quinta-feira, 29 de junho de 2023

Empresa global de biotecnologia BeiGene chega ao Brasil

A companhia acaba de anunciar a inauguração formal de seu escritório na cidade brasileira. A sede paulista abrigará colaboradores das equipes administrativa, comercial e de pesquisa clínica e é o primeiro passo na ampliação regional da empresa global de biotecnologia especializada no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de câncer.

O Brasil foi escolhido por possuir uma grande densidade populacional, com vários tipos de etnias, abrigar o maior mercado da América Latina e, geograficamente, permitir fácil acesso a muitos países da região. Além de ter um sistema de saúde pública e uma agência regulatória com excelente reputação, representa uma base crucial na luta global contra o câncer por ser o maior mercado de oncologia da América Latina, com aproximadamente 53% de todos os pacientes. “Essa ampliação reforça nosso compromisso de fornecer medicamentos acessíveis ao maior número possível de pacientes no mundo todo”, diz Alex Carvalho, presidente BeiGene Brasil. 

Além de marcar sua presença em um país que é ponto estratégico no mercado da Latam, a empresa tem escritórios administrativos na Suíça, nos Estados Unidos e na China, além de escritórios em 40 países. A companhia possui um portfólio diversificado, com 16 produtos aprovados, e segue sendo ampliado com rapidez graças ao trabalho de seus mais de 9 400 colaboradores nos cinco continentes. 

Alex Carvalho, presidente BeiGene Brasil
Alex Carvalho, presidente BeiGene BrasilBeiGene/Divulgação

No início deste ano, a BeiGene submeteu o tislelizumabe, imunoterapia anti-PD-1 potencialmente diferenciada, ou seja, ajuda o sistema imune a identificar e combater a doença, para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para tratar câncer de pulmão de células não pequenas e câncer de esôfago.

A empresa também está desenvolvendo uma unidade de pesquisa científica no Brasil que faz parte do seu programa global de desenvolvimento clínico, e o fato de todo o processo ser feito dentro da companhia ajuda, inclusive, a reduzir o custo de seus remédios. “Já são mais de 500 000 pacientes utilizando nossos produtos no mundo e 20 000 envolvidos em nossos estudos até agora em mais de 45 mercados”, diz Carvalho. No momento, a farmacêutica está submetendo à aprovação local a inclusão de pacientes brasileiros em 12 ensaios clínicos globais em andamento. A empresa já conta com o inibidor de BTK BRUKINSA®, indicado para o tratamento de pacientes adultos com um tipo de câncer no sangue chamado linfoma de células do manto, que já foi aprovado em mais de 65 mercados, entre outras terapias.

E os planos da empresa de biotecnologia na América Latina vão além do Brasil, seus próximos destinos são Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai, entre outros países.

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A história da BeiGene

A empresa foi fundada em 2010 por Xiaodong Wang, cientista sino-americano, e John V. Oyler, empreendedor americano, que até hoje dirigem a empresa com o objetivo de descobrir e fornecer medicamentos inovadores contra o câncer que sejam mais acessíveis às pessoas ao redor do mundo. 

John Oyler, CEO, e Xiaodong Wang, fundador e cientista.
John Oyler, CEO, e Xiaodong Wang, fundador e cientista.Beigene/Divulgação

A BeiGene se concentra em pesquisa científica interna e desenvolvimento de produtos, o que ajuda a alcançar resultados inovadores e tornar seus produtos mais acessíveis. Nos últimos 13 anos, a BeiGene construiu uma das maiores e mais eficientes equipes de pesquisa em oncologia do mundo, resultando em um portfólio de 16 medicamentos aprovados e um amplo e profundo pipeline com o potencial de tratar 80% dos casos de câncer do mundo por incidência. 

A BeiGene, em seus 13 anos de existência, conta com parcerias com empresas renomadas na área, como Merck & Co., Celgene, Amgen Inc., Bristol Myers Squibb e Novartis. Além de trazer mais conhecimento e robustez ao seu trabalho, isso possibilitou que a BeiGene pudesse obter os direitos de pesquisar medicamentos que estavam arquivados por seus parceiros, obtendo bons resultados e a licença para comercializá-los. 

Beigene
Jurij Petrin, presidente de novos mercados.Beigene/Divulgação

Graças a todo esse trabalho, a companhia conseguiu aumentar seu alcance no mundo, chegando a mais de 40 países, e levar opções de tratamentos mais eficazes e acessíveis ao maior número possível de pacientes, o que é um dos principais propósitos da empresa. 

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