O que acha de se tornar um especialista em SEO?
Essa é uma das carreiras mais promissoras, reunindo uma série de habilidades e competências bastante desejadas pelo mercado.
Com o avanço do consumo online, há inúmeros profissionais responsáveis por dinamizar e aumentar o tráfego orgânico dos sites.
E o especialista em SEO é, justamente, um daqueles que mais podem ajudar negócios em suas estratégia.
Ele é protagonista em algumas das áreas que mais cresceram nos últimos anos e que seguem com tendência de alta para os próximos.
Estou falando, por exemplo, de marketing digital e e-commerce.
Passa por esse profissional tudo que será feito em relação a estratégias, planejamento, execução e resultados que influenciam no número de acessos de um site.
O especialista em SEO trabalha para atrair visitantes, tornar uma marca conhecida e ampliar a sua exposição a potenciais clientes.
Como você deve imaginar, todo mundo que tem uma empresa persegue esse objetivo.
Só por aí, já temos uma bela ideia sobre a importância dessa posição.
Mas há muito mais a saber a respeito.
Neste texto, eu vou contar para você uma série de características que compõem a atuação do especialista em SEO, desde o que ele faz exatamente até como se tornar um.
E se você tem interesse na carreira, também vai saber quanto é possível receber por esse trabalho.
Siga a leitura!
O que faz um especialista em SEO?
Se eu pudesse resumir em uma frase o tamanho da relevância do especialista em SEO para o mercado digital, diria o seguinte: não basta escrever conteúdos, é preciso divulgar, mas, mais do que isso, é fundamental ser notado.
Esse profissional é o responsável pelo planejamento, execução e mensuração de uma estratégia digital.
Também passa por ele o trabalho de redirecionar as ações, caso elas não deem o retorno esperado.
Ou seja, ele é encarregado pela busca incessante de melhorar o desempenho de um site, aumentando o número de acessos e, a partir deles, das conversões.
A seguir, cito algumas das funções essenciais a um especialista em SEO.
Acompanhe!
Análise da concorrência
Uma das atribuições do especialista em SEO é pensar como um administrador de um negócio.
Em outras palavras, posso resumir assim: talvez a maioria desses profissionais não sejam donos de uma empresa, mas o ideal é que pensem como se fossem.
Mas por que é preciso ter essa característica?
Porque, inevitavelmente, o especialista em SEO deve estar atento não só ao trabalho feito pela sua equipe, mas também ao realizado pela concorrência.
Isto é, é necessário monitorar a concorrência, tanto por meio de ferramentas quanto nos mecanismos de busca.
Dessa forma, é possível obter novos insights e aprimorar a própria estratégia.
Otimização de sites para mecanismos de busca
A otimização do site da empresa para os mecanismos de busca é fundamental para atrair mais cliques, usuários, acessos e, consequentemente, mais visibilidade e vendas.
Para isso, é preciso pensar nas melhores maneiras de conquistar os visitantes.
São diversas técnicas e tarefas, que englobam fatores internos e externos do site.
Posso citar aspectos relacionados ao conteúdo (textos, títulos, tags e links), à programação (usabilidade, arquitetura, velocidade e experiência do usuário) e ao design (layout e responsividade), assim como às estratégias de busca.
On page
Em se tratando do trabalho executado diretamente no site, no chamado SEO on page, o especialista deve atuar para garantir páginas de fácil acesso e com navegação agradável.
Não basta apenas um bom conteúdo, que é muito importante.
Mas é necessário ir além, sendo apresentado com todos os elementos para promover a indexação, a melhor experiência do usuário e a boa classificação junto aos buscadores.
Fatores on page também estão relacionados a aspectos técnicos de um site, que envolvem demandas de programação e design.
Afinal, na condição de especialista em SEO, é esperado que haja um alinhamento com o time de desenvolvimento
Por exemplo, é preciso garantir também uma boa hospedagem para que o site seja rápido e de fácil acesso.
Off page
Já quando falamos de fatores off page no SEO, como o nome sugere, as ações ocorrem fora das páginas do site.
Nesse sentido, o especialista em SEO se concentra em uma estratégia de link building.
Um das ações que maior retorno oferece são os backlinks, que são links de outros sites apontando para o seu.
Essa é uma conquista que depende tanto de relacionamento quanto da qualidade do conteúdo.
É possível conquistar backlinks organicamente, com sites que referenciam o seu como relevante no assunto abordado.
Outra forma de fazer isso é com ações de co-marketing e guest posts.
Nessa última, o especialista em SEO mapeia sites do mesmo nicho para propor artigos de blog como autor convidado´.
Mobile
Ter conhecimento a respeito do mundo mobile é uma atribuição fundamental do especialista em SEO.
O crescimento exponencial de usuários dos smartphones tem sido intenso na última década.
Em 2018, o telefone celular se tornou o principal meio de acesso à internet no Brasil.
No mesmo ano, uma pesquisa intitulada TIC Domicílios 2017 indicou que o celular é o recurso exclusivo de utilização de, pelo menos, 49% dos brasileiros.
Nesse sentido, o ideal é pensar nas características usuais aplicadas a um site desktop e adaptá-las para o ambiente mobile.
Conteúdo e design são duas delas.
No entanto, há conceitos bem diferentes quando o acesso a um site é feito pelo celular.
Eu indico prestar atenção na velocidade com que ele abre no smartphone, além de evitar os pop-ups e as páginas pesadas (em flash, por exemplo).
Observe, ainda, que é crescente o uso de pesquisas por voz, justamente pelo maior uso do celular para buscas no Google.
Ela tem características próprias, que exigem adaptações no tipo de conteúdo utilizado e na própria escolha das palavras-chave, que costumam ser de cauda longa (long tail) nesse formato de pesquisa.
Pesquisa de palavras-chave
Já que falei tanto sobre palavras-chave, nada mais justo do que ter um tópico só sobre elas.
Um dos conhecimentos que eu considero mais importantes para o especialista em SEO é saber exatamente quais keywords (em inglês) devem ser utilizadas para otimizar o conteúdo do site.
Vale para textos de blog, descrição de produtos e conteúdo institucional.
Sem essa preocupação, não há como aumentar o número de acessos, porque a estratégia talvez se concentre em termos que não contam com interesse de buscas.
Portanto, observe nas métricas quais são as palavras-chave que deram mais resultados, assim como as que não performaram tão bem.
Há muitas oportunidades que um levantamento de keywords pode revelar.
Para ajudar o especialista em SEO nessa tarefa, existem ferramentas específicas, como a Ubersuggest.
Planejamento de conteúdo
Se não há um bom conteúdo, devidamente planejado, a estratégia já nasce prejudicada.
Aqui, eu falo sobre textos de qualidade, mas o mesmo vale para vídeos e imagens que reproduzam de forma idônea a essência do produto ou serviço a ser divulgado.
Por isso, é preciso planejar.
Desse modo, será possível publicar determinado conteúdo no local e momento ideais em que deve ser veiculado.
Isso em blogs e em redes sociais também.
Outra boa prática é pesquisar por datas comemorativas que combinem com a solução ofertada, além de períodos clássicos como Natal, Páscoa e demais feriados importantes do calendário nacional.
Todas ocasiões merecem conteúdos específicos, que devem ser pensados meses antes, por vezes.
Assim, defina quantos materiais serão postados por dia e como serão promovidos nas redes sociais e nos sites parceiros.
Em outras palavras: um bom planejamento de conteúdo faz toda a diferença na hora de divulgar.
E, nesse sentido, é fundamental conhecer o público-alvo a fundo, bem como a sua jornada de compra.
Para um especialista em SEO, esses são conceitos de absoluto domínio.
Se você quer se tornar um, mas não tem essas habilidades bem desenvolvidas, só há um caminho a seguir: o da capacitação.
Como se tornar um especialista em SEO (4 cursos gratuitos)
Em julho de 2020, o LinkedIn divulgou dados interessantes sobre a busca por profissões entre os seus usuários.
No ranking mundial, o marketing digital aparece na sexta colocação.
No Brasil, o quarto cargo mais procurado é o de especialista em Customer Success (Sucesso do Cliente), que tem funções referentes ao inbound marketing, à relação com o cliente e, claro, ao marketing digital.
Fiquei curioso e resolvi pesquisar quais seriam as habilidades mais procuradas pelos recrutadores e empresas via LinkedIn no país.
E, veja só, das dez primeiras competências do ranking, ao menos cinco estão diretamente relacionadas com o especialista em SEO.
Além do gerenciamento de projetos, que aparece em 8° lugar, as quatro primeiras características citadas são, respectivamente: boa comunicação, gestão de negócios, resolução de problemas e ciências de dados.
Também em 2020, a Microsoft indicou que os conhecimentos de SEO têm sido considerados como os mais importantes para os profissionais de marketing digital.
Tudo isso me leva a uma só conclusão: com certeza, chegou a hora de estudar para se tornar um especialista em SEO.
Se a sua dúvida agora é sobre como começar, não se preocupe.
A seguir, indicado quatro cursos que podem garantir um conhecimento básico, porém suficiente para entrar na profissão.
Confira!
1. SEO Unlocked (em inglês)
Neste material em inglês, eu explico diversos temas relacionados ao trabalho do especialista em SEO, desde a importância desse cargo e os seus objetivos iniciais até toda a produção de conteúdo e geração de tráfego no site.
O curso SEO Unlocked: How to Get a Flood of Online Traffic (SEO Decifrado: Como Conseguir uma Avalanche de Tráfego Online, em tradução livre para o português) custa menos de um dólar por dia e é dividido em sete módulos, com a aplicação de um por semana.
2. Mirago
Online e gratuito, este curso oferece os conhecimentos básicos para quem planeja começar no mundo de SEO.
O material foca no aprendizado de conceitos acerca do funcionamento do Google, o principal mecanismo de buscas da atualidade.
Ele também ensina a planejar conteúdos com base nos conceitos de SEO.
3. SEO Master
O curso da SEO Master também é gratuito e apresenta uma série de conhecimentos para iniciantes.
Ele agrupa teoria e prática, enfatizando técnicas como palavras-chave, SEO on e off page, indexação, fatores de ranqueamento e autoridade de páginas internas.
4. SEO Básico Prime Cursos
Mais um curso básico para iniciantes, o SEO Básico Prime Cursos foca em temas como seleção de mercado, público-alvo, escolha das melhores palavras-chave, criação de conteúdo otimizado, entre outros.
Quanto ganha um especialista em SEO (qual é o salário?)
Como qualquer cargo, o salário de um especialista em SEO depende muito de diversos fatores, como cidade de atuação, porte da empresa e experiência na área.
No entanto, sempre é possível fazer uma média da remuneração.
A seguir, resumo quanto pode ganhar desde um funcionário iniciante até um mais experiente nessa posição.
Iniciante
De acordo com dados do site Glassdoor, um profissional iniciante começa recebendo em torno de R$ 2.000,00 por mês.
Em alguns anos, porém, o salário tende a ter acréscimos significativos e chegar a valores que ficam entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00.
Experiente
Já um funcionário experiente, também conforme o Glassdoor, pode receber, em média, por volta de R$ 5.000,00 mensais.
O valor, no entanto, pode chegar a até três vezes mais, dependendo da experiência, da empresa e da cidade em que o especialista em SEO trabalha.
Uma matéria do jornal Extra, por exemplo, indica que esse profissional pode ganhar até R$ 15.000,00.
Conclusão
Neste texto, expliquei para você algumas das principais funções do especialista em SEO.
Como vimos, esse profissional é imprescindível quando se trata da expansão online de uma empresa e, consequentemente, do aumento significativo de visibilidade e vendas online.
Ele é o responsável direto por dinamizar a conduta do site junto com uma equipe de desenvolvedores de conteúdo, designers, programadores e profissionais de TI.
Tendo em vista tudo que apresentei até aqui, acredito que o trabalho desenvolvido pelo especialista em SEO vai ganhar cada vez mais evidência no mundo corporativo.
E, nesse sentido, as empresas que ainda não se deram conta da importância da presença online precisarão começar a traçar esse caminho.
Ou seja, não tenho dúvidas de que investir em um especialista da área é algo que vai garantir resultados expressivos para qualquer negócio, independentemente do tamanho.
E você pode ser essa pessoa.
Basta seguir as dicas que dei neste texto, estudar, praticar e começar a ter cada vez mais experiência.
A empresa que contratar você certamente vai agradecer, no futuro, por ter expandido os números de acessos e aumentado a visibilidade e as conversões.
Uma dica final que eu deixo é ter atenção às novidades e às novas tecnologias, pois o especialista em SEO precisa estar sempre atualizado de acordo com as tendências e ferramentas relacionadas à busca de conteúdos e produtos.
Espero que você tenha gostado.
Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário com sua pergunta ou opinião.
Quais das atribuições do especialista em SEO mais chamaram a sua atenção?
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