Como você tem feito o SEO local atualmente?
Esse é o tipo de estratégia que mostra que não é preciso ter uma empresa de grande porte e com vendas por e-commerce para planejar uma presença digital da marca.
Percebo, porém, que muita gente ainda tem dificuldade para conduzir as ações.
Esse ainda é um equívoco bastante comum, do tipo que pode afetar diretamente a capacidade de um negócio em atrair novos clientes e se consolidar como uma referência.
Afinal, não é por ter alguns consumidores fiéis que você pode abrir mão de ampliar o horizonte e conquistar a atenção de outros, certo?
Neste texto, falo sobre a importância de investir em estratégias de otimização para os buscadores que têm como principal objetivo colocar a sua empresa em destaque na esfera local.
Vamos a elas?
O que é o SEO local?
SEO local é um conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca em que o foco está em oferecer ao usuário soluções que estejam geograficamente próximas.
Esta é uma modalidade que vem ganhando força desde 2014, quando o Google lançou o chamado Pigeon, uma atualização do seu algoritmo que passou a valorizar o fator local na oferta de resultados de busca.
Na prática, isso significa uma compreensão mais precisa sobre as intenções de uma pessoa ao buscar determinadas respostas.
Uma área que facilita a compreensão sobre o que estou falando é a gastronomia.
Se alguém procura pela termo “pizzaria”, dificilmente vai querer um longo texto sobre a origem da pizza e quais são os locais mais famosos ao redor do mundo.
O mais provável é que se trate de um usuário em busca de descobrir quais são as melhores ou mais próximas opções de pizzaria na cidade em que está naquele exato momento.
E para o seu site aparecer em destaque como resposta a essa pesquisa é que existe o SEO local.
Como fazer SEO local passo a passo
A pergunta que mais ouço de pequenos e médios empreendedores sobre este tema é como traduzir o conceito de SEO local em ações que possam trazer resultados efetivos.
Especialmente nos grandes centros, a competição com marcas já consolidadas e reconhecidas no mundo inteiro é um desafio e tanto.
Por isso, é importante estar atento a dois pontos principais: usar os diferenciais da marca de forma estratégica e garantir que todos os requisitos para melhorar o ranqueamento local sejam preenchidos.
É que mostro como fazer agora, passo a passo.
1. Crie o Google Meu Negócio
O primeiro passo é criar e configurar o perfil da empresa no Google Meu Negócio.
Essa é uma ferramenta gratuita que vai ajudar os consumidores a localizarem a marca tanto por meio dos resultados de busca quanto pelo Google Maps.
Informações como endereço, horário de funcionamento, telefone de contato, horários de pico, nota dada pelos usuários e perguntas e respostas são algumas das possibilidades geradas.
Para começar, acesse a página do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”. Em seguida, faça login na conta Google da empresa ‒ se não tiver uma, é importante criar.
Ao fazer um login, vai encontrar uma tela como esta:
Após selecionar a opção “Inclua sua empresa no Google”, vai ser necessário preencher uma série de informações, tais como:
- Nome do negócio
- Categoria
- Se é um local que as pessoas podem visitar
- Endereço
- Se você também atende clientes fora do endereço mencionado
- Telefone e site.
Depois, é preciso confirmar a sua autorização para gerenciar o endereço.
Ao fazer isso, será direcionado para outra página, onde um código de verificação postal é gerado para o endereço fornecido.
O que isso significa?
Em poucas semanas, você vai receber uma carta do Google com um código.
Inserindo essa sequência na recém-criada conta do Meu Negócio (localize o botão “Confirmar agora”), as informações anteriormente preenchidas são validadas.
Assim, a sua empresa passa a ser devidamente exibida nas buscas e você pode editar os dados informados sempre que necessário, além de incluir novos conteúdos, a exemplo de fotos.
2. Assuma seus perfis online
Estar presente nas redes sociais e nas plataformas de avaliação também é fundamental.
Além do conteúdo publicado, é importante que as informações de referências estejam inseridas.
Falo, agora, sobre canais que vale a pena você utilizar.
Facebook/Instagram
Redes sociais preferidas pela maioria das empresa, Facebook e Instagram oferecem inúmeras possibilidades que ajudam na localização do negócio pelo consumidor.
Elas são ideais para aquelas atualizações que nem sempre um site dá conta, como promoções instantâneas e sorteios.
Também funcionam para reforçar informações de pagamento e mesmo o horário de funcionamento do local.
Se é importante para a estratégia de marketing digital da empresa estar presente no Twitter, garanta que o usuário tenha todas as informações que precisa para entender com quem está se comunicando.
Isso deve incluir os links para o site e outras redes sociais em que está presente.
TripAdivisor
Dependendo do segmento da empresa, é possível ainda configurar um perfil no Tripadvisor, site de viagens que oferece informações e opiniões de usuários relacionados não só a pontos turísticos, mas também a hotéis, pousadas e restaurantes, por exemplo.
Ou seja, é mais uma forma de permitir que as pessoas encontrem o seu negócio e saibam quais são os diferenciais oferecidos por ele.
Foursquare
É bem verdade que o Foursquare já não conta com toda a badalação que tinha há poucos anos, mas ainda é válido estar presente nele.
O motivo? A ferramenta oferece um serviço de sugestão de locais para visitar em diferentes categorias, de acordo com os hábitos e perfil do usuário.
É algo simples, em que vale a pena investir alguns minutos do seu tempo.
3. Faça parceria com blogs locais
Sabe aqueles blogs da região em que o seu negócio funciona, que todo mundo acessa com alguma frequência?
Criar parcerias com eles é mais uma forma de colocar a sua marca em evidência para os buscadores.
Produzir guest posts focados no mercado local, que podem render citações e links para o seu site, certamente, é uma estratégia que vai ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site.
Vale também para blogs de turismo que costumam ir além do roteiro básico de viagem e indicam experiências tipicamente locais, por exemplo.
4. Produza conteúdo local
Na hora de produzir o conteúdo do seu site, blog e redes sociais, reforce o aspecto local.
É possível fazer referência ao seu endereço e ao nome da cidade, além de eventos importantes para a região.
Também não deixe de criar conexões de outras formas, trazendo para o blog convidados que são reconhecidos localmente ou mesmo utilizando informações e traços culturais relevantes para o localidade em que a empresa se insere.
Lembre-se: mais do que simplesmente fazer propaganda do seu produto ou serviço, mostre o seu negócio como parte da comunidade.
5. Incentive as avaliações de clientes
As avaliações, sejam elas relacionadas ao perfil no Google Meu Negócio, em plataformas como o TripAdvisor ou até mesmo nos comentários das redes sociais, são importantes para mostrar como a sua marca se relaciona com o público.
Incentivar que os clientes postem suas impressões sobre o atendimento recebido e os produtos ou serviços consumidos ajuda a gerar credibilidade.
6. Confirme se seu NAP é o mesmo em toda a web (consistência)
A sigla pode dar a impressão de que estou falando de algo complexo, mas a verdade é que se trata de uma questão básica ‒ ainda que ignorada por muitos: name, address e phone number.
Em bom português, a lição aqui é manter nome, endereço e telefone da empresa sempre atualizados em todos os perfis que ela possui, incluindo o Meu Negócio.
E a dica não é só minha: é também do próprio Google.
Quando o buscador encontra informações conflituosas, é possível que nenhuma delas seja exibida.
Quais são os benefícios do SEO local?
“Mas será que vale mesmo a pena tomar todos esses cuidados?”, você pode estar se perguntando.
A resposta é uma só: sim, vale.
Abaixo, falo mais sobre isso, mostrando alguns dos principais benefícios que o seu negócio pode obter.
Aumenta a visibilidade na região
Podem até ser vários passos a seguir para colocar em prática as melhores técnicas do SEO local, mas pense que tudo isso vai retornar em mais visibilidade para a empresa.
E, melhor ainda, sem que você precise investir recursos financeiros.
É sobre estar melhor posicionado em relação a outros concorrentes locais, que podem dividir uma fatia importante de mercado.
Incentiva a tomada de ação
Estudo do próprio Google mostra que 76% das pessoas que fazem uma pesquisa local em seu smartphone visitam o negócio em até 24 horas.
Não é preciso dizer muito mais do que isso para evidenciar o quanto uma simples aparição entre os resultados em destaque pode ser decisiva para transformar potenciais consumidores em clientes.
Aumenta a autoridade local
Faça um rápido exercício: com que frequência você avança para além da primeira página de resultados do buscador? Tenho certeza que o número não é alto.
Um dos motivos é que confiamos no algoritmo e naquilo que ele nos apresenta. Entendemos que aquilo que aparece antes tem mais credibilidade.
Ou seja, reforça a sua autoridade local.
Atrai novos públicos
Com o SEO local, o seu negócio pode ser descoberto por consumidores que talvez não chegariam a ele de outra forma.
Isso vale tanto para as pessoas que moram na cidade em que a empresa funciona quanto para aquelas que estão de passagem, seja para visitar amigos e familiares, a trabalho ou mesmo como turistas.
Quais são os fatores de ranqueamento do SEO local?
Quando falamos em ranqueamento no SEO local, é preciso entender que o Google combina diferentes fatores para ajudar o usuário a encontrar a resposta que tenha a melhor correspondência à busca realizada.
Abaixo, veja quais são aqueles listados como prioritários.
Proximidade
Ao mostrar um resultado com relevância local, o Google considera a distância do usuário em relação ao negócio a ser sugerido.
O entendimento é de que, quanto mais próximo, mais relevante ele tende a ser.
Caso a própria busca não especifique a localização, ela é calculada com base em dados de geolocalização.
Se o acesso ao GPS do seu smartphone estiver liberado, por exemplo, fica fácil fazer o cruzamento de dados.
Destaque
Este é um dos pontos em que grandes empresas e locais conhecidos tendem a largar na frente: o destaque tem a ver com popularidade.
Aqui, não estou falando apenas do universo digital: o Google também busca refletir percepções do mundo offline.
Mas não se preocupe: as avaliações recebidas, os links indicando para o seu site e a criação de conteúdo com relevância local também são aspectos considerados.
É justamente neles que você deve trabalhar.
Relevância
Um pedido do Google às empresas: adicionem informações comerciais completas e tão detalhadas quanto possível.
Isso é importante para ajudar a traçar a correspondência entre a busca realizada e o perfil do seu negócio.
Como fazer uma busca de palavras-chave para SEO local?
Os termos utilizados pelo usuário para realizar uma busca e a sua localização são determinantes para os resultados que o buscador entrega.
Lembra o exemplo da pizzaria que citei no início do artigo? A lógica é exatamente essa.
Mas como usar isso ao seu favor na hora de definir as palavras-chave para os seus conteúdos?
Inicialmente, pense em termos básicos para o segmento do seu negócio.
Se estivermos falando de um consultório de odontologia, por exemplo, você poderia começar pela sua área específica: algo como “especialista em implantes”.
Para entender mais sobre essa palavra-chave e as possibilidades que ela pode gerar, a minha principal dica é utilizar ferramentas como a Ubersuggest, que ajuda montar um planejamento mais detalhado e preciso.
Veja uma simulação para o termo “especialista em implantes”.
Perceba que as sugestões dadas já incluem especificação geográfica. Neste caso, São Paulo.
Como estamos falando em tipos de pesquisa que costumam ser associadas pelo Google à necessidade de um retorno local, a conexão também pode ocorrer sem que a sua palavra-chave especifique uma cidade.
Voltando ao termo “pizzaria”, veja ainda o que acontece.
Trata-se de uma palavra genérica, para a qual seria muito difícil ranqueear.
Por outro lado, se a pesquisa tiver foco no nível local, as suas chances de aparecer em destaque aumentam.
Para isso, é claro, você vai precisar agir de maneira estratégica.
Que tal focar em opções como “pizzaria perto de mim” ou variações que incluam a cidade ou características pretendidas (“melhores pizzarias”, por exemplo)?
Uma dica importante: a Ubersuggest permite você filtre as buscas para determinada palavra-chave de forma específica, por cidade.
Quais tipos de conteúdo produzir para buscas locais?
Com as dicas do tópico anterior, já é possível fazer os primeiros exercícios de construção de conteúdo com foco em SEO local.
Para facilitar o seu planejamento, listei alguns tipos específicos de material que podem ajudar a desenvolver ainda mais a sua estratégia:
- Criar relações entre acontecimentos locais e o seu negócio
- Manter uma aba de perguntas frequentes
- Ter artigos escritos por personalidades locais
- Promover webinários com temas relevantes para a comunidade local
- Incentivar o compartilhamento de imagens com os produtos do seu negócio por meio de uma hashtag específica
Tudo isso vai ajudar a fortalecer a sua marca como uma autoridade e ainda fazer com que ela apareça em destaque nos buscadores, com palavras-chave certeiras.
Como encontrar oportunidades de citações e link building local?
Ao seguir as dicas que já trouxe ao longo do artigo, você vai estar muito mais próximo de criar conexões.
E elas vão facilitar a missão de encontrar oportunidades de citações e link building local, com outros sites apontando para o seu.
Afinal, a sua empresa já vai ser parte ativa da comunidade.
O próximo passo é identificar sites de notícias da região e blogs que possam render parcerias.
Já pensou, por exemplo, em termo uma coluna semanal em um destes espaços?
Figurar como fonte de matérias também é uma boa ideia.
Além de a marca ser citada, são grandes as chances de conseguir links espontâneos que direcionem o leitor para as suas páginas.
Conclusão
O crescimento do e-commerce pode dar impressão equivocada de que o ambiente digital só traz oportunidades para grandes empresas.
Mas a verdade é que o SEO local nos mostra a importância de criar uma estratégia de presença online mesmo quando o foco do negócio é o público que está geograficamente mais próximo.
Ignorar esse aspecto pode levar você a perder a chance de consolidar a sua marca como referência.
Não é algo que você quer, não é?
Então, coloque em prática as dicas deste texto.
E aproveite para me contar mais sobre seus desafios e expectativas.
Quais das ideias de SEO local já fazem parte da realidade na sua empresa?
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