Conviver com olheiras pode abalar a autoestima. “Trata-se de uma condição benigna, só que traz um impacto estético importante”, nota a médica Viviane Scarpa, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Mas, antes de tentar apagar qualquer mancha escura debaixo dos olhos, é preciso entender a causa. “O tratamento depende do diagnóstico”, frisa a dermato Paola Pomerantzeff, também da SBD.
Conheça os três tipos de olheiras e sugestões de soluções para cada caso:
OLHEIRA PROFUNDA
O que causa
Já reparou que algumas pessoas têm a estrutura óssea abaixo dos olhos mais afundada? E que esse “buraco” tem a aparência mais escura? Esse tipo de olheira tem a ver com fatores genéticos e anatômicos.
Envelhecer e emagrecer de maneira expressiva também podem causar as olheiras profundas, já que levam à perda de gordura na região.
Como se trata
O único jeito de lidar com essa depressão que se forma na área é fazendo um preenchimento de ácido hialurônico.
Ao levantar o tecido, a luz reflete ali e dá a impressão de clareamento. Nessa região, o tratamento feito em consultório com a substância tende a durar cerca de dois anos. E a manutenção é simples.
OLHEIRA VASCULAR
O que causa
O motivo é a maior presença de vasos sanguíneos na zona dos olhos — algo também ditado pelos genes. As olheiras, mais arroxeadas ou avermelhadas, surgem quando esses vasos se tornam mais aparentes ou dilatados. Algumas razões para isso: dormir mal, ingerir muito sal, exagerar no álcool, chorar demais…
Como se trata
A escolha depende, claro, das tecnologias disponibilizadas em cada clínica. É possível recorrer, por exemplo, a um aparelho de luz intensa pulsada ou a alguns tipos de laser, como o V-beam ou Nd Yag. Procedimentos para deixar a pele mais espessa também são bem-vindos. Por fim, evite os hábitos que pioram o quadro.
OLHEIRA PIGMENTAR
O que causa
Ela pode ser explicada por uma deposição intensa de melanina, o pigmento escuro da pele, em volta dos olhos. De novo, a genética tem influência na história. Essa olheira é mais amarronzada e costuma piorar quando há exposição solar ou quando o indivíduo tem o costume de coçar muito os olhos.
Como se trata
Dá para usar laser — o alvo, óbvio, deve ser a melanina. Peelings químicos também podem ser realizados em consultório. Outros ótimos aliados são cremes clareadores para passar em casa, de maneira disciplinada — ativos como vitamina C, cafeína, niacinamida, ácido kójico e retinol fazem sucesso nas fórmulas prescritas.
Uma mesma pessoa pode apresentar mais de um tipo de olheira. Às vezes, as três versões — profunda, vascular e pigmentar — aparecem juntas. Nessas situações, fala-se em olheira mista
Fontes: Viviane Scarpa e Paola Pomerantzeff, dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
O que causa as olheiras – e como resolvê-las? Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário