas como depressão, enfraquecimento dos músculos e perda de equilíbrio.
Ou seja, namorar dá aquela força para ter um envelhecimento ativo, com uma vida saudável e de qualidade!
Amor além da idade: benefícios de namorar na velhice Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário