segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Lentes de contato: usar bem para usar sempre

O uso prolongado e cada vez mais frequente de telas, tão comum no dia a dia das pessoas, intensificou-se durante a pandemia. E, quando está vidrado no celular ou mexendo no computador, o olho fica longos períodos focado em objetos próximos. Segundo um estudo científico publicado na JAMA Ophthalmology, uma das mais importantes revistas médicas de oftalmologia, esse excesso trouxe, como consequência, um aumento de 200 a 400 vezes no número de casos de miopia na China. 

É cada vez maior o número de míopes no mundo. O tema preocupa tanto que muitos pesquisadores já o tratam como uma epidemia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2050 mais da metade da população mundial será míope.

Compartilhe essa matéria via:

Neste cenário, o uso de lentes de contato deve continuar crescendo e se popularizando. E isso por vários motivos, que vão da estética à prática esportiva, passando pelo fato de que as lentes propiciam mais conforto visual e um maior campo de visão. 

Embora elas sejam excelentes recursos ópticos, é importante que a população seja educada para usá-las corretamente. Para lidar com esse desafio, foi criada a campanha Setembro Safira, que visa conscientizar sobre o correto uso das lentes de contato. 

+Leia também: Teste: você usa lentes de contato corretamente?

Continua após a publicidade

Mesmo que muitos pacientes sejam instruídos sobre o modo certo de utilizá-las, poucos se dão conta dos riscos que correm ao não seguirem essas regras à risca. O mau uso pode levar a úlceras na córnea e até à perda da visão. Como as lentes estão em contato direto com a córnea, as infecções podem trazer consequências devastadoras.

Como especialista em lentes de contato e depois de tantos anos de prática médica, percebi que entre 80% e 90% dos pacientes não usam as lentes de forma adequada. Muitos são os relatos de usuários que esquecem de tirá-las para dormir, deixam passar o prazo de validade ou, então, tiram e colocam às pressas, sem lavar as mãos e as lentes em solução apropriada. Atos que parecem “pequenos” descuidos, mas que, na verdade, são perigosos.

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

A campanha Setembro Safira, que tem apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, criou uma cartilha com “10 mandamentos” para que os usuários entendam de forma didática como usar as lentes de contato sem correr qualquer risco. São práticas simples, mas ignoradas por grande parte dos pacientes, como fazer a higienização adequada, alternar com o uso dos óculos durante o dia e não molhar as lentes com água do mar, piscina ou chuveiro.

É importante ressaltar que o mau uso de lentes de contato lidera o ranking de fatores que levam à ceratite infecciosa, quinta principal causa de cegueira em países desenvolvidos e em desenvolvimento.  

As lentes de contato são ferramentas excelentes, desde que usadas com responsabilidade pelo paciente e com a indicação e supervisão do oftalmologista. Daí porque o nosso lema é: “Lentes de contato: use bem para usar sempre”.

*Claudia Del Claro é oftalmologista e chefe do Departamento de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis

Continua após a publicidade

Lentes de contato: usar bem para usar sempre Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário