Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da criança, e podem determinar muitas características que serão apresentadas na vida adolescente e adulta.
A aquisição de novas habilidades neurológicas, psicológicas, cognitivas, motoras, emocionais e sociais não acontece em datas tão exatas – é possível observarmos uma pequena variação em relação à idade das crianças, conforme a aptidão de cada uma.
Porém, é esperada uma evolução contínua do aprendizado e, em conjunto, os chamados marcos de desenvolvimento permitem avaliar se o progresso da criança está dentro do esperado.
Um bom exemplo é o desenvolvimento motor no começo de vida. É comum os familiares esperarem que os primeiros passos de um caminhar equilibrado ocorram em torno de 1 ano de idade.
Mas, para chegar nesse momento, é preciso, primeiro, desenvolver habilidades que progrediram a partir do crânio e foram descendo. Por exemplo: é essencial garantir a sustentação do pescoço e do tronco antes de se colocar em pé.
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Como pais, devemos promover um ambiente em que haja estímulos para o avanço de nossos filhos, seja em casa ou na escola.
Que tal conhecer as principais conquistas esperadas em cada fase?
Bebês até 3 meses
Braços e pernas permanecem mais dobrados. Os bebês fixam o olhar na pessoa em sua frente e começam a demonstrar desconforto e prazer (o sorriso pode ser provocado por brincadeiras).
Entre 3 e 6 meses
As crianças sustentam a cabeça com o pescoço sozinhas (ou seja, elevam cabeça se colocadas de bruços). Acompanham o que passa à sua frente com o olhar, seguram objetos leves e podem levá-los à boca. Além disso, balbuciam (emitem sons) e rolam o tronco deitados – é importante saber disso para evitar quedas de camas e trocadores.
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Entre 6 e 9 meses
Dão gargalhadas por prazer, balbuciam vogais e consoantes, respondem pelo nome, demonstram interesse maior por um brinquedo e sentam-se sem apoio. Algumas crianças engatinham e movimentam objetos com as mãos, passando-os de uma para outra.
Entre 9 e 12 meses
Choram na ausência dos pais, imitam sons e gestos, começam a falar “mamãe” e “papai”, acenam, apontam, levantam-se sozinhos, andam se segurando nos móveis e fazem o movimento de pinça com os dedinhos.
18 meses
Estranham desconhecidos, falam algumas palavras, balançam a cabeça para dizerem “sim” ou “não”, apontam partes do corpo, fazem rabiscos, caminham sem apoio e seguram copos e talheres.
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2 anos
Interagem com outras crianças, elaboram frases, apontam imagens, nomeiam cores, empilham blocos de brinquedo, começam a correr e ficam na ponta dos pés.
3 anos
Brincam com outras crianças, mostram preocupação quando veem crianças chorando, falam seu nome e idade, respondem perguntas simples, brincam de faz de conta, abrem portas, sobem e descem escadas e correm sem apoio.
4 anos
Demonstram gostos e interesses, falam frases compridas, contam histórias, sabem o nome das cores e os números, entendem conceitos como “igual” e “diferente”, usam tesouras e pulam em um pé só.
5 anos
Copiam os amigos, diferenciam fantasia da realidade, usam os tempos verbais, falam nome e endereço, contam números e escalam pequenas alturas.
6 anos
Aprendem a ler e a escrever, são capazes de desempenhar algumas atividades domésticas, colocam sua opinião, dizem claramente o que querem ou não fazer.
Os marcos do desenvolvimento ajudam pais, médicos e professores a perceberem quando a evolução da criança não está dentro do esperado.
À medida que ela cresce e se desenvolve, pode apresentar dificuldades e atrasos. Ao detectá-los e tratá-los precocemente, há maior chance de reversão. Na dúvida, sempre conte com a avaliação de bons especialistas em saúde infantil.
Como saber se a criança está apresentando o desenvolvimento adequado? Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
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