Você sabe o que faz um analista de SEO e qual é a relevância desse profissional?
Já adianto que ele pode contribuir muito com seus resultados.
Você deve saber que a virada do último século e o avanço das redes sociais a partir da segunda década dos anos 2000 trouxeram novos desafios para todas as empresas.
Isso vale principalmente para aquelas que atuam no meio online.
Nesse sentido, há um profissional que é especializado em observar, analisar e, consequentemente, aumentar o número de acessos de usuários em sites, sejam eles focados em conteúdo, seja em vendas de produtos.
É aí que entra o analista de SEO.
Neste texto, vou explicar o que esse especialista faz e muito mais.
Você vai saber quais são as suas habilidades e qualificações para executar as tarefas propostas, quanto ganha e também onde a sua empresa pode encontrar e como deve proceder na hora de fazer a contratação.
Ficou curioso? Quer aumentar o tráfego do seu site, mas não sabe como?
Vem comigo, que eu vou explicar como essa profissão funciona e por que ela é tão importante nos tempos atuais.
O que faz um analista de SEO?
O analista de SEO é o profissional responsável por ampliar a média de acessos de qualquer portal que publica conteúdo, seja ele informativo, seja de vendas.
É ele que vai estabelecer o que precisa ser feito para que um determinado site receba mais visitantes.
A sigla “Search Engine Optimization” pode ser traduzida como “otimização das ferramentas de busca”.
Na área de marketing, essa é uma estratégia fundamental, porque permite que marcas e empresas sejam encontradas por potenciais clientes no momento em que eles procuram por soluções que elas oferecem.
O SEO é quem comanda e define a melhor forma de aumentar o número de acessos e, consequentemente, os seus ganhos a partir do site da empresa.
É uma conta lógica: quanto mais tráfego, mais visitantes, e, assim, maior é a chance de você ter visibilidade, vender e faturar.
Há uma série de maneiras de se fazer isso.
Um exemplo clássico é por meio das palavras-chave e das redes sociais.
Esses dois mecanismos podem ajudar a atrair visitantes para o seu site.
Mas é claro que, depois, é preciso realizar uma série de análises, por exemplo, de indicadores sociais, interação do usuário, tempo de permanência na página e a confiança gerada por meio dessa visita.
O fato é que é inviável focar em todos esses pontos.
Há mais de 200 fatores utilizados pelo Google em seus algoritmos relacionados à busca de conteúdos ou produtos – e é muito difícil trabalhar com todos perfeitamente.
Eu conheço vários deles, mas não tenho como concentrar esforços em tudo, porque isso simplesmente beira o impossível.
Mas há diversas formas de conseguir bons resultados, e algumas delas eu listo abaixo para você.
Pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são fundamentais no processo de busca e acesso a um site.
E o analista de SEO foca justamente em encontrar quais são os melhores termos para que a pessoa clique no link que vai levá-lo à página da empresa.
Por esse motivo, eu acredito que é essencial colocar-se no lugar do usuário na hora de pensar na estratégia ideal em termos de palavras-chave.
O que eu procuraria? De que forma buscaria por determinado produto?
Desse modo, é mais fácil tentar interpretar e concluir de que maneira o cliente já estabelecido ou mesmo o consumidor em potencial se comporta na hora de fazer as suas pesquisas.
A partir disso, o trabalho do analista de SEO tende a ser menos complicado, ao destacar o site da sua empresa nos rankings de busca, como o Google.
Afinal, é sempre melhor aparecer na primeira página, preferencialmente no topo, a fim de que o usuário clique diretamente no seu domínio.
No entanto, cuidado: não basta trabalhar nisso uma vez e deixar essa estratégia de lado como se fosse uma função já executada.
Também é muito importante atentar a fatores como o volume de buscas e analisar as dificuldades em colocar o site entre os primeiros resultados dos buscadores.
O analista de SEO é um especialista nisso, porque sabe usar as principais ferramentas do mercado para tomar decisões certeiras.
SEO on page
Como eu já expliquei acima, o trabalho do analista de SEO é focado na experiência do usuário, isto é, ele busca identificar possíveis problemas, dificuldades e oportunidades em termos de tráfego no site.
E isso não se limita ao conteúdo.
No SEO on page, a preocupação se volta a absolutamente todos os elementos que podem ajudar na classificação de uma página junto aos sites de busca.
É necessário perceber se as URLs, por exemplo, correspondem à otimização da busca, com as palavras-chave colocadas de maneira correta.
Também esse profissional dá atenção aos links internos, uso de imagens, escolha de títulos e de tags HTML que fazem diferença nos resultados.
SEO off page
Além das pesquisas diretas e dos acessos via ferramentas de busca, como o Google, o analista de SEO precisa também ter atenção ao tráfego proveniente de links externos.
Resumidamente, o SEO off page é isto: cuidar da reputação e autoridade de um site.
Quanto mais outros domínios estabelecem links para o seu, mais relevante ele se torna.
Os chamados backlinks são importantes porque são responsáveis pelo redirecionamento de visitas vindas de outros portais e blogs.
Basicamente, isso ocorre pelo fato de o seu domínio estar linkado em algum outro site e, assim, ser acessado por meio dessa página.
Portanto, eu indico que o analista de SEO esteja sempre atento às oportunidades de geração de conteúdo de qualidade.
Aliado a isso, é interessante trabalhar com possíveis parcerias de compartilhamento de materiais em outros sites, como em ações de co-marketing e através de guest posts.
Desse modo, o tráfego da sua página tem tudo para crescer.
Análise de métricas
Você já deve ter ouvido falar do Google Analytics, certo?
É especialmente por meio dessa ferramenta que o analista de SEO desenvolve um dos trabalhos fundamentais para planejar e, posteriormente, tomar decisões que vão agregar valor ao site.
A tarefa é contínua e muito importante.
A análise de métricas é responsável por identificar, por exemplo, quais palavras-chave mais garantem acesso ao site.
Além disso, também verifica o tráfego vindo de links externos, o tempo de permanência do visitante na página e que ações ele realiza nela.
Dessa forma, o analista de SEO sabe quais ações trouxeram bons resultados e quais precisam ser revistas a fim de aumentar o número de acessos e, muito importante, as conversões.
Quanto ganha um analista de SEO?
É claro que o salário de um profissional sempre varia de acordo com diversos fatores, como experiência na área, porte da empresa, entre outros.
Mas, agora, eu vou falar um pouco do quanto ganha um analista de SEO com base em dados do mercado.
Começo, primeiramente, com o nível Júnior, depois, apresento alguns números do trabalhador Pleno e, finalmente, finalizo com o Sênior.
O site Indeed.com, por exemplo, divulga que o salário médio do analista de SEO – e isso inclui todas as categorias – fica na faixa de R$ 2.795,00.
Já o Vagas.com estabelece uma média de R$ 2.578,00.
Júnior
O Júnior, como você deve saber, integra o primeiro nível para um profissional.
Segundo o portal Salário.com, esse empregado pode receber até R$ 3.500,00 por mês.
Tudo depende da empresa, claro.
E a previsão acima pode parecer um tanto otimista, já que outro site, o Vagas.com, coloca a faixa salarial média de um iniciante em pouco mais de R$ 2.000,00.
Pleno
O funcionário Pleno, de acordo com dados do portal Salário.com, recebe um valor mensal médio de R$ 4.300,00.
Sênior
Já o mais experiente dos funcionários, o Sênior, pode receber mais de R$ 5.400,00, também segundo o site salário.com.
Já o portal Vagas.com é um pouco mais cauteloso e aponta que um analista de SEO Sênior pode receber até R$ 3.659,00.
Mas é claro que isso depende muito da cidade e da empresa para a qual o profissional trabalha.
Ainda assim, são números que servem como referência tanto para quem se candidata a uma vaga quanto para empresas que buscam contratar esse profissional.
Quais são as habilidades e qualificações que um analista de SEO deve ter?
Há uma série de habilidades e qualificações que um analista de SEO deve apresentar na hora de atuar na profissão.
Mas eu acredito que algumas são mais essenciais do que outras.
No caso das habilidades, por exemplo, o profissional precisa, em primeiro lugar, ter uma ótima capacidade de se comunicar, tanto em termos verbais quanto de forma escrita.
Afinal, o analista de SEO vai conversar e tratar com pessoas que exigem resultado e também comprometimento.
Por isso, tenha em mente que comunicar-se de maneira efetiva é fundamental.
Outra competência importante se relaciona com o interesse por conhecimento e atualização.
Como o SEO é uma área dinâmica, que sofre com atualizações constantes em algoritmos, o que valia há poucos anos, hoje, pode não fazer mais sentido.
Também é primordial a habilidade de montar relatórios e, a partir disso, otimizar processos que garantam maior acesso ao site.
Para tanto, é essencial ter uma grande capacidade de análise de dados.
Por fim, ainda é necessário ter domínio das ferramentas que consolidam o trabalho de SEO, ou seja, os softwares que atuam nas questões relacionadas diretamente com as análises de dados.
Em termos de qualificações, eu diria que o analista de SEO deve ser graduado e ter experiência na área de marketing.
Isso quer dizer que, preferencialmente, ele estude ou tenha estudado Comunicação, em cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas.
A meu ver, isso vai ajudar o indivíduo a ser um bom redator ou, ao menos, ter a aptidão técnico necessário para tal.
Aliado a esse ponto, ele vai complementar as suas habilidades profissionais com as ferramentas e avaliações de palavras-chave, além de conhecimento acerca de algoritmos, rankings de buscas, dados e otimização.
Como contratar um analista de SEO?
Eu sei que um processo seletivo é sempre trabalhoso e pode ser muito desgastante.
E, no caso da admissão de um analista de SEO, alguns cuidados são essenciais para acertar e contratar o candidato certo.
Então, vamos por partes.
A contratação de um bom profissional para o cargo de analista de SEO começa na descrição da função e termina, claro, nas perguntas feitas diretamente para o candidato à posição.
Vou exemplificar tudo isso a seguir, desde o template da vaga, passando pela preparação para o processo, até o que perguntar na entrevista.
Template de descrição para a vaga
Em primeiro lugar, é necessário que você descreva a vaga da maneira mais precisa possível.
Isso quer dizer que você vai colocar os principais pontos relacionados às habilidades desejadas no candidato, às tarefas, à formação e ao modo como a empresa trabalha.
Uma descrição clara deixa implícito que o profissional sabe para o que está se aplicando.
Assim, seja claro, breve e direto, mas também não deixe nenhuma informação de lado.
Os detalhes podem fazer toda a diferença na hora de escolher o candidato correto.
Tarefa pré-entrevista
A tarefa pré-entrevista é fundamental para avaliar as habilidades técnicas do candidato.
Aqui, você pode se valer dos diversos formatos de testes que existem, escolhendo o que mais se encaixa com os seus objetivos para a vaga.
Uma boa alternativa é, além de fazer perguntas básicas sobre a otimização de um site, propor um desafio com situações reais e analisar como o candidato resolveria cada percalço.
O que perguntar na entrevista?
Chegado o momento da entrevista, é importante que você esteja preparado para fazer as pergunta certas a fim de avaliar de forma eficiente o candidato.
Primeiramente, lembre-se de que é essencial que as questões abordem todos os pontos principais necessários para a otimização de um site.
Assim, será possível avaliar se o candidato realmente domina os conhecimentos da área.
Nesse sentido, você pode fazer perguntas sobre:
- Tecnologia: o que é preciso para que um site seja rastreado e indexado pelos buscadores?
- Conteúdo: quais são as melhores práticas e como aplicá-las, tal qual a relevância das publicações?
- Autoridade: o que é necessário para construir a autoridade do site?
- Experiência do usuário: qual é a importância desse ponto e como priorizá-lo?
Onde encontrar um analista de SEO?
Sabemos que as redes sociais cresceram para além do espectro pessoal.
Hoje, há uma série de mecanismos viáveis para a busca por candidatos para vagas no mercado de trabalho.
Mas qual é a mais indicada?
A seguir, descrevo algumas das ferramentas preferidas para isso.
O LinkedIn é a maior e mais famosa rede de contatos profissionais em todo mundo.
Apenas no Brasil, são mais de 43 milhões de usuários, o que consolida o país em quarto no número de perfis, atrás somente de Estados Unidos, Índia e China.
99Freelas
Como o nome já diz, o 99Freelas é um portal focado em encontrar pessoas que fazem trabalhos freelancer.
Costuma ser indicado para quem precisa contratar profissionais para jobs de curta duração.
Workana
O site Workana também divulga perfis de trabalhadores freelancers em todo o Brasil.
Pode ser uma boa ideia na hora de contratar um analista de SEO temporário.
Grupos do Facebook
Os grupos do Facebook podem parecer repetitivos e manjados, mas, muitas vezes, podem indicar ótimos profissionais específicos para cada tarefa.
Conclusão
Como vimos, o analista de SEO desempenha um papel fundamental no que diz respeito ao tráfego e número de acessos do site de uma empresa.
Para tanto, eu reforço que é preciso ter cuidado na hora de contratar esse profissional.
Mas, se você seguir os passos descritos neste texto, a tendência é de que acerte em cheio.
Dessa forma, a qualificação do trabalho pode fazer toda a diferença na tarefa de aumentar o fluxo de visitas do seu site e, consequentemente, de conversões.
Como você espera que um analista de SEO ajude você?
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