sábado, 27 de agosto de 2022

Conexão: opinião e novidades no ecossistema de VEJA SAÚDE

De qual doença infecciosa você mais tem medo?

<span class="hidden">–</span>Ilustração: Veja Saúde/SAÚDE é Vital

A Covid-19 ainda é o centro dos temores da nossa audiência, como mostra a última enquete. Pudera: a pandemia ainda não acabou! Mas, na sombra dela, a varíola dos macacos é a principal fonte de receios de quase 30% dos respondentes. Não é para menos: a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a infecção representa uma emergência global.

Para nossa sorte, ela não é transmissível nem tão letal como a Covid-19 e a varíola humana — esta erradicada, com vacinação, nos anos 1980. Mas não dá para baixar a guarda. Nem com ela nem com outros vírus que reaparecem por aí. Até porque temos vacinas para enfrentá-los. A baixa adesão à imunização, aliás, é o que está por trás da volta de doenças antes controladas, como pólio e sarampo, que também estão no radar dos nossos leitores. Falamos de infecções que podem ter consequências tenebrosas.

Pelo nosso bem, vamos nos manter atualizados e tomando as precauções prescritas pela ciência.

Palavra do leitor

A velhofobia é puro preconceito e falta de informação, respeito e visão. Como uma pessoa saudável na metade da vida, num ciclo maravilhoso aos 50 anos, pode ser considerada idosa? Incapaz?! Ser tratada com infantilidade? Ignorada pelas políticas públicas e penalizada pelas instituições públicas e privadas? Isso é, no mínimo, incoerente, e merece reflexão.
Vanessa Zepa, via Instagram

A cantora Anitta fez um grande serviço para a saúde pública divulgando a endometriose! Assim, as mulheres podem perceber os sintomas e os médicos conseguem investigá-los para resolver quanto antes e não deixar a doença evoluir.
Vera Mattar, via Instagram

Depois que eu passei a acumular 10 mil passos diários, minha vida mudou para melhor. Disposição, respiração, sono de qualidade, menos ansiedade… E ainda perdendo medidas por aliar esse hábito à musculação. Impressionante a série de benefícios.
J.F. Cândido, via Instagram

Continua após a publicidade

A relação médico-paciente hoje em dia é uma conversa rápida e superficial, e se resume a um pedido de exames. Escuta e acolhimento estão distantes na medicina atual.
Fabrício Veloso, via Facebook

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

Vem aí nosso Prêmio de Inovação Médica

Em agosto, damos início à quinta edição do Prêmio Dasa de Inovação Médica com VEJA SAÚDE, a principal iniciativa do setor para reconhecer quem pensa e trabalha por soluções capazes de mudar os cuidados com a saúde em todas as esferas.

Compartilhe essa matéria via:

Varíola dos macacos: qual o tamanho do problema?

Uma série de conteúdos em nosso site investiga e atualiza essa doença infecciosa que já recebeu status de emergência global. Saiba os sintomas, as vias de transmissão e as recomendações de prevenção em relação ao vírus da monkeypox

Pesquisas de VEJA SAÚDE

Nosso núcleo de estudos realiza, com o apoio de parceiros, pesquisas de percepção e comportamento diante de vários problemas de saúde. Hemofilia, Alzheimer e doenças raras foram contemplados nas últimas edições. Convidamos as pessoas a participar pelas nossas redes sociais. Acompanhe!

Conselhos profissionais

Todo mundo tem um pitaco a dar sobre alimentação, mas nada como ouvir ou ler um especialista. Então confira os textos da nutricionista Lara Natacci no blog Alimente-se do nosso portal. A pesquisadora da USP traz orientações factíveis para seguirmos uma dieta mais saudável.

Continua após a publicidade

Conexão: opinião e novidades no ecossistema de VEJA SAÚDE Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário