sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Empresa De SEO: O Que Faz, Quanto Custa e Como Contratar

empresa de seo reunião

Sou um entusiasta de toda empresa de SEO, mas tenho que admitir que, de vez em quando, recebo comentários não muito positivos de clientes que contrataram esse tipo de serviço.

A maior parte deles se queixa de ter investido dinheiro e tempo, sem que tenha sido gerado qualquer resultado significativo.

Talvez por isso uma parcela relativamente alta de empresas brasileiras (35,7%) ainda não invista em SEO, como aponta a pesquisa SEO Trends.

Embora uma grande fração (55,8%) esteja online nesse tipo de estratégia, é necessário avançar.

Para tanto, acredito que, primeiro, é preciso entender melhor o que fazem exatamente (ou o que deveriam fazer) as empresas que trabalham com otimização para motores de busca.

Acredite: isso envolve muito mais do que realizar publicações em sites e redes sociais.

Vamos começar, então, respondendo à grande pergunta que me motivou a escrever este conteúdo que você começa a ler agora.

O que faz uma empresa de SEO?

Uma empresa de SEO cuida, essencialmente, da parte digital dos negócios dos seus clientes. Isso inclui publicar conteúdo otimizado para blogs e portais, redes sociais e todas as páginas que compõem um site ou um e-commerce.

Nesse contexto, elas também podem realizar ajustes na área de programação ou mesmo desenvolver sites completos.

Quais são as vantagens de contratar uma agência especializada em SEO?

empresa de seo

Outra pergunta que costumo ouvir das pessoas com quem trabalho ou me relaciono no meu dia a dia é sobre as vantagens em contratar agências de SEO.

Essa não é uma questão muito fácil de responder, já que o ponto primordial a ser considerado diz respeito aos objetivos de quem contrata.

Então, se o seu negócio não tiver metas claras, estará dando o primeiro passo para se frustrar ao formar esse tipo de parceria.

Por outro lado, uma empresa de SEO também pode ajudar, indicando possíveis objetivos, desde que ela tenha experiência suficiente no seu nicho de mercado.

Considerando esses pontos, mais à frente destaco os cuidados que você precisa tomar antes de contratar uma agência.

Afinal, como em todo segmento, existem os bons e os maus profissionais.

Mas, em condições ideais, é certo que uma empresa de SEO gera ganhos bastante relevantes, tendo em vista as vantagens apontadas abaixo.

Seu marketing digital mais bem orientado

Um outro dado que me surpreendeu na já citada pesquisa SEO Trends é que, em 82% das empresas brasileiras, o marketing digital é tocado internamente, na maioria dos casos por apenas uma pessoa.

Somente as 18% restantes deixam suas estratégias e ações a cargo de uma agência, o que, a meu ver, pode indicar uma tendência preocupante.

Isso porque as agências são as empresas que têm o conhecimento necessário para analisar um negócio à luz dos últimos conceitos em marketing digital.

Sendo assim, com essa parceria você terá a certeza de que as suas ações serão bem orientadas e ajustadas ao que há de mais efetivo em estratégias pela internet.

Melhor direcionamento dos recursos

Nada impede a sua empresa de formar uma equipe própria para cuidar do seu marketing digital e SEO, mas será que essa é a melhor solução para o seu caso?

Afinal, contratar profissionais gera um impacto no orçamento para o qual organizações médias e de pequeno porte podem não estar prontas para assumir.

Nas companhias grandes, a perda pode estar na capacidade de os seus profissionais se manterem atualizados em um mercado que evoluiu com uma rapidez incrível.

Aqui, vale destacar um outro dado da SEO Trends: nenhum dos entrevistados respondeu que utiliza o Google Data Studio em suas ações.

É algo que preocupa, já que essa é uma das ferramentas que considero mais importantes para orientar uma estratégia de SEO.

Por esse motivo, acredito que a parceria com uma empresa desse ramo é a melhor forma de direcionar bem os seus recursos, porque poupa custos com equipes defasadas em suas práticas.

Conteúdos e redes sociais que geram resultados

Esse é ponto mais sensível e que remonta às grandes dúvidas das pessoas sobre a efetividade do trabalho das agências.

Afinal, quais resultados elas produzem que uma equipe interna não seja capaz de realizar?

Novamente, nesse caso destaco a maior capacidade de uma empresa de SEO em fazer uso das melhores práticas do mercado.

Afinal, pode parecer que não, mas o marketing digital é amplo demais para ser tratado por apenas uma pessoa.

Embora também não exija equipes tão grandes assim, dependendo do tamanho do negócio, contar com uma infraestrutura pequena pode limitar as possibilidades.

Dessa forma, conteúdos publicados em blogs e redes sociais não terão o impacto necessário para atrair, converter e, por fim, gerar bons resultados.

Quanto custa contratar uma empresa de SEO?

Como acontece em qualquer segmento, o custo de contratação de uma agência vai depender de uma série de fatores.

O primeiro é que, em geral, empresas de SEO trabalham com orçamentos que variam de acordo com o tipo de cliente e os seus objetivos.

Então, o valor cobrado será sempre proporcional ao porte do negócio, seu nicho de atuação e outros aspectos limitantes.

Mas, para dar uma resposta mais exata, normalmente, a cobrança é feita conforme o volume de conteúdo produzido e de serviços agregados.

Por exemplo: uma empresa pode contratar uma agência para fazer dez blog posts de 1.000 palavras por mês.

O valor desse pacote de trabalho certamente será menor do que o de uma companhia que contrate a mesma agência para produzir 20 artigos, mais dois ebooks e serviços off page (que não são visíveis para o usuário, como mudança de plataforma, por exemplo).

Quais são as entregas de uma empresa de SEO?

Um equívoco que vejo uma boa parcela de pessoas cometerem é achar que uma empresa de SEO só trabalha com a produção de conteúdo.

Certamente, o papel de artigos, vídeos e infográficos é central em uma estratégia desse tipo, no entanto, tem muito mais coisas antes e depois.

Assim, para resumir, cabe a uma agência de otimização utilizar as melhores técnicas de SEO para, então, elaborar estratégias e implementá-las.

Para isso, ela deve ter em suas equipes profissionais de TI, comunicação social e, claro, de marketing.

Mas o trabalho não termina aqui.

Afinal, em marketing, não há resultados sem que todo um conjunto de atividades, conceitos e ferramentas seja aplicado.

Por isso, as boas agências de SEO também cuidam de aspectos como análise de mercado, concorrência, público-alvo e produção de conteúdo, para realizar entregas mais relevantes e acertadas.

Quais cuidados são necessários na hora de contratar uma empresa de SEO?

analise seo

Já disse lá no tópico sobre as vantagens das empresas de SEO que bons e maus profissionais estão em qualquer segmento.

Existem agências ruins, outras boas e uma minoria acima da média – é dessa forma que acontece em todos os ramos profissionais, concorda?

Logo, assim como procuramos os melhores nomes antes de uma contratação, o mesmo vale no momento de buscar uma empresa de SEO no mercado.

Aqui, é preciso ter, sobretudo, bom senso e pés no chão para não cair em falsas promessas.

Como o marketing digital está cada vez mais presente nas rotinas das corporações, há profissionais que se aproveitam disso para prometer certos “milagres”.

Por isso que, ao responder quais cuidados devem ser tomados nesse tipo de contratação, começo sempre destacando uma garantia que poucos podem dar.

Promessa de primeiro lugar no Google

Quem é que não gostaria de ver a sua marca constantemente nas primeiras posições do Google quando alguém fizer uma busca por produtos ou serviços, não é mesmo?

Acontece que a posição número 1 na SERP é algo que deve ser sempre relativizado.

Veja: se o seu negócio está em Belo Horizonte e atende só ao público local, não adianta muito ele estar em primeiro lugar nas pesquisas de uma keyword para pessoas do Rio.

Então, se uma empresa de SEO vende seu peixe prometendo o primeiro lugar no Google como a solução definitiva dos seus problemas, desconfie.

Embora essa seja uma meta das mais cobiçadas, ela não representa tudo.

O mais importante, nesse caso, é que, acima do primeiro lugar, esteja a qualidade do tráfego gerado e o seu percentual de conversões, entre outros fatores.

Promessa de que SEO é tudo o que a sua empresa precisa

Há, ainda, os profissionais apocalípticos que dizem que o marketing digital é tudo e que o outbound marketing está com os seus dias contados.

Nada mais falso.

Ninguém contesta a enorme relevância do SEO e das estratégias digitais, mas isso não quer dizer que eles são os únicos canais de marketing que o seu negócio precisa.

Pelo contrário, acredito que quanto mais alternativas uma empresa tenha, mais efetivas serão suas ações.

Além disso, não podemos esquecer de que o consumidor hoje é omnichannel, ou seja, ele se faz presente online e offline.

Portanto, dê dois passos atrás caso uma empresa de SEO diga que o seu negócio só precisa aparecer no Google e apenas isso.

Conteúdo copiado

Plágio é crime, tipificado no Código Penal brasileiro no Artigo 184 do Decreto Lei nº 2.848.

Só isso já seria motivo mais que suficiente para rejeitar uma empresa de SEO que faça uso dessa prática abominável.

Mas como saber antes de contratar se o plágio, ou seja, a cópia de conteúdos, faz parte das rotinas de uma agência?

Uma maneira de confirmar isso é visitar os blogs e as redes sociais dos clientes que ela atende.

Ao acessá-los, você pode copiar trechos dos conteúdos publicados e fazer uma busca no Google.

Caso a pesquisa revele resultados idênticos ou bastante parecidos, então, é possível que você esteja se colocando em risco.

Também pode usar ferramentas de verificação de conteúdo copiado, como CopyScape e CopySpider.

Verificar se o atendimento é rápido e qualificado

Empresas de SEO prestam serviços e, como tais, têm no atendimento uma etapa importantíssima em seu modelo de negócios.

A equação é simples: quem atende mal, muito provavelmente trabalha mal, embora haja algumas exceções a isso.

Quem é do ramo de marketing conhece bem a relevância do suporte e, nesse caso, jamais descuidaria desse aspecto fundamental.

Portanto, um mau atendimento sinaliza para problemas como amadorismo e descaso com o cliente.

Prefira sempre as agências que atendem bem, e isso não significa apenas simpatia e cordialidade na comunicação.

Afinal, um bom suporte é aquele que, além de simpático, não deixa sombra de dúvidas sobre os serviços prestados, os resultados oferecidos e os preços praticados.

Melhores agências de SEO do Brasil

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Gosto de pensar no SEO e no marketing digital como uma forma mais democrática de se gerar oportunidades.

Da empresa individual à grande corporação, todos se beneficiam quando apostam nessa modalidade, que gera retorno mesmo com investimentos mais modestos.

Mas, como acontece em outras áreas, no SEO há agências que são verdadeiras referências em virtude dos resultados já alcançados, do tempo no mercado e dos clientes atendidos.

Outro fator importante é que o SEO, como já destacado, não é apenas criar e publicar conteúdo.

Há uma série de serviços off page que devem entrar no pacote de uma agência para que ela se considere completa.

Por isso, falo agora de maneira mais específica sobre duas empresas de destaque, entre tantas outras que existem no mercado..

Neil Patel Brasil

Ok, eu sei que soa pretensioso fazer autopropaganda.

No entanto, destacar as próprias qualidades, em si, não é um erro, desde que isso seja feito com total honestidade.

Nesse caso, fico bastante tranquilo para colocar a Neil Patel Brasil como uma das melhores empresas de SEO do mercado.

Além de agregar ao seu negócio ferramentas já consagradas, como Crazy Egg, Hello Bar e KISSMetrics, a gente procura sempre estabelecer uma relação de parceria e confiança com os nossos clientes.

Digo isso com base no que já alcançamos em organizações como Amazon, General Motors, NBC e o próprio Google.

Então, se você está em busca de uma agência que entrega resultados de forma transparente e que joga limpo, conte com a gente para o que precisar.

Agência Mestre

Três anos consecutivos sendo eleita a melhor agência de marketing digital do Brasil já diz muita coisa sobre a empresa.

Essa é a Agência Mestre, uma das mais poderosas do mercado quando se trata de montar e implementar estratégias de SEO campeãs.

Entre os serviços que ela oferece, estão ações de inbound marketing, e-mail marketing, consultoria de SEO, auditoria de SEO, produção de conteúdo, marketing de performance, link building, redes sociais, business intelligence, otimização de conversão (CRO) e criação de sites.

Viu só como o marketing digital é extenso e pode abranger uma enorme variedade de atividades?

Por isso destaquei a Agência Mestre, uma das poucas do Brasil com um pacote tão diversificado de soluções em marketing digital e SEO.

Conclusão

Eu poderia até apontar outras empresas, mas, no caso, estaria correndo o risco de falar de agências de conteúdo, e não de SEO.

Como vimos neste texto, a otimização para motores de busca envolve atividades e práticas que vão além da produção de artigos, infográficos e vídeos.

Sendo assim, procure colocar na balança não só as soluções oferecidas em marketing de conteúdo, mas, principalmente, as que estão no contexto off page.

Agora, que tal deixar um comentário sobre a sua realidade?

Seu negócio já teve alguma experiência com empresas de SEO? Foi bem ou mal sucedida?

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