quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Agência De SEO: O Que Faz e Como Escolher Com Sucesso

laptop em mesa com smartphone, caneta, bloco de notas e suco ao lado, com a palavra SEO em destaque

Se você quer passar a ter uma presença digital relevante e ver seu negócio crescer, você precisa de uma agência de SEO.

Afirmo isso porque, atualmente, uma marca precisa estar visível nas páginas de buscas na internet e esse objetivo depende de um bom trabalho de SEO.

Você já experimentou procurar o seu e-commerce ou empresa em buscadores como Google, Bing ou Yahoo sem digitar seu nome, apenas com palavras que identificam o seu nicho?

Se ela não aparecer na primeira página dos resultados, isso representa um mar de oportunidades desperdiçadas, um potencial gigante que não está sendo aproveitado por você.

Vou dar um exemplo para que entenda melhor.

Vamos supor que você tenha uma marca de calçados, ok? Então, uma das formas de o consumidor chegar ao seus produtos é pesquisando por “scarpin preto” no Google.

Estar na primeira página para essa palavra-chave pode trazer até 33.100 visitantes ao mês.

Neste momento, há sites que estão conseguindo mais de 10.000 visitantes somente com ela, a partir de um bom trabalho de SEO.

Já entre aqueles que estão na segunda página, há sites que sequer são visitados por quem faz essa busca.

Então, você quer atrair milhares (ou milhões) de visitantes ou ser esquecido por eles?

Tenho certeza sobre a sua resposta.

Uma agência de SEO é capaz de explorar estratégias, ferramentas e recursos para chamar atenção dos mecanismos de buscas e trazer mais tráfego orgânico para sua página.

Você pode cogitar fazer isso por conta própria, mas tenha em mente que SEO é um universo um tanto complexo e em constante mudança.

Por isso, indico que você busque ajuda especializada para obter resultados satisfatórios.

Neste texto, trago conceitos, informações e dicas de como escolher uma agência para seu negócio.

Acompanhe!

Afinal, o que é SEO?

Vamos começar falando melhor sobre o que é SEO, a sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de pesquisa).

Esse nada mais é do que um processo de aprimoramento de elementos de uma página web para que eles chamem a atenção do Google e outros buscadores.

Essas alterações podem causar grande impacto no seu ranqueamento em resultados de pesquisas e ainda melhorar a experiência do usuário que visita o seu site.

Parece bom, não é mesmo?

Porém, esse trabalho pode ser um pouco complicado, já que sites como Google usam sistemas de algoritmos complexos para definir os resultados que as pessoas vão encontrar a cada pesquisa.

E estar na primeira página e no topo da lista será importantíssimo.

Quem mostra isso são as pesquisas, como a realizada pelo Backlinko.

Ao analisar 5 milhões de buscas no Google para entender melhor as taxas de cliques orgânicos, o estudo concluiu que o primeiro resultado da lista tem 10 vezes mais chances de receber um clique do que a página na décima posição.

Nas buscas orgânicas, quem encabeça o rol de resultados tem uma taxa média de cliques de 31,7%.

Já indo um pouco mais adiante, apenas 0,78% dos pesquisadores clicam em algum link na segunda página de resultados.

Ou seja, o comportamento do usuário é bastante ditado por quem está em destaque na pesquisa.

E todos sabemos a presença e importância do Google no nosso dia a dia.

Basta pensar na quantidade de vezes que fazemos buscas no site.

O que faz uma agência de SEO?

Uma agência de SEO tem uma maior capacidade para identificar, qualificar ou criar conteúdo com elementos para melhorar o ranqueamento de sites.

Um planejamento completo vai exigir diversas etapas de trabalho, começando pela definição do seu objetivo.

Seja um site, loja virtual ou blog, o seu desejo de crescer precisa ter um motivo e uma meta.

Pode ser o aumento de vendas, obtenção de mais tráfego orgânico qualificado, divulgação da marca ou muitos outros resultados.

De início, a agência deve também fazer uma auditoria inicial para identificar falhas e pontos de ajuste.

Com isso pronto, os principais estágios do projeto são:

É verdade que muitas dessas ações podem ser feitas “em casa” se você tiver um bom nível de conhecimento.

No entanto, o próprio Google e outras ferramentas disponibilizam tantas informações para o monitoramento de resultados que o melhor é contar com suporte profissional para alinhar tudo direitinho.

Além disso, vai demandar tempo e monitoramento full time que você talvez nem tenha.

E, sem isso, fica mais difícil aproveitar todas as vantagens do SEO.

Como colocar o meu site no Google?

mão masculina em teclado de laptop com pagina do Google em tela

Apenas colocar o seu site no Google pode não ser tão complicado, porém eu e você queremos vê-lo na primeira página de resultados do buscador.

Essa tarefa pode ser trabalhosa e, tenha consciência, é um empreendimento de médio a longo prazo.

Além do ranqueamento, o seu principal objetivo também deve ser o de garantir a melhor experiência para os usuários do seu site.

Existem algumas estratégias de SEO que variam conforme a finalidade do trabalho.

Conheça:

SEO Para E-commerce

Se você possui um e-commerce, a sua meta não é apenas aumentar os acessos, mas ver crescer suas vendas.

Ou seja, aumentar a taxa de conversão.

O SEO, nesse caso, pode ajudar muito, pois irá atrair aqueles usuários mais qualificados.

Isso porque ele vai trabalhar as palavras-chave do seu negócio e inseri-las em conteúdo de qualidade e em locais especiais, como meta descriptions, títulos, URLs, entre outros.

Outra ação importante nas lojas virtuais é otimizar a estrutura de links dentro da página.

Uma conexão em rede faz com que o usuário tenha uma melhor navegação e é um atributo que os algoritmos de busca valorizam.

Abaixo, listo mais algumas medidas valiosas de SEO para e-commerce que uma agência pode implementar para você:

SEO Local

Essa estratégia busca otimizar o conteúdo com base na localização geográfica da sua empresa.

Isso serve para quando seu negócio for uma solução para uma região, cidade ou bairro específico.

A principal medida que você deve tomar é cadastrar seu domínio no Google Meu Negócio.

Ele é o responsável por mostrar aquele box no topo dos resultados da pesquisa, chamado Local Pack.

Você preenche o nome da empresa, endereço, telefone, horários de atendimento, fotos e diversas outras informações que podem ajudar na promoção do seu estabelecimento.

Quanto mais completo for o cadastro, inclusive com avaliações de clientes, mais chances de ele aparecer no Local Pack.

Suas palavras-chave também podem ajudar com o SEO Local.

Basta incluir a sua localização entre os termos, como “confeitaria em Salvador” ou “ferragem em Curitiba”, por exemplo.

SEO On Page e SEO Off Page

Essas duas estratégias de SEO são fundamentais para um trabalho robusto no seu site.

Ambos são muito importantes, mas tratam de coisas bem diferentes.

O SEO On Page trata dos códigos e conteúdo dentro do seu próprio site.

As ações são voltadas tanto para os robôs do Google perceberem seu domínio quanto para dar qualidade ao seu conteúdo e deixar seus clientes satisfeitos.

Aqui, as palavras-chave vão permear todas as escolhas de textos.

Algumas das medidas de otimização funcionam através dos seguintes elementos:

Todos esses fatores alinhados e transmitindo mensagens claras ajudam o Google a entender e dar autoridade ao seu conteúdo.

Já o SEO Off Page é toda estratégia desenvolvida fora do seu domínio.

São medidas que, se bem-sucedidas, concedem relevância para a sua página e fazem você sair na frente dos concorrentes.

A principal ação do off page é o link building, que busca obter links em sites que já tenham autoridade.

Isso está ligado ao link juice, quando uma página passa um pouco do seu valor àquela que está dando o link.

Lembre que a qualidade de sites parceiros é mais importante que a quantidade.

Outras táticas de off page são:

Além do Google, tem o Bing

Todos querem sempre se dar bem no Google, já que é, sem dúvidas, a maior plataforma de buscas do mundo inteiro.

Porém, não podemos esquecer o Bing, o mecanismo de busca da Microsoft e que está em segundo lugar entre os buscadores.

De acordo com a StatCounter Global Stats, o percentual de buscas realizadas no Bing mundialmente é de 2,73%.

Porém, esse número cresce em alguns países, como Estados Unidos (6,4%).

O Bing é bem semelhante ao Google, porém possui recursos diferenciados, como a verificação de notícias, localização de estabelecimentos próximos em dispositivos móveis e recurso que permite salvar páginas para “ler mais tarde”.

Dependendo do seu nicho, o Bing pode trazer vantagens, especialmente quando se fala em SEO.

Os fatores de ranqueamento da plataforma são mais claros e facilitam o trabalho.

A taxa de rejeição é menor do que o Google, segundo o especialista em SEO Matthew Woodward.

Na sua análise ele ainda afirma que o tráfego têm maior qualidade, pois os usuários visitam mais páginas, passam maior tempo nos sites e clicam em mais links.

Dicas para Escolher a Melhor Agência de SEO

mão indicando com caneta tablet com graficos e estatisticas em tela ao lado de laptop

Agora que você já conhece as principais medidas e estratégias de SEO, chegou a hora de escolher qual agência vai acompanhar você nessa jornada.

Veja algumas dicas para ter sucesso na seleção:

1 – Pesquisar o Histórico e os Cases da Empresa

Uma forma de medir a qualidade do trabalho de uma agência é ver qual o sucesso dos outros clientes.

Além de evidenciar a experiência e eficiência dos profissionais, você ainda pode perceber se o seu perfil bate com a dos outros cases.

Se preciso, busque avaliações com os clientes anteriores, pesquise o histórico, certificações e prêmios obtidos.

2 – Focar em SEO Técnico e de Conteúdo

Escolha uma agência que vá cuidar tanto da parte técnica do seu site quanto do seu conteúdo.

Um projeto bem feito de SEO deve otimizar códigos, cuidar da arquitetura do site, da velocidade da página e da responsividade, mas também de textos, imagens, vídeos e links.

3 – Otimização do Site para SEO

Preferencialmente, a otimização do seu site deve ser feita inteiramente pela agência contratada.

É preciso estar atento a isso, pois algumas trabalham apenas com consultoria, ou seja, apontam as ações a serem feitas, mas não as executam.

4 – Calcule o Custo Benefício

Esse item tem relação com o anterior, já que, algumas vezes, você pode estar contratando um serviço incompleto.

Preste bem atenção em todos os valores cobrados e qual será a metodologia do trabalho.

Se o orçamento estiver completo, com todas as etapas previstas, tempo de duração e custos especificados, esse é um bom indicativo.

A qualidade do serviço e a experiência da agência pode encarecer o serviço, porém, é uma maior segurança de que você está investindo corretamente.

5 – Período de Contrato, Multas e Resultados

Além de conferir bem as etapas do projeto, esteja inteirado sobre quanto tempo vai durar o contrato e a prestação de serviços.

Vale principalmente quando você pode esperar para receber relatórios de resultados e quais são os prazos e possíveis multas ao longo de todo o período.

Não seja pego de surpresa.

Contratar uma Agência de SEO para ter seu site no topo do Google vale a pena?

Se você quer aumentar sua visibilidade e sabe bem quais são seus objetivos e aonde quer chegar, a resposta é sim, vale a pena investir em uma agência de SEO.

Veja alguns motivos:

Experiência

A habilidade de lidar com ferramentas, métricas, algoritmos e estratégias de SEO conta muito para gerar resultados robustos.

A experiência da agência ao trabalhar com vários clientes faz com que ela conheça os melhores processos e caminhos para atingir seus objetivos.

Tempo

A otimização de SEO é uma tarefa que vai exigir bastante tempo.

Vistoriar erros, editar e criar conteúdo, analisar resultados e ainda estar atento às mudanças nos algoritmos do Google não é algo que você possa apenas encaixar na sua rotina de trabalho.

Valor

Tenha em mente que você está fazendo um investimento de médio a longo prazo, mas que vai trazer resultados.

Muitas vezes, economizar em marketing digital pode atrasar o sucesso do seu negócio.

Conclusão

Quero ressaltar que você deve, sim, ter bastante cuidado ao escolher uma agência parceira para alavancar suas métricas, o tráfego orgânico e as conversões.

Muitas oferecem milagres e resultados rápidos, mas não é assim que o SEO funciona.

Por outro lado, posso afirmar que o SEO é uma estratégia fundamental em um mercado competitivo como o que estamos vivendo.

Portanto, pesquise bem, confira a reputação e credibilidade da agência, exija transparência no processo e verifique a qualidade e diversidade do time de profissionais atuantes.

Depois de eleita a agência, confie e prepare-se para oferecer os melhores serviços para seus clientes, que devem aumentar muito em volume e fazer seu negócio decolar.

Neste momento, para qual serviço de SEO você mais precisa do suporte de uma agência?

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