A leitura, em si, já é uma atividade que traz impactos positivos na saúde. Em coluna no site da Veja SAÚDE, a escritora e biblioterapeuta Carolina Ruhman Sandler comenta que “a literatura nos ajuda a compreender melhor o mundo e nós mesmos, o que pode ter efeitos terapêuticos”.
Se ler já é positivo, imagine se debruçar sobre obras que envolvem a temática da ciência e saúde e, dessa maneira, nos ajudam a refletir sobre comportamentos, hábitos de vida ou momentos decisivos na história da humanidade. Títulos desse tipo aparecem em nossas páginas e nosso site com frequência.
Aproveitando que hoje é Dia Nacional do Livro, selecionamos alguns deles para te inspirar a colocar a leitura (e a saúde) em dia.
Memória: A Ciência da Lembrança e a Arte do Esquecimento (HarperCollins)
A obra disseca a formação e o funcionamento da memória. De forma extremamente didática, a autora expõe os circuitos cerebrais que captam e consolidam as lembranças e os fatores que interferem na capacidade de reter (ou não) informações.
A Vida dos Estoicos (Intrínseca)
Resiliência, autocontrole e caráter estão na base do pensamento estoico. Livro traz o perfil de 26 pensadores dessa corrente (uma mulher no meio), do precursor Zenão ao imperador-filósofo Marco Aurélio.
Um Tempo Para Não Esquecer (Editora Bazar do Tempo)
O livro reúne 81 crônicas da pneumologista Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, que foram publicadas entre abril de 2020 e novembro de 2021 no jornal carioca O Globo, no auge da pandemia do coronavírus.
Por Que Olhar para os Animais? (Editora Fósforo)
Ressignificamos a relação e o contato com eles por meio de zoológicos, bichos de pelúcia e, mais recentemente, produções para TV e pets. Os textos reunidos na obra têm, como pano de fundo, a mudança de nosso relacionamento com o reino animal.
TAB: Transtorno Afetivo Bipolar – Memórias (Somos Livros)
A autora não só é uma psicoterapeuta que há décadas estuda e trata a condição como foi diagnosticada com ela na juventude. Na obra, relata suas memórias e pontos de vista sobre a doença.
A Arte de Pegar Leve (Editora Latitude)
O bom humor deve ser encarado como uma ferramenta preventiva e terapêutica para o nosso bem-estar mental. É essa a tese que o autor propõe no livro, em meio a estudos científicos, causos, conselhos e piadas.
Imperfeitos (Maquinaria Editorial)
Assistente de marketing com transtorno do espectro autista conta em livro como superou desafios e preconceitos e se inseriu no mercado de trabalho.
A Vacina (Intrínseca)
A obra acompanha, com detalhes e bastidores, o desenvolvimento em tempo recorde (mas sem pular etapas) da vacina da Pfizer contra o coronavírus, que ajudou a salvar milhões de vidas e revolucionou a ciência.
Veganismo Descomplicado (Academia)
O livro desmitifica e simplifica a rotina de quem quer aderir a uma alimentação e a um estilo de vida sem ingredientes de origem animal. A autora é Luísa Motta, dona do canal no YouTube Larica Vegana, que tem quase meio milhão de inscritos.
Pais Saudáveis = Filhos Saudáveis (Editora Gente)
Obra de casal de médicos se baseia em metodologia em quatro passos para crianças se desenvolverem com saúde física e mental.
Sentir & Saber (Companhia das Letras)
Na obra, neurologista condensa sua visão e conhecimento sobre a evolução do sistema nervoso animal e o modus operandi da mente humana.
História da Saúde Humana (Contexto)
Obra de médico francês explica fenômenos que concorreram a favor das doenças infecciosas e dos problemas crônicos não transmissíveis.
*As vendas por meio desse link podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.
Dia Nacional do Livro: obras que colocam a saúde no centro do debate Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário