Potencializar o aprendizado e a prática médica entre os profissionais e estudantes brasileiros, em jornadas integradas de teoria acadêmica e atuação médica que possam contribuir com a transformação da saúde. Esse é o principal objetivo de uma parceria inédita recém-lançada entre a Dasa, maior rede de saúde integrada do país, e a Inspirali, subsidiária de saúde da Ânima Educação.
A iniciativa faz parte do programa Dasa Educa, que tem como propósito o fortalecimento do ensino médico, um dos pilares da Dasa. Juntas, as empresas beneficiarão mais de 10 000 estudantes de medicina da rede de ensino Inspirali, além de médicos que integram as mais de 980 unidades diagnósticas e hospitais da Dasa.
“A parceria surge em um momento de crescimento do número de faculdades de medicina no país. São 340 instituições, 59% delas privadas, oferecendo 35 000 vagas. Em 2019, mais de 17 000 médicos iniciaram algum programa de residência para se especializar”, contextualiza Gustavo Pinto, diretor de operações médicas da Dasa. “O Conselho Federal de Medicina tem demonstrado preocupação com a quantidade de formandos e o impacto disso no mercado de trabalho e na qualidade da formação. Muitas das faculdades têm capacidade de promover conhecimento teórico, mas há uma carência no que diz respeito à prática médica e aos hospitais de ensino”, justifica.
A ideia é transformar a saúde no país
Nesse cenário, a Dasa e a Inspirali, duas empresas que estão desenvolvendo ecossistemas de saúde e educação, vão contribuir para formar médicos aptos a usar a inovação e a ciência para prover uma medicina mais preventiva, preditiva e personalizada. “Por meio da união da experiência de profissionais qualificados, infraestrutura e tecnologia moderna e do potente conhecimento acadêmico da área da saúde brasileira, damos passos firmes para promover mudanças positivas para a comunidade médica e esperamos trazer um impacto transformador em educação para a área da saúde no Brasil”, diz José Lúcio Martins Machado, médico, professor de cirurgia pediátrica e chief medical officer (CMO) da Inspirali.
De acordo com dados recentemente publicados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, em 2040 o Brasil contará com cerca de 1 milhão de médicos atuantes.1 “Como benefícios dessa parceria, destaco a visão do cuidado integrado em saúde, uma premissa da Dasa, além da empregabilidade potencial desse profissional diferenciado no nosso ecossistema, possibilitando que ele aplique, na prática, um olhar preditivo, preventivo e personalizado no atendimento às pessoas”, analisa Gustavo Pinto.
Isso determina uma mudança não só na quantidade, mas no perfil dos profissionais de saúde, exigindo que tenham uma visão da medicina mais holística, na qual o ser humano é visto em sua integralidade de cuidados.
O programa
A parceria envolve formações nas áreas da saúde no modelo de Unidade Curricular Dual (UC Dual), que permite certificação dupla para cursos com módulos em comum, de maneira que o aluno que já concluiu a primeira especialização só precisa cursar determinadas matérias para obter outro título na área.
No âmbito de internato, residência, especialização e aprimoramento, 60 médicos preceptores da Dasa serão capacitados pela Inspirali, entre agosto e novembro de 2022, para acolher as turmas inscritas nos programas. O plano é ter 200 estudantes de medicina das escolas Inspirali frequentando o ambiente hospitalar da Dasa no segundo semestre de 2022. As vagas serão distribuídas em cinco hospitais e sistemas educacionais da Dasa – Escola de Ultrassom Dasa (SP), Hospital Nove de Julho (SP), Hospital Santa Paula (SP), Complexo Hospitalar Niterói (RJ), Hospital São Lucas Copacabana (RJ), Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo (RJ), Hospital Brasília (DF) e Hospital Bahia (BA).
Em outra frente, o foco é a qualificação e educação continuada. “Uma característica na carreira dos profissionais de saúde é ter uma vida longeva de estudos e atualizações. A meta é nos tornarmos uma referência no sistema de formação numa perspectiva de life long learning, ou seja, uma jornada de ensino por toda a vida”, explica Gustavo Pinto, da Dasa.
As trilhas técnicas de desenvolvimento médico são compostas por seis microcursos de 30 horas. Quando executados conjuntamente, eles possibilitarão ao aluno duplas certificações de especialização (de 180 horas), evoluindo para especialização (360 horas) nas áreas de oncologia, neurologia, urgências e emergências, trauma e diagnóstico por imagem.
Está em desenvolvimento também um programa de MBA em gestão e inovação, com foco em saúde digital, incluindo telemedicina e telessaúde. E em fase final de elaboração, cursos de pós-graduação a serem ofertados, tanto para a comunidade interna das duas empresas como para médicos e profissionais de saúde externos, em diversas áreas de conhecimento, especialmente em neurologia, oncologia e genômica.
A parceria Dasa/Inspirali contemplará ainda os temas pesquisa clínica e científica, assim como carreira e empregabilidade. “O programa potencializa o acesso desses profissionais ao mercado de trabalho, possibilitando que apliquem, na prática, um olhar preditivo, preventivo e personalizado no atendimento das pessoas que passam pelo nosso ecossistema”, analisa Gustavo Pinto.
Informações sobre os cursos e o formulário de pré-inscrição estão disponíveis em https://dasa.inspirali.com/
Os programas destinados a estudantes da Inspirali serão lançados em editais próprios, enquanto os destinados aos profissionais da Dasa serão comunicados pela Dasa Educa.
Parceria inédita oferece formação médica integrada Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário