terça-feira, 22 de março de 2022

Guia orienta sobre cuidados com o glaucoma durante a pandemia

A pandemia do coronavírus piorou o diagnóstico, tratamento e controle de muitas doenças, gerando apreensão em médicos de diversas especialidades. Oftalmologistas, por exemplo, estão especialmente preocupados com o avanço do glaucoma, que é a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo.

Devido à baixa adesão a exames oculares e check-ups, especialistas de 90 países ligados à World Glaucoma Association (WGA) elaboraram um guia completo com orientações aos pacientes com essa doença.

Se o glaucoma estava bem controlado na última consulta, a WGA avisa que o adiamento do check-up por alguns meses provavelmente não afetará a visão. De qualquer maneira, ressalta que é preciso continuar com o uso de todos os colírios recomendados pelo médico.

Compartilhe essa matéria via:

Agora, caso o indivíduo já tenha sido operado de glaucoma e note sintomas como perda de visão, dor ocular ou secreção, aí a visita ao oftalmo precisa acontecer o mais rapidamente possível.

Check-ups regulares e comparações contínuas dos resultados dos exames ajudarão a determinar se o seu glaucoma está bem controlado ou se um tratamento adicional é necessário”, esclarece a WGA.

A entidade alerta ainda que há casos em que lasers e colírios não são suficientes para controlar a doença – aí é recomendado não ficar adiando a cirurgia.

Para baixar o material completo, clique aqui.

Continua após a publicidade

Guia orienta sobre cuidados com o glaucoma durante a pandemia Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário