A necessidade de engajar as pessoas na atenção à própria saúde é uma das grandes tendências da medicina hoje.
Neste contexto, cresce a criação de programas e campanhas educativas de incentivo ao autocuidado – este baseado em pilares como alimentação saudável, exercícios físicos regulares, restrição a comportamentos nocivos, como tabagismo e abuso de bebida alcoólica, além do uso de remédios de forma responsável.
Não faltam também estudos sobre o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos e produtos que sejam aliados na prevenção e no manejo de doenças.
Entram na lista monitores de batimentos cardíacos, aparelhos para medir os níveis de glicose no sangue, suplementos alimentares e dermocosméticos que propiciem bem-estar e qualidade de vida.
Informação gera adesão
Ações como as propagadas pelo movimento Outubro Rosa, sobre a prevenção do câncer de mama, jogam luzes também nas necessidades de quem já tem a doença, fornecendo informações de qualidade durante a jornada de tratamento.
No âmbito da oncologia, aliás, são cada vez mais relevantes iniciativas com o objetivo de gerar conscientização e engajamento dos pacientes.
É o caso da campanha Domine o Linfoma, promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) para difundir conhecimento, em linguagem acessível, sobre esse tipo de câncer hematológico.
Usando comunicação impressa e a força das redes sociais e dos formatos multimídia, a organização busca dar visibilidade à doença e encorajar as pessoas a serem protagonistas no planejamento de suas terapias.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 2004 criou a Aliança Mundial pela Segurança do Paciente, o indivíduo capacitado é mais propenso a tirar dúvidas e participar das decisões médicas, ajudando a evitar erros e a melhorar sua segurança inclusive quando está em ambiente hospitalar.
+ Leia também: Paciente do futuro: o protagonista da própria saúde
A tecnologia no apoio às decisões
Sites especializados, programas, aplicativos e ferramentas digitais desenvolvidos por associações de pacientes e entidades médicas impulsionam a conexão entre pacientes e profissionais de saúde. Assim, incentivam o compromisso com o tratamento e o entendimento das orientações médicas.
Em 2022, por exemplo, a healthtech Tato Fisioterapia Inteligente foi premiada pela criação de uma trajetória digital para facilitar a triagem e classificação de risco de dores.
Com apoio de inteligência artificial e tendo como lema “Seu fisioterapeuta com você, onde você estiver”, a empresa apresentou uma solução para facilitar a triagem, além de apresentar linhas de cuidado personalizadas, com fisioterapia online e telemonitoramento.
Esse conceito está por trás da nova categoria Engajamento e Empoderamento do Paciente, do Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica, que reconhece iniciativas na área da saúde e contempla ainda outras cinco categorias – Medicina Social, Terapias e Tratamentos, Tecnologias Diagnósticas, Medicina de Precisão e Genômica e Prevenção e Promoção à Saúde.
Saiba mais sobre a premiação no site.
Cresce a importância da voz do paciente nas decisões sobre sua saúde Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário