quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Medicamento que aumenta massa muscular é destaque em congresso europeu

Uma pílula mágica que faça aumentar a massa muscular e reduza a gordura corporal enquanto a gente fica sentado no sofá. Eis o sonho de qualquer indivíduo, certo? 

Bem, sonhos e mágicas à parte, sabemos que nada vai substituir uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios.

Contudo, pesquisadores da empresa americana Versanis Bio desenvolveram um medicamento chamado bimagrumab que pode auxiliar a manter a constituição corpórea saudável. 

O bimagrumab é um anticorpo monoclonal que inibe uma substância do nosso organismo chamada miostatina, que freia a proliferação e a formação de células musculares.

O raciocínio é simples: ao bloquear a ação da miostatina, ocorre um aumento na massa muscular e, consequentemente, o corpo consome mais energia, culminando em perda de peso. 

O remédio ganhou destaque no Congresso Europeu de Diabetes, que acontece em Hamburgo, na Alemanha. No evento, foi apresentado um estudo com pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade.

Os participantes tinham, em média, 60 anos, peso de 90Kg e IMC de 32 Kg/m2. Em um ano de acompanhamento, os indivíduos que tomaram o medicamento apresentaram uma perda de 20% de gordura corporal e um aumento de 3,6% na massa muscular.

Continua após a publicidade

Além disso, houve uma diminuição de 9 cm na circunferência abdominal e uma redução na hemoglobina glicada de 0,7 pontos percentuais. A hemoglobina glicada é um marcador que mostra a  média da glicose dos últimos 3 meses. 

+ Leia tambémComo evitar a perda de massa muscular com o avançar da idade?

E tem mais. Outros estudos com o bimagrumab em pessoas saudáveis apontam que, quanto maior a ingesta de proteínas, maior o ganho de massa muscular. 

Diversos tratamentos para obesidade, em especial a cirurgia bariátrica, levam não só à perda de gordura, mas de músculos. O próprio processo de envelhecimento está associado a esse quadro, inclusive em pessoas com obesidade. 

Esse medicamento poderia ser uma opção para tais quadros, entre outros. Mas vale dizer que as pesquisas aqui mencionadas são de fase 2.

Continua após a publicidade

Ou seja, precisaremos aguardar o desenrolar dos estudos de fase 3 (a última antes da aprovação) para ver se esta nova fórmula será realmente segura e eficaz para ser utilizada na prática clínica. 

Enquanto isso, lhes pergunto: já foram à academia hoje? 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Medicamento que aumenta massa muscular é destaque em congresso europeu Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário