terça-feira, 1 de dezembro de 2020

SEO Local: Guia Completo Para Atrair Clientes Locais em 2021

seo local

Como você tem feito o SEO local atualmente?

Esse é o tipo de estratégia que mostra que não é preciso ter uma empresa de grande porte e com vendas por e-commerce para planejar uma presença digital da marca.

Percebo, porém, que muita gente ainda tem dificuldade para conduzir as ações.

Esse ainda é um equívoco bastante comum, do tipo que pode afetar diretamente a capacidade de um negócio em atrair novos clientes e se consolidar como uma referência.

Afinal, não é por ter alguns consumidores fiéis que você pode abrir mão de ampliar o horizonte e conquistar a atenção de outros, certo?

Neste texto, falo sobre a importância de investir em estratégias de otimização para os buscadores que têm como principal objetivo colocar a sua empresa em destaque na esfera local.

Vamos a elas?

O que é o SEO local?

SEO local é um conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca em que o foco está em oferecer ao usuário soluções que estejam geograficamente próximas.

Esta é uma modalidade que vem ganhando força desde 2014, quando o Google lançou o chamado Pigeon, uma atualização do seu algoritmo que passou a valorizar o fator local na oferta de resultados de busca.

Na prática, isso significa uma compreensão mais precisa sobre as intenções de uma pessoa ao buscar determinadas respostas.

Uma área que facilita a compreensão sobre o que estou falando é a gastronomia.

Se alguém procura pela termo “pizzaria”, dificilmente vai querer um longo texto sobre a origem da pizza e quais são os locais mais famosos ao redor do mundo.

O mais provável é que se trate de um usuário em busca de descobrir quais são as melhores ou mais próximas opções de pizzaria na cidade em que está naquele exato momento.

E para o seu site aparecer em destaque como resposta a essa pesquisa é que existe o SEO local.

Como fazer SEO local passo a passo

google meu negócio seo local

A pergunta que mais ouço de pequenos e médios empreendedores sobre este tema é como traduzir o conceito de SEO local em ações que possam trazer resultados efetivos.

Especialmente nos grandes centros, a competição com marcas já consolidadas e reconhecidas no mundo inteiro é um desafio e tanto.

Por isso, é importante estar atento a dois pontos principais: usar os diferenciais da marca de forma estratégica e garantir que todos os requisitos para melhorar o ranqueamento local sejam preenchidos.

É que mostro como fazer agora, passo a passo.

1. Crie o Google Meu Negócio

O primeiro passo é criar e configurar o perfil da empresa no Google Meu Negócio.

Essa é uma ferramenta gratuita que vai ajudar os consumidores a localizarem a marca tanto por meio dos resultados de busca quanto pelo Google Maps.

Informações como endereço, horário de funcionamento, telefone de contato, horários de pico, nota dada pelos usuários e perguntas e respostas são algumas das possibilidades geradas.

Para começar, acesse a página do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”. Em seguida, faça login na conta Google da empresa ‒ se não tiver uma, é importante criar.

Ao fazer um login, vai encontrar uma tela como esta:

Após selecionar a opção “Inclua sua empresa no Google”, vai ser necessário preencher uma série de informações, tais como:

  • Nome do negócio
  • Categoria
  • Se é um local que as pessoas podem visitar
  • Endereço
  • Se você também atende clientes fora do endereço mencionado
  • Telefone e site.

Depois, é preciso confirmar a sua autorização para gerenciar o endereço.

Ao fazer isso, será direcionado para outra página, onde um código de verificação postal é gerado para o endereço fornecido.

O que isso significa?

Em poucas semanas, você vai receber uma carta do Google com um código.

Inserindo essa sequência na recém-criada conta do Meu Negócio (localize o botão “Confirmar agora”), as informações anteriormente preenchidas são validadas.

Assim, a sua empresa passa a ser devidamente exibida nas buscas e você pode editar os dados informados sempre que necessário, além de incluir novos conteúdos, a exemplo de fotos.

2. Assuma seus perfis online

Estar presente nas redes sociais e nas plataformas de avaliação também é fundamental.

Além do conteúdo publicado, é importante que as informações de referências estejam inseridas.

Falo, agora, sobre canais que vale a pena você utilizar.

Facebook/Instagram

Redes sociais preferidas pela maioria das empresa, Facebook e Instagram oferecem inúmeras possibilidades que ajudam na localização do negócio pelo consumidor.

Elas são ideais para aquelas atualizações que nem sempre um site dá conta, como promoções instantâneas e sorteios.

Também funcionam para reforçar informações de pagamento e mesmo o horário de funcionamento do local.

Twitter

seo local twitter

Se é importante para a estratégia de marketing digital da empresa estar presente no Twitter, garanta que o usuário tenha todas as informações que precisa para entender com quem está se comunicando.

Isso deve incluir os links para o site e outras redes sociais em que está presente.

TripAdivisor

Dependendo do segmento da empresa, é possível ainda configurar um perfil no Tripadvisor, site de viagens que oferece informações e opiniões de usuários relacionados não só a pontos turísticos, mas também a hotéis, pousadas e restaurantes, por exemplo.

Ou seja, é mais uma forma de permitir que as pessoas encontrem o seu negócio e saibam quais são os diferenciais oferecidos por ele.

Foursquare

É bem verdade que o Foursquare já não conta com toda a badalação que tinha há poucos anos, mas ainda é válido estar presente nele.

O motivo? A ferramenta oferece um serviço de sugestão de locais para visitar em diferentes categorias, de acordo com os hábitos e perfil do usuário.

É algo simples, em que vale a pena investir alguns minutos do seu tempo.

3. Faça parceria com blogs locais

Sabe aqueles blogs da região em que o seu negócio funciona, que todo mundo acessa com alguma frequência?

Criar parcerias com eles é mais uma forma de colocar a sua marca em evidência para os buscadores.

Produzir guest posts focados no mercado local, que podem render citações e links para o seu site, certamente, é uma estratégia que vai ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site.

Vale também para blogs de turismo que costumam ir além do roteiro básico de viagem e indicam experiências tipicamente locais, por exemplo.

4. Produza conteúdo local

Na hora de produzir o conteúdo do seu site, blog e redes sociais, reforce o aspecto local.

É possível fazer referência ao seu endereço e ao nome da cidade, além de eventos importantes para a região.

Também não deixe de criar conexões de outras formas, trazendo para o blog convidados que são reconhecidos localmente ou mesmo utilizando informações e traços culturais relevantes para o localidade em que a empresa se insere.

Lembre-se: mais do que simplesmente fazer propaganda do seu produto ou serviço, mostre o seu negócio como parte da comunidade.

5. Incentive as avaliações de clientes

As avaliações, sejam elas relacionadas ao perfil no Google Meu Negócio, em plataformas como o TripAdvisor ou até mesmo nos comentários das redes sociais, são importantes para mostrar como a sua marca se relaciona com o público.

Incentivar que os clientes postem suas impressões sobre o atendimento recebido e os produtos ou serviços consumidos ajuda a gerar credibilidade.

6. Confirme se seu NAP é o mesmo em toda a web (consistência)

A sigla pode dar a impressão de que estou falando de algo complexo, mas a verdade é que se trata de uma questão básica ‒ ainda que ignorada por muitos: name, address e phone number.

Em bom português, a lição aqui é manter nome, endereço e telefone da empresa sempre atualizados em todos os perfis que ela possui, incluindo o Meu Negócio.

E a dica não é só minha: é também do próprio Google.

Quando o buscador encontra informações conflituosas, é possível que nenhuma delas seja exibida.

Quais são os benefícios do SEO local?

“Mas será que vale mesmo a pena tomar todos esses cuidados?”, você pode estar se perguntando.

A resposta é uma só: sim, vale.

Abaixo, falo mais sobre isso, mostrando alguns dos principais benefícios que o seu negócio pode obter.

Aumenta a visibilidade na região

Podem até ser vários passos a seguir para colocar em prática as melhores técnicas do SEO local, mas pense que tudo isso vai retornar em mais visibilidade para a empresa.

E, melhor ainda, sem que você precise investir recursos financeiros.

É sobre estar melhor posicionado em relação a outros concorrentes locais, que podem dividir uma fatia importante de mercado.

Incentiva a tomada de ação

Estudo do próprio Google mostra que 76% das pessoas que fazem uma pesquisa local em seu smartphone visitam o negócio em até 24 horas.

Não é preciso dizer muito mais do que isso para evidenciar o quanto uma simples aparição entre os resultados em destaque pode ser decisiva para transformar potenciais consumidores em clientes.

Aumenta a autoridade local

Faça um rápido exercício: com que frequência você avança para além da primeira página de resultados do buscador? Tenho certeza que o número não é alto.

Um dos motivos é que confiamos no algoritmo e naquilo que ele nos apresenta. Entendemos que aquilo que aparece antes tem mais credibilidade.

Ou seja, reforça a sua autoridade local.

Atrai novos públicos

Com o SEO local, o seu negócio pode ser descoberto por consumidores que talvez não chegariam a ele de outra forma.

Isso vale tanto para as pessoas que moram na cidade em que a empresa funciona quanto para aquelas que estão de passagem, seja para visitar amigos e familiares, a trabalho ou mesmo como turistas.

Quais são os fatores de ranqueamento do SEO local?

Quando falamos em ranqueamento no SEO local, é preciso entender que o Google combina diferentes fatores para ajudar o usuário a encontrar a resposta que tenha a melhor correspondência à busca realizada.

Abaixo, veja quais são aqueles listados como prioritários.

Proximidade

Ao mostrar um resultado com relevância local, o Google considera a distância do usuário em relação ao negócio a ser sugerido.

O entendimento é de que, quanto mais próximo, mais relevante ele tende a ser.

Caso a própria busca não especifique a localização, ela é calculada com base em dados de geolocalização.

Se o acesso ao GPS do seu smartphone estiver liberado, por exemplo, fica fácil fazer o cruzamento de dados.

Destaque

Este é um dos pontos em que grandes empresas e locais conhecidos tendem a largar na frente: o destaque tem a ver com popularidade.

Aqui, não estou falando apenas do universo digital: o Google também busca refletir percepções do mundo offline.

Mas não se preocupe: as avaliações recebidas, os links indicando para o seu site e a criação de conteúdo com relevância local também são aspectos considerados.

É justamente neles que você deve trabalhar.

Relevância

Um pedido do Google às empresas: adicionem informações comerciais completas e tão detalhadas quanto possível.

Isso é importante para ajudar a traçar a correspondência entre a busca realizada e o perfil do seu negócio.

Como fazer uma busca de palavras-chave para SEO local?

Os termos utilizados pelo usuário para realizar uma busca e a sua localização são determinantes para os resultados que o buscador entrega.

Lembra o exemplo da pizzaria que citei no início do artigo? A lógica é exatamente essa.

Mas como usar isso ao seu favor na hora de definir as palavras-chave para os seus conteúdos?

Inicialmente, pense em termos básicos para o segmento do seu negócio.

Se estivermos falando de um consultório de odontologia, por exemplo, você poderia começar pela sua área específica: algo como “especialista em implantes”.

Para entender mais sobre essa palavra-chave e as possibilidades que ela pode gerar, a minha principal dica é utilizar ferramentas como a Ubersuggest, que ajuda montar um planejamento mais detalhado e preciso.

Veja uma simulação para o termo “especialista em implantes”.

ubersuggest seo local

Perceba que as sugestões dadas já incluem especificação geográfica. Neste caso, São Paulo.

Como estamos falando em tipos de pesquisa que costumam ser associadas pelo Google à necessidade de um retorno local, a conexão também pode ocorrer sem que a sua palavra-chave especifique uma cidade.

Voltando ao termo “pizzaria”, veja ainda o que acontece.

ubersuggest local

Trata-se de uma palavra genérica, para a qual seria muito difícil ranqueear.

Por outro lado, se a pesquisa tiver foco no nível local, as suas chances de aparecer em destaque aumentam.

Para isso, é claro, você vai precisar agir de maneira estratégica.

Que tal focar em opções como “pizzaria perto de mim” ou variações que incluam a cidade ou características pretendidas (“melhores pizzarias”, por exemplo)?

Uma dica importante: a Ubersuggest permite você filtre as buscas para determinada palavra-chave de forma específica, por cidade.

Quais tipos de conteúdo produzir para buscas locais?

Com as dicas do tópico anterior, já é possível fazer os primeiros exercícios de construção de conteúdo com foco em SEO local.

Para facilitar o seu planejamento, listei alguns tipos específicos de material que podem ajudar a desenvolver ainda mais a sua estratégia:

  • Criar relações entre acontecimentos locais e o seu negócio
  • Manter uma aba de perguntas frequentes
  • Ter artigos escritos por personalidades locais
  • Promover webinários com temas relevantes para a comunidade local
  • Incentivar o compartilhamento de imagens com os produtos do seu negócio por meio de uma hashtag específica

Tudo isso vai ajudar a fortalecer a sua marca como uma autoridade e ainda fazer com que ela apareça em destaque nos buscadores, com palavras-chave certeiras.

Como encontrar oportunidades de citações e link building local?

Ao seguir as dicas que já trouxe ao longo do artigo, você vai estar muito mais próximo de criar conexões.

E elas vão facilitar a missão de encontrar oportunidades de citações e link building local, com outros sites apontando para o seu.

Afinal, a sua empresa já vai ser parte ativa da comunidade.

O próximo passo é identificar sites de notícias da região e blogs que possam render parcerias.

Já pensou, por exemplo, em termo uma coluna semanal em um destes espaços?

Figurar como fonte de matérias também é uma boa ideia.

Além de a marca ser citada, são grandes as chances de conseguir links espontâneos que direcionem o leitor para as suas páginas.

Conclusão

O crescimento do e-commerce pode dar impressão equivocada de que o ambiente digital só traz oportunidades para grandes empresas.

Mas a verdade é que o SEO local nos mostra a importância de criar uma estratégia de presença online mesmo quando o foco do negócio é o público que está geograficamente mais próximo.

Ignorar esse aspecto pode levar você a perder a chance de consolidar a sua marca como referência.

Não é algo que você quer, não é?

Então, coloque em prática as dicas deste texto.

E aproveite para me contar mais sobre seus desafios e expectativas.

Quais das ideias de SEO local já fazem parte da realidade na sua empresa?

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