quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Serviço de SEO: Qual a Importância e Quanto Custa?

ilustraçao de engrenagens com a palavra SEO em destaque e post its com as palavras search, optimization e engine

Seja realizado internamente ou a partir da contratação de uma agência, ter o serviço de SEO como parte da sua estratégia de marketing digital faz toda a diferença nos resultados alcançados.

Para entender o quanto, veja este número: no Brasil, mais de 65% do tráfego de sites e e-commerces menores é orgânico.

Sim, dois terços dos acessos recebidos por essas empresas vêm de buscas na internet, em sites como o Google.

Na prática, isso significa a chance de o seu negócio ser encontrado por potenciais consumidores que talvez sequer conheciam a marca até o momento em que ela foi exibida entre os principais resultados da pesquisa na web.

É o tipo de evidência que não se pode ignorar.

E isso deve levar você a pensar em quais cuidados devem ser seguidos na hora de implementar as técnicas de otimização.

Mais do que isso, quanto vai ser necessário investir.

No artigo, respondo essas e outras tantas dúvidas sobre o assunto, falando sobre conceitos e técnicas que não podem ser deixadas de lado no processo.

O que é o SEO?

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO pode ser definido como um conjunto de técnicas que buscam a otimização de sites para os mecanismos de busca.

Ou seja, o seu objetivo central é identificar oportunidades para que as páginas de um site melhorem a sua visibilidade diante dos buscadores, sobretudo o Google, e apareçam no topo dos resultados sugeridos aos usuários em suas pesquisas.

Afinal, quanto mais bem ranqueada uma página está, maiores são as chances de que ela receba cliques, dando início a um ciclo que pode terminar com a tão desejada conversão.

Diferente do que acontece com os anúncios pagos, aqui, estou falando de gerar tráfego orgânico, exatamente como citei na abertura do artigo.

Esse universo envolve, então, pensar no algoritmo do Google e no seu modo de funcionamento, atualizado de forma constante.

Mas não podemos parar por aí.

Outro elemento que ganha cada vez mais peso na equação é o usuário e o modo como se concretiza a sua experiência de busca.

A importância do SEO

homem segurando tablet em frente a laptop com simbolos que indicam serviço SEO

Já mostrei o quão relevante o tráfego orgânico é para os sites, especialmente os de menor porte.

Se olharmos para o conceito central de SEO, a otimização para os mecanismos de busca, fica fácil perceber o quanto ele pode agregar em visibilidade.

Além disso, há outro fator que precisa ser considerado: temos uma tendência a dar mais credibilidade às sugestões que aparecem nas primeiras posições das Search Engine Results Page (SERPs).

Isso porque confiamos na seleção feita pelo Google e entendemos que, se ele recomenda uma página no topo dos resultados não pagos, ela deve ser de confiança.

Não por acaso, a taxa média de cliques para a primeira posição exibida pelo Google é de 28,5%, quase um terço do total em um único resultado.

Ou seja, utilizar o SEO para otimizar o seu site também significa atribuir mais credibilidade a ele perante o olhar do usuário.

Como funciona o serviço de otimização SEO?

profissional em mesa de escritório teclando em computador com a palavra keywords em tela

Agora que você já sabe o que é e a importância do SEO, que tal começar otimizar o seu site?

Para isso, é preciso entender como funciona o serviço, as diferentes etapas e o papel de cada uma delas.

Estudo do Público-Alvo

Quando você monta um modelo de negócio, certamente, já mira em um público-alvo segmentado.

Mas será que, de fato, a sua leitura está certa e, o mais importante, será que o conteúdo está chegando a esses clientes?

Para responder essas e outras perguntas, é preciso fazer uma análise profunda do perfil dos consumidores.

Isso é possível graças às informações preliminares que podem ser encontradas na internet, que detalham traços do seu comportamento online.

Esse deve ser a primeira etapa do serviço de SEO, pois só assim se tem a certeza de que está sendo feito o direcionamento correto do conteúdo.

Em outras palavras, é a maneira de saber quais são as pessoas que estão sendo impactadas e estabelecer uma comunicação direta com elas.

Nesse sentido, são realizadas uma série de ações, como pesquisas de mercado de validação de dados e buscas de oportunidades que podem ter sidos deixadas para trás.

Um público-alvo é definido por informações mais abrangentes e gerais como gênero, faixa etária, classe social e estrato demográfico (região onde mora e consome).

A partir dessa leitura, é possível definir personas, que são perfis fictícios baseados nesses clientes ideais, que possuem dados muito mais precisos.

Assim, as estratégias de marketing digital podem ser muito mais personalizadas e assertivas.

Pesquisa de Palavras-Chave

A pesquisa de palavras-chave é fundamental para definir oportunidades de otimização e prioridade de produção de conteúdo.

Ela é feita com base em elementos como volume de buscas, competitividade e número de conversões.

Tudo relacionado com o seu negócio, é claro.

Para isso, são utilizadas ferramentas como a Ubersuggest.

E o serviço de SEO pode se dar diferentes formas.

Uma delas é escrever posts otimizados para o termo.

Outra maneira é realizar uma lista de palavras que tenham a ver com a sua área de atuação, produtos e serviços vendidos e a própria marca.

A partir dessa listagem, é feita uma hierarquização dos termos e uma divisão conforme a etapa do funil da jornada de compra do cliente (topo, meio e fundo do funil).

Essa classificação é importante, pois é possível alinhar estratégias de acordo com a maior possibilidade de retorno.

Descoberta de Problemas (Checklist de SEO)

Diversas situações podem estar impedindo que o seu site esteja nas primeiras posições dos buscadores.

Por isso, uma das etapas do serviço de SEO é essa detecção de problemas na otimização, que muitos chamam de checklist.

Existem mais de 150 itens que podem estar comprometendo a visibilidade de suas páginas, mas vou elencar alguns dos principais que você deve ter atenção:

  • URLs que não são amigáveis, que não trazem informações e são compostas por símbolos números e caracteres especiais
  • Repetição em excesso da palavra-chave, sem utilizar qualquer tipo de variação
  • Título da página, meta description e Alt Tag nas imagens fora dos padrões
  • Templates com códigos poluídos
  • Excesso de plugins
  • Páginas que demoram a carregar.
  • Falta de uma política de link building positiva
  • Links quebrados
  • Conteúdo duplicado ou irrelevante
  • Textos curtos e sem escaneabilidade.
  • Blog sem responsividade.

Análises Técnicas

Funciona como um completo do serviço anterior.

Depois de fazer um checklist de todos os problemas, a auditoria documenta esse erros e tenta encontrar as melhores soluções.

Basicamente, a análise fica centrada em quatro pontos principais: público (tráfego), arquitetura (estrutura), conteúdo e mercado (concorrência).

De todas as etapas, essa, certamente, é aquela que mais exige dos profissionais de SEO, TI e produtores de conteúdo.

Diversas ferramentas funcionam como aliadas nesse árduo trabalho, como o Screaming Frog, por exemplo.

Há também diferentes maneiras de iniciar uma auditoria, mas o mais importante é valorizar as métricas certas.

Entre elas, tráfego orgânico, palavras-chave ranqueadas, responsividade, velocidade de carregamento, indexação de páginas, entre outras.

Criação de Conteúdo

Entre as estratégias de SEO, o marketing de conteúdo é uma das que mais ajuda a fazer crescer o tráfego orgânico em um site.

No entanto, para que o número de acessos aumente e se converta em vendas, é preciso não apenas escrever bem, mas também de forma otimizada para os buscadores.

Algumas regras devem ser seguidas e podem ajudar, como:

  • Conteúdos relevantes e inéditos
  • Palavras-chave colocadas em locais estratégicos, como no título e no primeiro parágrafo da introdução, por exemplo
  • Texto escaneável com parágrafos curtos, dividido por intertítulos e com a presença de bullet points e termos em negrito
  • Tags otimizadas: meta title, meta description e heading tag
  • CTA chamativo.

Engana-se quem pensa que artigos de blogs são os únicos conteúdos possíveis e que são ranqueados pelos mecanismos de busca.

E-books, infográficos e notícias também são exemplos nesse sentido.

Relatórios de Desempenho

O serviço de SEO é um trabalho a longo prazo – na verdade, não termina nunca.

Não só pelas atualizações constantes promovidas pelos mecanismos de busca, mas também pela melhoria contínua que deve sempre ser um objetivo.

De forma periódica, você deve analisar os relatórios das estratégias implementadas e acompanhar de perto os indicadores de desempenho do projeto.

Aqui, é feita a verificação e o comparativo das visitas orgânicas no período analisado.

O acompanhamento das palavras-chave, do ranqueamento das páginas, o cumprimento das metas e do aumento das taxas de conversões também são realizados.

Para analisar os resultados, o relatório se baseia em algumas métricas como:

Quais são os benefícios de contratar esse serviço?

laptop com graficos em tela indicando o serviço SEO

Como você pode ver, não são poucas as etapas que compõem um serviço de SEO.

Talvez seja uma boa ideia contratar uma empresa especializada ao invés de tentar dar conta de tudo isso sozinho.

Separei alguns benefícios que uma agência de otimização de sites para mecanismos de busca pode agregar para o seu negócio virtual:

Maior facilidade para encontrar o produto/serviço oferecido

A lógica básica de qualquer negócio é ter o seu produto encontrado pelo maior número de pessoas possíveis dentro do seu público-alvo.

Quando você contrata uma consultoria de SEO, esse objetivo se torna muito mais factível.

E isso é possível por que a empresa parceira vai ajudar o seu site a ficar melhor ranqueado nos mecanismos de busca, corrigindo erros e realizando otimizações.

Aumento do tempo de permanência no site

Páginas que carregam rapidamente, sites organizados que permitem que os usuários encontrem o que procuram em poucos cliques e uma linkagem interna bem feita, que traz respostas para dúvidas do cliente dentro do próprio endereço eletrônico.

Essas e outras estratégias colaboram para que o tempo de permanência em suas páginas aumentem.

E isso, consequentemente, faz crescer também a autoridade e a relevância do seu domínio.

Melhor custo-benefício em investimentos de marketing

Se um dos motivos que faz com que você resista a terceirizar o serviço de SEO é alto custo do investimento em marketing digital, saiba que é justamente o contrário.

Ao contratar uma agência especializada, você vai desperdiçar muito menos capital e tempo de trabalho se fosse resolver tudo sozinho.

Contar com o suporte de uma empresa de SEO garante foco naquelas estratégias que, de fato, funcionam.

Algo que seria mais caro e demorado devido à sua experiência, que pode levar a cometer erros, além de exigir bastante tempo para aprender sobre o assunto,

Aumento da produtividade

Não há problema algum em delegar funções, especialmente, quando se tem um time pequeno e já repleto de tarefas.

Quando se investe em um consultoria de SEO, seus colaboradores podem se dedicar àquelas áreas que dominam e deixar as estratégias de marketing digital para os especialistas.

Mesmo que, depois, você decida capacitar alguns profissionais da equipe para desempenhar o serviço de otimização de conteúdo, por exemplo, já vai existir um caminho a ser seguido e eles não vão precisar começar tudo do zero.

Quanto custa o serviço de SEO?

Estimar o quanto você vai investir contratando uma agência de SEO depende de uma série de variáveis, como o porte da sua empresa, as atividades, as estratégias e, é claro, o objetivo do projeto.

Pequenas empresas

Costumam ter metas menos ousadas em um primeiro momento e um número menor de clientes também, mesmo que apresentem um bom potencial de crescimento.

Aqui, o primeiro passo vai ser conquistar tráfego orgânico por meio da otimização do site (SEO Técnico) e, depois, pensar na produção do conteúdo.

O investimento, nesse caso, não deve ser elevado, começando por volta de R$ 2.000 mensais.

Médias empresas

A partir do momento que a empresa já está mais consolidada no mercado e atinge uma posição de destaque, os serviços de SEO precisam ser mais completos.

Mais do que conquistar leads, é necessário fidelizar clientes.

Para isso, talvez, seja necessário investir na construção de blog que produza conteúdo relacionado com o e-commerce para aumentar o tráfego orgânico.

Além desse fator, trabalhar a estratégia de link building é muito importante, a fim de conquistar mais relevância e autoridade para a marca.

Lembre que, aqui, a qualidade fala mais alto que a quantidade.

Os custos mensais com SEO para companhias de médio porte podem ultrapassar facilmente os R$ 5.000.

Grandes empresas

Conquistar a liderança de um segmento significa competir com empresas que já possuem uma forte presença digital e um público muito mais exigente.

Trabalhar a marca nas redes sociais e fazer desses canais meios para ter um relacionamento com o cliente muito mais direto e transparência também são uma necessidade que se impõem.

Isso sem falar das outras estratégias já citadas e a busca por firmar parcerias de co-marketing com gigantes de outros nichos.

O investimento em SEO para empresas de grande porte pode ser de, pelo menos, R$ 15.000.

Conclusão

Investir em serviço de SEO não é capricho ou modismo, mas necessidade.

Em um mercado onde quem manda é a visibilidade, se colocar em posição de destaque nas principais ferramentas de busca da internet é algo que se impõem.

Não é de agora que o seu orçamento deve prever uma fatia generosa para as estratégias de marketing digital.

O que talvez seja novidade para alguns, é que esse custo se paga e rapidamente.

Minha dica final é: não pense no quanto você vai gastar com SEO.

Foque no retorno que ele pode trazer para o seu negócio, seja qual for o porte dele.

De quais serviços de SEO você precisa hoje?

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