Como consultor SEO, sei bem da importância desse especialista para as empresas que o contratam.
Mas, como todo serviço profissional, antes de fechar o acordo, é necessário avaliar bastante se é dele que seu negócio precisa e o que esperar desse tipo de consultoria.
Por ser uma atividade altamente especializada, é certo que o investimento será proporcional, o que significa que o retorno tem que vir na mesma medida.
Até aí tudo bem, mas o que deve ser considerado para requisitar esse profissional?
Por que não contratar uma agência ou formar uma equipe própria para cuidar do SEO da sua empresa?
Vou responder a essas e outras questões relacionadas ao tema a partir de agora.
Sinta-se à vontade para avançar na leitura para saber mais dessa importante função.
O que faz um consultor SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca.
Sendo assim, um consultor SEO é a pessoa que vai cuidar para que o seu site, blog ou mesmo suas redes sociais estejam com tudo ok para aparecer em destaque no Google.
Falo do maior motor de busca já conhecido, mas esse trabalho se estende a outros portais, como o Bing e o Yahoo.
No entanto, não é só para fazer um site aparecer com evidência nas SERP que esse profissional atua.
Um bom consultor deve ir além, priorizando, acima de tudo, a parte estratégica do SEO, já que não se trata apenas de aparecer para todo mundo, mas para as pessoas certas.
Afinal, um e-commerce que entrega para todo o Brasil terá necessidades diferentes das de uma autoescola, por exemplo.
É para detectar esse tipo de demandas específicas que serve, entre outras funções, o consultor SEO.
O que você precisa saber antes de contratar um profissional de SEO?
Pelo que expus no tópico anterior, já dá para perceber que, antes de contratar um profissional de SEO, é necessário conhecer bem o terreno em que se pisa, certo?
Isso porque, além de dominar tudo o que envolve a produção de conteúdo, esse especialista precisa também mostrar competências e habilidades em outras áreas e dominar certas técnicas.
Via de regra, um consultor SEO é alguém formado em marketing ou comunicação social, embora nada impeça que pessoas de outros ramos possam exercer a atividade.
Além disso, é altamente recomendável que ele tenha certificações ou cursos que comprovem a formação específica em SEO.
Em relação aos atributos pessoais, é recomendável que o profissional seja alguém que toma decisões orientando-se por dados e que tenha um raciocínio analítico desenvolvido.
Não menos importante, como toda negociação para a área de marketing digital, não deixe de avaliar o portfólio do seu futuro parceiro comercial.
Quanto custa contratar um consultor de SEO?
Como toda contratação, a de um especialista em otimização deve ser considerada como um investimento.
Em um primeiro momento, pode parecer um custo alto demais, no entanto, é preciso avaliar a conjuntura em longo prazo para ter uma perspectiva mais realista.
Nesse momento sempre lembro da famosa frase (cujo autor permanece desconhecido): “se você acha caro pagar por um bom profissional, experimente contratar um incompetente”.
Nada mais apropriado quando se trata de investir em marketing digital e, mais especificamente, em otimização para motores de busca.
Por isso, se a sua prioridade é poupar custos, talvez a contratação desse especialista não seja o mais indicado a se fazer.
Mas se você está disposto a fazer do jeito certo para ter os melhores resultados, vale considerar as duas formas mais comuns de se remunerar um consultor SEO.
Por hora
Quando pretende-se trabalhar mais em longo prazo, o pagamento por hora pode ser a opção mais interessante.
Assim preferem ser remunerados os consultores mais experientes e que conhecem o valor que o seu trabalho agrega.
Por outro lado, os valores pagos variam bastante, já que para se chegar a uma remuneração compatível, os profissionais pesam sua bagagem, sua formação e suas conquistas.
Em alguns casos, o especialista já deixa claro quanto cobra no seu website ou perfil nas redes sociais, enquanto outros preferem negociar diretamente com o cliente.
Seja qual for a situação, é preciso saber antes o quanto a sua empresa pode pagar e quanto o mercado está oferecendo em média.
Um bom ponto de partida é visitar o portal da Catho, no qual, hoje, estima-se que o salário de um Analista SEO esteja na faixa dos R$ 2,4 mil.
São funções diferentes, é claro, mas já é possível ter uma ideia sobre valores.
Por projeto
Nas empresas com modelo de gestão horizontal, normalmente, prevalece o gerenciamento por projetos.
Nelas, a maioria das equipes e dos profissionais são contratados por tarefa, ou seja, depois de cumprido o trabalho, o vínculo termina.
Nessa situação, o que vale mais é o planejamento estratégico, pelo qual a empresa estipula as metas a serem atingidas em um determinado projeto.
O que conta mais aqui é a relação custo-benefício em se contratar um consultor para cuidar da parte da otimização.
Por exemplo: imagine que a alta gestão decidiu que investir em SEO é necessário, uma vez que os concorrentes estão tendo ótimos resultados com seus sites e e-commerces.
A partir daí, a empresa pode desenhar possíveis cenários e o retorno esperado ao atuar com conteúdo e redes sociais e, com base nisso, definir um budget.
Portanto, nesse tipo de contratação prevalece o regime de trabalho freelancer, no qual recomenda-se que o consultor seja capaz de emitir notas fiscais.
Quais são as responsabilidades do consultor SEO?
Toda consultoria é, essencialmente, um trabalho para pessoas muito qualificadas.
Dessa forma, é esperado que o profissional desse segmento, inclusive o de SEO, tenha alta capacidade de resposta ao lidar com desafios complexos.
Vou esmiuçar as atribuições do consultor SEO mais à frente, mas, para adiantar, enumero a seguir algumas das suas principais tarefas e responsabilidades:
- Coordenar e executar a produção de conteúdo interno e para publicação externa, elaborando briefings e pautas para os profissionais de redação
- Valer-se de métricas para avaliar performances em SEO extraídas de relatórios
- Sugerir e realizar otimizações na estrutura de websites, considerando também aspectos de arquitetura da informação
- Mensurar possíveis resultados nas atividades planejadas
- Monitorar a SERP para palavras-chave de interesse para eventuais mudanças na estratégia
- Elaborar pesquisas de keywords
- Fazer otimizações on-page, ou seja, nos conteúdos das páginas
- Fazer melhorias para facilitar a leitura dos crawlers, isto é, dos robôs que indexam e ranqueiam sites
- Acompanhar as últimas atualizações dos motores de busca e seus algoritmos.
Quais são as vantagens de contratar um profissional de SEO?
Sem dúvida alguma, a vantagem número 1 ao se contratar um especialista em SEO é a economia de tempo.
Significa que esse profissional será capaz de realizar em um período muito mais curto tarefas que seriam inviáveis em tempo hábil para pessoas sem qualificação.
Esse já é um ótimo motivo para apostar em tal tipo de consultoria, mas as vantagens vão além.
Acredito que uma muito importante seja a de contar com um apoio que pode colocar seu negócio à frente dos concorrentes.
Isso porque, segundo uma pesquisa da McKinsey, 80% das empresas brasileiras ainda estão nos estágios iniciais no desenvolvimento do seu marketing digital.
Ter um consultor SEO em um contexto assim certamente deixa uma companhia em condições muito mais vantajosas no mercado, concorda?
Consultor freelancer x agência: qual é a melhor opção?
O segmento de marketing digital é amplo e, nesse sentido, existe uma grande variedade de empresas e profissionais para atender a diferentes necessidades.
Veja, por exemplo, as agências de marketing, todas elas oferecendo praticamente os mesmos serviços de um consultor, pelo menos na teoria.
De fato, quase tudo que um especialista em SEO faz pode ser feito por uma agência, mas há algumas características que precisam ser consideradas.
Uma delas é a capacidade de resposta.
Embora as agências sérias sejam capazes de dar soluções rápidas para os seus clientes, quando se tem um consultor as demandas passam a ser tratadas ainda mais de perto.
Afinal, esse profissional é contratado para atacar problemas mais específicos, diferentemente das agências, que trabalham em outras frentes.
Então, se você quer soluções totais em marketing digital, prefira as agências.
No entanto, se o seu foco é a otimização para o Google e outros motores de busca, o consultor SEO pode ser suficiente.
O que está incluso nos serviços de SEO?
A bem da verdade, não é exagero dizer que a essência do marketing digital está no SEO.
Não surpreende, portanto, que o leque de atribuições de um consultor nessa área seja tão amplo e diversificado.
Veja, a seguir, um resumo das principais atividades e funções esperadas de um profissional nesse segmento.
Análise SEO competitiva
Antes de ir atrás das melhores posições na SERP, ou seja, nos resultados de busca orgânica, um consultor precisa conhecer o terreno em que está pisando.
Para isso, ele utiliza a chamada análise SEO competitiva, na qual mapeia a concorrência para as palavras-chave de interesse para a empresa.
Digamos, por exemplo, que você tem um pet shop na zona norte de São Paulo.
Antes de montar um site, será necessário conhecer quais são as keywords que levam as pessoas a encontrarem negócios como o seu, certo?
Ao mapeá-las, você chegará aos concorrentes e, com isso, poderá conhecer o que eles estão fazendo para atrair tráfego.
Desse modo, será possível utilizar as mesmas estratégias deles, só que aprimoradas, ou explorar eventuais erros que eles estejam cometendo.
Desenvolvimento estratégico para SEO
Já disse logo no começo deste artigo, mas não custa relembrar: o trabalho de um consultor SEO tem um papel extremamente estratégico.
Significa que, antes de começar a publicar conteúdos, você precisará ter uma visão mais ampla dos processos de marketing digital para atrair as pessoas certas para o seu negócio.
Isto é, não basta tornar sua marca conhecida para muita gente.
Embora isso seja, até certo ponto, desejável, o principal é que a sua empresa seja percebida por pessoas que estejam realmente interessadas no que você vende.
Do que adianta ser o primeiro colocado na busca do Google se tal fato não gera receitas, não é mesmo?
Para evitar que isso aconteça, é tarefa do consultor SEO colocar em prática estratégias que levem a sua empresa a aparecer e, assim, atrair clientes e converter.
Auditorias de SEO (on-page)
Nem toda empresa começa do zero uma estratégia voltada à otimização para motores de busca.
Em alguns casos, o negócio já tem um site, mas, por certos motivos, ele não está gerando receitas.
Para solucionar problemas assim, o especialista em SEO faz a chamada auditoria, na qual vasculha o site com ferramentas de análise específicas.
Depois disso, são detectados erros que possam estar influenciando para que os seus esforços de marketing digital não estejam surtindo efeito.
Pode ser, por exemplo, que a sua página não esteja otimizada com redirecionamentos 301, levando as pessoas a encontrar destinos que não existem.
Tal problema pode, inclusive, fazer com que o seu site seja penalizado pelo Google.
Esse e outros tipos de correção podem ser feitas depois de auditorias on-page, ou seja, nos elementos que compõem a parte visível de um website.
Auditoria de backlinks
Uma das maiores provas de autoridade de uma marca na internet é a quantidade e, acima de tudo, a qualidade dos backlinks que levam as pessoas ao seu site.
Veja que, nesse cenário, realmente a quantidade não é o mais importante, afinal, existem maneiras fraudulentas de se gerar backlinks por técnicas de black hat.
Um caso dessa prática que ficou famoso foi o da revista Forbes, que foi penalizada pelo Google por ter sido flagrada vendendo backlinks.
É para detectar esse tipo de link que direciona para um site de forma não natural que um consultor SEO também trabalha.
Ele vai garantir que os direcionamentos que vêm de fora sejam apenas de fontes confiáveis.
Link building
Para assegurar que os backlinks sejam de qualidade, o consultor SEO se dedica a construir uma estratégia e realizar ações de link building.
Nesse tipo de atividade, ele pode contar com o auxílio de um outro especialista, o analista de link building, ou link builder, como também é conhecido.
Ele vai fazer uma espécie de assessoria de imprensa, na qual buscará parcerias estratégicas para publicação de guest posts ou informes publicitários.
Por isso, essa é uma função das mais importantes e uma das que geram mais impactos positivos para uma marca em seus esforços para ganhar posições na SERP.
Relatórios
Não se gerencia o que não se mede – lembra dessa frase do célebre William Deming?
Em SEO acontece o mesmo, portanto, entre as atividades de um consultor está a elaboração de relatórios.
É por meio deles que o profissional acompanha e mede os resultados alcançados.
Se estiverem dentro do planejado, o próximo passo deverá ser aprimorar o que já está dando certo para não cair na sempre perigosa zona de conforto.
E, caso os resultados não tenham sido os esperados, caberá ao consultor fazer os ajustes e dar andamento a uma nova estratégia.
O mais importante é que os relatórios contenham dados relevantes e que façam diferença para a tomada de decisão.
Conclusão
Vale ou não vale a pena contar com um consultor SEO como braço direito na hora de colocar o seu negócio em evidência na web?
Acredito que, agora, você tem muito mais consciência do valor desse profissional e o que ele pode gerar de resultados para a sua empresa.
Antes de contratar, porém, procure avaliar criteriosamente suas qualificações, seu portfólio e sua experiência.
Não menos importante: desconfie daqueles que prometem resultados fantásticos em pouco tempo ou que dão valor demais à primeira posição na busca do Google.
Afinal, pelo que você viu aqui, nem tudo se resume a isso quando se trata de SEO.
E no seu negócio, como está sendo conduzida a estratégia para a otimização para motores de busca?
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