segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Treinar garante juventude, mas erros dão aspecto envelhecido ao rosto

Exercícios físicos fazem bem à saúde e rejuvenescem. Mas por que algumas pessoas percebem a aparência mais envelhecida após algum tempo fazendo atividade física regularmente? Existem algumas explicações.

A primeira delas é o overtraining (ou excesso de treinamento). Veja: quando fazemos exercício, geramos radicais livres, que são moléculas instáveis e prejudiciais ao organismo. Mas, ao mesmo tempo, a atividade física estimula a produção de antioxidantes, que nos defendem desses inimigos.

Agora, se o gasto de energia é alto demais, como no overtraining, há um aumento gigantesco da produção de radicais livres. E, sem defesa suficiente, ocorre o chamado estresse oxidativo. Essa situação danifica várias moléculas, entre elas o colágeno e a elastina, aumentando a flacidez e piorando a qualidade da pele.

Para garantir um equilíbrio, é necessário aumentar a carga de exercícios de forma gradativa. Descanso e dieta também são fundamentais.

Falando em dieta, a segunda explicação é o aporte ineficiente de calorias. Algumas pessoas percebem uma flacidez acentuada porque, quando emagrecemos, perdemos gordura no corpo inteiro – inclusive no rosto.

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

Com a diminuição do volume facial, temos mais pele sobrando e a sensação de envelhecimento. Portanto, evite reduzir demais o aporte calórico.

Continua após a publicidade

Ainda de olho na alimentação, o consumo insuficiente de proteínas também é capaz piorar o aspecto da pele. As necessidades diárias de desse nutriente variam de cerca de 1,0 a 2,5 gramas por quilo de peso por dia (esse valor mais alto costuma valer para atletas).

Sem esse aporte, o direcionamento de proteínas para a pele fica em último plano. Afinal de contas, quem precisa formar colágeno (que é uma proteína) quando precisa manter o corpo em movimento e funcionando, certo?

Para quem pratica exercício ao ar livre, a exposição ao sol sem filtro solar é outro fator preocupante, porque causa o que chamamos de fotoenvelhecimento cutâneo.

Isso porque os raios ultravioletas aumentam a produção dos tais radicais livres na pele, danificando as fibras de colágeno e elastina. Para escapar disso, é essencial usar o protetor antes das atividades físicas – se possível, repasse o produto a cada duas horas.

A hidratação também merece menção. Durante o exercício, eliminamos suor para regular a temperatura do corpo. Essa perda é elevada em caso de atividades muito intensas e pode ser ainda maior quando a temperatura ambiente está elevada e há baixa umidade do ar. Só que a falta de água faz a gente sentir a pele mais seca, e com rugas de expressão mais aparentes.

Para envelhecer bem, é necessário fazer exercícios físicos como rotina (para sempre), mas com aumento gradual de carga e duração, respeitando também o descanso; ter uma dieta equilibrada, com aporte calórico adequado e ingestão correta de proteína e de alimentos antioxidantes (ou seja, que são fontes de vitaminas e minerais); beber água para uma efetiva hidratação; e ter cuidados com a pele, apostando no filtro solar e em hidratantes.

Beatriz Lassance é cirurgiã plástica, membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Continua após a publicidade

Treinar garante juventude, mas erros dão aspecto envelhecido ao rosto Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário